quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Felinos Selvagens


Animais magníficos, velozes, belos e dominadores, estes predadores de África e da Ásia, independentemente da sua perigosidade, constituem um grupo da fauna selvagem, sempre impressionante.
Quem não se recorda de os ver em diversas cenas da lei natural da selva, nos conhecidos filmes da National Geographic?
Por muito atractivos que sejam os zoos, é sempre triste ver estes nobres animais enjaulados, fora do seu habitat natural; e ainda mais chocante se torna vê-los transformados em atracção circense,amestrados e na negação da sua condição de predadores.
Aliás sou totalmente contra a utilização de quaisquer animais, como forma de divertimento, principalmente nos circos e a lei deveria proibir essa "exploração".

31 comentários:

  1. pinguim estou completamente de acordo. Também sou contra meter cães enormes em apartamentos, sem liberdade, limitados à vontade dos donos. Enormes ou que pertençam a raças de cães activos. às vezes vêem-se nas varandas, em espaços minusculos, enfim...dói-me o coração. Não devemos ser tão egoístas ao ponto de esquecer as necessidades dos outros e é o que acontece quando enjaulamos animais que nasceram para serem livres. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. As aparências iludem até na bicheza...

    São uns animais muito bonitos... mas quem não metia lá a mão era eu ! E é muito triste a exploração que o ser humano faz da natureza... enfim.

    ResponderEliminar
  3. Brown Eyes
    fizeste muito bem em generalizar para os cães domésticos a situação que referi de uma forma mais lata da privacidade de liberdade para os animais.
    Eu não tenho cães, mas até podia ter pois tenho um terraço bastante amplo. Mas aqui no prédio, outras casas, sem terraço, é uma dor de alma ouvir o ganir dos cães durante todo o dia.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Filipe
    nem tu, nem eu.
    Mas quando vemos no circo os amestradores a fazerem essas coisas, eles jogam muito pela certa, pois além de serem, no geral, animais já muito velhos, também são sujeitos a um treinamento intenso e qualquer animal, mesmo selvagem tem o dom de se poder afeiçoar a um determinado ser humano com quem conviva assiduamente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Que fotos maravilhosas. Mesmo perfeitas, bjs

    ResponderEliminar
  6. Poetic Girl
    sim, são belas, como belos são os animais nelas representados.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. gostei do 4º

    tão calminho.... :)
    as cores do pelo, elegantes e majestosas
    abc

    ResponderEliminar
  8. Se7e
    apetece fazer festas, não é?
    Bem...com muito carinho, eheheh...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Pinguim, há quem diga (mas eu não digo quem) que os animais selvagens, todos, se dão muito bem em Jardins Zoológicos, desde que lhes garantam condições mínimas de espaço e higiene adaptadas ao meio de onde são naturais e... comida. As Chitas correm muito para comer. Se não precisassem de correr, elas não se importavam... desde que houvesse comida. Claro que é melhor haver liberdade para estes animais, isso é que lhes garante a sua especificidade, mas se pensarmos que os habitats escasseiam e é importante manter espécimes vivos, podemos admitir que os Jardins Zoológicos têm um papel importante na preservação e na manutenção das espécies.

    Ainda para mais, a maior parte dos Zoos praticam o "realojamento no fim da vida" que permite aos animais voltarem ao seu habitat (garanto que a maior parte sente saudades da comida a horas certas)

    ResponderEliminar
  10. Faltou dizer que já não é a primeira vez que vejo por aqui fotos destas, acho que já vi leões ou elefantes, verdade?

    E são espectaculares, realmente.

    ResponderEliminar
  11. Love the pics...

    Muito bom este blog ;)*

    ResponderEliminar
  12. Johnny
    eu não conheço muitos zoos, mas dos poucos que conheço e tirando algumas espécies que têm um espaço mais amplo, choca-me um pouco ver uma animal nobre (leão, tigre...)enjaulado num espaço pequeno, muitas vezes isolados.
    Sei que são bem tratados, e possivelmente até (como afirmas) lhes é proporcionado algum conforto em finais de vida; mas falta-lhes a liberdade, e falta-lhes sobretudo a Natureza.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Johnny
    há tempos tive acesso a um número razoável de fotos de animais, todas elas de muita beleza e que gostava de compartilhar; como eram muitas, seria cansativo mostrá-las todas numa só entrada.
    Então decidi separá-las por espécies e sem cansar muito quem me visita, espaçadamente ir mostrando essas fotos; e como não gosto de mostrar fotos (ou vídeos) sem umas palavras, poucas que sejam, vai sempre algum comentário sobre as mesmas.
    Qualquer dia, outras aparecerão.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Ivania
    obrigado pela tua visita e por apreciares este meu blog.
    Volta sempre que queiras.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  15. pinguim que fotos tão bonitas!!!
    África o lugar da terra quente, dos finais de tarde no alpendre a ver o pôr do sol, das festas e dos luxos fugazes.
    Fiquei a deliciada.
    Abraço
    com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  16. Sairaf
    embora o tigre se encontre também na Ásia, principalmente na enorme península industânica, é na savana africana que nós pensamos de imediato quando vemos estas imagens.
    E, para quem já esteve em África, já observou aqueles locais, já assistiu àqueles por de sóis, já sentiu aquele cheiro de terra após uma grande chuvada e já ouviu aqueles ruídos próprios da selva, a África jamais poderá ser esquecida.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Olho à volta e só vejo aquilo que refiro no post. Decidi desistir do campo amoroso durante muito tempo para poder concentrar-me e dar o meu melhor para o meu livro e para aquilo que quero fazer, aquilo que é mais importante para mim.
    Quanto ao amor, talvez um dia, talvez.

    ResponderEliminar
  18. Totalmente de acordo contigo, Pinguim! TODOS os animais selvagens deveriam permanecer sempre em liberdade, é uma brutalidade prendê-los!
    (Gosto da música!)
    (Vai ver a Casa as Histórias, vale mesmo a pena. Quanto ao outro comment, há que programar rapidamente uma visita ao teu amor, não é? :))))
    Abraços

    ResponderEliminar
  19. Diogo
    desistir, de uma coisa tão fundamental como o amor, na tua idade é proibido!
    E não te sabia tão pessimista em relação à vida; é importante ter ambições, ter uma meta e tu tens isso: escrever um livro.
    Mas achas que isso é tudo? Desistes de VIVER só para isso?
    Desculpa, mas não consigo compreender...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Justine
    nem eu esperaria outra coisa de ti acerca dos animais.

    Quanto ao Déjan, já está programado o reencontro, mas estamos exactamente a meio tempo entre o dia em que nos separámos e o do reencontro: é quando custa mais!
    E quando ele vier, de certo que iremos ver a Casa das Histórias.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Admito que quando vi o título do teu post lá no meu canto, sorri e pensei "vou ver umas fotos de uns felinos em roupa interior..." :D

    Mesmo sem ter regalado os meus ricos olhinhos verdes, tenho a dizer que acho esta tua intervenção muito pertinente. Admito que gosto de circo, gosto de levar os sobrinhos a ver os palhaços, e garanto que se sei que o circo tem leões e outros felinos afins, simplesmente não compro bilhete. São tratados como mercadoria, muitas vezes pouco alimentados, em jaulas minúsculas com pouca ou nenhuma higiene. Revoltante.

    ESTE VÍDEO NÃO É PARA SENSÍVEIS, MAS É A TRISTE REALIDADE:
    http://www.youtube.com/watch?v=G8TmTrgnK90

    Beijo

    ResponderEliminar
  22. Retiro...
    terrível o vídeo de que aqui puseste o link, mas devia ser obrigatório vê-lo.
    Eu bem digo que uma postagem só se completa depois dos comentários; obrigado por esta tua colaboração.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  23. Mas olha que os teus posts são sempre uma delícia. Triste realidade ou não, dá-me gosto passar por cá.

    Para além de amar pinguins, tenho um carinho enorme por ti.

    Beijo grande*

    ResponderEliminar
  24. Retiro...
    cuidado com o que dizes, pois senão eu babo-me e "ainda" não tenho idade para isso.
    Beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  25. São bichos e fotos fantásticas mas por incrivel que possa parecer a muita gente este é o género fotográfico (fotos da vida animal) que mais me passa ao lado. Não sinto atracção nenhuma para fotografar animais ou perder muito tempo a ver fotos deles.

    Nestas gosto das cores e da definição.
    ;)

    ResponderEliminar
  26. Félix
    só agora que referiste o facto, relembro que nunca vi nenhuma foto tua sobre animais.
    Não acho estranho, pois penso que um fotógrafo terá sempre as suas próprias motivações específicas no campo estritamente fotográfico.
    Por outro lado ainda bem que reconheces objectivamente valor a estas fotos.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  27. As fotos que tenho de animais foram das que me levaram mais tempo a tirar e na que gastei mais "rolo". São imprevisíveis e não podemos mandar neles, para olharem para determinado sitio ou para ficarem quietos. Mesmo assim meu deu gozo (embora esteja como o Félix e não seja o tipo com que mais me prendo.)
    Por isso acho tão interessante este tipo de fotos que mostras aqui, tão perfeitas e tão impecáveis.
    Admiro muito estes profissionais ( e já que falaste do National Geographic) que gastam semanas e meses até conseguirem uma foto ou imagem perfeita.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Miguel
    é realmente mais que justo falar dos fotógrafos e dos realizadores ao serviço do National Geographic.
    Penso que juntamente com os jornalistas e fotógrafos de guerra são aqueles que mais se expõem e que mais sacrifícios têm que fazer para arranjar uma boa foto ou uma boa reportagem.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Estou plenamente de acordo contigo e mais nunca permiti que os meus filhos pensassem que os animais domésticos eram brinquedos. A minha filha segue a mesma regra...
    Abracinho meu.

    ResponderEliminar
  30. Maria Teresa
    não só os animais domésticos não são brinquedos, como os animais selvagens devem ser objecto de maus tratos em cativeiro, como infelizmente se pode ver no vídeo que a Retiro enviou o link.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!