sábado, 16 de outubro de 2010

Valha-nos Deus...



“A epidemia de sida é uma forma de justiça imanente”, afirma o arcebispo católico de Malines-Bruxelas, monsenhor André-Mutien Léonard, num livro de entrevistas agora publicado pelos jornalistas Louis Mathoux e Dominique Minten


“Quando se maltrata o amor humano, talvez ele acabe por se vingar”, disse aquele filósofo e teólogo de 70 anos, em declarações reproduzidas pelo jornal belga “Le Soir”; e que estão na linha de outras suas tomadas de posição.

Em Abril de 2007, numa entrevista ao semanário belga “Télémoustique”, o então bispo de Namur, que só em Fevereiro último transitou para arcebispo de Malines-Bruxelas, atribuíra a “anormalidade do comportamento homosexual” a “um bloqueio verificado durante o desenvolvimento psicológico normal”.

Depois das reacções iniciais à sua tomada de posição sobre a sida, o prelado fez distribuir um comunicado em que explica: “Talvez se trate de uma justiça imanente, mas quanto às causas imediatas são os médicos que estarão aptos a dizer onde é que esta doença nasceu, como é que se transmitiu inicialmente, quais é que foram as vias da sua propagação”.

Se se desejar uma consideração mais geral, prossegue mons. Léonard, ao falar da sida como “consequência de uma sexualidade livre entre adultos”, “maltratar a natureza física leva a que ela nos maltrate; e maltratar a natureza profunda do amor humano acaba sempre por gerar catástrofes a todos os níveis”.

A polémica foi levantada nos últimos dias pelo livro “Mgr. Léonard – Gesprekken”, das edições Lannoo, versão actualizada de uma obra que surgira em 2006 em francês e em que o mesmo género de considerações aparece agora em flamengo, a outra língua da Bélgica.

A chefe da bancada parlamentar do Centro Democrata Humanista (CDH), Catherine Fonck, considerou “inaceitável considerar tal doença como uma forma de punição”; e o político socialista Paul Magnette, antigo professor de Ciência Política na Universidade Livre de Bruxelas, referiu-se ao ponto de vista do arcebispo como “ignóbil”.

O ministro presidente da região valã, Rudy Demotte, escreveu na sua página do Facebook: “Possa Deus, se ele existe, punir de maneira iminente aquele que profere semelhantes alarvidades”.

26 comentários:

  1. esse deve ser um doaqueles q falam e gritam e tudo mais, mas deve ter algum podre escondido, envolvendo pedofilia.
    ele perdeu uma otima oportunidade de pregar o amor ao proximo e a tolerancia, difundir sua religiao!!!

    abraços
    voy

    ResponderEliminar
  2. Estas declarações são fruto de uma estupidez profunda. Gente que se julga culta mas que não estudam profundamente as questões nas quais vomitam opiniões. E é óbvio que têm tempo de antena, já que causam a celeuma "gostosa" que o jornalismo actual (não generalizando) tanto gosta.
    Valha-nos estes dois últimos parágrafos para nos entendermos presentes num mundo um pouco mais normal.
    Questão: não será a fé cega e castradora da imaginação/inteligência uma forma de doença? Pode ser que arranje essa doença onde ponha o meu epónimo, lol

    Abraço e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  3. "Maltratar a natureza física" fazem esses senhores ao fingir santidade_castidade, sendo eles próprios o inferno a acusar os outros!
    Como dizia ontem Bernardo Soares: Deus sou Eu!

    Bela citação final!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Voy
    eu estou sempre de pé atrás no que respeita à eventual homossexualidade e mesmo pederastia dos membros da Igreja; não me admiraria que fosse verdade o que sugeres...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Catso
    é evidente que as reacções a afirmações deste calibre só poderão ser do maior repúdio.
    Gostaria de saber como reagiu o Vaticano...
    Com o silêncio cúmplice do costume, decerto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. João
    é terrivelmente triste este tipo de declarações de pessoas responsáveis e que julgo (mas já não estou certo) cultas.
    A todos os títulos, lamentável.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  7. Dizendo como diz um amiga: balhamedeus!!!
    Bom fim de semana:)))

    ResponderEliminar
  8. de manhã escrevi um comentário enormeeeeeee e eis que ao enviar a net vai abaixo...puff

    Então, o meu Deus não é definitivamente igual ao deste senhor, o meu Deus é de Amor puro, não é de todo um Deus punidor como o deste senhor, e isso faz-me estar relativamente descansado com o meu lugarzinho no céu, já se calhar o Deus deste senhor não será tão compreensivo como o meu, por isso ele deve estar com mais medo do que eu.
    Não obstante, a linha de raciocínio deste homem é a mesma que dizermos que, actualmente a igreja católica está a ser castigada com enormes escândalos e o abandono dos seus fieis, como forma de castigo por terem tanta pedofilia entre si. Se pensássemos como ele era isto que diríamos. Mas não somos assim, somos superiores, somos filhos de um Deus maior migo:-)

    Sobre a origem do hiv segundo li há uns anos atrás, teve origem nos primatas e propagou-se a partir duma excursão que houve a uma selva qualquer...

    Abração grande migo!

    ResponderEliminar
  9. Ima
    acho que nenhum ser humano decente terá o mesmo Deus deste pobre homem, que a estruturada Igreja permitiu chegar tão alto, infelizmente.
    É por estas e por outras, que como bem afirmas,há cada vez mais descrédito nesta Igreja velha, conservadora, dogmática, triste e preocupantemente perigosa no campo sexual,levando ao abandono das gentes seguidoras das práticas religiosas, mesmo que não abandonem a sua fé em Cristo, mas não acreditem nos seus representantes na terra.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Mais valia ter ficado calado e não dizer um chorrilho de disparates. É que de disparates e de parvoíce já estamos todos excessivamente fartos.

    É por causa destas parvoíces que cada vez mais as pessoas tendem a afastar-se da Igreja.

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  11. Uma opinião surpreendente de quem devia pesar as palavras, dada a posição que ocupa na sociedade, antes de dizer tamanha idiotice.

    PS. Boa banda sonora ;)

    ResponderEliminar
  12. Ainda há vagas no lar onde eu faço voluntariado.

    Informem esse senhor, que os velhinhos do lar, não dizem tanta "estupidez" junta.

    Creio que se este senhor tivesse Alzeimer, seria mais sensato na palavras.

    Perdoai-lhe SENHOR, que este senhor não sabe o que diz...

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Caro Kapitão
    A igreja, pela voz dos seus membros, já nos habituou a estas "insinuações divinas"; o que vale é que Deus tem as costas largas...
    Mas, se as coisas continuarem assim, nesta mistura de conservadorismo obscuro, misturado com um aviltamento moral sexual, qualquer dia haverá mais padres e quejandos do que fiéis.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Speedy
    na hierarquia da Igreja, parece-me que os piores comportamentos, quer reais, quer pronunciados, são quase sempre da autoria de membros superiores dessa mesma hierarquia.
    Porque será?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Francisco
    sem desejar mal a ninguém, este senhor está muito mais doente do que todos os teus velhinhos, cujo único mal é a inexorável lei da vida e da morte.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Sim, o texto é ficticio. Tens toda a razao, as coisas estragam-se, e estragam-se com mais facilidade do que se pensa :(
    Eu também já reparei que quase ninguem analisa de verdade os textos, e eu adoro ler por exemplo aquilo que tu dizes sobre os textos. É sempre algo com mais conteúdo e eu adoro isso :D De qualquer forma também me sabe sempre bem ler um simples "lindo texto", incentiva-me a continuar. Obrigado por me seguires, visitares e comentares. E podes já voltar ao blog porque acabei de postar um texto :P
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Diogo
    eu não estou a criticar o que as outras pessoas comentam, até porque também depende um pouco da disposição do momento; e por vezes, como dizes, "um lindo texto" chega...
    E por vezes, até posso discordar do texto e dizê-lo construtivamente, como na inversa me podem fazer o mesmo e já tem sucedido. Só não tolero o insulto ou a má criação.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. A questão maior, pra mim que sou uma pessoa de fé, é que não podemos confundir a fé, ou a fé em Deus, com energúmenos deste tipo que os há em todos os sectores sociais e/ou politico-religiosos por todo o mundo. E não acho nada que seja a decrepidez da idade que o leva a dizer estas palavras. Aquilo é tudo fruto de uma personalidade retorcida e completamente enclausurada ao mundo real. Não é assim a minha fé, e não quero que sejam assim os homens responsaveis por a professar.

    ResponderEliminar
  19. Meldevespas
    concordo inteiramente contigo; daí a minha vivência actual no campo religioso, já várias vezes aqui expressa: uma relação directa entre Deus e mim, abdicando de "intermediários" e das suas práticas...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Esta afirmação só me dar para rir e até me é difícil acreditar que alguém tenha sido capaz de proferir tal frase. Como é punida a pedofilia, ele não disse? Deve ser dura e quando o pedófilo é padre então!!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Brown Eyes
    realmente, de tão frequentes, as frases infelizes dos responsáveis da Igreja Católica, quanto à Sida, ao preservativo, ao aborto e à homossexualidade, começam apenas a fazer-nos rir...
    O pior são os telhados de vidro.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Há grande homem!!! Até que enfim alguém que diz algo de acertado!! Claramente, quando se maltrata o amor humano, Deus castiga. Obviamente que todos sabemos que são os gays quem contrai sida e, se esses cientistas (outros infâmios que se recusao a aceitar o caminho do Senhor e que, certamente passarão a eternidade no Fogo) dizem que a sida vem dos macacos e leões então será porque esses homosexuais repugnantes e sem amor próprio practicaram sexo com esses animais, contaminando assim a parte preferida de Deus. Condenai a apanhar sida todos os infames que tiveram relações sexuais com crianças (mas que não sejam dos nossos) e com outros homens. Condenai a contrahir sida a mulher que olha outro homem nos olhos e que não respeita a servidão a que deve estar sugeita enquanto mulher, sexo mais fraco. Condenai a contrahir a punição divina todos os não crentes que se recusão a ouvir a palavra da salvação todos os domingos de manha. Condenai também aqueles que ousam desobedecer à lei divina do descanso ao Dia do Senhor e teimam em trabalhar aos domingos para receber o ordenado ao fim do mês. E lembrai-vos, que, mesmo que sejam sem-abrigo a viver de baixo das arcadas dos terreiro do paço... O senhor deixou de acreditar em vós porque vós deixastes de acreditar n'Ele. Assim, morrerão com a maior dôr e solidão às mão do vingativo Senhor dos Ceus e da Terra.
    *****
    Haja dois dedos de testa! Como é que este homem tem cobertura dos media? É por causa de gente assim que está transformada na decrépita e corrompida carcaça que dá pelo nome de Egreja. (e não, sou sou religioso.)

    ResponderEliminar
  23. Maxwell
    os media dão cobertura a tudo o que eventualmente seja capaz de socialmente, seja controverso, para assim poderem ir alimentando as suas tiragens.
    E eu, que sou religioso à minha maneira, numa relação directa com o Deus em que acredito, sem passar pelos homens, tão pecadores ou mais que eu, e a que se convencionou chamar seus ministros, penso exactamente como tu (alguma vez haveria de ser), de que são esta matilha hierarquizada de "homens de Deus", que cada vez mais contribuem para o descrédito da Igreja.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!