sábado, 31 de julho de 2010

Por uma boa causa

Fazendo como que uma ligação ao post anterior, em que fica provada a pouca ou nenhuma possibilidade de remediar a maior parte dos tumores, nos diversos órgãos do corpo humano, quando eles se manifestam, gostaria de afirmar que em vários casos de cancro, e que são dos que afectam uma grande parte da população, nomeadamente o da mama e o da próstata, uma regular observação das zonas em causa pode, em muitos casos evitar a morte.
Neste caso está também o cancro nos testículos, não tão comum como os referidos, mas mesmo assim bastante disseminado na população masculina.
Para o prevenir, houve recentemente uma campanha publicitária no Reino Unido, à qual deram a colaboração várias personalidades conhecidas do grande público; aqui ficam os exemplos:

E para finalizar, um vídeo explicativo.


24 comentários:

  1. Obrigado por postares isto e espero que muita gente possa ver e sentir-se informado, e elucidado.

    Eu tenho convivido com muitas técnicas de verificação regular de órgãos, para poder detectar sinais precoces de cancro, principalmente por causa da predominância familiar, e acho que é muito importante que este género de campanhas possa ter a devida divulgação. Nós por cá esquecemo-nos tantas vezes de vários tipos de cancro e damos tanta importância a coisas mesquinhas, só nos preocupando com as realmente importantes para a nossa saúde, por vezes quando já é tarde demais.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ricardo
    naquelas situações em que é possível,devemos fazer sempre os rastreios necessários; e para não sermos surpreendidos nada melhor do que análises chamadas rotineiras com alguma frequência. A minha médica de família é uma "chata" com isso, mas eu só tenho que lhe agradecer.
    E ao mais pequeno sintoma de anormalidade, não devemos hesitar: ir mesmo ao médico.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha visto o vídeo, a campanha de sensibilização em questão desconhecia. Considero no entanto que estes alertas nunca são de mais e os homens que se prestaram a contribuir para a mesma estão de parabéns pela iniciativa. De resto, compete a cada um de nós tentar estar com o máximo de atenção ao nosso corpo e fazer exames sempre que necessário. Contra mim falo que fujo a 7 pés de tudo que é hospital e bata branca… :s
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Psi
    acho que ninguém gosta, mas é terrível quando aparece uma "surpresa" desagradável.
    Eu vivi esse drama com uma irmã minha, há cerca de ano e meio, e restou esperar uns meses terríveis até a doença ganhar uma vez mais.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. João, achei excelente essa postagem. Outro dia li um artigo aqui em jornal brasileiro que comentava a falta de preocupação dos homens com a própria saúde. E notadamente dos homens solteiros e gays, já que os casados meio que são conduzidos pelas respectivas esposas aos médicos. As mulheres, sim, se preocupam com a própria saúde. De minha parte, devo admitir que nem nunca pensei no assunto, o que acho falta grave. Não temos, ao menos no Brasil, preocupação em manter visitas periódicas ao médico como as mulheres a têm para prevenir esse tipo de doença. Portanto, parabéns por abordar o assunto, estampar a campanha e partilhar o vídeo. Beijo!

    ResponderEliminar
  6. Sérgio
    infelizmente parece ser das postagens que menor interesse tem suscitado dentro dos meus leitores habituais, não sei bem porquê?
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. A causa não podia ser mais nobre. Quantos "partiram" precocemente, exactamente pelo preconceito, ou vergonha de fazerem o que era devido na altura própria.

    Nota 10 para este teu post, João!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Francisco pelas tuas palavras; oxalá este post não seja considerado apenas como uma mostra de corpos, mas sim com o alcance que ele realmente pretende atingir.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Muitos Parabéns Pinguim,
    é uma chamada de atenção muito importante.
    Aquele abraço
    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  10. Sairaf
    é com a prevenção que se pode combater muito do mal que o cancro provoca. Um simples sinal, por vezes, pode querer dizer alguma coisa...
    Vamos estar atentos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. a divulgação deste tipo de coisas é muito importante! fizeste bem :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Sandrinha
    se ajudar alguém a decidir a querer saber algo mais de si próprio, já terá valido a pena.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. muito oportuno, este teu post, Pinguim. o cancro testicular afecta sobretudo os jovens adultos, como o são muitos dos teus leitores. apesar de ser um dos tipos de cancro cujo tratamento tem mais elevada taxa de sucesso, o desconforto dos tratamentos e algumas das possíveis sequelas, são suficientemente terríveis para serem minimizadas com um diagnóstico precoce. e deve ser aproveitada esta característica de serem facilmente detectáveis, por apalpação e até mesmo apenas por ver o aumento de volume.

    mas confesso que este assunto me deixa um pouco perturbado, não consigo ficar indiferente. não sei se já te tinha contado, mas foi precisamente um cancro testicular que eu tive, quando tinha 21 anos. e, claro, fui eu que o detectei. infelizmente, na época em que o tive as coisas eram muito diferentes do que são hoje, para pior é evidente, e todo o processo foi dose de leão, além de ter sido muito arrastado no tempo, foram anos perdidos da minha juventude. mas enfim, tudo está bem quando acaba bem, o que foi o caso :)

    agora outra coisa que eu acho notável nestes cartazes, é que eles são uma prova de como os ingleses lidam com estes assuntos mais delicados: sem dramas, com humor, e até com alguma sedução, tentando cativar as pessoas para as mensagens que se pretendem transmitir.

    abração

    ResponderEliminar
  14. Miguel
    o teu testemunho é particularmente importante e agradeço-te muito estas tuas palavras.
    Sim, há esse aspecto muito positivo nos cartazes ingleses, indo até ao ponto de, de início, chamar a atenção das pessoas para um aspecto físico, e só depois dar-lhes a mensagem que é o importante do cartaz.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  15. Caro X
    sem falsa modéstia, penso o mesmo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Deste, com este post, uma grande contribuição para informar e alertar as pessoas para este tipo de cancro. As pessoas estão mais informadas sobre o cancro da mama. Sobre este nunca tinha vsito um video tão esclarecedor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Brown Eyes
    acho que se todos pudermos contribuir com algo, pouco que seja, para diminuir a mortalidade causada pelo cancro, o mundo ficará melhor.
    Cancro da mama, da próstata, dos testículos, da pele, são cancros que atalhados a tempo, são curáveis; mas matam!!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Achei a campanha muito bem conseguida. Além de chamar a atenção, ainda consegue manter um certo ar lúdico e até de provocação!

    ResponderEliminar
  19. Blog Liker
    o pior inimigo do cancro é o desânimo; daí, e por ser um tipo de cancro passível de cura, quando se vai a tempo, é de tratar o assunto, com seriedade, sim, mas também com alguma descontracção.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. interessante. nunca me tinha passado pela cabeça, mas o vídeo é bem elucidativo!


    abraços

    ResponderEliminar
  21. Paulo
    por isso pus o vídeo, pois pensei que as fotos passassem despercebidos no seu objectivo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!