terça-feira, 1 de junho de 2010

Belíssimo fim de semana

Foi um belíssimo fim de semana!
Os nossos amigos João e Carlos (os melhores amigos do mundo, apenas com um “pequeno” defeito – para eles não há horas…), vieram buscar-nos para irmos até Setúbal à Festa da Sardinha; difícil estacionar, gente e mais gente e nós com fome. Após encontrarmos a amiga Lena fomos comer sardinhas sim, mas a uma tasca encantadora, e não foi só sardinha, mas tantos outros peixes grelhados , todos fresquissimos; o Déjan adorou os chocos com tinta e com as saladas, as batatas e tudo o mais, foi um almoço memorável que acabou eram quase 5 horas. Depois fomos dar uma volta à Festa da Sardinha,

fomos comprar camarões e ameijoa da boa e eis-nos a atravessar o Sado
a caminho de uma Tróia que renasce diferente e linda.
Daí rumámos pela Comporta até Grândola e fomos comprar pão e coentros e lá seguimos para o cada vez mais bonito monte dos nossos anfitriões
e com todos os atrasos, do festival da Eurovisão, vimos…a votação.

O nosso jantar foi uma pratada monumental de ameijoa à Bulhão Pato, com bom pão alentejano e várias variedades de camarão, tudo regado com bom vinho branco.

Para fazer a digestão fomos divertir-nos com umas renhidas partidas de snooker, que há tanto tempo não jogava e quando demos pelas horas eram quatro da matina.

Domingo, pela hora do almoço, devido à piscina do monte estar muito suja, fomos almoçar perto da Lagoa de Santo André… peixinho, pois então – espetada de lulas! E depois lá fomos para a bela praia da Vacaria,
entre Melides e Sines, onde o mar estava bravio, mas deu para eu e o Déjan brincarmos com as ondas, como crianças…

Ainda fomos ver Sines e o seu Vasco da Gama,
antes de rumar ao monte para um duche retemperador e um jantar com o resto das ameijoas, dos camarões e um bom presunto.

Arrumadas as coisas regressámos a casa, era uma da manhã, cansados mas muito felizes.

O resto…não conto!!!!

40 comentários:

  1. Só posso dizer que, acabei de ler este post e espontaneamente surgiu um sorrisão enooooooooooooorrmeeee na minha cara. E tá tudo dito!!!
    Ai migo que a eternidade destes momentos chegue logo!!!!

    ResponderEliminar
  2. Não fosse Setúbal a terra da "sarrdinha" e do "carrapau". eheh
    Apesar do adiantado da hora já salivei com o teu post. :-)
    Eu que não sou muito de peixe (que não puxa carroça) já comi grandes repastos em Setúbal; o belo do choco frito (num restaurante pequenino perto da marina) e num outro onde comi rodízio de peixe até não poder mais.
    No domingo andaram por um sítio onde já estive e no qual adorei estar, na Lagoa de Santo André. Um sítio impecável e onde saquei umas belas fotos. (só não brinquei nas ondas que não sou muito de mar).
    Continuação de bom "céu".
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Que programa divinal!!!
    :))))
    Já estou como o Mike, fiquei com uma fome específica pelo que escreveste!!!
    Belas fotos tb:)
    Tenho de ir a Troia...mais um sítio onde nunca fui...sou um saloio!:p

    Abraço grande:)

    ResponderEliminar
  4. Hummmmmmmm delícia!!!
    Aqui há a festa do milho, da polenta, bem como as festas típicas italianas, alemãs e outras nacionalidades organizadas por descendentes desses povos que vieram para o Brasil.

    O mês de junho é a época das festas juninas, eu adoro. Infelizmente, poucos fazem a Quadrilha, uma encenação de um casamento caipira, com dança típica além das barraquinhas de comida, quentão e brincadeiras. São bastante comuns no interior de SP e Nordeste! Muito bom também.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Ima
    essa imagem do sorrisão está muito apropriada; não imaginas o quão bom é brincar a fugir das ondas (muito perigosas) de mãos dadas e rindo perdidamente...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  6. Miguel
    pois eu sou cada vez mais adepto do peixe; o tempo de espera à porta do "tasco" onde comemos foi muito bem aproveitado para assistir ao ritual de como se grelha tanto e tão variado peixe, e com uma vontade enorme de surripiar algo que ia para dentro, tal a fominha...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  7. Hydra
    até há pouco tempo, não terias perdido nada em não ir a Troia; agora, as estruturas lançadas fazem prever algo de muito bom; e a travessia do Sado é linda e com sorte ainda vês um golfinho; principalmente se fores de hovercraft.
    De saloio é que não tens nada...só se tens raízes na região saloia que é bem interessante...
    Abração.

    ResponderEliminar
  8. GiGi
    esta Festa da Sardinha foi uma festa pontual, embora aqui em Portugal o mês de Junho seja o grande mês dos festejos populares, pois se festejam por todo o país os chamados santos populares: Santo António, a 13, São João a 24 e São Pedro a 29!!!

    ResponderEliminar
  9. caríssimo, é tão bom acompanhar-vos nos vossos passeios. trazes-nos sempre boa disposição e alegria.
    tenho muita curiosidade em conhecer a nova Tróia. o que achaste?
    um abraço e continuação de 'boa onda'.

    ResponderEliminar
  10. Amei o teu post! Não fossem 9 da manhã, e eu ia à lota buscar umas sardinhas para o almoço!

    O resto? O resto fica na imaginação de cada um :) mas imagino que tenha sido um petisco :)

    Felicidades**

    beijao

    ResponderEliminar
  11. Hum... que bom!! dias repletos de momentos maravilhosos, com registos encantadores.
    A sardinhada eu dispensava já as ameijoas com pão alentejano é de fazer água na boca.
    Abraços grandes e tudo de bom
    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  12. O Arthur teria pago para ir convosco, sardinhas, adora-as!

    Uau, fiquei com vontade de conhecer Tróia! ;)

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  13. Miguel
    ainda não se nota muita vida, mas há algo de completamente diferente: os barcos vindos de Setúbal chegam a um novo cais, algo distante do antigo, ao qual apenas chegam os hovercrafts, junto a uma marina muito bonita; aí está o grande edifício, que será Centro de congressos e Casino: e depois há inúmeras pequenas urbanizações, de uma arquitectura moderna e diferenciados entre si, mas sempre com moradias no máximo com dois andares, tendo cada uma uma casa mais ampla que presumo seja para actividades lúdicas; e cada uma será um condomínio fechado.
    Depois, há um belo caminho ao longo de toda a praia, desde a marina, e as praias que vão de Tróia até à urbanização já existente, a Sol Tróia, estão vedadas e serão protegidas, estando aí a ser construído também o enorme campo de golfe.
    Mas foi uma visita rápida, não deu para ver tudo e saber pormenores.

    ResponderEliminar
  14. Retiro...
    ainda estás a tempo de comer uma bela sardinhada hoje ao almoço.
    Quanto ao resto, houve até "loucuras" na areia, eheheheh...

    ResponderEliminar
  15. Sairaf
    estavam uma delícia, com MUITOS coentros e alho e um leve sabor picante.........
    O molho era tão bom que até acabou o pão e depois foi bebido, tipo sopa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Félix
    eu acho que o Arthur teria gostado de tudo!!!
    Bem, e o monte????
    Eu estou farto de ir lá, mas cada vez há algo mais; se eu tivesse um monte assim, não passava um fim de semana noutro sítio.
    Abração.

    ResponderEliminar
  17. Troia está um espectáculo, infelizmente espectacular para o turismo burguês, aquele turista que vai para um país qq e não sai do resort. Sinceramente, entre o período Torralta e o actual Sonae, Troia era muito engraçada com aquele tamanho todo de praia selvagem. Agora, para quem como eu que goste de praias desertas, tem que ir muito muito longe, pouco antes de Comporta.

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Manuel
    pois também reparei que as famosas praias selvagens depois do golfe têm agora uma vedação ao longo da estrada, e segundo me disseram, apenas se pode ir lá através da praia, que tem duas entradas só, uma logo à saída de Tróia e outra na Urbanização muito à frente; em qualquer dos casos tem que se andar um bom bocado no areal...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Estou para aqui a salivar, com esse peixe fresco todo:)))))
    Continuação de muito boas férias!

    ResponderEliminar
  20. Justine
    eu não queria de forma alguma ser sádico do ponto de vista gastronómico...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Ricardo
    vem até cá, que vamos a todo o lado!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  22. há prái um ano que não vou a Tróia nem a Setubal e decerto está tudo bem diferente... de facto agora para termos grandes praias a perder de vista tipo Africa temos de descer até quase à Comporta mas pronto , valha-nos o peixinho fresco e as tasquinhas deste Portugal desconhecido, sempre renovado!

    ResponderEliminar
  23. Greentea
    realmente é extraordinário que havendo ali na zona da Festa da Sardinha, na parte norte da Avenida Luísa Todi, tantos e tantos restaurantes, a vender sardinha e outros peixes (pouca gente ali comeria carne), todos eles estivessem a abarrotar de gente; é uma região que atrai muita gente e claro que também é vasta a quantidade de gente que procura toda a costa desde a península de Tròia até muito cá para baixo, e que agora quase está obrigada a descer até à Comporta para usufruir praias atractivas e não demasiado apinhadas de multidões.

    ResponderEliminar
  24. Isto é o que se chama aproveitar bem o tempo...
    Abracinho

    ResponderEliminar
  25. É impossível evocar Sines, sem que me traga à memória o nosso saudoso Al Berto. Parabéns pelo trajecto e pelos dias felizes! Abcs,

    ResponderEliminar
  26. Olá Maria Teresa
    sim, tem sido muito bom mostrar Portugal ao Déjan, e ao mesmo tempo visitar sítios que há muito não ia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  27. Luís
    Al Berto estará para sempre na nossa memória, quer seja em Sines ou não.
    Os dias felizes estão a terminar, de uma certa forma, pois o Déjan parte amanhã; mas continuam sempre, pois o nosso Amor sai sempre reforçado com os nossos encontros e já estão mais ou menos programados os próximos.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  28. conheço muito bem o que aqui descreves e o monte é-me familiar... não é ali para os lados de Grândola?

    ResponderEliminar
  29. Violeta
    sim, o monte é a pouquíssimos quilómetros de Grândola, num sítio que parece chamar-se Pedras Altas; o nome do monte é "Casa Nova da Chaminé", e é lindo, lindo...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. Engraçado, eu também estive nessa sardinhada, pois sou da zona... :D
    Ainda bem que o teu programa foi em cheio. O final deve ter sabido bem... ;)

    ResponderEliminar
  31. Maldonado
    quem sabe se não nos cruzámos por lá: segredos do virtual...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Fiquei com saudades de regressar ao litoral alentejano! Mas estou com medo: da última vez que lá estive, há dois anos, não tive coragem de rumar a Tróia e fiquei chocado com a destruição que estavam a fazer na praia da Galé. Chamem-me fundamentalista, mas há coisas que prezo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  33. Blog Liker
    Tróia está o dia da noite; não visitei as praias; apenas constatei que ao longo da península não se pode ir directo da estrada até ao mar, através do pinhal.
    Só entrando na praia logo a seguir a Tróia ou muito lá à frente.
    Todas as praias desta região, da Comporta até Melides são fabulosas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. Belo post! O texto e as fotografias intercalam-se na perfeição.

    Gostei do fim misterioso... que apela à nossa imaginação.

    :)

    ResponderEliminar
  35. Olá Natália
    pois... e a nossa imaginação é larga, eheheheh.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  36. De facto não precisas de contar o resto!!!


    Abraço-te

    ResponderEliminar
  37. Abraço-te
    contar para quê?
    Toda a gente imagina...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Eh pá, grande programa. Muito bem!

    ResponderEliminar
  39. Olá Dylan
    foi um bom fim de semana é verdade; e o tempo esteve bem melhor que agora.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!