segunda-feira, 14 de junho de 2010

Alentejo da minh'alma...


Adoro o Alentejo; vivi quatro anos em Serpa e aprendi a gostar das terras e das gentes.

Muitas anedotas se contam sobre os alentejanos e eles próprios as contam, sem se ofenderem.

Assim sendo aqui vai uma série delas, para descontrair do último post, que parece que incomodou algumas pessoas...


-----------------------////////////--------------------



"Estavam dois alentejanos num café, já bêbados, quando passa uma equipa de futebol de anões.

Então um dos alentejanos vira-se para o outro:
- Oh compadre, quem é que deixou fugir os matraquilhos?"


-----//-----

"Dizia uma comadre para outra:
- Oh comadre, eu sou extremamente asseada, mudo de roupa interior três vezes por dia.
Diz-lhe então a outra:
- Eu também fui assim até aos dois anos, mas depois nunca mais foi necessário."


-----//-----

"Um alentejano está estendido debaixo de uma figueira de barriga para o ar e de boca aberta.
Cai-lhe um figo na boca e ele fica na mesma posição.
- Por que é que não comes o figo? - pergunta-lhe o companheiro.
- Estou à espera que caia outro, para me empurrar este para baixo."


-----//-----

"Estavam dois alentejanos sentados e diz um para o outro:
- Ei compadre, tem a mão inchada!
Responde o outro:
- Mais vale uma mão inchada do que uma enxada na mão!"


-----//-----

"Estavam dois alentejanos encostados a um chaparro, um deles volta-se para o outro e pergunta:
- Compadre, eu tenho a braguilha aberta?
O outro responde:
- Não, Compadre, não tem.
Responde o primeiro:
- Porra, então faço amanhã!"


-----//-----

"Vai um casal francês de visita ao Alentejo, mas, ao descer do autocarro, a mulher tropeça, cai e o vestido sobe-lhe até à cintura... Muito resignada, olha para o marido e comenta:
- C'est la vie!!!
O alentejano perto do local, que tinha apreciado toda a cena, replica:
- Se la vi! Se la vi! Vi la toda!"


-----//-----

"Dois alentejanos:
- Atão, compadre, nã quêra lá ver que hoje de manhã fui dar com dois caracóis no mê quintali!
- Ah sim!? E atão o que é que você fez?
- Ah compadre! Um ainda o apanhei, mas o outro... conseguiu fugir!!!


-----//-----

"Dois alentejanos, zangados há muito tempo, passam um pelo outro, num caminho.
Um deles leva um bovino à frente.
Diz o outro:
- Atão, vai passear o boi?
O outro, muito admirado:
- Essa agora, compadre? A gente nã se falava há tanto tempo! Mas isto nã é um boi, é uma vaca. O compadre enganou-se.
Resposta do primeiro:
- Ê cá nã falê consigo. Foi com a vaca!"


-----//-----

"Uns lisboetas de viagem ao Alentejo vêem um alentejano junto a uma paragem de autocarro e, tentando entrar no gozo, perguntam:
- Compadres, a que horas chega aqui o autocarro da Rodoviária?
- A gente aqui na chama Rodoviária, é cameneta da carrera!
- Mas compadre, a Rodoviária é a transportadora nacional!...
- Já lhe disse, a gente aqui chama cameneta da carrera!
Já irritado, o lisboeta vira-se e pergunta:
- E como é que chamam aos filhos da puta?
- A gente aqui nã os chama, eles vem cá teri!"


-----//-----

"A jornalista tentava iniciar uma entrevista com um alentejano, que minuciosamente estudava o firmamento, debaixo do chaparro.
A jornalista: Aquele monte além dá trigo?
O alentejano: Na dá nada...
A jornalista: E dá batata?
O alentejano: Na dá batata, não...
A jornalista: Então, dá centeio?
O alentejano: Na dá nada...
A jornalista: E semeando milho?
O alentejano: ÁÁÁHHHHHHH, semeando já é outra conversa...!!! "


33 comentários:

  1. LOL
    Algumas já conhecia, outras novas... O momento para rir do dia :D
    Abraço forte João

    ResponderEliminar
  2. Luís
    faz bem rir, e para quem está nervoso com o jogo de amanhã, ajuda a descontrair...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. É o Alentejo que me faz sentir vivo ! quando me saturo da cidade regresso ao sitio onde nasci e ganho anos de vida. As pessoas, os costumes,, tudo tão "meu" que é como se nunca dali tivesse saído.

    abraço*

    ResponderEliminar
  4. P...
    sabes como me chamavam em Serpa, quando lá leccionei, durante 4 anos? Toyota, o que veio para ficar! (era um anúncio desse tempo), e quase ia ficando, tanto gosto daquela gente.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  5. Ahahaha não conhecia a maior parte delas pinguim. Fiquei muito bem disposto XD.
    Eu gosto do Alentejo embora n conheça bem. Este ano vou lá com o Teo e uns amigos passar uns dias.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. João, não podia deixar de comentar este,claro.
    Deu pra soltar umas gargalhadas no fim deste looongo e cansativo dia.
    Temos anedotas divinais, de ir às lágrimas. E temos a capacidade de contar as nossas anedotas como ninguém e sobretudo a capacidade de nos rirmos de nós próprios.
    (adoro a da camenete da carrera)
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Psi
    quando forem ao Alentejo, não te esqueças de visitar dois sítios maravilhosos (há muitos) que são Serpa e Mértola.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Miguel
    como bom alentejano, sabes bem, aliás és tu a confirmar o facto, de que são vocês próprios a achar piada a estas anedotas; gosto mesmo é quando "dão a volta ao texto" e mostram que os alentejanos também gozam com os senhores das cidades...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Deixa, que eu também ando perdida por um Alentejano. Não sei como fazem, mas têm qualquer coisa que não há em mais lugar nenhum do país. Deve ser da calma... :)

    ResponderEliminar
  10. Retiro...
    é a gente menos hipócrita que há em Portugal, eles e os transmontanos; se não gostam, dizem logo; mas se gostam, a porta está sempre aberta...
    Trata bem o moço, ehehehe...
    Beijoquita.

    ResponderEliminar
  11. :):):)
    Ah! Alentejano de coração...
    Abracinho

    ResponderEliminar
  12. Maria Teresa
    e com todo o gosto...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Adoro anedotas de alentejanos, pois têm um sentido de humor fantástico!

    Também tenho amigos(as) alentejanos e são os primeiros a tê-las na boca com a graça e aquele sotaque magnífico que os caracteriza tanto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Mz
    como diz o Miguel, a melhor é mesmo a da "cameneta" porque inverte a situação...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Serpa... Adoro as migas do restaurante «Molhó Bico». Que saudades! :) Faz mais de três anos que não lá vou.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  16. Adorei!:))))))))))


    Abraço:)

    ResponderEliminar
  17. Blog Liker
    a última vez que estive em Serpa, com o Déjan fui jantar ao "Molhó Bico" com uma velha amiga que mora lá e foi um serão inesquecível, pois além da comida deliciosa, havia um jantar de muita gente que pertencia a um grupo coral e depois de jantar foi uma maravilha ouvi-los cantar; o Déjan até gravou parte no telemóvel dele.
    Mas quando eu estive a viver em Serpa, de 1976 a 1980, o "Molhó Bico" era uma simples mas ampla taberna que servia refeições, feitas pela D.Clara, e aí comi as melhores lampreias que me lembre, caça maravilhosa no tempo dela, e os famosos pratos alentejanos, entre as quais as migas, de variadas preparações, desde as normais às de bacalhau, etc.
    Não esqueço isso jamais.
    No início do meu blog fiz uma entrada dedicada a Serpa, onde ainda tenho bons amigos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Ola Kapitão
    fico satisfeito por isso.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Pinguim: vou ver isso.

    E é incrível aquelas doses do restaurante, dignas de servirem quatro pessoas. A última vez que lá estive, foi com intuito de ir ao Pulo do Lobo. Fui no final de Julho, mas, como é óbvio, nessa altura não está na fase mais espectacular. Mas este ano, com o Alqueva tão cheio, quero ver se lá volto. E, já agora, dou um pulinho ao Pomarão! :)

    ResponderEliminar
  20. Blog Liker
    as lampreias que lá comia eram precisamente pescadas com redes tipo daquelas com que se apanham borboletas, mas grandes e fortes, claro, que homens atados desde o cimo dos penhascos do Pulo do Lobo, apanhavam directamente do Guadiana, logo pela madrugada; fui lá ver um dia essa pescaria e nunca mais a esqueço...
    Abração.

    ResponderEliminar
  21. Não tinha ideia que assim fosse! É por isso que era (e continua a ser) um prato tão nobre. Hoje mais, dada a escassez! Estamos sempre a aprender...

    ResponderEliminar
  22. adorei as piadas tenho dezenas de amigos elentejanos. sou do brasil (amazonia)

    ResponderEliminar
  23. Olá Endim
    obrigado pela tua visita; ainda bem que tens assim tantos amigos alentejanos - deves conhecer bem o Alentejo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Começo o dia a sorrir, com a tua bela colecção de piadas alentejanas:))
    Acabei de vir de Évora, sempre encantadora!
    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Olá Justine
    ora aí está; eu quando falo que o Alentejo é lindo, já nem menciono Évora, tão óbvio isso é; apetece andar por ali a passear e se houver "guita" ir comer ao "Fialho"...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Sofri demasiado no ano em que vim da Suiça para o Alentejo na mão de miudos e graudos no Alentejo para alguma vez voltar a gostar dessa terra... Xenofobia, homofobia (nunca fui de me pavonear, mas também não finjo nem nunca vou finjir gostar de peixe se gosto de carne), terra repleta de gente ignorante e simplesmente má. Se tivesse passado mais um ano por lá já não estaria vivo neste momento... Cheguei ao ponto do director da escola rir dos abusos de que era alvo.
    Só em Faro consegui fazer amigos e ser tratado como uma pessoa, fiz lá logo amigos, e grandes amigos.

    ResponderEliminar
  27. Caro TUSB
    essa não é a regra; é preciso ver que foi lá que sofreste o impacto de uma vida completamente diferente. Se isso tivesse sido noutro local, provavelmente terias ficado com a mesma ideia; e a homofobia reina em todo o território português, infelizmente; nesse aspecto porque deveria o Alentejo ser diferente?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Derreti-me com a primeira!!!
    Adoro isto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Martinha
    agora quando jogares matraquilhos, lembras-te dos anões alentejanos, eheheh...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Um doçinho para o meu início de tarde!!! =)

    Obrigado por partilhares!!!

    Abraço

    BM

    ResponderEliminar
  31. Uau! Tanta gente a gostar da minha terra!! Realmente o que posso dizer é que aqui vive-se bem. Sem stress, com qualidade, ... e, meus senhores, tempo para (quase) tudo! O Pinguim disse uma coisa que despertou a atenção - que os alentejanos geralmente não escondem o que pensam. Na única vez que comentei aqui no blog, vi que não respondeu a todos os comentários menos ao meu, mas garanto-lhe que o mesmo não era mal intencionado. Isto da comunicação por escrito às vezes tem destas coisas: queremos dizer as coisas de uma forma, mas podemos ser interpretados de outra, completamente diferente. Enfim, faltam elementos, como o contexto, entoação, expressões faciais, gestos, etc. Mas espero que não tenha ficado com uma má impressão. Abraços

    Abraços

    ResponderEliminar
  32. Caro Gabriel
    realmente tenho a preocupação de responder a todos os comentários, mesmo os que não concordam com o que digo.
    Não me recordo, e estou a ser inteiramente sincero, de não ter respondido a nenhum comentário, mas também não posso afirmar a pés juntos que não me tivesse escapado algum.
    Já agora, pedia-te para me dizeres em que post foi para verificar o que se passou e eventualmente reparar o esquecimento.
    Gostei da tua franqueza, bem alentejana.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!