segunda-feira, 17 de maio de 2010

Não esqueçam esta data...

Hoje, 17 de Maio, faz anos que a homossexualidade deixou de ser uma doença e assim resolveu-se que nesta data se comemoraria o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia. Quis o acaso, e não acredito senão numa coincidência, que hoje o Presidente da República convocasse os media para comunicar, "em nome da união entre todos os portugueses", a promulgação da lei aprovada no Parlamento que possibilita o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Claro que a sua resolução baseia-se na eficácia do prático, em detrimento do convencimento pessoal; como se não soubéssemos há muito o pensamento de Cavaco. Aliás a publicação tardia no D.R., apenas teve a preocupação de poder adiar esta promulgação para uma data posterior à estadia do Papa aqui, pois como receberia Cavaco o Bentinho, se já tivesse promulgado a lei? Apenas me resta concluir que Cavaco é mais esperto do que parece, pois assim, lavando as mãos como Pilatos, mas promulgando desde já a lei, não se sentirá "diminuído" por ser obrigado a promulgar mais tarde. Congratulemos-nos pois, porque hoje Portugal deu um passo muito importante na contextualização legal dos direitos humanos e isso não pode ser minorado por ninguém. A não ser pelos grandes derrotados desta decisão, que não serão exactamente os partidos da direita, mas sim em primeiro lugar a Igreja, com o Papa à cabeça;
e depois aquelas pessoas lideradas por uma "aberração humana" chamada Isilda Pegado, que se empenharam a fundo na não vigência da lei e que representam afinal a cúpula da grande homofobia que continua a reinar neste país. Finalmente quero felicitar quatro grandes amigos meus, que já deram sinal de quererem dar esse passo que é importante para a vida deles: um enorme abraço para o Luís e Gonçalo e para o Paulo e Zé! E claro para tod@s aqueles e aquelas que pensam fazer o mesmo.

58 comentários:

  1. e já agora os convites para o casamento também (:

    muitas felicidades para todos os que se vão casar ! :D

    ResponderEliminar
  2. é caso pa dizer E VIVA OS NOIVOS!!! :-)

    Esta pessoa Isilda Pegado é um anjo meu querido amigo. É um verdadeiro anjo!!! Expulso do céu, e caiu na terra de cara...que a senhora coitada...ainda dizem que a minha Gaga tem cara de homem...esta senhora é nitidamente uma hermafrodita a quem escolheram erradamente o sexo à sua nascença, se hoje fosse um Cajó seria uma pessoa muito mais feliz, de paz consigo e com o mundo...
    por isso meu amigo, congratulemo-nos, os tempos estão a mudar, nós conseguimos avançar um bom passo na igualdade e liberdade e esta senhora continua feia que dói! Cá se fazem cá se pagam!

    Quanto ao cavaco e ao papa, tem tantaaaaaaaaaaaa política mas tanta política por trás...daquela política bem obscena, obscura e nojente...nem imaginas metade.

    E tu quando casas??hein?hein? ;-) vais ficar uma fofosura de seu titio vestido de fraque:-)

    ResponderEliminar
  3. Tiago
    Isso virá a seu tempo, espero...
    Todos, mesmo os que não desejam casar, como eu, estamos hoje de parabéns!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Para alem da campanha eleitoral que fez, foi de facto um grande passo!!!

    Felicidades aos que nomeaste, e tambem para todos os outros que ainda não se decidiram ( esta frase faz-me lembrar um filme ) eheheh

    Abraço-te
    Duarte

    ResponderEliminar
  5. Realmente foi uma longa luta, a verdade é pode vir a estimular o mercado a nível de tudo o que faz um casamento, quem for esperto entra quem evitar só perde negócio. E em relação e toda a indignação de muita gentinha, daqui a um ano já nem se lembro como aconteceu com o referendo do aborto.
    Espero um dia poder casar mais no sentido de ter os mesmo direitos de um casal normal, como visitas ao hospital como familiar.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Tomada na data de hoje, Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, esta decisão tem o seu que de poético.

    E venham os casórios !

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Emanuel
    eu já não quero falar mais da Isilda, que já agora ouvi dizer que futuramente um novo Parlamento revogará a lei; ela parece esquecer a força da esquerda em Portugal, mesmo que o PSD seja governo.
    Não me verás casado, pois sou contra tais actos, mas sempre quis que houvesse igualdade de direitos para quem o deseje fazer.
    Abração.

    ResponderEliminar
  8. Não deixando de lamentar a forma vergonhosa como o cavaquinho anunciou a sua decisão ao pais, quero aqui saudar todos os que hoje se sintam vitoriosos, por um ou mais motivos.
    Este tema nem deveria ter sido sequer motivo de discussão politica. Os políticos que se entretenham a governar o pais naquilo que ele precisa realmente de ser governado e que se deixem de merdas, e a igreja que se preocupe em resgatar tantos milhões que perderam a fé, por culpa de monstruosidades que também poderiam se evitadas na sua maioria se esses calhaus que a governam se abrissem ao mundo !
    Que me importa a mim se os padres casam, se são homossexuais, se casam com homens ou mulheres, com quem se deita o meu vizinho, com quem fode, ou com quem casa?! Tenho coisas mais importantes na minha agenda e acho que se todos fizessem igual a mim, a sociedade seria bem diferente e o mundo seria um paraíso de igualdade para todos.

    Um abraço João

    ResponderEliminar
  9. Duarte
    claro que o facto de estarmos perto de eleição presidencial teve forte influência na decisão, pois afirma estar pessoalmente contra - portanto acenando à direita; mas por outro promulgando a lei - o que satisfaz a esquerda.
    Não deixa de ser hipocrisia; pelo menos o Bentinho deve estar a chamar-lhe isso, eheheh...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. eu estou feliz por ti (mais uma vez :) por amanha. e feliz pelos que estão felizes por se casarem.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. X
    é uma coincidência feliz, mesmo poética, como dizes; mas estou certo que o Cavaco não deve ter gostado da coincidência, mas teve de ser...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  12. Ricardo
    Claro que as lutas justas valem sempre a pena!
    E quanto a haver gente a tirar partido deste facto economicamente, acho muito bem que se aproveite estas festas para certos comércios se desenvolverem...
    Quando os Ricardos derem o nó, espero estar entre os convivas...
    Abraço(s) amigo(s).

    ResponderEliminar
  13. Boa reflexão (a tua, claro)! Só tenho pena do teor negativo que esteve assente em cada palavra do PR.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Francisco
    claro que há uma enorme hipocrisia na posição do Cavaco, pois uma pessoa que está ciente das suas convicções deve segui-las até ao fim; mas aqui funcionou, mais uma vez, a "porca" da política, mostrando que, sem excepção os políticos são uma raça a evitar.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Isabel
    estamos todos de parabéns, é evidente...
    Quanto a mim, vou sonhar com vulcões e cinzas...estou tramado; se apanho o placard do aeroporto a dizer "aterrou", nem acredito...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Deu-se hoje um grande passo. Não se trata de nenhuma obrigação de casar, mas permite passar a existir essa opção.
    E esta promulgação ficará para sempre associada ao dia que se comemora hoje.
    Finalmente consegui-se calar a boca de muita aberração.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Blog Liker
    é uma reflexão muito pessoal, talvez não a mais correcta, mas aquela que realmente sinto, neste momento.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Miguel
    sim, hoje não foi um passinho; hoje chegámos a um patamar de reconhecimento dos direitos dos homossexuais, muito restrito e devemos estar orgulhosos disso.
    Não posso esquecer que nos juntámos à Espanha e à Cidade do México, no ainda mais restrito número de países que legalizaram o CPMS, maioritariamente católicos.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  19. Nós agradecemos a mui nobre (e invicta) referência e aproveitamos para lembrar que "este" PSD não é contra o casamento, pelo que até teria sido giro se a coisa voltasse ao Parlamento. Mas foi melhor assim, apesar de todo o cavaquismo, pois desta forma todos nós podemos pensar em concretizar o registo muito (mais) em breve. Um abraço, muito amigo, deste par que em breve se tornará casal. :-) Luís e Gonçalo

    ResponderEliminar
  20. É muito bom saber que aqueles que o desejavam já poderão dar esse passo :D. É um importante passo para aos poucos se ir vencendo a homofobia e mudar a sociedade.

    ResponderEliminar
  21. Eu avisei que ela ia bater com a cabeça nas paredes. Não pude assistir à comunicaçaõ do PR mas estive das 8 às 8.30 sempre com atenção ao telemóvel à espera de notícias. Lindo som, mas já não é pecado! Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Luís e Gonçalo
    também acredito que não haveria neste momento uma compacta votação dos parlamentares do PSD contra esta lei.
    A agoirenta Isilda já vem a acenar com a possibilidade de, num novo parlamento; e com um novo Governo, a lei possa ser revogada; não acredito em tal, de forma nenhuma.
    Quanto a vocês dois, apesar de gostar muito do par, anseio por ver-vos como casal.

    Abraço-vos especialmente neste dia de júbilo para todos nós.

    ResponderEliminar
  23. LusoBoy
    se foi um grande passo m«na conquista de direitos, concordo que foi um pequeno passo para vencer uma homofobia que é como uma hidra que nos sufoca.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Paulo
    coitada da "rapariga"; diz que ficou desiludida...
    Foi por já não ser pecado que escolhi a música...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  25. Foi, sem dúvida alguma, uma grande conquista de todos. E digo todos mesmo. Porque até mesmo os heterossexuais ficaram a ganhar, com uma sociedade mais justa e igualitária.

    Já agora, parabéns aos que casam!
    Felicidades. ^^

    Lots of Love

    ResponderEliminar
  26. Mark
    gosto do teu raciocínio, embora saiba, tal como tu, que grande parte desses heterossexuais, devido à sua homofobia, nunca aceitarão essa situação de ficar a ganhar, infelizmente...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Meu caro Pinguim é com um grande sorriso que comento o teu post. É sem dúvida um passo gigantesco. Estamos todos de Parabéns!! É algo que merecemos e que temos direito. Caminhamos cada vez mais rumo à igualdade entre todos os seres humanos. O caminho ainda é longo, mas é mais um passo.
    Quanto aos que são contra a felicidade de casa pessoa, nem me vou pronunciar. Hoje enfiaram o rabo entre as pernas… Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  28. Psi
    aceito-o de bom grado, pois hoje estamos de parabéns.
    E para tudo ser melhor amanhã (hoje) chega o meu Déjan.
    retribuo o abraço ainda com mais força e mando um para o teu Théo...

    ResponderEliminar
  29. Não esqueço não senhor! :)

    Ouvi as palavras do nosso Presidente como se de água para beber se tratassem, analisei cada frase. Quis mudar de canal quando pareceu mal encaminhado.
    Ao ouvir a promulgação não pude deixar de pensar em vocês, no Paulo e no Zé, em amigos pessoais.
    Na perspectiva da igualdade e da festa que aí vem.

    Parabéns a vocês (que dia melhor para o regresso do Déjan?), parabéns a nós que Portugal deu mais um passo.

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  30. Olá Pinguim, a igualdade tardou, mas chegou, mas sinto que o grande problema ainda está para vir, a nossa sociedade ainda é muito conservadora isto vai gerar inúmeros conflitos e isto sim assusta-me.
    O preconceito tem de ser travado!!
    Felicidades para todos e todas que vem agora os seus direitos de igualdade.
    Com carinho e admiração por quem nunca desistiu
    Abraços e beijos
    Sairaf

    ResponderEliminar
  31. Esta data jamais será esquecida!
    Portugal deu um passo em frente na sua capacidade de aceitação da igualdade de todos nós!
    O casamento não é "importante" a liberdade de o poder fazer é-o certamente e muito.
    Abracinho

    ResponderEliminar
  32. Olá Izzie
    é curioso que também eu, no começo da comunicação, pelas palavras ditas, e pelo tom com que foram ditas, pensei que a decisão seria o veto; felizmente as palavras mudaram, obedecendo a uma lógica política, embora o tom, azedo e feio das mesmas tivesse permanecido, e temos a lei promulgada.
    Agora, muitos casais vão ter assegurados muitos direitos que não tinham, direitos fundamentais da vida humana, e isso é uma vitória não só nossa, mas de toda a sociedade portuguesa que não seja homófoba; mas ainda há tanta homofobia...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  33. Sairaf
    sim, o momento é de festa, mas há tanta coisa a fazer e como dizes, é a tarefa mais difícil: não se muda a mentalidade de um povo, de um dia para outro.
    Mas isso é um trabalho de cada um, mesmo dos que não são homossexuais.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Maria Teresa
    é exactamente isso que afirmas; eu nunca me casaria, com um homem, como o não faria com uma mulher, pois um contrato pode estabelecer-se de outras formas.
    Mas sempre estive na luta pelo reconhecimento do direito, que é um direito de todos os cidadãos, como a Constituição afirma, que até aqui nos estava vedado.
    Portugal, desde ontem, ficou mais justo!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  35. A unica coisa que discordo neste teu post foi teres colocado a foto da "velha da verruga"!!!!
    Não havia necessidade de assustares os leitores eh eh eh eh eh
    Abraço

    ResponderEliminar
  36. Olá Tong
    os sinais de proibição também fazem parte do Código da Estrada...
    Abração.

    ResponderEliminar
  37. Bem eu tive o desprazer de ouvir a "aberração" a largar o seu veneno esta manhã, mas também estive a rir o tempo todo com a sua "justissima" frustração e indignação, só me vinha à cabeça aquela musica do "Fuck you, fuck you, fuck you very very muuuuuuch".
    Mesmo que ela tenha a fantasia que outro governo a revogue vai ser dificil, como pode o tribunal constitucional ver uma revogação dessas sem que haja discriminação...
    Bem agora é só esperar, que aconteça não sei bem o quê para me poder casar.... a ver vamos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  38. E Isilda Pegado deve estar se cortando de ódio,rsrs.
    Parabéns a vocês portugueses e muitas felicidades aos que já resolverem aproveitar a nova lei.

    Abraços amigo, obrigado pela força.

    ResponderEliminar
  39. Caro Amigo

    Em primeiro lugar votos de que os próximos dias sejam muito felizes para ti e para o Dejan.
    Depois, apesar de ser favorável à existência da Lei, confesso que fiquei chocado com mais esta demonstração de que Cavaco Silva não merece ser Chefe de Estado.
    Na vida pode-se transigir em tudo, menos nos príncipios! Se ele não concorda deveria ter vetado! Misturar a crise financeira com este assunto é um perfeito absurdo.
    Traíu as suas próprias convicções, traíu quem votou nele e mostrou mais uma vez que não percebe nada de nada.
    Depois de ter feito uma figura triste como Ministro das Finanças, teve a sorte de ser Primeiro-Ministro quando choviam milhões todos os dias de Bruxelas e que foram completamente desbaratados. Quando no seu mandato a crise chegou, criou um "tabu" e desapareceu de cena após ter sido obrigado a concorrer a umas eleições com Jorge Sampaio, nas quais sabia ser derrotado!
    Já temos desgraças a mais neste País e ainda por cima no topo do Estado está alguém que não sente a importancia dos direitos humanos (possivelmente achará que os homossexuais não são humanos....) e que não respeita sequer os seus próprios principios.
    Um abraço amigo!

    ResponderEliminar
  40. Ainda nem estou em mim!!!!!

    Quando ouvi as 1ªs palavras do PR chamei-lhe todos os nomes feios de q me lembrei, mas na altura em que anunciou a promulgação foi tão emocionante que deixei rolar algumas lágrimas de alegria!...
    Estavamos as duas em frente á TV (a uns 20cm) acho que os vizinhos de baixo devem ter ouvido os saltos de tanta agitação!!!!!

    Não sei se vamos dar o passo, mas sei que já não posso ser injustamente acusada!! Espero que a sociedade aprenda com esses erros homofobos que agora começam a ser aos poucos corrigidos...

    Quiz postar sobre o assunto, mas nem consegui, mas agora que sai cá para fora toda a emoção, vou lá pôr isto no meu estaminé!! =)

    Um grande beijinho da Lua ( e da Sol *

    ResponderEliminar
  41. TUSB
    eu estava quase certo, mas não completamente, de que as tuas intenções e do teu companheiro seriam a de casar logo que possível; só não vos juntei aos outros dois casais, por não estar absolutamente certo e porque gostava de pôr os nomes verdadeiros e não sabia se os podia ou não usar.
    Mas claro que compreendo a vossa necessidade de casar e espero que o façam logo que possível.
    Sobre a Isilda, é uma coitada, e está tudo dito...
    Abraço grande para ambos.

    ResponderEliminar
  42. Glauco
    essa mulher é uma espécie de Anita Bryant portuguesa do século XXI, mas completamente desmiolada; perdeu uma cruzada em que se empenhou de corpo inteiro e perdeu em toda a linha; e não sabe perder, como está a demonstrar.
    E claro que estamos de parabéns, pois estamos!!!!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  43. Com senso
    concordo inteiramente com a tua análise e aliás já ontem ouvi estes argumentos na voz abalizada de Helena Roseta.
    E já agora, é curioso ver que durante o seu mandato, o PR promoveu quatro intervenções na TV, sendo uma delas por causa do estatuto dos Açores, duas outras sobre as escutas e esta sobre o CPMS: é verdadeiramente pobre e muito limitada a comunicação de Cavaco ao povo português.
    Enfim, eu não me sinto defraudado, pois não votei nele.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  44. Lua e Sol
    também em mim surgiu a ideia total de que a decisão seria o veto, quando Cavaco fazia a expiação do seu "pecado" - a promulgação da lei.
    Independentemente das motivações políticas ou pessoais do Presidente, o que importa é que temos a lei; e espero bem ver-vos dar o nó...
    Beijinhos a ambas.

    ResponderEliminar
  45. A coincidência de datas não deixa de ser interessante. O nosso muy amado PR nem deve ter a noção... LOL

    ResponderEliminar
  46. Para quem já anda neste "campo" há bastante tempo e já passou por muita coisa ... é com um prazer incontido que vai assitindo, "step by step", a estes "avanços"...
    Abraço

    ResponderEliminar
  47. I love my Shoes
    quanto a isso foi mesmo coincidência; era o último dia e se o tivesse feito antes, quase era uma provocação ao Bentinho.
    a Maria lá ralhou com ele...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  48. Ovelha
    tens toda a razão; os putos de agora nem imaginam, apesar de tudo, por tudo aquilo que os mais velhos têm passado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  49. Parabéns parabéns! A Isilda que vá pentear macacos. Um grande abraço ao Dejan! ;)

    ResponderEliminar
  50. Félix
    sim, é verdade; chegou há bocado.
    Estou no céu...não me fales do diabo (Isilda).
    Abrção meu e do Déjan.

    ResponderEliminar
  51. Pinguim, concordo contigo.
    Eu não entendo como é que existem pessoas que continuam contra este facto (que já é uma realidade assumida, finalmente) tendo dentro da própria família casos de homossexualidade, não entendo! Continuam a tapar o sol com a peneira, a abafar sentimentos e a renegar os outros de serem felizes.

    É uma victória vossa e de todos os que acreditam numa sociedade com direitos iguais.

    bjs

    ResponderEliminar
  52. Mz
    infelizmente existem e são a grande maioria, uns por desconhecimento, outros por manipulação, grande parte dela através da Igreja.
    E, concordo contigo, acho que somos todos nós que estamos de parabéns.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  53. Credo, o Tong tem razão, que verruga horrível!

    ResponderEliminar
  54. Paulo
    Não vês que lhe "cortei" o cérebro...
    Abração.

    ResponderEliminar
  55. O PR lá aprovou a lei a contragosto... Já não era sem tempo!
    O país deu um passo em frente, mas ainda há pontas soltas, como a adopção. Os fachos ainda dominam a sociedade, infelizmente...

    ResponderEliminar
  56. Maldonado
    e mostrou-o bem...
    A adopção há-de vir, espero bem, mas o que não acaba tão depressa é a imensa homofobia que por aí capeia.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  57. Eu não sou perito na arte de discursar (longe disso) mas sei reconheer um bom discurso e o do silva foi vergonhoso (acabei de o ver no u-tube). Eu, se fosse presidente recusar-me-ia a ler um discurso daqueles. Não era harmónico nem coordenado, adoptou um ponto de vista homofóbico e desviou-se do assunto sempre que possivel. A maneira como foi proferido demonstrou claramente a aversão da pessoa sequer ao tema. Lá nisso tiro o chapeu à politica americana: eles sabem o que é um verdadeiro discurso (damn it, eles têm aulas de discurso!). Não deixa de ser um passo obvio e importante para um futuro mas o presidente poderia ter dado um exemplo de como não tem mal apoiar o outro, mesmo que ele não seja igual a nós. É caso para dizer que perdeu uma oportunidade para ficar calado.

    ResponderEliminar
  58. Maxwell
    perfeita a tua análise da prestação de Cavaco Silva na resolução deste assunto. Sabida a sua opção pessoal. quis tomar uma posição política e ficou mal na fotografia.
    É bem certo que na vida não se pode sempre querer agradar a gregos e a troianos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!