domingo, 21 de março de 2010

Uma cena memorável

Se há filmes que me ficam na memória, um deles é certamente "Filadélfia", magistralmente interpretado por Tom Hanks, e que lhe valeu um merecido Óscar.
E além disso, acontece por vezes que recordamos um filme, não pelo seu todo, mas por uma determinada cena, daquelas que fica para sempre como uma cena lembrada por toda a gente que viu o filme; não é o caso de "Filadélfia", pois todo o filme é excelente, mas nesta película há duas cenas marcantes: uma, quando no hospital, Hanks se despede dos seus entes queridos, nomeadamente o namorado (António Banderas) e principalmente da mãe (a fabulosa Joanne Woodward). A outra, é esta que este vídeo reproduz, embora o mesmo comece um pouco antes; e se escolhi este vídeo, falado em italiano, mas legendado em inglês, foi precisamente para enquadrar a cena melhor no filme, para explicar a presença do advogado (o sempre magnífico Denzel Washington), antes da cena propriamente dita, que é a interpretação que Hanks faz da audição de Maria Callas, na ária " La mamma morta" da ópera "André Chenier".

18 comentários:

  1. Olá João,

    Um filme verdadeiramente extraordinário e a cena em que se ouve a Maria Callas é verdadeiramente arrepiante, entranha-se no corpo como se algo de belo e ao mesmo tempo angustiante nos tocasse a alma.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Fernando
    por muito bela que seja a ária, ela só tem uma total compreensão no filme, conhecendo o contexto em que a referida ária aparece no enredo da ópera, o que aliás ele explica, enquanto a ouve.
    Arrepiante é a palavra certa...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Sem palavras! Não me lembrava desta cena...
    Abracinho

    ResponderEliminar
  4. pois foi esta a cena que na época mais me comoveu, emocionou, impressionou... fazia tempo que nao a via. Obrigado, amigo! Esta foi uma boa lembranca, um bom "toque".
    Beijo
    Ricardo

    ResponderEliminar
  5. Pinguim, como já disseram, arrepiante, mas também, de uma beleza impar, que por si só daria direito ao Óscar. Mas a sua interpretação foi esmagadora, e todo o filme merece ser visto e revisto pelo seu papel. Representando a mesma doença, não com um ária em fundo, mas com muita revolta e necessidade de perdão, encontro paralelo ao mesmo nível da representação do Tom Hanks nesse filme, no grande papel do Al Pacino, na excelente série "Anjos na América", a qual, já merecia há muito uma reposição na TV.

    ResponderEliminar
  6. Maria Teresa
    eu nunca consigo esquecê-la!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Caro Ricardo
    também eu gosto de trazer até aqui coisas belas do cinema, mas de um cinema mais recente, e não de autênticos tesouros do passado que tu encontras não sei onde.
    Esta cena comove-me sempre muito, e engulo sempre em seco quando a revejo.
    E depois há a voz da Callas, inigualável...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  8. Blue
    tens toda a razão; essa mini série que por acaso "saquei" há pouco da net para a poder rever quando quero é antológica também.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Excelente filme, que começou a sensibilizar as pessoas para o terrível problema da Sida. E excelente a interpretação de Tom Hanks, como sempre!
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Teresa
    infelizmente, o Tom Hanks actualmente não me tem convencido nas últimas interpretações, mas aqui esteve excepcional.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Um filmaço... Lembro-me de verter uma lágrima nesta cena absolutamente esmagadora.


    beijos

    ResponderEliminar
  12. Blue
    eu ainda hoje o faço, quando revejo a cena.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Já escreveram aqui arrepiante? É que é mesmo. Todo o filme é de um poder incrível.
    Lembro-me bem também da cena que falas do hospital...de deixar uma lágrima no olho mesmo.´
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Miguel
    eu prefiro por vezes rever bons filmes do que ver barretes como de vez em quando vejo.
    Este é dos que já vi mais que uma vez...
    Abração.

    ResponderEliminar
  15. É um filme magnífico e sentido! Destacas-te duas cenas belamente emotivas.

    Permite-me comentar um pouco este filme. Na cultura homofóbica em que estou inserido, este filme conseguiu “rachar” o muro. Eu vi pessoas, que não têm problemas em classificar os homossexuais de pessoas pervertidas e malucas, a chorar. Acho que este filme consegue fazer sentir a todo o tipo de pessoas o que é amar de uma maneira diferente da maioria; o que é ser vítima de preconceito, o que é querer ser normal numa sociedade que não o permite. Este filme é belo naquilo que transmite e tem a capacidade de derreter muito “gelo” que anda por esse mundo fora!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Caro Sócrates
    tens toda a razão no ponto que referes; este foi um filme que conseguiu quebrar barreiras na homofobia, como nenhum outro, antes ou depois.
    Apesar de tudo apenas me lembro de um outro em que uma relação homossexual era o ponto central e foi mais ou menos "tolerado", talvez pelo facto de ambos os protagonistas serem casados e assim serem considerados bissexuais; estou a referir-me como já deves ter calculado a "Brokeback Mountain"...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  17. é dificil esquecer uma cena como esta...
    é dificil esquecer!!!

    Abraço-te

    ResponderEliminar
  18. Abraço-te
    eu diria que é mesmo impossível...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!