quinta-feira, 4 de março de 2010

Cá estarei à espera dele

Quando há tempos anunciei, entusiasmado, num post entitulado “Primavera em Berlim”, o meu próximo encontro com o Dèjan, estava muito longe de imaginar quão complicado seria esse reencontro.

Devido a problemas com a disponibilidade do meu amigo berlinense, achámos que o melhor e mais económico seria a vinda do Déjan aqui e acabaria por passar cá o meu aniversário; para ainda ser mais agradável, o meu companheiro de casa, o Duarte combinou o mesmo período para a vinda do seu namorado, Rich, americano e assim passaríamos os quatro umas belas férias com uma ida ao Norte (Porto, Guimarães, Braga , Vigo e Santiago de Compostela). Assim foram comprados os bilhetes, viajando o Déjan, dia 9 de Belgrado para Roma e no dia seguinte para Lisboa, na mesma data de chegada do Rich.

Mas o destino prega-nos partidas inesperadas, e neste caso tudo aconteceu devido ao famigerado exame final que o Déjan tenta fazer há cerca de um ano e que, contra as expectativas foi sendo adiado, tendo sido marcada a prova escrita (de que ele está dispensado) para a passada quarta feira, dia 24; comecei logo a temer que a oral fosse cair em cima da data dos voos e comecei a ficar com uma ansiedade redobrada: a normal por causa da sua vinda e a expectante sobre a sua viabilidade nas datas estabelecidas. O Déjan dizia-me que não haveria problemas, até que no final da semana começou a admitir como provável a não vinda nas datas programadas.

E ontem houve a confirmação: a Universidade avisou que as orais serão efectuadas entre 19 e 24 de Março!!! Sendo assim, a ansiedade, pelo menos da minha parte, cessou e deu lugar depois de uma rápida e natural desilusão (não haveria férias conjuntas com o Duarte e o Rich e o Déjan não passaria o meu aniversário comigo), para algo mais positivo: planear as coisa de novo e com entusiasmo! Acertámos, eu ele, novas datas posteriores às datas das orais, e ainda ontem se alteraram junto das companhias aéreas a mudança das mesmas: no que concerna à Jetway, companhia sérvia de aviação, e que não é low-cost, tudo se resolveu com um pagamento extra de 50 euros para as duas viagens, ida e volta; já no que respeita à Easy Jet (voos entre Roma e Lisboa), e por ser uma companhia low cost além de ter uma penalização de 30 euros em cada viagem , teve que se pagar a alteração do preço, que ainda é significativa – cerca de 150 euros no total; mas tudo está acertado e o Déjan vai chegar aqui a 26 de Março e regressará a 11 de Abril.

Quanto à ida ao Norte, os hotéis estão reservados e o Duarte insiste que eu vá com eles, até porque há um quarto reservado e pago; vou pois, mas não irei fazer jantar algum como estava prometido, pois o Déjan não estará presente; farei uma excepção, em Braga onde irei encontrar-me com o meu amigo Ophiu, até porque há algo a combinar com ele sobre a minha ida ao norte quando o Déjan vier: quase certo que passaremos a Páscoa na cidade dos arcebispos e em muito boa companhia; e daí visitaremos o Minho, que tanta coisa bela tem a ver. E já os planos fervilham: o Déjan vai poder assistir ao vivo a um jogo do Benfica, coisa há muito ansiada por ele, e logo que jogo vai ser: Benfica- Braga!

Enfim, espero que à terceira seja de vez, e para mim, o pior está passado: não consigo conviver com a dúvida; agor, e sem o “fantasma” das datas, o Déjan tem 15 dias para se concentrar no mais importante: passar no seu exame.

Eu cá estarei à espera dele: afinal são só mais 22 dias…

54 comentários:

  1. Gosto da forma como transformas o que muitos veriam como negativo, em positivo!

    Deixa estar que eu também estou possessa com a EasyJet e a sua política de preços... por horas os preços para um fim-de-semana em Londres subiram 22€ em cada viagem... e lá tive eu que desembolsar... nem me fales!

    Acho muito bem que aproveites na mesma a viagem aqui ao meu belo Norte... Porto, a minha cidade, e Guimarães trazem sem dúvida belas memórias... e Santiago estou há mais de um ano para visitar.
    Assim, vens duas vezes e aproveitas para planear tudo melhor!

    E nós cá estamos para contar os dias contigo e viver o teu reencontro.

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  2. Sabes uma coisa Joao?

    A tua ternura por esse rapaz, a espontaneidade com que abertamente falas de planos e expoes os teus sentimentos, sao comoventes. E a primeira vez que leio sobre este tema em post, mas esta tudo aqui no teu blog. So nao ve quem nao quer. Admiro-te pela sinceridade e admiro quem te segue, por saber separar as aguas e nao te medirem pelas opcoes pessoais e intimas, mas pelo homem que tambem a mim pareces ser.
    Espero que tudo aconteca como desejas.

    Um abraco

    ResponderEliminar
  3. acho que conheço o sitio desta foto...hummm

    Migo, há males que vêm por bem...e estás com o espírito certo, o entusiasmo continua, são só alguns dias e vai ser por um bem maior verás...agora é rezar a todos os santinhos po Déjan passar...como eu conheço essa sensação...estou aqui a torcer po ele!!

    ResponderEliminar
  4. Estava à espera desta tua entrada desde o pré-aviso de ontem, no nosso blogue. Pois bem, quanto ao que eu temia (alguma revelação muito negativa sobre a easyJet), felizmente não aconteceu (o que explicas faz parte das regras do jogo das companhias de baixo custo e, para mim, tal não me espanta). Aconteceu algum de certa forma bem pior: primeiro, o adiamento do teu tão aguardado reencontro (que será compensado entre vós, estou certo); depois, a notícia de que não nos juntaremos todos num jantar na "outra margem" do Porto (é pena e fico atento ao que mais contes dos teus planos, a ver se os podemos conciliar com os nossos). É isso que vou fazer: ficar atento e esperar... Abraços,

    ResponderEliminar
  5. li num sitio qualquer que sem metas n se faz nada, e é bem verdade. a tua meta são esses 15 dias e é bonito de assistir a esses planos todos! Que tudo corra muito muito bem. é destes pequenos grandes momentos que vamos alimentando o coração e a alma.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Não há maneira melhor de minimizar a disilusão do que fazer novos planos...não deixamos de ter pena e ate ficar um pouco tristes mas com novos planos tudo tem um peso diferente e o animo volta a ter outro patamar a atingir...e para o teu faltam so 22 dias! BOa fico contente e espero que tudo corra bem ao Déjan no seu exame!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  7. O comentador Francisco Vieira, resume tudo o que sempre pensei e já te disse variadas vezes, embora pense que as pessoas não precisam de separar águas nenhumas, pois o todo de uma pessoa, é também a aceitação da soma das partes, mas compreendo o que quis dizer :) E estou com a izzie(claro)! Gosto de muita coisa em ti... mas essa tua capacidade de transformar uma má notícia nesse novo e redobrado entusiasmo, chego a invejar!! Bem-hajas João... e que sorte tem o Déjan! Espero que lhe corra bem o exame, é verdade! E espero que tenhas razão, e à terceira seja mesmo como planeado(ou melhor!!rrsss)Tens de actualizar o countdown!!! Beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. Joao, se me permites, respondo a Eva Goncalves:

    Ainfa bem que percebeu o que eu quis dizer. Referia-me exactamente a tantos e tantos que mesmo nos nossos dias dizem que "sim senhor, tudo muito bem (porque ja fica mal dizer o contrario)", mas que por tras sao os primeiros a atirar pedras.

    Neste blog nao sinto isso. Sinto que querem o Joao, indiscriminadamente. Talvez isso passe tambem pela sua postura...

    Pela parte que me toca, desde que me conheco por gente que defendo, nao a "tolerancia", como muita gente fala por ai e que eu sinceramente nunca percebi, mas o direito a cada um viver a vida que quer.

    Que e isso de tolerancia?! Qual ser humano se julga superior a outro para o "tolerar"?

    Somos todos iguais, como pessoas, apesar das diferencas, que nao passam apenas pela orientacao sexual, mas tambem pelas varias caracteristicas da personalidade, por estratos sociais, religioes, etc...

    Minha amiga, (isto para lhe definir a minha posicao) "tolerados" precisam de ser os que ainda discriminam as diferencas.

    Espero que tenha deixado claro o meu ponto de vista :-)

    Cumprimentos para si. Abraco Joao, outro tambem ao Déjan, apesar de pouco saber dele e desculpa o atrevimento.

    ResponderEliminar
  9. Adoro a sinceridade com que "falas", como expões o que sentes e como não te deixas "derrotar". Tudo vai acabar bem... o Déjan vai fazer o exame sem se sentir muito pressionado, vai "passar" e chegará descontraído para poderem passar uns merecidos dias juntos...
    Os dias que faltam vão passar muito rapidamente...
    Abracinho

    ResponderEliminar
  10. E o tempo passa tão depressa João... Entre viagens nortenhas e outros afazeres, está ela cá! ;)
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  11. Izzie
    nem sempre isso sucede e espero que acredites, mas considero-me, sob a capa de algum optimismo, um ser pessimista.
    Neste caso, foi diferente; funcionou uma outra característica que muito me marca e que é lidar muito mal com a dúvida, a indecisão, a incerteza; passei dias muito maus, pois não tinha sequer um NÃO...
    Quando me foi posta uma situação que não tinha outra solução, então isso tudo acabou, e vem a fase do limitar o mais possível os "prejuízos" e tentar conquistar ganhos na nova situação para contrabalançar as perdas havidas. Não e tenho dado mal com esta filosofia e depois consigo ser metódico (o que é raro em mim) nessas situações a resolver ou remediar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Francisco
    "conhecemos-nos" ainda há muito pouco tempo, e assim, te posso afirmar que ao longo da existência deste blog, nele tenho explanado a minha vida sem reservas, como homem normal que sou!
    Não escolhi a minha sexualidade e vivo bem com ela, com períodos evolutivos normalmente conturbados mas nunca dramáticos; tenho uma família que me compreende e apoia, amigos fabulosos e embora não ande com dísticos nas costas, sempre assumi como sou, desde que me capacitei que era esse o caminho da minha felicidade.
    Luto contra a homofobia, não dentro de organizações LGBT, as quais reconheço importantes, mas no meu dia a dia, mostrando às pessoas com quem lido, nos mais variados momentos que sou exactamente como eles. Tento que a homossexualidade não seja um gueto, em que muitos (principalmente homossexuais) a querem meter...
    E não tenho medo de nada nem de ninguém se disso depender a minha felicidade; o Déjan é a prova disso, pois vive num país em que a homossexualidade é vista como alvo terrível e infelizmente não pode ser assumido lá; e eu tenho-me imposto, perante os seus amigos, quando o visito, de uma forma tão natural, que hoje já criei amizades autónomas e não me surpreenderia que um ou outro adivinhem o nosso relacionamento.
    Cá, o Déjan é um jovem sem problemas nem tabus, que tem conquistado simpatias entre todos os que o conhecem: familiares e amigos.
    E a enorme força que é necessário para se manter um relacionamento à distância só tem contribuído para um crescente entendimento entre nós que já vai fazer 4 anos, no final do ano.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  13. Olá Ima
    Hás-de me levar a esse sítio, que é tão belo...
    Não imaginas como é necessário que o Déjan consiga superar este último exame, para iniciar o estágio e possa escolher a especialidade; só depois disso se pode equacionar uma eventual vinda dele para cá, pois a falta de médicos aqui é imensa.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  14. 22 dias que vão passar num instante. E depois todos os contratempos vão parecer insignificantes.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  15. Eu também acho... Pinguim o tempo vai passar rápido, vai ver...
    Que o DÈjan se concentre no que é mais importante neste momento para depois disfrutar de uma belas férias.
    E para si, acho que era um apena não fazer essa viagem ao Norte.
    Boa viagem, disfrute!

    bj

    ResponderEliminar
  16. Como me pesa este teu desgosto. Sou teu parceiro em sonhos e espectativas. Eu tb estou em fase de espectativas, como sabes, muito dificil esta espera. Sou como vc, lido melhor com o certo, para o bem ou mal.
    Forca meu amigo, sera muito bom o que esta reservado a vcs, vcs merecem.
    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Pois é Luís; quando deixei o meu comentário já era mais que evidente que o Déjan não poderia vir nas datas dos voos, mas estava ainda de "mãos atadas" por desconhecer novas datas.
    Felizmente, neste momento isso está resolvido.
    Abraços amigos.

    ResponderEliminar
  18. Meldevespas
    eu não chamaria, neste caso, de metas, mas sim de certezas.
    É incrível o desconforto que a dúvida me provoca e por isso sinto-me tão bem com o Déjan, pois quanto aos nossos sentimentos mútuos não há qualquer dúvida. Só certezas...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Free_soul
    é fundamental planear e deixar as coisas ao improviso geralmente não resulta; mas por vezes, e por razões alheias esses planos falham, e o entusiasmo de nos abalançarmos em novos planos é muito importante para não nos irmos abaixo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Eva
    tens toda a razão, pois eu nunca precisei de separar águas, antes pelo contrário, batalho contra isso, pois a minha contribuição para que a população LGBT tenha os mesmos direitos é exactamente não a isolar; por essa mesma razão acho piada quando falam dos lobies gay; mas que é isso? se acham que a população gay é importante, por exemplo em tempos eleitorais, é porque somos mais do que aquilo que se pensa e se vê nas marchas (que eu não condeno), porque há muita genteque vive a sua homossexualidade sem exuberância, e não estou a falar dos "escondidos", porque então o número era enorme e olha que alguns destes até são capazes de mostrar homofobia...
    E também é considerado esse lobie gay pelo poder de compra. mas isso é normal, mesmo não sendo regra, pois as responsabilidades monetárias com a educação dos filhos e outras relacionadas com a vida do lar são menores.
    Eu sempre me pautei, desde que me aceitei como um todo por uma mesma conduta: quem gosta de mim, tem que gostar por inteiro e não tentar ignorar uma parte, pois isso eu não aceito, pois tenho consciência que nunca envergonhei ninguém com a minha presença.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Francisco
    eu percebi o que tu querias dizer, mas fizeste bem em esclarecer o teu ponto de vista até porque acabas por me dar razão no que eu penso sobre o assunto e que foquei no meu comentário para a Eva.
    A presença no meu blog de pessoas heterossexuais no meu blog é tão importante para mim como a presença dos homossexuais.
    Este blog não é um blog homossexual, mas sim de alguém que é conscientemente homossexual e nele defende os direitos que a população LGBT deve ter.
    E muito menos é um blog que só trata destes assuntos, pois o considero um exemplo do que é um blog generalista.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. Olá Maria Teresa
    espero que seja tudo como tu dizes, principalmente no que respeita ao exame.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Luís
    sim, eu sei que vai estar e é isso que me conforta.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Ah! O sr. Pinguim! Ainda bem que tudo se resolveu. O Theo também vem cá no verão! Chega a 20 de Julho e Amesterdão e eu vou lá ter com ele e depois vamos dar uma saltada a Lisboa de certeza!! Um abraço e que e que o os reencontros cheguem rápido! :)

    ResponderEliminar
  25. Realmente as vezes as coisas não correm como planeado, mas nem por isso há que desanimar :)
    Fico feliz por ver que o Norte continua no mapa eheh
    Mais concretamente vejo que haverá passagem por Braga eheh e já agora aproveito porque é de onde eu sou natural mesmo, aconselho-te a dar uma saltada a Barcelos.
    De qualquer forma vou continuar a acompanhar-te por aqui e se der "roubo-te" um café.
    Abraço ;)

    ResponderEliminar
  26. Mz
    primeiro que tudo, um pedido/exigência: por favor trata-me por tu, como toda a gente, valeu?
    Nós iremos ao Norte, com certeza, mas vamos centrar a nossa estadia em Braga, na altura da Páscoa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Paulo
    estamos condenados, tu e eu a viver de expectativas no que diz respeito às nossas vidas sentimentais; talvez por isso nos compreendamos tão bem nos anseios que ambos sentimos.
    Tudo de bom para vocês dois.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  28. Caro X
    agora "já" são 20, porra!!!!
    Abração.

    ResponderEliminar
  29. Caro Psi
    tu, tal como o Paulo (do Brasil) são os meus companheiros de amores distantes. Mas o que interessa acima de tudo é que sejam amores fortes, como são os nossos.
    Já vi que estás regressado mas antes fizeram os vossos planos do próximo reencontro e sei quão importante isso é.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  30. Ola Ruy
    pois eu iria contactar contigo nesse sentido, para um possível encontro.
    E ele será feito, estou certo disso.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Que tudo se concretize como desejas, Pinguim, e que sejam umas férias gloriosas!
    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Justine
    assim o espero, minha amiga.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  33. Olá

    Antes de mais, e porque sei bem como são essas coisas dos exames, só desejo que o Déjan consiga estar de cabeça fresca e que passe ao exame e com distinção...

    Depois, são mais uns dias e de certeza que vais estar com o nervoso miudinho à espera dele.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  34. As dúvidas são sempre o pior.
    Assim, ao menos, e apesar dos contratempos, já sabes quando o verás!

    ResponderEliminar
  35. See you in less then 2 weeks chako pako!
    Gretings to all bloggers here.

    ResponderEliminar
  36. Ricardo
    tu viste bem a minha desilusão, quando soube do último exame dele, dos seus complexos acerca do exame e claro que estou a pedir que tudo dê certo e acabe aquele pesadelo para ele...e para mim...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. Ângelo
    tens razão; o pior é sempre a incerteza; depois faz-se das tripas coração e andamos em frente...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Déjan
    you are too much optimist, my love; isn't two weeks but three...
    But now , first of all, you must pass your examination and after we will pass here 16 wonderfull days.
    I adore you.

    ResponderEliminar
  39. Amigo Pinguim~

    "Não é fácil o Amor", mas é tão bonito e esse teu entusiasmo, essa tua alegria é maravilhososa e até a mim me faz bem, pois ando com muita falta de receber boas notícias e ter à minha volta almas felizes.
    Em primeiro lugar votos de boa sorte ao Dejan e depois sinceros votos de muita alegria e amor para as vossas férias.
    Que bom é sentirmo-nos de novo adolescentes apaixonados!
    Um abraço muito amigo1

    ResponderEliminar
  40. Caro Com senso
    mas que bonito comentário, meu amigo!
    "Não é fácil o amor", claro que não, e se fosse não saberia tão bem saboreá-lo em plenitude.
    Não é que me sinta um adolescente apaixonado, mas que é muito bom o estado em que me sinto, é verdade.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  41. Friend, vai valer a pena a espera!
    Abraço

    ResponderEliminar
  42. Catsone
    costuma dizer-se "prazer adiado é prazer aumentado"!
    Abração.

    ResponderEliminar
  43. Já só faltam 20!
    Espero que estes passem bem depressa e que o exame do Déjan corra bem!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  44. Dantins
    DEZANOVE!!!!!!!!!!!!!!!!
    não me baralhes, por favor, eheheh...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  45. Olá Ricardo
    estou a ver que passa, mas rápido, nem por isso...
    Abração.

    ResponderEliminar
  46. esse sítio, que pensei que conhecias, fica aqui pertinho de casa, é uma praia com uma igreja chamada Senhor da Pedra, é realmente muito bonita, mas energeticamente tem uma carga pesada...não é um sítio de onde tragas boas energias, aliás é conhecido por ser alvo de romarias...menos...católicas, mais po lado da bruxaria mesmo.
    mas irei levar-vos lá sim um dia basta dizeres:-)
    segue um link: http://images.google.pt/images?rlz=1C1CHMA_pt-PTPT366PT366&sourceid=chrome&q=senhor%20da%20pedra%20gaia&um=1&ie=UTF-8&sa=N&hl=pt-PT&tab=wi

    abração:-) e estamos aqui todos a dar força ao Déjan :-)

    ResponderEliminar
  47. Caro Ima
    eu sabia que era em Portugal, e lá para o Norte, mas não o sabia tão perto de ti.
    É tão bela esta foto...
    Abração.

    ResponderEliminar
  48. Meu caro Pinguim, só hoje pude vir aqui...a gripe saltou-me em cima.
    Costuma-se dizer que "tudo acontece por uma boa razão". As provas do Dejan vão correr muito bem e será mais um motivo para celebrarem na sua vinda adiada cá. E a maneira positiva como encaras esta pequena adversidade é pensar nos dias que faltam como se fosse já amanhã.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  49. Olá Miguel
    agora só penso no dia 26 e espero mesmo que o exame corra bem....
    Abração.

    ResponderEliminar
  50. Obrigado pelo teu comentario...

    Aproveito para te desejar muitas felicidades...

    E digo-te, nna minha opnião existe uma diferença entre sentimentos e emoções... visto que as emoções são geradas por pensamentos, porque antes de qualquer emoção vem um pensamento... o sentimento pode derivar de varios campos, vivências e/ou experiências, e ao contrario das emoções, os sentimentos não se controlam...


    Um abraço enorme para ti...

    ResponderEliminar
  51. Olá Gabriel
    agradeço os teus esclarecimentos mais bem fundamentados, estou certo.
    E sim, sinto-me muito bem com este "sentimento" comum, que é realmente incontrolovável...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  52. Cá estou eu de volta à blogosfera depois de uma semana abrazada e pimba, ainda ficou pior, lol. No dia 1 de Maio faz anos uma amiga que à meses apregoa um mega jantar de aniversário, tou de folga e tudo mas reservadissimo!
    E tanto que andava a ansiar o jantar da blogosfera. Posso sempre ir ao pic-nic! ;)

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  53. Félix
    eu até ia sugerir que viesses com o Miguel, se ele vier, o que acho que acontecerá, e trouxesses o teu amigo de infância....
    De certeza que não há remédio?
    Abração.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!