sábado, 20 de fevereiro de 2010

Fernando Nobre

Não tendo votado em M.Alegre nas últimas presidenciais, estava, à priori a ver-me como apoiante dele nestas, por ser um individuo sério e credível e capaz de aglutinar a esquerda de forma a impedir a reeleição de Cavaco.

Agora surge um homem, por quem tenho, como a esmagadora maioria do povo português, uma enorme simpatia, que tem feito da sua vida uma dádiva aos outros e que pode por ser um individuo não enfeudado a qualquer partido um candidato a considerar. Mas tem pontos fracos esta candidatura, pois irá dividir a esquerda facilitando , quem sabe a reeleição de Cavaco, embora F.Nobre recolha também muitos apoios na direita; não sendo um político, não se tem demitido de exercer o apoio às mais variadas opções eleitorais, de ambos os espectros políticos, o que é um pouco confuso; e, se não ser político de carreira não o indicia como possuidor de vícios políticos, por outro lado tal poderá não ser suficiente para exercer um poder que embora constitucionalmente não seja tão importante como noutros países (p.ex. a França), tem responsabilidades acrescidas numa conjuntura muito difícil para o país e para o mundo.

Confesso que fui apanhado de surpresa, e o meu voto vai ser dado , na continuidade de uma evolução política que varia de dia para dia, a quem me provar que estará melhor preparado para exercer o cargo com autoridade, honestidade e equidistância política dos partidos que os apoiem ou não.

24 comentários:

  1. Pinguim, acho que o Dr. Fernando Nobre, ao apoiar pessoas de vários quadrantes, mostra que apoia pessoas e não cores políticas. Esta é minha opinião e, como ex-votante de Cavaco, parece-me que já tenho um candidato mais idóneo no qual votar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Catsone
    este teu comentário não vai contra o que expus e até evidencia uma realidade muito concreta: veio baralhar o cenário das presidenciais e de que maneira.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Tal como tu, fui apanhada de surpresa e pensei exactamente na evolução que terá este candidato que, confesso, me agrada tanto.

    Ouvi dizer que ias fazer um jantar no "Puerto" ?!?

    Beijinhos e saudadess

    ResponderEliminar
  4. Isabel
    é isso mesmo, mas com dois candidatos já perfilados e outro, que decerto o será, (Cavaco), isto promete.

    Quanto ao jantar no "Puerto", se não houver alteração da data de chegada do Déjan, será no dia 11, mas eu confirmar-te-hei...

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Pinguim, esta candidatura, independentemente do perfil extraordinário da pessoa só vem acentuar as divisões no PS quanro às presidenciais. Acho com muita tristeza que com isto tudo quem vai lucrar é o Cavaco. Só gostava que os partidos de esquerda se entendessem com um candidato único para derrotar o Cavaco, seja o Nobre, o Alegre ou qualquer outro com qualidades e carisma.
    Um abraço e peço desculpa por não parar mais vezes por cá.

    ResponderEliminar
  6. Olá Paulo
    saúdo com muito empenho este teu comentário.
    Não deixo de concordar contigo, pois foi uma das razões que apontei quanto aos pontos fracos desta candidatura.
    Também para mim, o principal objectivo das presidenciais é derrotar Cavaco.
    Embora o PS ainda nada tivesse dito oficialmente sobre as presidenciais, é um facto que Alegre é do PS e mais uma vez avançou autonomamente, e Nobre não sendo, foi pressionado por Soares, são situações incompreensíveis; aqui, Sócrates não tem culpa, mas está posto perante outro problema...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Joao.

    Nao votei no Cavaco, por nao ter gostado dos seus antecedentes politicos como PM. Era de saber que uma pessoa que ja esteve nas calcas do governo, teria vicios e dividas de gratidao para quem realmente controla os corredores do poder, apesar de nao aparecerem ao lado do PM ou os lideres da oposicao...
    De nada adiantou eu nao ter votado nele, mas pelo menos nao carrego essa culpa.
    Nao conheco este senhor, mas nao digo que nao me venha a convencer. Conheco o Manuel Alegre, que pelo que tenho vindo a observar ha varios anos, parece-me um dos poucos politicos minimamente coerente e sobretudo honesto. Parece...

    Bom fim de semana para ti e um abraco

    ResponderEliminar
  8. As (in)decisões, para votar em Alegre/Nobre contra cavaco, vão ser muitas...
    Dentro do PS, na população em geral.

    ResponderEliminar
  9. Ainda estou num limbo... não é muito correcto mas estou.
    Vou estar mais atententa a observar o evoluir das "atitudes"
    Abracinho

    ResponderEliminar
  10. Essa questão da divisão à esquerda acaba por ser uma falsa questão, porque Fernando Nobre também irá angariar muitos votantes à direita.

    A questão que interessa é a de saber quem é melhor e votar consoante a nossa consciência... sem falsas questões, nem pensamentos sobre direitas e esquerdas... pelo menos assim deveria ser.

    ResponderEliminar
  11. É certo que esta candidatura irá tirar alguns votos à de Manuel Alegre, mas penso que, como já foi escrito em cima, irá também dividir o eleitorado à direita... Por mim, ainda vou pensar, mas confesso que à partida, apesar do respeito imenso que tenho pelo Fernando Nobre, a minha enclinação é manter a ideia de votar no Manuel Alegre. Porque na verdade, penso que esta candidatura, apesar de meritosa, nada acrescenta,e ainda, pode mesmo vir atrapalhar, e dar a vitória ao Cavaco, mas ainda vou ponderar, de acordo com os desenvolvimentos. Em todo o caso, deviam haver mais movimentos cívicos apartidários na conquista pelas diversas Instituições de poder e só por isso, louvo a iniciativa! beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Francisco
    eu nunca votaria em Cavaco, pelas razões que tu bem expões; o voto em M.Alegre parecia-me óbvio; mas esta candidatura apartidária e de um indivíduo com características humanas e sociais sem mácula, faz-me obrigatoriamente fazer uma pausa, ouvir candidatos, propostas e reflectir, antes de tomar qualquer decisão; na mesma pesará, é claro obstar a reeleição de Cavaco, que não considero como meu Presidente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Violeta
    mais um problema e grande para Sócrates resolver; quem vai ser o candidato do PS?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá Maria Teresa
    porque não será correcto? Antes pelo contrário, penso que será a posição mais ponderada.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Johnny
    é um facto que Fernando Nobre pode vir a transformar-se num caso de motivação extra, tal o desgaste dos políticos de todos os quadrantes e assim ir buscar votos de protesto não ao partido a ou b, mas sim à política em geral.
    Concordo que a eleição do PR deveria ser essencialmente personalizada e não partidarizada, mas não é isso que tem sucedido; e todos sabemos que é necessário toda uma máquina para transformar uma candidatura de uma personalidade simpática e até capaz numa candidatura ganhadora.
    Vamos ver o desenrolar da situação...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Eva
    as tuas considerações são perfeitamente justas e não estão nada longe, antes pelo contrário, das minhas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Agora também fiquei um pouco dividido. Gosto bastante do M. Alegre, e considero-o o meu candidato, mas tenho simpatia por este senhor. Gostaria era de saber a opinião dele relativamente às minorias sexuais, étnicas, religiosas, etc.. :)

    ResponderEliminar
  18. Mark
    pois é, ele terá que estabelecer num programa, os seus pontos de vista sobre muita coisa, e depois se verá...
    E claro que essa questão sobre as minorias, principalmente sexuais, pois sobre as outras, as suas opiniões são conhecidas, pesará contra ou a favor.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Olá Pinguim
    Acho que ainda temos bastante tempo para ponderar, mas pelo menos esta é uma candidatura verdadeiramente transpartidária e isso parece-me muito bem. Para eleições partidárias já temos todas as outras. O cargo de Presidente da República devia ser congregador dos portugueses, especialmente nos tempos difíceis que se aproximam. E isso só acontece se ele não vier dos partidos.
    Sei que, sem uma máquina partdária a apoiá-lo, Fernando Nobre não vai ter grandes esperanças, mas tenho pena. Talvez fosse das poucas hipóteses que nos restam de sair deste atoleiro em que meio Portugal diz mal do outro meio, sem sabermos onde está realmente a verdade.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Teresa
    como bem dizes, a procissão ainda agora vai no adro,mas é bom sabermos de quem são os andores e quem os leva aos ombros, para depois sabermos qual devemos seguir.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Boas :D
    Quer me parecer tb que vou optar por este candidato.
    Pelo menos a minha simpatia tem para já.

    ResponderEliminar
  22. Olá Ruy
    acho que a simpatia por ele é geral: é um homem de bem. Será que chega?
    Abraço amigo,

    ResponderEliminar
  23. Pinguim,
    Tal como tu fui apanhada de surpresa e ainda estou meio chocada.
    Depois de já ter sido anunciada uma candidatura à esquerda, e sendo a unidade da esquerda a ÚNICA possibilidade de derrotar o cavaco , dói-me muito que um homem que nos habituamos a admirar, se preste a um tal papel.Além de ser perigoso e populista um discurso de homem providencial, apresentando como grande virtude o facto de não ter partido , fica-nos a vontade de saber de onde virá a máquina para o apoiar e o dinheiro que é preciso para uma candidatura ganhadora .
    O tempo nos dirá se é de facto uma candidatura para ganhar , ou se será apenas para dividir a "malta" , e neste último caso não será precisa de facto, uma boa e oleada máquina de apoio , bastarão alguns espúrios financiamentos.
    Esperemos ..
    Ultimamente este País só me dá desgostos.
    Um abraço da regressada

    ResponderEliminar
  24. Esmeralda
    100% de acordo com o que aqui dizes; a muita simpatia por Fernando Nobre não chega, pelo menos por ora, para o ver como Presidente da República.
    Mas, ainda falta muito tempo e as coisas irão estar mais bem defenidas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!