quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Da realidade ao "absurdo total"

Recebi hoje por mail, do meu amigo L.F. esta foto em que estão a senhora Angela Merkel, Chanceler alemã, com o seu marido, à sua esquerda e com o vice-chanceler e ministro dos Negócios Estrangeiros Guido Westerwelle, acompanhado do seu companheiro, Michael Mronz.
É uma foto oficial e mostra os lideres dos dois partidos, ambos de direita, que governam a Alemanha, como resultado das últimas eleições.
Como se pode constatar, o senhor Westerwelle não prescinde de se apresentar com o seu companheiro e ainda recentemente numa visita à China, foi com ele que se apresentou oficialmente, tendo de início causado alguma perplexidade, mas que as autoridades chinesas, receberam de forma natural.
Isto passa-se realmente, não é fantasia, num país europeu governado por dois partidos de direita.
Façamos agora um exemplo de "faz de conta" por muito absurdo que pareça e transportemos a situação para Portugal: O PSD governa o país em coligação com o CDS, e MFLeite é a primeira ministra, sendo o líder do CDS, o vice-primeiro ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, o qual tinha um relacionamento homossexual e tiravam uma foto oficial com os respectivos companheiros. Só mesmo o absurdo permitiria pensar em tal e por duas razões: nunca MFLeite será primeira ministra de Portugal e claro que o líder do CDS não é homossexual.
Mas seria curioso, não seria?

(clicar na imagem para aumentar)

65 comentários:

  1. O lider do CDS não é gay?! :O (ironia)

    LOOOOOOL não há chave que valha para aquelas Portas. A abertura da mentalidade daquele senhor deve ser inversamente proporcional à abertura, lá está, da fechadura! ;)

    ResponderEliminar
  2. Natcho
    relativiza, meu caro...
    É um absurdo (tudo), não te esqueças...
    Abração.

    ResponderEliminar
  3. por isso é que eu gosto tanto de gente inteligente...

    ResponderEliminar
  4. Sinal de que os tempos são outros!

    ^_^

    ResponderEliminar
  5. Ima
    não te estás a referir a MFL, pois não????
    Abração.

    ResponderEliminar
  6. GiGi
    pois são, mas demoram a chegar cá; estamos demasiado ocupados a "procriar"...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. LoL meu caro, cá é tudo às escondidas...

    E as fotos 'oficiais' misteriosamente desaparecem.

    ResponderEliminar
  8. Olá Filipe
    não temos é "tomates" para assumir as coisas como são e a chamar os bois pelos nomes...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. inspiradíssimo o teu comentário, meu caro. realmente seria uma foto impossível por cá, pelas razões que apontas. talvez fosse possível se fosse ao contrário: se o líder do cds fosse uma actriz francesa loira de uma certa idade. mas claro, isso são só cenário pouco plausíveis.
    abração

    ResponderEliminar
  10. É só gente de "tomates"!... (Há muito macho que nãos os tem e - talvez por isso - faz sempre tanto alarido.)

    ResponderEliminar
  11. O Natcho fez a "piada" que eu a fazer... assim não jogo! (birra!) LOOOL

    A MFL como nossa Primeira realmente é absurdo... agora uma foto oficial com "todo o tipo" de companheiros... issso... niguém sabe what goes on behind closed doors ;)

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  12. Estes absurdos hipotéticos, rrsss. Não leste o meu post da medalha? Reality is many times, absurder than fiction!
    Ora vejamos, a MFL, primeira-ministra? Ha, ha, realmente uma hipótese demasiado fantasiosa... quanto ao resto, respondendo à izzie, aparently, some people do...:)
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Miguel
    pois é, são cenários pouco possíveis, mas que mostram a hipocrisia de certas pessoas.
    Embora aqui, o meu comentário, tivesse desviado um pouco a atenção para a normalidade com que estas situações são vividas noutros países: a presidente da república islandesa (salvo erro) é lésbica; os presidentes da câmara de Paris e Berlim, homossexuais; assim como alguns ministros do governo inglês e são numerosos os deputados nos parlamentos por essa Europa fora; até nos EUA, agora com Obama, houve nomeações de importância, atribuídos a pessoas de sexualidade diferente da "sexualidade padrão"; e todas as pessoas que referi, assumiram as suas formas de viver a sexualidade, directamente, sem problemas, não se escondendo por detrás de biombos tantas vezes transparentes.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Desconheço sobre a política de Portugal mas quem sabe em breve não seja algo mais e mais comum? Seria bacana ver o Lulinha dando um beijo de língua no companheiro Zé Dirceu. :-)

    ResponderEliminar
  15. Luís
    eu gostaria, e ainda em jeito de complemento ao comentário que deixei ao Miguel, de saber quantos deputados há actualmente no parlamento, que escondem a sua homossexualidade; só Miguel Vale de Almeida teve (eu não quero dizer coragem) a honestidade de . não assumir a sua homossexualidade, coisa que já fez há muito, mas entrar naquela casa, participando como cidadão na resolução de casos importantes da vida nacional, não só, claro, referentes à comunidade GLBT.
    Haveria decerto vários, mas a hipocrisia reina...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  16. Izzie
    estás a sonhar com uma realidade que não vejo plausível, a curto prazo, infelizmente.
    O peso da Igreja e da educação católica é muito grande no nosso país e usado em certos casos como travão para coisas simples da vida.
    Repara que em Espanha, uns anos adiantada a nós no que respeita à aprovação de leis não há "coming outs" políticos, exactamente pela mesma razão - o poder da Igreja.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Ora ai está uma coisa que eu não pensei possível, claro que no caso português iria ser impossível!
    E são de direita vejam só...
    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Eva
    ao referir a pouco provável, e por isso absurda, situação de ver MFL como primeira ministra, estou a referir-me como é óbvio, à situação interna dentro do PSD, pois numa democracia, tudo é possível: até ter Santana Lopes como primeiro ministro...
    Quanto ao resto "the show must go one"...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Edu
    estamos em patamares similares quanto ao desconhecimento das políticas internas dos nossos dois países, mas posso admitir que o senhor José Dirceu, de quem já ouvi falar, mas que não sei realmente que lugar ocupa na política brasileira, seja mais um daqueles políticos que se escondem dentro do célebre armário...
    Abração.

    ResponderEliminar
  20. André
    temos que nos congratular pelo facto, pois representa um avanço importante, a nível mundial; e é preciso que o cargo de ministro dos negócios estrangeiros de um país como a Alemanha o põe em constantes contactos com políticos de muitos países e tendo falado no caso da China, já vi fotos do presidente Sarcozy a cumprimentar o companheiro de Westerwelle...
    E são todos de direita, como bem relembras.
    Nós? Nós por cá todos bem...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. mas há uma coisa muito importante. Não se pode comparar a abertura de espirito que, historicamente, existe no norte europeu desde há muito muito tempo (tirando o conveniente período nazi) com o sul europeu educado sob a tutela judaico-cristã. Mesmo aqueles que não são católicos acabam por ter um código moral devedor dessa tradição. Não tivessem os judeus ajudado os católicos na reconquista da Península Ibérica a derrotarem os árabes e hj seríamos muito melhores, pois a cultura moçárabe que predominava na nossa Península era o oposto do islamismo fundamentalista.

    ResponderEliminar
  22. Gostaria de saber quantos ainda vivem no "Closet"... houve o filme "The celluloid closet", porque nao fazem "The political closet"? Aqui na Austria tinha um de (extrema) direita, um nazisitinha, chamado Haider... era um segredo público que ele gostava de rapazes... agora, ele morreu e nunca assumiu nada...

    ResponderEliminar
  23. Todas opiniõs bem complexas.Resum o a dizer que a hipocrisia sempre terá seu espaço, em qualquer lugar do mundo, infelizmente.

    ResponderEliminar
  24. Eu acho que esse quadro que descreves com a MFL e o líder do CDS seria possível... se fosse pintado pela Paula Rego... :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Olá Pinguim não sei se serei eu apenas ingénuo ou se tenho um incorrigível mundo de fantasia mas eu acredito sinceramente que as coisas estão a caminhar para melhor e que os casais homossexuais cada vez mais são percepcionados com normalidade. Claro que ainda há um caminho longo a percorrer mas eu cá estarei passo a passo e tenho a certeza que tu também!!
    Um abraço amigo ;)

    ResponderEliminar
  26. Ricardo
    eu vi e gostei muito desse filme; já acho bastante mais difícil fazer o filme na versão dos políticos, não por falta de material, mas porque será sempre considerada "matéria sensível".
    Esse Jorge Haider, mesmo antes de morrer, se sabia que era gay, mas desconhecia-se que tinha um companheiro, penso eu...mas poderei estar enganado.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  27. Eu, que tou nas tintas para quem é gay ou não, só passei por aqui para dizer que o Sá Pinto é o maior. Não sei se o Sá Pinto é gay, embora, tenho corrido rumores que o monárquico com o melhor gancho do país partilhava os lençois com os atletas (http://www.maisfutebol.iol.pt/desporto/iol/1109411-4062.html), mas que ele é o maior é!


    beijos

    ResponderEliminar
  28. Manuel
    mais uma vez um comentário dá uma ajuda importante no esclarecimento de uma postagem.
    As tuas observações são extremamente pertinentes e não poderia estar mais de acordo.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  29. Glauco
    como dizes, neste assunto, dos políticos gays e tirando honrosas excepções reina a hipocrisia.
    Quando será que as pessoas deixam de estar contra elas próprias?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  30. O meu blog...
    Se não estivesse ainda perturbado com o acontecido há dois dias, teria rido com gosto da tua observação sobre o quadro da Paula Rego.
    Que medo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Caro Psi
    eu concordo contigo, mas no caso dos políticos, sou bastante céptico, principalmente naqueles que têm ambições de poder e não estão na política apenas para servir.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Amigo Pinguim

    Estes são os exemplos que penso que daqui a uns trinta ou quarenta anos farão diferentes as nossas sociedades neste aspecto!
    Para cada político que se assume ainda há 100 cidadãos anónimos que seriam marginalizados pela família, "amigos" e colegas, caso resolvessem sair do armário... até mesmo nos países civilizados!
    Esperemos que o exemplo meramente teórico que trouxeste relativamente a Portugal um dia também se venha a verificar, para ajudar a lavar algumas mentes profundamente polúidas de preconceitos e de uma cultura ancestral que teima em persistir!
    Um abraço amigo!

    ResponderEliminar
  33. Seia de bom tom esclarecer que, digo que estou me nas tintas, porque de facto, a orientação sexual nunca foi factor de aprovação, para estabelecer relações com os que me rodeiam.


    beijocas redobradas

    ResponderEliminar
  34. Blue
    não estou de acordo contigo, desta vez. Não gosto, aliás nunca gostei do Sá Pinto; a sua cara não engana: é um tipo sem nível.
    Quanto a ser gay ou não, é lá com ele; não seria o primeiro, nem o último a sê-lo...
    Beijiquita.

    ResponderEliminar
  35. Com senso
    mal estaríamos se daqui a trinta ou quarenta anos as coisas, neste campo, não evoluíssem; de qualquer forma muito da diferente forma de ver estes assuntos em países do centro e norte da Europa em relação aos maiores preconceitos dos europeus do sul. está muito bem fundamentada no comentário do Manuel Braga Serrano.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  36. Blue
    nem era preciso referi-lo; só quem não te conheça poderia duvidar disso.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  37. Oh meu caro amigo... quando digo que o Sá Pinto é o maior, é embrulhado em toneladas de ironia... é no fundo um tipo sem escrúpulos e sem pingo de dignidade.


    Beijocas

    ResponderEliminar
  38. Blue
    estava admirado, mas assim está bem...
    Estou velhote, já não distingo a ironia...

    ResponderEliminar
  39. Free_soul
    o que tem de ser dito deve ser dito, mesmo que ironicamente...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  40. o Portas??!!!

    gay a 100%

    basta ver aquelas gravatinhas...

    abc

    ResponderEliminar
  41. Sim Violeta
    há um tempo para tudo, mas a hipocrisia de alguns tem limites...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  42. Sete
    deves estar "equivocado"...aqui devo rir-me, mas não consigo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  43. nunca MFLeite será primeira ministra de Portugal e claro que o líder do CDS não é homossexual.

    Pelo menos que uma parte seja verdadeira, pleeeeeeeeease god!!!
    Era mau demais.

    ResponderEliminar
  44. Mar_maria
    claro que é só uma...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  45. Bom , há pessoas que realmente não conhecem seus limites..
    quantos absurdos.
    beijos

    ResponderEliminar
  46. Bea
    todo o ser humano tem limites que lhe são impostos, quer pela sociedade, quer por vontade própria; há que fazer uma gestão correcta e equilibrada desses limites, com vista a obter uma maior felicidade.
    Simplesmente há pessoas que não o sabem fazer, se hipotecam como seres humanos decentes e honestos...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  47. Esse cenário de que falas é assustador!!! E claro que o líder o CDS PP jamais poderia ser homossexual!

    E não sabia desta história alemã. Nem da ida do ministro à China. Fantástico!
    Também quero disso cá, se faz favor!

    ResponderEliminar
  48. Ângelo
    é um cenário que peço a todos os santos, não se venha a verificar, principalmente a segunda premissa; seria um terrível problema, nomeadamente para as crianças, pois como iriam os pais explicar essas "aberrações" às criancinhas; e poderia até pôr em perigo a visita de Sua Santidade, em Maio próximo - Deus nos livre!!!!

    Abração.

    ResponderEliminar
  49. Portugal - ou os seus governantes -continua a ser tacanho, provinciano e mesquinho. Para quando uma abertura de mentalidades,para quando a aceitação natural da diferença?

    ResponderEliminar
  50. João, por sorte, para todos nós, o "cabeção enfatuado" não é PM, porque nem nas suposições eu gostaria de contemplar a hipótese (prefiro que lá esteja o presente, e sabes o que sinto a respeito ... hehehe).
    Quanto ao outro fazer as coisas no armário ou fora dele não me admira nem fico sequer incomodado, posto que nunca fomos expostos nem a situações honestas nem frontais destes políticos (e nãos só deles, claro, pois é um mal que ataca as sociedade de alto a baixo, em todos os escalões etários e sociais/económicos).
    Mas não é de admirar que muitas mulheres que conheço se queixem que são os homens mais interessantes que são gay! Basta olhar a foto (se bem que o marido da Sra. Merkel não é nada de deitar fora! Falo por mim, claro!)
    Abraço
    Manel

    ResponderEliminar
  51. Justine
    e vai continuar a ser, infelizmente.
    As pessoas ainda não entenderam que o "assumir" a homossexualidade por parte de alguém com visibilidade não é, ao contrário do que muita gente pensa uma condenação ao ostracismo, mas por vezes, até se dá o contrário. E quando é "vox populi" que alguém é homossexual e essa pessoa não o assume isso pode ser considerado hipocrisia; se no mundo do espectáculo ou do desporto isso não traz grande problema, já na política pode trazer...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  52. Manel
    o meu comentário anterior pode também servir de resposta ao teu...
    Quanto aos homens gay serem fisicamente mais atractivos para as mulheres, não sei, embora no caso da foto em questão, ser um facto que ambos são bastante charmosos...
    Abração.

    ResponderEliminar
  53. Pinguim, na sequência da chamada de atenção que deixaste no espaço da ovelha, vim - logo que pude - ver a tal fotografia fotografia...
    Abraço

    ResponderEliminar
  54. Pinguim, vim ver - assim que pude - o teu "post" alusivo a MNE alemão.
    Abraço

    ResponderEliminar
  55. Caro Ovelha
    agora ainda ficaste mais elucidado...
    Abração.

    ResponderEliminar
  56. João, aqui no governo brasileiro há um ministro gay, embora o fato seja devidamente abafado. Bem, não sei se há outros, mas este é mais ou menos de conhecimento popular. Agora, de se apresentar em eventos públicos acompanhado, políticos e não-políticos estão a anos-luz do exemplo alemão. Veja você que o vice-chanceler alemão ousou ir à China acompanhado. Justamente a China que é um dos países que mais condena o homossexualismo. Não sei se são sinais dos tempos. Temo que os tempos têm por princípio avançar um passo e retroceder dois. De qualquer forma, arrisco dizer que, embora os casais gays (públicos e privados) sejam ainda vistos como exóticos, há sim algum avanço por aqui também. Abraço!

    ResponderEliminar
  57. Falando do CDS e afins é estranho como todos esses santos e defensores da "moralidade" (fazendo de mim amoral) e da "familia tradicional" (fazendo da minha familia uma mmm familia moderna?) são quase sempre apanhados com as calças em baixo nalguma casa de banho ou drogados com prostitutos masculinos.

    ResponderEliminar
  58. Sérgio
    as coisas estão realmente evoluindo, embora lentamente, demasiado lentamente nalguns casos...
    Este exemplo do ministro alemão é de salientar, ainda para mais pertencendo ele a um partido conservador.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  59. Caro TUSB
    quase prefiro a homofobia anónima do que a hipocrisia dessa gente; devia haver uma denúncia pública dessas pessoas com responsabilidades, da parte de quem já os apanhou em situações de flagrante delito.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  60. Realmente é mais fácil Cristo descer à Terra XD (novamente) que essa realidade acontecer em Portugal...
    Eheh

    ResponderEliminar
  61. Uma coisa tenho a certeza absoluta: MFL..NUNCA será 1ª ministra de Portugal. Do resto.... "eu não acredito em bruxas, mas que as há...há". :-)
    Por cá ainda vai demorar muito tempo para que a abertura de espírito permita obter uma foto tipo esta.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  62. Pois é Ruy
    muitos passos há ainda a dar...apesar dos avanços que se vão conquistando.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  63. Miguel
    eu não sou, como decerto sabes, nem simpatizante, nem interessado nos assuntos do PSD; mas vou ouvindo aqui, lendo ali e realmente, perante o momento actual, jamais essa senhora governará Portugal.
    Quanto ao resto, eu já acredito em tudo...desde que vejo o S.Lopes a receber a mais alta condecoração do país pelo importante papel representado como 1º.ministro, porque não acreditar que um líder de um partido de direita não abra a porta do armário... Claro que @s velhinh@s iriam sofrer muito, mas paciência...
    Abração.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!