quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Robert Mapplethorpe


Robert Mapplethorpe (New York-1946 / Boston-1989), foi o terceiro de seis irmãos, numa família católica – todos iam à igreja, uma experiência que o veio a traumatizar como adolescente na provinciana Long Island, um bom lugar para crescer e melhor para fugir, ele e todos os traumas que herdou da sua família. Porque sentir-se atraído por homens (foi apanhado pelos pais com fotos de rapazes mais ou menos desnudados e a sair de uma sex shop local), e ter pretensões artísticas, na década de 60, por muito hippie que o mundo fosse nesse tempo, não era fácil. Com 17 anos entrou num mundo que lhe permitiu começar a sentir-se livre, o Pratt Institute de Brooklyn, onde realizou os seus primeiros trabalhos, como escultor e pintor; apenas em 1972 começou a fotografar com uma Polaroid que um amigo lhe ofereceu.
É geralmente aceite que Mapplethorpe terá sido sempre homossexual, mas ele esteve noivo durante anos da cantora Patti Smith, que foi seu modelo até ao fim dos seus dias; é dele a capa do primeiro álbum da cantora
e foi por seu intermédio que conheceu bastante bem alguns artistas do mundo do rock e os fotografou, como Lou Reed, Debbie Harry ou Iggy Pop. Segundo ele, um dos factores mais importantes para o êxito de um retratista é que deve haver uma boa comunicação entre o modelo e o fotógrafo; para RM, as pessoas são o mais importante, principalmente o seu relacionamento com elas, e conhecer gente é uma forma de comunicação social. Na década de 70 dedicou-se intensamente à fotografia, tendo trabalhado com retratos , com imagens sexuais e com naturezas mortas; ele considerava o corpo humano uma forma e quando fotografava um corpo era como se estivesse a fotografar uma escultura.
A sua obsessão pelos pénis, não qualquer pénis, mas sim os que são grandes ou muito grandes e que pertençam a corpos musculados, levou-o a retratar o sexo masculino em paralelo a uma flor ou um fruto, saindo de um fato de um executivo,

mostrando-se como um elemento externo a um dançarino ou mesmo sendo “maltratado” numa relação sado masoquista, tendo neste último caso ficado célebres três fotos polémicas: um auto retrato em que o fotógrafo se sodomiza com um objecto,

um outro com dois amigos praticando “fisting”e o retrato de uma mulher - Lisa Lyon - que cobre a sua vagina com um escorpião
Aliás foi Lisa Lyon,

que juntamente com Patty Smith foi o seu grande modelo e a sua grande amiga; era uma mulher que praticava o culturismo e assim o seu corpo era também uma escultura masculinizada, com o seu quê de ambiguidade.
Mais tarde, Mapplethorpe começou a retratar naturezas mortas, sobretudo flores, que representavam atenuadamente nos seus caules e nas suas folhas, pénis e vaginas. Tendo até então sempre fotografado a preto e branco, apenas nesta altura começou a usar a cor.

44 comentários:

  1. Conheço muito bem a obra de Robert Mapplethorpe mas, mesmo assim, fiquei agora a conhecer um par de fotos que me eram ainda de todo desconhecidas. Um reparo, porém: a poetisa-artista-cantora com quem ele esteve "noivo" foi Patti Smith (e não Patty Smith - uma gralha muito inocente que, em todo o caso, merece a correcção oportuna). O abraço habitual,

    ResponderEliminar
  2. Gigi
    está considerado um dos grandes fotógrafos do século XX, mas as suas exposições geraram sempre grande polémica.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Luís
    obrigado pela indicação da gralha, já corrigida.
    Suponho que as fotos a que te referes sejam as três "malditas", já que o auto retrato, o pénis do negro e a capa do álbum são das mais conhecidas dele.
    Acho linda a natureza morta...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. São as 4 últimas! Abc,
    Luís

    ResponderEliminar
  5. Adoro esse cara. E, se não me engano, uma exposição sua foi censurada nos EUA no final dos anos 80!
    E ainda acham que a América é "moderna"...
    bj e thanks pelas informações adicionais que não conhecia.

    ResponderEliminar
  6. Luís
    pensava que conhecias a natureza morta...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Gentil Carioca
    penso que essa exposição deu brado e depois de censurada, foi transferida para outro local, ou uma coisa parecida...
    Claro que ele é forte nalgumas fotos, bastante explícitas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. João, quando houve uma exposição das fotos de Robert Mapplethorpe aqui em São Paulo, em 1996, houve também um record de público. Eu tive o prazer de ir a esta exposição e, diferentemente dos EUA, que baniram o último livro do fotógrafo em 1989 por conta da AIDS e do comportamento considerado obsceno, aqui não houve nenhuma polêmica. Foram expostas algumas das fotos que você postou. Eu gosto muito do trabalho dele por motivos óbvios mas também pelos não-óbvios. Os rituais sadomasoquistas que ele fotografou ao final da vida talvez fossem metáforas da própria doença que o tratou de forma tão sádica e da qual ele, de forma auto-destrutiva, tornou-se dependente de um jeito estranho. E também tenho o CD da Patti Smith que você cita. Aliás, ela era, antes disso virar moda, um tipo de mulher inclassificável: ambígua, parecia mais um menino do que uma mulher e talvez por isso se tenha dado a aproximação com Mapplethorpe. Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Sérgio
    como sempre acontece, compreende-se melhor a obra de um artista, seja qual for a sua área, se conhecermos algo sobre a sua vida, pois o homem tende sempre a introduzir naquilo que produz de forma artística, um pouco de si próprio.
    Mapplethorpe é disso, um bom exemplo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Para mim é uma surpresa ver uma foto de R.M. a cores.
    Vi uma exposição dele em Milão em 2001 e todas eram a B&W.
    Sem dúvida, foi um grande fotógrafo e um ícone GLS, curiosamente tem várias fotos com o corpo feminino como modelo. Não creio que dentro dos nus esteja algum da Patti Smith.

    ResponderEliminar
  11. Tenha pena de desconhecer este artista, como sempre gostei mais de pinturas a fotografia passou-me um pouco ao lado. Apesar de algumas fotos incomodarem por serem fortes visualmente, de certa acaba por existir arte nelas. E já agora excelente escolha de musica do dia ehehe.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Olá Paulo
    obrigado pela tua visita; realmente, pelo que sei, a quase totalidade da obra fotográfica de R.M. é a preto e branco, e só mesmo nas suas últimas fotos, penso que todas de naturezas mortas, ele usou a cor.
    Eu não sou um "expert" em fotografia, mas sou apreciador, e acho esta foto a cores, que aqui ponho, perfeitamente deliciosa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Ricardo
    há sempre um dia para descobrir algo de novo...
    Quanto à música, eu gosto imenso dos Muse e tive pena de perder o concerto deles, pois não estava cá. Acho que vão encerrar o Rock in Rio e se os pudesse ver aí, acompanhado do Déjan, seria maravilhoso.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Tenho pouca sensibilidade pela fotografia, confesso, mas é difícil ficar indiferente à de Mapplethorpe. E, à laia de comentário, gostaria de referir a tripla que fizeram Mapplethorpe, Lisa Lyon e Bruce Chatwin, que apesar de marginal foi muito feliz.
    Que bom que nos trouxeste este artista que tanta polémica já provocou, mas, afinal, é também, e sobretudo, da controvérsia que se gera a comunicação.
    Grande abraço
    Manel

    ResponderEliminar
  15. Nanel
    há muito estava este post em stand by, mas só agora surgiu a oportunidade; tenho pena de nunca ter visto nenhuma exposição dele, mas conheço um livro magnífico com quase toda a sua obra: genial!
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  16. Primeiro deixa/me concentrar que a musica dos Muse que aqui tens, nao me deixa parar quieto...ADORO!

    Mais uma vez aprendo ctg...na juncao de conceitos...pois conhecia o nome dele e o "metier"...e algumas das fotos que aqui tens...e nao lhes conhecia relacao...


    Abraco:)))

    ResponderEliminar
  17. Hydra
    fico bem satisfeito de te ver a "mexer"...
    E as partilhas, quando bem recebidas, enchem-me de satisfação.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  18. Caro Pinguim... o casamento foi aprovado, tinha receio mas está aprovado!

    ResponderEliminar
  19. Ricardo
    vamos por partes; esta lei tem quatro "passos" importantes para ser 100% eficaz.
    O 1ª, que era ser aprovada pelo governo, e que me parece a mais fácil, pois estava no seu programa eleitoral, está dado.
    O 2ª, que também não será difícil, será a sua aprovação pelo Parlamento, já que a maioria de esquerda a aprovará, em princípio.
    Depois vem o 3º. que é uma incógnita: a promulgação pelo PR; se ele a promulgar torna-se lei; mas pode enviá-la para apreciação para o Tribunal Constitucional, que em princípio dará parecer positivo à sua promulgação; ou vetá-la para voltar ao Parlamento para ser aprovada de novo ou revista...
    E há ainda o 4ª passo, que pouco ou nunca vi ventilado, e que é a sua inclusão na Constituição da república, numa futura revisão constitucional; se apenas vigorar como lei, sujeita-se a der um dia, com uma maioria de direita, a ser pura e simplesmente revogada; a mesma ameaça paira em Espanha.
    Como vês, é um pouco mais complicado, mas que é deveras importante saudarmos a sua aprovação em Conselho de Ministros, ai isso é: sem isso nada se poderia fazer.
    Abração.

    ResponderEliminar
  20. Fotos: Conheço muitas naturezas mortas do Robert Maplethorpe, mas talvez não a que referenciei. Lembro-me, até, de ter tido comigo um livro só com fotos de flores (na altura fiquei muito surpreendido, pois só conhecia as outras). Cá por casa temos um outro, que faz uma revisão geral muito boa e se intitula simplesmente «Ten By Ten».

    Casamento: Estou plenamente de acordo com os teus comentários e eu até acrescentaria o perigo do referendo. Mas agora há que ter esperança e aguardar não só uma posição mais definitiva para Janeiro, como e sobretudo o bom-senso da população, pois nós também não nos deixámos espezinhar com teorias como uma do pós-74 que garantia que os comunistas comiam criancinhas.

    Blogue: Não quero que vejas na minha insistência uma crítica (bem pelo contrário, entendo que mereces é elogios), mas o teu blogue continua um bocadito pesado. Por exemplo, enquanto começava este comentário (isto agora já no computador da empresa), a música ia aparecendo automaticamente e aos soluços, enquanto a escrita era atrasada ao ritmo imposto pela descarga da música. Espero que mais este comentário ajude a tornar o "why not now" mais 'light' e mais prático de consultar por todos... ;-)

    Abraço,

    ResponderEliminar
  21. Sem dúvida que terá sido alguém muito alternativo e culturalmente interessante de conhecer, contudo as fotos mais eróticas não são do mais bonito que tenho visto XD
    Prefiro muito mais as fotos não tão óbvias com flores e cores.
    E já agora a banda sonora de fundo é mto boa eheh :)

    ResponderEliminar
  22. Não conhecia
    Mas confesso que é um pouco forte para mim...

    ResponderEliminar
  23. Não conhecia. Adoro a foto da Mulher com o escorpião

    ResponderEliminar
  24. É pá, Pinguim mix, sou demasiado beirã para não deixar de franzir o sobrolho a olhar para as fotos nº2 e nº3...

    :/

    Beiji** :)

    ResponderEliminar
  25. Luís
    sobre as fotos das naturezas mortas, escolhi esta por me parece aquela que mais se aproxima do que referi no texto sobre o assunto.
    Quanto ao casamento, não falei no referendo, pois parece-me que nunca passará na actual constituição do parlamento; mas se houvesse referendo, o não ganharia à vontade, pois a igreja, associada à direita política e ao elevado número de homofóbicos, não dariam qualquer hipótese...
    Sobre o blog, já diminuí o número de postagens da página inicial, já retirei algum "volume" à coluna da esquerda, mas reconheço que não continua bem...
    Peço desculpa.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  26. Ruy
    esta foto colorida é muito bela, mas a quase totalidade das suas fotos são a preto e branco.
    As fotos que aqui pus, reconheço que são fortes, mas apenas pretendem ilustrar os dizeres do texto; não digo que sejam belas, são sobretudo "desafiadoras"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Violeta
    gostei que ficasses a conhecer pois é um dos grandes fotógrafos do século XX; concordo entretanto que é um bocado chocante grande parte das suas obras.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  28. Speedy
    è a sua musa predilecta, a Lisa Lyon: está realmente uma grande foto!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Celeste
    compreendo-te bem, e não é por seres beirã...é porque é a tua maneira de ver as coisas e acho que a tua opinião é perfeitamente aceitável.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  30. Interessante :)
    Obg...Pela partilha


    Abraço-te

    ResponderEliminar
  31. Abraço-te
    a partilha é das coisas mais interessantes da blogosfera.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Desconhecia este Artista!
    Fiquei impressionada pela coragem de mostrar o realismo e o inconformismo.
    Tal com leio num todos teus comentários, "a partilha é das coisas mais interessantes da blogosfera". Obrigada pela partilha!
    Abracinho

    ResponderEliminar
  33. Maria Teresa
    a partilha além de ser das coisas mais interessantes da blogosfera, é também uma das que mais prazer me dá: aprender e transmitir coisas que se aprendem...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  34. Confesso aqui a minha ignorância em relação a Robert Mapplethorpe.
    A última foto desconhecia. Duas das fotos que mostras, "conhecia-as", salvo erro, na série O Sexo e a Cidade, onde eram exibidas numa galeria de arte.
    Muito interessante.
    Mais uma vez, sempre a aprender-se aqui.
    Forte Abraço.

    ResponderEliminar
  35. Conhecia as fotos de Mapplethorpe mas desconhecia a biografia. Obrigado! :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  36. Luís
    isto não é uma biografia; é apenas uma muito reduzida nota sobre alguns factos mais conhecidos da sua vida.
    Abração.

    ResponderEliminar
  37. queria comentar este post mas por uma razão qualquer tenho tido dificuldade em aceder a página dos comentários, por isso aproveito e agora vai tudo a eito.
    as fotos do Mapplethorpe foram muito importantes para mim, numa determinada fase da minha vida, porque me ajudaram muito a reflectir e a tentar perceber a condição homossexual e o homoerotismo. foi também com o seu trabalho que pela primeira vi tão bem exposto um certo cross-over entre o erotismo (por vezes quase a roçar o pornográfico) e a arte, o que é uma coisa a que sou sensível.
    e para além de tudo, a biografia dele, a ligação a um determinado estilo de vida muito anos 70, muito pre-sida, as ligações ao rock e ao movimento beat, foram todos aspectos que me interessaram muito.
    bem-hajas por este refresh, numa época em que certos ícones da cultura popular que foram do nosso tempo e que fazem parte das nossas vidas, começam a ter aquele estatuto mas raro dos objectos de culto e dos eruditismos.
    abração

    ResponderEliminar
  38. Miguel
    essa dificuldade já me foi apresentada por mais pessoas e eu tenho "aliviado" a coluna da esquerda, pois parece-me estar aí a causa dessa morosidade.
    Sobre RM, pois tens razão; só alguns anos após a sua morte (precoce), toda a sua obra ganhou o estatuto que merece. Poucos fotógrafos do seu nível ousaram ir tão longe duma forma tão brilhante.
    É curioso que embora algumas das suas fotos rocem o pornográfico, como bem referes, nunca as consegui olhar como tal, apenas como eróticas, como é lógico.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  39. Já tinhamos falado sobre este artista que não conhecia até então, é de facto interessante! Já depois de ter estado em tua casa explorei mais sobre a arte dele e se é ainda hoje perverso, imagino o que terá sido na altura em que esteve em alta!
    Muito bom!

    ;)

    ResponderEliminar
  40. Félix
    nem queiras saber alguns escândalos quando da abertura de algumas das suas exposições.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

    ResponderEliminar
  42. Anónimo
    thanks for your visit and your comment. My blog is only a personal page where I put my subjectiv opinion about the main events, national or not, some aspects of my personal life, as a special diary, where I speak about things i like (movies, music, books) and sometimes I put some curiosities.
    So is a very differential place where everything is possible.
    Of course, the LGBT subjects has a very important place here...

    If is not too much impolite, I would like ask you try to have a little name in one future comment, and I appreciate you come back, of course.
    Hugs.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!