segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Emissão especial de aniversário, para todos aqueles que nunca viram o brilho nos olhos de um jovem berlinense a partir o Muro


Com o devido respeito, não resisto a colocar este magnífico desenho de Pedro Vieira, publicado no blog "Arrastão".
É uma data que não pode ser ignorada.

32 comentários:

  1. E já lá vão 20 anos??? Eu sou do antes e depois do muro...temos assistido a cada coisa neste mundo...

    Sim, merece "assinalamento"!!!

    E curiosamente ia eu falar no filme Goodbye Lenine, e clicko no link que referiste e vi o mesmo filme!

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  2. Hydra
    e acho que deves falar na mesma; é um magnífico filme que tem todo o sentido ser referido hoje.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. sabes que, apesar de ter nascido em 86, uma das minhas primeiras recordações e memórias é precisamente ver na rtp1 imensas pessoas todas contentes, vestidas de forma esquisita a partir um muro, embora estivessem a destruir algo, pareciam estar muito contentes...não percebi na altura, mais tarde compreendi, estavam a destruir os muros de uma prisão ao ar livre, e hoje agradeço a minha memória de elefante por conseguir lembrar-me, ainda que vagamente, dessas imagens da rtp1.

    (tenho uma música pa te mandar, um dueto entre nelly furtado e josh groban, linda!!)

    ResponderEliminar
  4. Ima
    que maravilha, a imagem que tens na memória, desse dia extraordinário e de um gesto que mudou toda uma Europa.
    A queda do muro de Berlim foi o princípio do fim da URSS e do seu comunismo ortodoxo.
    Aliás, e porque talvez não saibas, esta pintura está excelente, pois mostra uma imagem que se estilhaça; nessas imagem, célebre na altura, estavam dois importantes líderes comunistas beijando-se (era normal esse cumprimento): Brejnev, da URSS e Honnecker da então RDA (Républica Democráica Alemã) - dois países que hoje já não existem.
    E é importante realçar também nesta data a decisão tomada pelo então líder soviético, Gorbatchov, de os soldados que guardavam o muro, não dispararem, quando a população o começou a derrubar.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Pinguim

    Somos umas felizes testemunhas da História, como nunca outras gerações o foram.
    Testemunhámos em directo, ao vivo revoluções, desabamentos de regimes, transformações sociais radicais...
    E a queda do Muro de Berlim é dos momentos mais marcantes!
    Por outro lado a foto do Brejnev a beijar na boca o Honecker é uma daquelas imagens que ficarão para sempre no imaginário colectivo, até porque se lhe pode dar uma utilidade multiuso, aqui muito bem imaginada e executada!
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  6. Tenho assistido a todos os documentários que passam sobre "o muro" e em todos eles fico com lágrimas nos olhos, de coração apertado. É inimaginável que isto se tenha passado há apenas 20 anos... E hoje, enquanto nos alegramos com a queda desse muro, não posso deixar de ter um sorriso triste ao pensar que na Palestina há um outro muro...

    ResponderEliminar
  7. Amigo Com senso
    eu resolvi explicar no meu comentário anterior, o que representa esta pintura - esse famoso beijo, pois, e isso não é falta de cultura, mas circunstâncias geracionais, muita gente mais nova não conhecerá a foto, e principalmente o seu significado (abstenho-me de significados colaterais, eheheheh).
    Mas somos realmente testemunhas de factos importantíssimos do mundo contemporâneo, e este até nem é dos mais antigos.
    Mas que dizer, por exemplo, e tendo como base os factos que estiveram na origem deste acontecimento, a revolta de Budapeste, reprimida com os tanques soviéticos, em 1956, a "Primavera de Praga" e a consequente "revolução de veludo, na então Checoslováquia e o nascimento e crescimento do movimento "Solidariedade" do Lech Wallesa, na Polónia????
    O livro da História vai tendo cada vez mais páginas, mas há algumas que não podemos jamais esquecer.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  8. I love...
    muito bem lembrado esse facto e tem toda a lógica associá-lo a esta data; infelizmente há países e governantes que não aprendem nada com a História...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. HAHA é estranho ouvir toda a gente falar da queda do muro de berlim como se fosse algo que tivesse acontecido hontem. E depois penso que não partilho desse sentimento. Para mim, a queda do muro de berlim está tão distante como a queda do Estado Livre ou as guerras mundiais. São uma realidade à qual eu xeguei apenas um ano depois (sou da geração de 90) e ao mesmo tempo já tão distante. Generation Gap?? É estranho pensar que há 20anos a europa era diferente porque sempre a conhexi como está hoje: sem muros, sem grandes blocos com ideologias diferentes e fortes. Mas um misto de cooperação e humbiguismo caracteristico do que eu conheço como sendo O Mundo.

    ResponderEliminar
  10. Maxwell
    deves dar-te por feliz por não teres participado num mundo tão difícil, como era nesse tempo, com a possibilidade de a qualquer momento rebentar uma nova guerra...
    Acho, que por muito novo que se seja, se deve olhar sempre com respeito para datas que possibilitaram a vida que agora têm.
    Agora és muito novo, e nada disso te interessa, mas um dia saberás dar um valor maior à História, pois só assim, mais tarde, os que te seguirem poderão dar valor à tua época.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Um DIA a não esquecer, embora infelizmente, a memória do Homem nem sempre recorde o que deve, neste caso um dos vários factos históricos decisivos para podermos ser o que hoje somos...
    Bj

    ResponderEliminar
  12. também acho que deve ser recordada e ainda por cima um número redondinho como 20 anos! mas e pensar que há tantos muros para deitar abaixo (e não é só Jerusalém! assim de repente, a Venezuela, Cuba, Coreia, China...). enfim. não sei se o pessoal aprende com os erros. basicamente, acho que não.
    mas é uma data memorável, essa é que é essa.

    abraço

    ResponderEliminar
  13. Claro, Maria Teresa
    é lamentável que não se ligue a factos tão determinantes para os dias de hoje.
    Eu gostaria de ver como reagiriam certos jovens de hoje se tivessem que tomar opções, como eu tomei, na idade deles, como por exemplo, fugir para o estrangeiro e não poder voltar a estar com a família e amigos, ou ir fazer uma guerra com a qual não concordava...
    Mas agora tudo é fácil, não há "guerras frias", não temos senão que nos preocupar com o nosso bem estar, enfim...eles nem sabem o futuro negro que aí vem!
    Foi uma data e um acontecimento verdadeiramente marcante na História, quer as pessoas lhe dêem ou não a importância devida.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Paulo
    e outros ainda não tão políticos, mas que não deixam de ser "muros"...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  15. Lembro-me perfeitamente deste dia há 20 anos. Uma viragem na história, que pude presenciar, senão lá, pela tv. Nessa altura emocionei-me com os noticiários. E estes últimos dias, também tenho visto os documentários com a lágrima no olho...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. E tantos muros ainda temos a derrubar, não é? Quando leio sobre os 20 anos da queda, leio também que uns e outros referem-se, ainda, aos do 'leste' e os do 'oeste'. A história alemã é tão conturbarda!. De resto, como outras histórias do mundo. Por aqui, temos alguns muros muito particulares que nem em 200 anos ruirão, infelizmente. E, sobretudo, há aqueles pequenos muros que nós mesmos elevamos ao nosso redor. Esses são os piores. Abraço e abaixo todos os muros!

    ResponderEliminar
  17. Tinha 13 anos quando aconteceu a queda do muro de Berlim. Lembro-me que na altura e durante algum tempo, não percebi o que se tinha passado.
    Mais tarde fui percebendo e entendendo o que tinha sido a "cortina de ferro", o "muro da vergonha". Mais do que um muro que era destruído, foi a abertura ao mundo, o fim da Guerra Fria e de toda a tensão mundial e a queda dos regimes comunistas.
    Hoje, recordei as imagens que vi na altura, e a felicidade dos primeiros que atravessaram o muro e se cumprimentavam.

    ResponderEliminar
  18. Eva
    quem não se emociona com um acontecimento que foi um "virar de página" na história da Alemanha e do Mundo????
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Caro Redneck
    esses são sem dúvida os piores, os mais difíceis de derrubar...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  20. Caro Pinguim,
    tive a oportunidade histórica de visitar Berlim antes da queda do famigerado muro e só tenho uma observação a deixar aqui postada:
    Abaixo todos os muros!!!!
    E todas as fronteiras também!
    abçs e thanks pela visita.

    ResponderEliminar
  21. Pois Miguel
    mas tu, apesar de seres novito na altura e não perceberes o alcance daquilo, tiveste a oportunidade de querer saber e informaste-te...
    Mas há quem não queira saber nada disso, que interesse tem isso hoje???
    Enfim...não sou conservador, mas por vezes custa-me compreender a ausência de valores dalguma gente nova.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. Olá Gentil Carioca
    eu não visitei nenhum país da cortina de ferro, nem mesmo Berlim Leste, antes do final da Guerra Fria; e assim não posso aquilatar por mim próprio como era a vida nesses locais, nesse tempo. Mas gostaria de o ter feito.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Como já referi, é uma data que não pode ser esquecida!

    ResponderEliminar
  24. São acontecimentos como estes que me fazem pensar na rapidez com que a história da humanidade avança. No passado acontecia um momento marcante em cada década; agora é um cada mês...

    E olha que, por esta imagem, vê-se que naqueles tempos o pessoal por trás da cortina de ferra andava adiantado!
    :-)
    Abraço!

    ResponderEliminar
  25. Little
    não pode nem deve ser esquecida...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Caro Sócrates
    a tua nota de bom humor, fica bem a amenizar a solenidade da data.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Caro Pinguim, voltei para lhe recomendar um filme que assisti há pouco tempo e sobre o qual falei rapidamente lá no blog (post "Deprê pós-férias"): 'Uma Moda Transgressora" , do alemão Marc Wilms.
    É um documentário, com imagens da época, sobre uma turma absolutamente fora dos padrões estéticos e comportamentais a que nos acostumamos a imaginar como habitantes da Cortina na década de 80. Faziam moda com material reciclado, fotos, festas, eram até drag queens, e maravilhosamente alegres.
    Para mim foi bem difícil acreditar que moravam na triste e cinza Berlim que conheci.
    O que me faz pensar que é sempre possível encontrar algum caminho rumo à felicidade...
    abçs

    ResponderEliminar
  28. Gentil Carioca
    obrigado pela "dica"; a priori não conheço o filme, mas vou à "bíblia" do cinema - IMDB - ver o que lá encontro; se o filme existir na net, hei-de consegui-lo, pois não foi aqui exibido comercialmente, estou certo...
    Beijinho agradecido.

    ResponderEliminar
  29. Recordar sempre e lembrar que ainda há muito muro para derrubar e não falo só no de Gaza (que é um verdadeiro atentado aos direitos humanos) mas as terríveis barreiras mentais, por um mundo mais livre, mais solidário e mais justo.


    Beijocas amigo

    ResponderEliminar
  30. Blue
    de todas essas barreiras há uma abominável: a intolerância!!!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  31. Pinguim, eu conheço bem a foto original que inspirou esse desenho, e não posso deixar de comentar este texto noutro contexto bem diferente.
    É curioso como o beijo de cumprimento entre o Brejnev e o Honnecker, é visto com total naturalidade por todos. Ninguém coloca em causa o gesto do temível Brejnev.
    No entanto, fossem esses dois uns perfeitos desconhecidos, a ter atitude idêntica numa movimentada rua da capital, e de imediato se gritaria "Ai Jazus", "O mundo está perdido", "Seus isto, seus aquilo", "Façam isso em casa", etc, etc.
    Há coisas que são muito difíceis de explicar ou entender :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Blue
    tens toda a razão; é a homofobia a comandar as atitudes, sem qualquer sombra de dúvida.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!