domingo, 1 de novembro de 2009

87 anos


Vou hoje para a Covilhã, a fim de passar o aniversário da minha Mãe, amanhã dia 2 de Novembro, com ela.

O ano passado estava em Milão e portanto não lhe pude fazer companhia; senti-me desconfortável e pesaroso, pois na sua idade e embora o seu estado de saúde esteja normal, nunca se sabe quando será o último.

Prometi a mim mesmo, que a partir deste ano, sempre passaria com ela este dia e assim farei: faz 87 anos e teve um ano muito difícil, pois perdeu uma filha o que a levou além da dor natural de uma mãe que perde um filho, à revolta de não ter sido ela a partir, pois seria a lei natural das coisas…

Será uma estadia curta, mas que me dá muito gosto.

A ela, no dia do seu aniversário, quero deixar a poesia eterna de Eugénio de Andrade:

“No mais fundo de ti
Eu sei que te traí, mãe.

Tudo porque já não sou
O menino adormecido
No fundo dos teus olhos.

Tudo porque ignoras
Que há leitos onde o frio não se demora
E noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
São duras, mãe,
E o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
Que apertava junto ao coração
No retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
Talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
Que todo o meu corpo cresceu,
E até o meu coração
Ficou enorme, mãe!

Olha - queres ouvir-me? -
Às vezes ainda sou o menino
Que adormeceu nos teus olhos;

Ainda aperto contra o coração
Rosas tão brancas
Como as que tens na moldura;

Ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
No meio do laranjal...

Mas - tu sabes - a noite é enorme,
E todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
Dei às aves os meus olhos a beber.

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.”

85 comentários:

  1. abraços e beijinhos de parabéns. desejo que sejam sempre muito felizes os tempos em que se têm um ao outro.

    ResponderEliminar
  2. Lindo tributo:))))

    Faz boas viagens, e que a tua mae passe um dia mto feliz!

    Abraco grande em ti:)

    ResponderEliminar
  3. Assim o espero eu também, amigo Miguel.
    Recordo-me de uma conversa tida contigo há dias acerca do envelhecimento e natural "apagamento" dos nossos pais...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  4. Hydra
    muito feliz nunca poderá ser, pois a perda de um filho é demasiado forte para não desaparecer apenas meio ano passado.
    Mas vamos proporcionar-lhe o melhor dia possível...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  5. Meu Querido João

    Abraça-a muito, muito mesmo.................

    ResponderEliminar
  6. Olá Luís
    assim farei, podes estar certo.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  7. Grande abraço, parabéns a tua Mãe, desfruta o sorriso, o abraço, o olhar e o gesto...
    Até breve, um dia destes volto aqui!

    ResponderEliminar
  8. Carlos
    obrigado pela visita e pelas belas palavras.
    Serás sempre bem vindo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Pinguim, emocionante isso. E pesaroso também. Perdi meu pai há cinco anos e nos foi muito difícil. Moro longe de minha mãe e me cobro o fato de não vê-la tão frequentemente quanto gostaria. Pois leve contigo os parabéns para ela porque as mães são todas nossas. E quem há mãe deve sabê-lo: mãe é mãe. Lamento pela sua perda recente. Tenha uma boa viagem e um ótimo aniversário. Beijo!

    ResponderEliminar
  10. Caro Redneck
    sou um pouco como tu; claro que a nossa Mãe é sempre a nossa Mãe; mas eu homenageio muito todas as mães do mundo, pois para mim, a maternidade é das coisas que mais respeito e mais me emociona...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  11. Um beijinhos prá Mamã ("quem tem uma mãe tem tudo"...). Parabéns!

    ResponderEliminar
  12. Caro Luís
    obrigado; conheci-te praticamente quando perdeste a tua e sei o que sofreste...
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns para a mãe-pinguim, ehehe=P
    Boa viagem, abraço

    ResponderEliminar
  14. Fazes bem em aproveitar ao máximo o tempo que ainda tens com a tua mãe. Um grande beijo para ela. E apesar destes dias serem tristes (para ambos), a tua presença ajudará a amenizar a dor dela. Um beijo grande para ti também.

    ResponderEliminar
  15. Boa viagem e dá muitos beijos e mimos à tua mãe

    ResponderEliminar
  16. Oitenta e sete anos?? Oooohhhh, maravilha! Que linda :-)

    Tudo de bom para a sua mamãe. Leva um presentão bem grande pra ela :-))

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. Como alguém disse, abraça-a muito. As saudades são imensas.

    Beijinho e boa viagem J.

    ResponderEliminar
  18. Meu querido Pingú:
    Felizes aqueles que têm a oportunidade que tu tens... aproveita-a sempre , sempre e sempre...Que tenhas uma boa viagem e apesar da estadia ser curta, vive-a com muita felicidade e alegria.
    Beijos e abraços****

    ResponderEliminar
  19. Espero que passem um dia muito bom.
    Parabéns.
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Um beijinho para a Mãe Pinguim.
    Boa viagem

    ResponderEliminar
  21. Fazes muito bem, mãe é mãe :). És um bom filho.

    ResponderEliminar
  22. As nossas mamãs! Sçao do melhor que este mundo tem!

    Dá um grande abraço à tua mãe e um obrigado por te ter feito, por me ter dado um amigo daqueles!

    Abraço e boa semana!

    ResponderEliminar
  23. Paraquedista
    a mãe pinguim agradece e eu também.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Eva
    a minha Mãe é uma mulher fabulosa, cheia de força; tenho um enorme orgulho em ser seu filho.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Fernanda
    já foram e continuam a ser dados.
    Um beijinho agradecido.

    ResponderEliminar
  26. Giovana
    e se soubesses quão linda ela é...dizem que sou parecido com ela, eheheh...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Olá Isabel
    as saudade de uma mãe são sempre imensas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  28. Humberto
    que bom é ler-te por aqui; um obrigado pelas tuas palavras e tenho muitas saudades de ti também, sabias?
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  29. Tong
    tenho a certeza disso e já hoje saí com ela, satisfeito de a ter a meu lado...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  30. Speedy
    já és a segunda pessoa a tratá-la por Mãe Pinguim; é tão ternurento...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Luso
    pelo menos tudo faço por isso e sinto-me bem em tentar retribuir de alguma forma, um pouco do muito que ela me deu, quando era criança...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  33. Meu caro Félix
    de todos os cinco filhos (agora quatro), sou sem dúvida o que mais se lhe assemelha em feitio; não poderia ter mãe mais extraordinária, mas sei que tu também estás de parabéns pela Mãe que tens...
    Somos uns sortudos, e também por te ter conhecido!
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  34. Muitos Parabéns e um abraço amigo para ti!:)

    ResponderEliminar
  35. Kapitão
    outro, muito agradecido, para ti.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  36. é uma idade fantástica! e fazes muito bem em procurares estar com ela; este Eugénio é muito apropriado! e espero que seja uma jornada familiarmente proveitosa, até porque ela merece e precisa do vosso apoio! apesar de não a conhecermos - sim, Zé, incluído - pessoalmente, cá vai um grande abraço e que dia 2 lhe seja um grande dia!

    também para ti, um grande abraço

    ResponderEliminar
  37. Paulo e Zé
    parece que a sombra matriarcal já eatá a fazer um pequeno milagre nas infelizmente frequentes crises familiares a que a minha não escapa; amanhã estaremos três dos quatro irmãos com a minha Mãe...
    Abraços grandes para ambos.

    ResponderEliminar
  38. Que atitude tão ternurenta a sua em estar com a sua mãe no dia de aniversário e que lindo gesto em dedicar-lhe este poema.
    Já não tenho pais, perdi-os há pouco tempo, no espaço de 5 meses e recordo-os com ternura e saudade.
    Que a sua mãe continue a viver em "quantidade e em qualidade"
    Beijinho para si e para ela!

    ResponderEliminar
  39. Que idade tão linda. :-)
    Os meus parabens à tua mãe. :-D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Beijos à mãe!!! Como diriam os japoneses, tanjobi omedetou!

    ResponderEliminar
  41. Maria Teresa
    a minha Mãe tem uma força extraordinária, mas entristece-me muito vê-la cada vez mais velhinha, mas muito sã de cabeça.
    Custa-lhe a andar, mas vai a todo o lado.
    Hoje "chateei-me" com ela pois quis à força ir ao cimitério pôr flores ao meu Pai e irmã, mas não a consegui demover; disse-me que poderá ser o último ano que ia lá pôr flores, antes que lhe levassem flores a ela e eu, escondi uma lágrima e lá fui...
    Beijinhos agradecidos.

    ResponderEliminar
  42. Smile
    tens razão, é uma idade linda, mas só lá quero chegar sem estar demasiado dependente de terceiros; é a única reserva que tenho quanto ao envelhecer...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  43. Olá Àngelo
    retribuo com muito prazer: tanjobi omedetou!
    E agradeço claro, com um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  44. Eu apesar de ainda uma "miuda" a cada dia que passa penso que há momentos que não devemos desperdiçar...e esses momentos são também esses de fazer 200 e tal quilometros para ir dar um beijo...um abraço...Parabéns à senhora tua mãe.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  45. Parabéns para sua mãezinha!
    Linda poesia!!!
    Bj
    Claudia

    ResponderEliminar
  46. Free Soul
    só se inteiramente não puder eu não virei todos os anos e espero que sejam ainda alguns...
    Li-lhe esta poesia e ela pensou que eu estava zangado com ela; foi preciso explicar-lhe que era uma poesia sobre a situação dos filhos crescerem e começarem a ter vida própria; então ela percebeu...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  47. Cláudia
    tens partilhado coisas tão belas, no teu blog, que eu tenho o maior gosto departilhar contigo este grande poeta português - Eugénio de Andrade; se acaso não conheceres, procura alguns poemas dele, pois valerá bem a pena.
    Obrigado pelas tuas palavras.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  48. Um beijinho para a tua mãe e outro para ti. Pela sensibilidade e por estares presente.

    :)

    ResponderEliminar
  49. Obrigado Celeste, pelas tuas palavras.
    Se há característica que náo questiono em mim é a sensibilidade e não consigo compreender quem não tem esse dom...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  50. Muitos parabéns à mãe!!! É sem dúvida uma idade linda. E as coisas menos boas hão-de ser compensadas com a presença daqueles que lhe são mais queridos. Tudo de bom pinguim.

    ResponderEliminar
  51. Papoila
    é sempre bom receber parabéns pelo aniversário de uma mãe; mas com esta idade ainda é mais. Obrigado.Beijinho.

    ResponderEliminar
  52. Mande (mais) dois beijões do Brasil pra ela, meu e do Bichinho!

    ResponderEliminar
  53. Amigo Pinguim

    Fizeste aqui um belo texto de homenagem a tua Mãe, com belíssimo e inspirador poema no final.
    Que Deus ta conserve com muita saúde por muitos anos ainda.
    Um grande abraço com muita amizade

    ResponderEliminar
  54. Adoro esse poema, e fico feliz pelo sentimento que ainda acalentas pela tua mãe pois hoje em dia há muita gente que simplesmente esquece os pais e vemos aqueles tristes casos em que os "esquecem" em locais públicos.
    É ver o pior da raça humana, que são bichos, enfim.

    Eu penso que cada dia que passa me afasta mais da minha mãe em termos de contacto físico, mas acho que o amor permanece.

    PS: já reparei que estás quase a ir ter com o Déjan, vês, até passou rápidozinho :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  55. Se calhar já venho um bocadinho tarde para deixar um beijinho (alguma vez é tarde para tal?) aos dois... a ti porque a tens... a ela por toda a vida...
    Mas tenho andado silenciosa...
    Sabes... tinha saudades deste poema... por isso obrigada!
    E vês? Já faltam pouco mais de 10 diazitos ;)

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  56. Emociono-me sempre com este poema do Eugénio - é um dos mais belos!
    As minhas homenagens à tua Mãe,mulher sofrida, e um abraço para ti:))

    ResponderEliminar
  57. Belissima idade...e um não menos belissimo poema de presente...
    Que lhe possas continuar a dar muitos presentes....

    ResponderEliminar
  58. Ede e Mau
    muito obrigado; ficam por conta dos que daí deveriam ter vindo e não vieram: tenho aí duas sobrinhas minhas que ignoraram por completo o aniversário da Avó; por vezes a família é ingrata, meus amigos...
    Beijos para vocês.

    ResponderEliminar
  59. Com senso
    já hoje me lembrei bastante de ti e dos teus pais; e estive uns minutes com o E. e falámos de ti e dos teus.
    Um enorme abraço.

    ResponderEliminar
  60. Olá Xavier
    é muito importante distinguir entre o afastamento físico, que não deixa de ser natural do amor filial que permanece para sempre; aliás o poema é exactamente sobre isso...
    Quanto ao Déjan, acabei de falar com ele agora no MSN e só me apetecia partir o visor e agarrá-lo, e... (é melhor parar...)
    Abração.

    ResponderEliminar
  61. OLá Izzie
    nunca é tarde demais para tal...
    E sobre poemas belos como este de Eugénio de Andrade, estamos sempre saudosos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  62. Justine
    tens razão nas duas coisas: o poema é belíssimo e a minha Mãe é uma mulher sofrida, mas muito, mesmo muito forte.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  63. Magnólia
    espero bem que sim, e ela com capacidade e lucidez para ter gosto em os aceitar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  64. Já vou um pouco atrasado mas... parabéns à tua mãe!
    Abraço para ti!

    ResponderEliminar
  65. Luís
    nunca se chega atrasado para festejar um 87ª.aniversário. Obrigado, em seu nome.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  66. Espero que a tua mãe tenha tido um feliz dia de aniversário, acredito que sorridente graças à tua presença.

    Bela idade :)

    Beijos para os dois.

    ResponderEliminar
  67. Obrigado Dantins
    esteve muito bem, mas não só graças à minha presença...mas ajudou, claro...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  68. Belíssimo poema.

    Parabéns à tua mãe!

    Abraço

    ResponderEliminar
  69. Caro Sócrates
    já foram entregues e tens toda a raz
    ao: o poema de Andrade é belíssimo.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  70. Belíssimo tributo!
    Que o dia seja tranquilo e feliz.
    Abraço
    Manel

    ResponderEliminar
  71. Querido Pinguim
    Aproveita. A minha morreu há muitos, muitos anos...
    bjocas

    ResponderEliminar
  72. Esse poema de Eugénio Andrade traduz bem a afeição que se sente por uma mãe.
    Parabéns à tua mãe, embora atrasados.

    ResponderEliminar
  73. Manel
    foi na verdade isso mesmo. Um dia muito calmo e feliz; regresso para passar o Natal...
    Mas antes, outra viagem farei!!!!
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  74. Violeta
    mas decerto jamais a esquecerás...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  75. Olá Maldonado
    é um poema diferente sobre a Mãe; parece duro, mas é exactamente o contrário; é um poema adulto, mas acima de tudo é um poema de Eugénio de Andrade!!!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  76. Não te peço para dares os meus parabens à tua mãe, mas espero que aproveites bem o tempo que passares com ela:)

    Quanto ao poema, é uma versão madura, mas que demonstra que crescemos, e tantas coisas ficam na mesma. :) Ser criança é dificil, mas o pior ainda esta para vir! Abraço amigo

    ResponderEliminar
  77. Infelizmente já cheguei tarde, de qualquer forma os parabéns para a tua mãe. E que continue a soprar muitas velinhas.
    O poema está realmente belíssimo.
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  78. Little
    não dou, até porque já regressei da Covilhã, mas agradeço da mesma forma...
    O poema é como bem dizes, uma versão madura, mas que todos passamos, pois temos vida própria e temos direito a vivê-la à nossa maneira, mas preservando sempre os valores que nos ligam de forma bem vincada à família e de uma forma especial às nossas mães.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  79. Olá Ruy
    como já disse aí atrás nunca é tarde para esse efeito...
    Registo com agrado a tua prova de amizade.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  80. bastava ser escorpião para eu já simpatizar com a senhora...mas ser escorpião e ter educado e tido um filho como tu...faz com que passe a mera simpatia e que se torne alvo de admiração:-)

    ResponderEliminar
  81. Ima
    conheço pouco a astrologia e tirando as características do meu signo - carneiro, que se coadunam totalmente com a minha maneira de ser, pouco mais sei, sobre os outro signos; mas pelo que conheço da minha Mãe, devem ser pessoas muito fortes e corajosas...
    O resto de que falas, não comento, e estou coradito, eheheh...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  82. Olá, lindo poema, espero que a tua mamã faça aninhos durante muitos mais anos, tudo de bom para voces.

    ResponderEliminar
  83. Bruno
    também desejo bem isso, meu amigo.
    Obrigado.
    Abração.

    ResponderEliminar
  84. ESTE POEMA É TÃÃO LINDO! Veio no meu teste de português do sétimo ano, hehe :).
    um beijinho enoormeeeee para a tua mãe!! :)
    e outro para ti, hehe

    ResponderEliminar
  85. Sandrinha
    tens toda a razão; é um poema ao mesmo tempo de amor e de emancipação.
    Eugénio de Andrade é um dos meus poetas preferidos.
    Obrigado pelos parabéns para a minha Mãe; ficou muito feliz com a minha presença.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!