quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Precaução sim, alarmismo não


Eu não sou um conhecedor aprofundado de doenças, não pertenço aos quadros da saúde pública ou privada, e considero-me um perfeito leigo nesta matéria.
Por outro lado, sei perfeitamente que o vírus H1N1 se propaga por contágio com uma grande facilidade e rapidez, pelo que devemos todos actuar em conformidade com as normas de segurança amplamente divulgadas.
No entanto também não sou estúpido e no meu pensar, sempre me fez alguma confusão o demasiado alarmismo com que este vírus da gripe está a ser propagandeado; não são as previsões do número de pessoas que podem vir a ser infectadas que eu contesto; mas alguém já deu uma previsão do número de mortes causadas “directamente” por esta gripe? Alguém já me explicou o porquê das imensas mortes causadas todos os anos pela chamada gripe sazonal, e que não é alvo de qualquer notícia a não ser quando as urgências dos hospitais e os centros de saúde entopem?
É esta discrepância que me confunde; em Portugal já contraíram o vírus cerca de 2500 pessoas, mas nunca estiveram internados mais do que 10 pessoas simultaneamente; dos casos mais graves, todos, com maior ou menor dificuldade se foram resolvendo. Claro que é natural que haja mortes, mas nunca em quantidades proporcionais (nem de longe nem de perto) com o número de casos que contraíram o vírus.
As autoridades portuguesas têm procedido bem, principalmente na contenção do alarmismo, com a Ministra da Saúde a dizer ontem que dos eventuais doentes com a gripe H1N1 em Portugal, cerca de 90 a 95% dos casos serão de pouca gravidade.
A única coisa que não tem funcionado bem tem sido a linha de Saúde 24, mas espera-se que também aí as coisas melhorem.
Mas estes números e esta situação portuguesa, tem que ser enquadrada numa perspectiva mais alargada, do mundo em geral. E é aí que entra o assunto do vídeo, que a Ana (mais uma vez) fez o favor de me enviar.
Vejam-no e pensem, não em ficar despreocupados, mas em ficar menos alarmados.
Eu concluo que há gente, e gente com grandes responsabilidades, que não olha a meios para obter os seus fins…

32 comentários:

  1. O video está muito bom, e a verdade é que a comunicação social ajuda muito a aumentar a paranoia. Eu sou suficientemente hipocondríaco, mas no entanto não tenho medo pois tenho os cuidados básicos. E não deixo de pensar que a Gripe A tem sido o jackpot de muitas empresas farmacêuticas.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo
    é realmente necessário ser cauteloso, pois não é de todo agradável, além dos efeitos normais de uma gripe, que todos nós já experimentámos, ter que viver durante um período de 3/4 dias num regime de isolamento, devido ao não contágio.
    Apenas isso...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Nada de dormir de bundinha de fora, hein? Cuide-se.

    Muitos beijos!

    ResponderEliminar
  4. Edu
    a "bundinha" está sempre muito "resguardada", eheheheh...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Loool
    Já tinha a ideia de que à semelhança da gripe A, esta gripe suína padecia de alarmismo e paranóia excessivos. Mas nunca pensei que pudesse ser desta dimensão...
    Há coisas más de mais para ser verdade...

    ResponderEliminar
  6. Caro Ruy
    e é bom que se conheçam e divulguem...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Há pessoas que realmente não se importam com os meios utilizados só para se encherem à custa dos outros. Temos todos de manter a calma e fazer como dizes: divulgar.
    Espero que estejas bem, temos de nos ver um dia destes... um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Olá Carlos
    é exactamente isso que se deve fazer e é esse o objectivo deste post.
    Quanto ao nosso encontro, eu vou telefonar-te um dia destes, ok?
    Abraço(s) amigo(s).

    ResponderEliminar
  9. Só há uma questão que o vídeo não aborda e que sempre me intrigou muito. Que é o dizerem que o vírus se escapou do laboratório. Um dia essa "fuga" tem que ser investigada e esclarecida.
    Vejam só a coincidência do tipo de vírus que decidiu ir passear...
    Podia ter sido um Herpes qualquer, não?
    Para explicar as campanhas de medo que os media fazem, recomendo que voltem ao Michael Moore - (Fahrenheit 9/11) para logo entenderem tais acções.

    GRITOMUDO

    ResponderEliminar
  10. Grito Mudo
    eu não quis ir tão longe nas apreciações que fiz antes do vídeo, mas acho mais do que pertinente essa pergunta.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Eu não posso ver para já o vídeo, mas não acho que os media exagerem tanto com este tema do que com outro qualquer. O que é novidade é notícia, o que é notícia vende.
    Cabe às pessoas terem o discernimento de saberem distinguir o bom do mau, o que é noticia do que não é.

    O H1N1 é também mais grave do que parece nas nossas estatísticas: felizmente ainda não morreu ninguém. Mas o verdadeiro pânico está em diversos factores: não existe vacina de prevenção, o vírus é altamente resistente, de fácil contágio e desenvolve para outras doenças mesmo depois de desaparecer.

    Uma gripe sazonal também mata, mas esta Nova gripe tem todas as potencialidades de matar muito mais pessoas se não for prevenida…
    …E nenhuma prevenção será excessiva.
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá Vasco
    concordo com tudo o que dizes, mas o vídeo não fala de falsos alarmismos, mas sim de outras realidades bem concretas.
    Quando puderes vê e depois diz qualquer coisa...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. vi o video e já conheço bastante bem o negócio que é a medicina actual, mais interessada em criar medicamentos que aliviam os sintomas do que curar a pessoa, pois uma pessoa curada já não iria ser cliente...
    Mesmo assim toda essa história vendo os factos e as peças a juntarem-se meteu me nojo...

    ResponderEliminar
  14. Um dia destes em conversa com uma colega dizia-lhe que quem tava a ganhar com este alarmismo era as empresas farmacêuticas. Temos que ter sim cuidado mas não entrar em paranóia total. Mas este vídeo levanta muitas questões sem dúvida alguma... e pertinentes. Mas sabes, nada me surpreendeu. Como dizes no teu post “gente com grandes responsabilidades, que não olha a meios para obter os seus fins” ou seja, o lucro à custa de vidas humanas!!!

    ResponderEliminar
  15. O comentário "nem oito nem oitenta", também cabe aqui :) Para dizer a verdade, tenho tanto com que me preocupar, que a gripe A não me preocupa mesmo nada!!
    O vídeo apenas traduz o que muitas vezes suspeitamos... mas lembremo-nos de que também é apenas um documentário, e como qualquer informação, susceptível de contra-manipulação portanto :)De qualquer forma, é sempre bom sermos levados a questionar estas, e outras questões... Aaaatchim!

    ResponderEliminar
  16. Apesar de não ter feito nada hoje sinto-me cansado, o corpo dói incluindo a cabeça! Será gripe A ou restos da grande noite de copos e marijuana de à dois dias?
    lol, que dilema este!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. TUSB
    pelo menos dá muito que pensar...
    Não se pode de forma alguma tentar fazer dinheiro fácil, à custa da saúde das pessoas.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  18. Smile
    talvez o Michael Moore, que o Grito mudo refere, não seja tão especulativo como à primeira vista parece; é polémico, concordo, mas põe "os dedos nas feridas"...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Eva
    fazes bem em lembrar isso e eu não gosto de enveredar pelo "facilismo" de uma argumentação que necessita confirmação; mas há ali factos e números reais, principalmente referentes ao passado. Quem pode negar que as mesmas empresas não estejam agora a enveredar pelo mesmo caminho do alarmismo com vista à obtenção de grandes lucros?
    Para já, manter os cuidados básicos, mas ter presentes estes factos também é importante.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  20. Félix
    vê lá se tomas juízo rapaz, senão receito-te Tamiflu...
    Abração.

    ResponderEliminar
  21. ai isto irrita-me! irrita-me este escândalo todo! durante o ano morre muito mais gente c a gripe normal do que agora! ok, é normal que seja necessário previnir, e isso tudo. até porque esta gripe é mais contagiosa que a outra, e o seu tratamento pode trazer algumas complicações para determinadas situações, mas daí este pânico todo! há-de correr tudo bem se Deus quiser. Até lá vamos lavando bem as mãozinhas, etc etc :D*

    ResponderEliminar
  22. Sandrinha
    acima de tudo há que não entrar em alarmismos e ter as precauções devidas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Eu acho que é sobretudo a comunicação social que faz esta feira toda em volta da gripe e nos números da gripe, que leva a um maior alarmismo das pessoas.
    Estamos na silly season e há que "encher chouriços" nos telejornais e entreter as massas.
    Concordo quando dizes que a ministra tem feito um bom trabalho, não só no acompanhamento da situação, como nas comunicações regulares que tem feito aos portugueses. Não fosse ela uma médica.

    Lembro-me de há dias ter lido um artigo de opinião de um médico espanhol.(até foste tu que enviaste por mail)
    Esse artigo, intitulado "Face à gripe, paciência e tranquilidade", referia que a contagiosidade da gripe A nada diz acerca da sua gravidade, sendo menos grave de qualquer gripe "normal". Afecta muita gente, mas mata menos que a gripe de todos os anos. É até referido o exemplo que num inverno "normal" estima-se que morram em Espanha cerca de 1500 pessoas com a gripe sazonal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Miguel´
    eu tenho recebido variadissimos mail sobre este assunto, mas este vídeo que a Ana me enviou "mexeu" muito comigo e resolvi dar-lhe divulgação.
    Abração.

    ResponderEliminar
  25. obrigado amigo, como vc disse; viva o amor!

    Quanto à gripe:
    Aqui no Brasil estamos em pânico..aff
    não sei de mais nada...são tantas suposições, teorias..

    Abraços e um ótimo fds pra ti.

    ResponderEliminar
  26. Amigo Glauco
    vamos deixar a gripe para lá, por uns momentos e deixar-me repetir que senti tanto e tão bem a tua história.
    É mesmo bom amar e ser amado assim.
    Parabéns, amigão.

    ResponderEliminar
  27. Eu não sou muito de alarmes e, por vezes, até sou muito optimista. Mas confesso que esta gripe me tem deixado de pulga atrás da orelha. Vamos ver...

    ResponderEliminar
  28. Mas que ótimo Blog!!!!!!!! Meus parabéns!!!!!
    Ricardo

    ResponderEliminar
  29. Tong
    políticas à parte, gosto sempre de saber a tua avisada opinião sobre os assuntos, pois além de culto, tens opiniões não imediatistas, mas baseadas em raciocínios lógicos e coerentes, que é coisa que se vê pouco por aí...
    Depois desta "manteigada", eheheheh, fiquei um pouco decepcionado pois pouco avanças no assunto; claro que reservas todos temos, sobre este tema, mas...
    Abração.

    ResponderEliminar
  30. Olá Ricardo
    muito obrigado pela tua visita e pelas tuas palavras.
    Claro que já fui espreitar o teu blog e fiquei muito bem impressionado, pelo que já está aqui linkado e em breve vais ter notícias minhas no "Tertúlias".
    Volta quando quiseres.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Não é o Sócrates que nos governa, não é a Manuela Fermentóleite que é a oposição...quem governa e manda neste pais são os mass media!!

    ResponderEliminar
  32. Ima
    eu devo andar fora das notícias e das bocas, mas acredita que foi a primeira vez que ouvi este nome da Manuela, e desmanchei-me a rir...
    Obrigado.
    Abração.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!