sábado, 11 de julho de 2009

A hora da partida


“A hora da partida soa quando

Escurece o jardim e o vento passa,

Estala o chão e as portas batem, quando

A noite cada nó em si deslaça.

A hora da partida soa quando

As árvores parecem inspiradas

Como se tudo nelas germinasse.

Soa quando no fundo dos espelhos

Me é estranha e longínqua a minha face

E de mim se desprende a minha vida.”

(Sophia de Mello Breyner Andresen)


Para ti, meu amor, as palavras de Sophia, pois eu não tenho palavras para te dizer o vazio que sinto dentro de mim, embora me sinta feliz por saber quanto nos amamos.

Até Novembro, em Belgrado…até logo!

58 comentários:

  1. E quem melhor do que Sophia para ser dedicada? Alguém que era descrita como uma eterna sonhadora, forte e com garra, sem nunca deixar de lado uma certa serenidade por onde passava...quem melhor do que Sophia poderia personificar o vosso amor?
    Novembro está aí à porta...(juntamente com os meus 23 e o meu primeiro lifting ehehehehehhehe)
    aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Ima
    como iniciei as postagens da visita do Déjan com versos da Sophia, era quase obrigatório terminar essa visita com mais Sophia; aliás ela jamais cansa...
    Também gosto muito deste tema musical da Simone: tem força!!! E dá-me força...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  3. Queridos Pinguim e Déjan,
    Acabada de chegar (praias, mar, pinheiros e com a cabeça nas algas como tanto gostava a Sophia), dou-vos daqui um enorme abraço. A vossa história é das mais bonitas que conheço...

    ResponderEliminar
  4. Popelina
    pois é; disso não tenho dúvidas, minha amiga!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. A hora da separação é sempre a mais difícil.
    Mas tens sempre o conforto de saber que tens alguém que te ama e que tu amas de igual modo.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. um abraço para te ajudar a aconchegar o tempo e a distância. gostei muito de conhecer o Déjan e gostei muito que mo tivesses apresentado.

    ResponderEliminar
  7. Tens razão, meu bom Lampejo
    Não sei se as lágrimas hoje derramadas serão apenas de haver uma nova separação ou se não serão também de felicidade de nos amarmos tanto.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  8. Miguel
    são sempre benvindos esses abraços se bem que nos já vamos (infelizmente) habituando ao tempo e à distância.
    O prazer foi recíproco, pois sinto que o Déjan cativa facilmente as pessoas e isso enche-me de satisfação; para ele o prazer de conhecer as pessoas de quem sou amigo é sincero.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Meu querido! Eu sofre quieto aqui alem mar vendo vc amargurado com a partida. Sabes bem que conheco como ninguem este sentimento. Bom sempre e imaginar a proxima chegada, regada de novas lagrimas, que por certo lavaram da lembranca estas doloridas destes dias. Fica com meu carinho e quando puder manda um abracao para ele tb. Bjs
    paulo

    ResponderEliminar
  10. Paulo
    como é bom ler as tuas palavras amigas, até porque sabes o que sinto.
    Beijo agradecido.

    ResponderEliminar
  11. e a propósito da V/ relação e da poeta que referes:


    Num deserto sem água
    Numa noite sem lua
    Num país sem nome
    Ou numa terra nua

    Por maior que seja o desespero
    Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.

    Sophia de Mello Breyner Andresen

    Um enorme abraço

    ResponderEliminar
  12. Meu caro Luís
    Sophia é realmente tão fabulosa que nos oferece "soluções" várias para qualquer vivência.
    Poderia e seria até talvez mais correcto estar estar aqui o poema que citas, pois nele me revejo completamente neste momento.
    Abraço grande e amigo e as melhoras rápidas do teu familiar.

    ResponderEliminar
  13. As despedidas doem sempre. porém, quando sabemos que o reencontro vai acontecer tudo se torna mais fácil.
    um bj e força!
    Até breve.

    ResponderEliminar
  14. Olá Violeta
    será de todo impossível alguma despedida sem uma data, mesmo longínqua, do reencontro; é esse "já faltou mais" que nos dá força...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Quem melhor do que Sophia para explicar aquilo que sentimos em todas as horas? Das mais fáceis às mais difíceis encontramos nela as palavras exactas, as palavras que nos confortam.

    Este "até logo", já cheio de saudade, passará mais depressa alimentado por esse amor inesgotável que vos une.

    Beijinhos

    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  16. Que belos são os versos de Sophia, que bem traduzem o que me parece estares a sentir...
    Um abraço de compreensão

    ResponderEliminar
  17. Isabel
    o exemplo do que dizes é o poema que o Luís deixou no seu comentário.
    Sophia apazigua-me comigo mesmo...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Justine
    quando por vezes, em determinada situação vou procurar na poesia as palavras que me faltam, ou em Sophia ou em Eugénio de Andrade encontro-as sempre.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Olá Mar_maria
    Força é coisa que não me falta; se assim não fosse que seria deste nosso amor????
    Beijinho agradecido.

    ResponderEliminar
  20. A melhor maneira de se livrar da dor da partida é começar a contagem pro reencontro! :-) Novembro já vem, correndo! :-)

    ResponderEliminar
  21. Edu
    já comecei, mas é preciso muita paciência e ...amor!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  22. Sinceramente até a vossa relação é como Coimbra, tem mais encanto na hora da despedida...
    No caso é um pequeno até já, porque novembro é já ali.
    Eheh ;)
    abraço

    ResponderEliminar
  23. Ruy
    fazes-me sorrir com a tua amabilidade; obrigado, embora eu tenha agora algo que não tinha antes, que é o anel que ambos usamos e que beijo tantas vezes, como os jogadores de futebol fazem quando marcam golo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Do Gonçalo e Luís, para vocês:

    :-)*(-:

    (De certeza que entenderás...)

    ResponderEliminar
  25. Nem o vento escureceu, nem o vento passou, Pinguim!
    A hora da partida não soou, Pinguim!
    Foi um até logo.
    Um até logo :-)

    ResponderEliminar
  26. Amigos Gonçalo e Luís
    Claro que entendo; um agradecimento muito especial.
    Já tenho saudades vossas...
    Abraços grandes e amigos.

    ResponderEliminar
  27. Olá Denise
    sim, eu sei que tudo isso é verdade, sei que há muita gente que não tem o que eu (nós) tenho (temos), mas mesmo assim, depois de duas semanas de vivências e cumplicidades, custa sempre muito esta "separação" física, pois a outra, é como bem dizes, um "até logo"...
    Beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  28. Num fica tiste!!

    Têm um amor muito bonito!! E Novembro... está quase quase...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Natacha
    arrancaste-me um leve sorriso...
    Obrigado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. despedida com Sophia. até eu me arrepio de vos saber novamente longe, mas não separados! custou-me ver os olhar brilhante do Dejan ainda que ver-vos juntos seja sempre uma alegria imensa. e tenho uma crítica: tens de falar mais inglês na presença do teu homem que caso contrário fica às aranhas. eu sei que nós também temos de o fazer (e o meu inglês é óptimo - ao contrário), mas se o fizeres mais toda a gente à volta tenderá a esforçar-se mais. pode ser?

    venha Novembro!

    apesar da distância, abraço muito feliz aos dois

    ResponderEliminar
  31. Paulinho
    embora eu seja mais exuberante, o Déjan é um sentimentalão e quando começamos a "limpar o olho" é um ver se te avias...
    Quanto ao inglês, concordo, mas ele não desgosta de ouvir falar português e está muito atento, até porque quer aprender português.
    Sophia???? Tinha que ser!!!!
    Abraços muito apertados.

    ResponderEliminar
  32. Olá Pinguim,
    é sempre bom descobrir novos conhecimentos através deste pequeno espaço onde cada um de nós pode colocar os seus pedaços de vida, porque travar conhecimentos é sempre um abrir de novas janelas para experiências novas.

    Fico sempre orgulhoso quando falam bem do blog, porque o que à partida começou como um pequeno espaço para mim, também passou um espaço onde aprendi a gostar de partilhar momentos.
    É curioso que as pessoas reparem sempre nesse post do aeroporto, e por acaso acho que é o que eu soube descrever melhor a situação, mas também a própria situação é tão mágica que pronto...

    Claro que não me importo que linkes no teu blog e acho que vou fazendo o mesmo.
    Não conheço ainda bem a tua relação, mas já vi que também existe bastante amor.
    Não tenho muito tempo, mas vou tentar vaguear pelo teu blog e vendo uma coisinha ou outra :)

    Desculpa por dizer tanta coisa, mas pronto, calha sempre assim, acho que dá para ver que sou pessoa de grandes discursos...
    Já vi que vocês estão distantes um do outro, através das palavras de Sophia e também do teu pequeno comentário, e admiro-vos por conseguirem sobreviver com esse vazio e a saudade que aperta tanto, acho que ainda não tive que enfrentar isso, espero que esse dia não chegue, mas se chegar, espero ter a mesma coragem que vocês!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  33. Olá Xavier
    obrigado pela tua visita e pelas \tuas palavras; um comentário nunca é grande demais quando nele se diz o que entendemos que devemos dizer. Aliás, se me conhecesses, saberias da minha teoria de que um post só está realmente "acabado" depois dos comentários que o complementam e que por vezes dão novas ideias ao texto.
    Volta quando quiseres; a porta está sempre aberta; como reparaste e eu reparei, ambos vivemos situações afectivas felizes e seguras, o que nos fará compreender melhor situações pessoais que muitos resguardam.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. Caro Amigo

    Os dias que foram vividos são um tesouro que nada nem ninguém te pode tirar e são também a semente de força para a espera de um reencontro os vai fazer de novo reviver ainda mais intensos e belos.
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  35. Muita força, Muita coragem...
    Que os últimos dias te dê ainda mais vontade de continuar!!!

    Abraço-te

    ResponderEliminar
  36. Amigo Com senso
    não nego isso e sei que estamos os dois a dar passos muito calmos e seguros em relação ao futuro, que não pode ser encarado a curto prazo, sabemos isso, mas não deixa de estar nos nossos planos; em breve o Déjan pensa estudar português, o que é fundamental para uma eventual vida aqui...
    Mas...e há sempre um "mas", muita coisa há a fazer até lá e muitos dias de separação física; mas estamos cada vez mais fortalecidos no nosso amor e isso é que importa, acima de tudo.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  37. Olá Abraço-te
    como disse atrás, força não nos falta, mas é difícil acredita, encontrar agora um vazio aqui em casa, em qualquer lugar...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Custa sempre uma despedida quer seja de um dia ou de um mês, depende por quem se espera.

    Fica um até breve e o tempo passa depressa e quando derem por vous, Novembro está a porta.

    Bruxelas fica a meio caminho para o caso de precisrem de alguma coisa.

    Abraço
    Miguel

    P.S Dia 31 Julho vamos a Lisboa, o namorado do Ciro faz anos

    ResponderEliminar
  39. Olá Miguel
    Espero poder conhecer-vos nessa altura.
    Bem, Bruxelas não fica exactamente a meio caminho entre Lisboa e Belgrado, eheheh. Mas para o ano que vem, quem sabe se não daremos um salto aí para esses lados...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  40. Olá Amigo. Passei aqui para te agradecer o carinho de sempre. Espero que estejas menos ansioso e mais feliz.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  41. Olá Ana
    eu tenho que estar feliz, pois quem ama e é amado é feliz com certeza.
    Mas a felicidade nunca é total (se fosse, não seria felicidade...), e por isso as sombras da tristeza e solidão por vezes atingem-me como a toda a gente.
    Apenas e tão só isso...
    Obrigado pelas tuas palavras.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  42. Caro Pinguim, eu como também vou passar por algo semelhante em breve, prefiro não dizer “adeus” e dizer como tu um “até logo” ou melhor um “até já”. Infelizmente na minha situação a distancia ainda será bem maior. Mas eu acredito que quando se realmente gosta, as pessoas tudo fazem para no fim ficarem juntas e não desistem com as dificuldades. Eu pelo menos vou lutar, lutar para acabar o meu curso e sair deste pais que não tem o mínimo de consideração pelos seus licenciados e pelos anos que passamos a estudar e que nem se preocupa em mudar. Não sinto que deixarei muitas raízes, bons amigos cá ficam sem duvida mas a amizade também transcende quilómetros. E a família talvez perceba então, já tarde de mais, que se calhar não era assim tão importante o que eu era mas sim quem eu era…
    Mas deixando tristezas para trás, acho que é desta que nos vamos conhecer. Logo à noite já vou dar a minha resposta final ao Algiboy, basta apenas verificar um assunto que estou certo não virá a ser problemático. Portanto Domingo lá nos encontramos. Um abraço :)

    ResponderEliminar
  43. Caro Psi
    vai ser um prazer conhecer-te e conversar contigo; claro que te dou toda a razão no que dizes sobre o ires-te embora; fosse eu mais novo, e quem sabe não o teria já feito...´
    E o amor quando é real suporta tudo, podes crer.
    Abraço grande e até domingo.

    ResponderEliminar
  44. Vais ver que vai passar rápido até Novembro, a paciência é uma virtude.

    Abraço

    ResponderEliminar
  45. Olá Ricardo
    é uma virtude, mas terrível...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  46. Meu caro, a despedida custa sempre, mas estou certo que mais foi forte o carregamento da bateria, cheia de bons momentos, que vai durar até Novembro.
    E tal como estamos sempre a dizer que o "tempo passa a correr", vais ver...daqui a nada já é Novembro.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  47. Claro Mike
    é já depois de Outubro, que é precedido de Setembro e de Agosto; e Julho vai quase a meio...
    Mas também é verdade que já faltou mais: já passaram dois dias e meio...
    Abração.

    ResponderEliminar
  48. Pinguim, querido amigo,
    Quase regressada "das trevas", deparo com o teu lamento através das sempre cristalinas palavras de Sophia. Que seria dos nossos amores, sem a sua voz, que tão bem exprime o nós sentimos ?
    Como todos os amigos já te lembraram, Novembro é já ali. E vocês vão vencer mais esta etapa.

    Inveja, Inveja de um amor como o vosso.
    Um grande solidário abraço

    ResponderEliminar
  49. Olá Nocturna
    sejam que "trevas" forem, o que é preciso é regressar...é um princípio de as abandonar...
    Pois se não fosse realmente tão grande este amor, custar me-ia mais do que ter que esperar por esse outonal Novembro.
    Valha-nos Sophia...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  50. A Sophia tem esse condão: torna tudo tão cristalino. Até a dor da partida.

    Um abraço solidário (e confiante na alegria do vosso próximo reencontro)

    ResponderEliminar
  51. Vai correr tudo bem amigo, e é normal que te sintas assim... De certo que ele também se sente. Mas o que vos une é milhões de vezes superior, por isso dentro de pouquissimo tempo já estarão juntos de novo, hehe :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  52. Olá Luís
    pois assim é, e só a sua leitura já suaviza a saudade...
    Umas excelentes férias e fiquei contente com as notícias, para Setembro, que ontem me transmitiste.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  53. Sandrinha
    eu sei disso tudo, mas o que mais me entristece é que esta situação de encontros e separações vai manter-se pelo menos durante mais dois anos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  54. Vai passar num instante! Quando acordares ele está aí ao teu lado de novo! ;)
    Abraço grande!

    ResponderEliminar
  55. Enganaste-te, amigo Félix.
    Eu é que vou estar na cama dele, eheheh.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  56. Há uns tempos atrás como já te "falei" tive um "caso" parecido, e por isso sei bem do que falas.Assim como também sugiro o seguinte : Nesses espaços vazios em qualquer exterior aos teus sentimento e ligados a ti, coloca ou melhor, preenche com qq coisa dos dois, ou dele...
    Uma foto na sala junto,onde habitualmente se sentam a ouvir musica, ou mesmo, uma peça de decoração comprada por vos, junto a mesa da sala de jantar/cozinha...

    Preenche com objectos que sintas a presença dele, eu sei, que pode parecer "ridiculo", eu sei que nada substitui, mas o que importa, não é substituir...é sentires a presença, não é totalmente fisica, mas é ... partilhada!!! não sei se me faço entender...
    Muita força

    ABRAÇO-TE

    ResponderEliminar
  57. Abraço-te
    o que dizes é tudo menos ridículo.
    Agora que trocámos alianças, o anel é o objecto que o representa e compreendo muito melhor quando os jogadores de futebol beijam a aliança quando marcam um golo: dedicam-no a alguém...
    Também numa mesa perto da minha cama está uma moldura com a sua foto a sorrir: olhá-la é a última coisa que faço antes de adormecer e a primeira ao acordar...
    Como vês...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!