terça-feira, 28 de julho de 2009

"A homofobia não existe"


Este é um texto tirado da revista espanhola Zero, e embora o ache eivado de uma filosofia muito subjectiva e talvez utópica, pois a realidade da homofobia não pode ser tratada assim, com tanta benevolência e superficialidade, não quero deixar de o transcrever aqui, dado a sua originalidade.

“Desde já há que afirmá-lo, claramente: a homofobia não existe!

Homofobia é o nome que damos à actuação de algumas pessoas no nosso contexto social. É um nome muito útil para fazer análises sociais - eu mesmo a uso, por vezes – mas não existe como entidade própria.

A homofobia não existe, o que existe são pessoas com actuações homofóbicas; algumas pessoas pensarão que esta distinção é pouco importante, mas estão equivocadas. Se algo não existe, devemos questionar-nos o que é que realmente existe, para saber para onde devemos dirigir a nossa acção.

A homofobia não existe. O que existem são pessoas com comportamentos homofóbicos; portanto devemos dirigir as nossas forças para modificar as pessoas homofóbicas: é a única maneira de transcender a homofobia; e os homofóbicos, como as serpentes, também são perfeitos. As serpentes são perigosas: por isso são serpentes perfeitas; não serve de nada censurá-las por porem em perigo a nossa vida: faz parte da sua natureza, são uma expressão perfeita da natureza. Também os homofóbicos são perfeitos: não podem ser de outra forma dado o seu nível evolutivo. A homofobia é uma conduta que algumas pessoas se vêem obrigadas a exercer porque não podem aceitar um amor diferente do maioritário; encontram-se tolhidas perante uma visão rígida da realidade; são pessoas com um subdesenvolvimento importante, na sua capacidade de amar; dessa pequenez emocional só podem morder para tentarem defender-se, visto que vivem a diferença como algo que os agride. Desta sua visão do mundo, não podem actuar de forma diferente: a sua acção é perfeita segundo o seu nível de evolução.

Os homofóbicos são a oportunidade que as pessoas GLBT têm de transformar a realidade e actualizar o seu potencial; as pessoas homofóbicas são o ginásio quotidiano que nos chama a actuar e assim, actuando, incrementar a nossa musculatura espiritual, o nosso amor, a nossa inteligência e a nossa energia.

Não se trata de negar a existência das pessoas homofóbicas, mas sim de actualizar a nossa inteligência para compreender o seu nível evolutivo, para entender de que maneira vêem o mundo e desenhar inteligentemente uma forma para as ajudar a evoluir.

Tão pouco se trata de aceitar que nos amachuquem; da mesma forma como nos mantemos precavidos aos lacraus e às serpentes, devemos usar a energia que temos para que essas pessoas nos causem o menor dano possível.

Finalmente também devemos usar o amor que possuímos para os transformar; trata-se de actuar inteligente e energicamente, mas de coração aberto para acolher a evolução, a transformação destas pessoas; precisamente porque somos amor, queremos incorporar nele aqueles que nos odeiam – a homofobia é um ódio social muito claro – com a intenção de que consigam transcender o seu actual inferno; quando o conseguirem, serão mais livres, mais conscientes e mais felizes.

Quando este desejo de vê-los libertos do seu inferno, for o nosso motor, a mudança para uma sociedade não homofóbica será possível.”

32 comentários:

  1. Infelizmente, a homofobia ainda está bem presente nas sociedades, especialmente na nossa. Mas pronto, penso que com um pouco de luta e de esperança, quer homo quer hetero conseguirão fazer com que isso mude e este conceito se torne completamente aceite.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. A mentalidade das pessoas ainda está muito pouco desenvolvida, para permitir que a homofobia se extinguisse... É pena. E por vezes até dá pena ver o quão ignorantes chegam elas a ser!
    Anyway, acho que não deviam baixar os braços... Como assim não têm nada a perder.. :) hehe.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parece um texto Espírita (Kardec). Sempre o "aceite, conforme-se, tente educar". Tem validade, mas não quando direitos civis ainda nos são tolhidos, creio eu. Beijos, gatão.

    ResponderEliminar
  4. Martinha
    é um trabalho dificílimo, porque quando se trata de modificar mentalidades, a coisa piora mesmo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Sandrinha
    só tenho um reparo a fazer e não me leves a mal; mas a luta contra a homofobia, é uma luta de toda a sociedade e não só dos homossexuais.
    Assim onde escreves "deviam", estaria melhor "devemos", concordas?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Caro Edu
    tens toda a razão, parece o Dalai Lama a falar sobre o assunto...isso "com jeito" cura-se...
    A triste realidade é outra.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito deste texto, especialmente quando comparas com um ginásio quotidiano, é a pura das verdades.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro A...
    o texto não é meu; é uma transcrição de um artigo da revista gay espanhola "ZERO".
    Abração.

    ResponderEliminar
  9. Como disse alguém e bem:

    Todos nós gostamos de ter a nossa liberdade e que os nossos queridos também tenham essa liberdade.

    Mas existe um Bem maior quando damos essa mesma liberdade às pessoas que tem ideias diferentes das nossa e que elas possam usufruir delas como quiserem e bem entenderem.

    Espero ter feito a tradução correctamente para o português.

    Abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
  10. Olá Miguel
    eu aceito esse princípio desde que haja tolerância, e não me parece que uma pessoa homofóbica possa ser apelidada de tolerante e daí não poder haver reciprocidade no conceito que enuncias.
    O problema reside "só" aí...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito do texto.
    Também acredito que a homofobia não existe,porque existe AMOR.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Concordo claro! desculpa, hehe :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. é uma perspectiva interessante, sim, senhor! ou como tu dizes, original. às vezes, gosto de olhar ao contrário. mas não concordo: por exemplo, não temos de sofrer para evoluir. não posso/não quero endurecer a 'musculatura espiritual' para compreender o nível evolutivo (retrógrada, claro) de alguém homofóbico. e afinal chega ao mesmo ponto essencial de sempre: é preciso mudar as mentalidades.
    quem é o autor? um idealista puro, não!?
    abraço

    ResponderEliminar
  14. Carametade
    surpreendeste-me um pouco, sabias? Mas folgo em saber que haja quem pense assim; e foi talvez a pensar que haja pessoas como tu que publiquei este texto.
    Abração.

    ResponderEliminar
  15. Sandrinha
    eu sabia que me irias dar razão, mas não são precisas desculpas, ok?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Paulo
    só o facto da originalidade, como dizes me levou a publicar esta "filosofia da homofobia" com a qual não concordo, claro; mas é sempre bom conhecermos diferentes de abordar um assunto...
    Este "idealista", como tu lhe chamas apenas sei chamar-se Daniel Gabarro, e apareceu na revista Zero nº. 110 de Julho de 2008, onde aparece um outro artigo interessante que aqui trarei oportunamente.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  17. ok, é um idealista activista... estive a pesquisar quem era o senhor. tem site (http://danielgabarro.cat/ em catalão e castelhano!), há vídeos no youtube (por ex, http://www.youtube.com/watch?v=rO0L7HTXwSc) e tudo. tem outra coisa interessante: a espiritualidade atrelada!

    ao contrário do Daniel Gabarro, eu acho-me desencantado... perdi o meu idealismo cor de rosa!


    abraço

    ResponderEliminar
  18. Escolheu muito bem o texto. Fiquei até com vontade de ler esta revista toda.

    Ah, quanto ao conto lá..não tem continuação este não..rsrs

    Abraço, ótima semana.

    ResponderEliminar
  19. Paulinho
    obrigado pela tua cooperação; vou ver o site e os vídeos...
    Como tu, neste aspecto também já não "acredito no menino Jesus"...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  20. Clauco
    a revista ZERO é uma boa publicação espanhola de assuntos GLBT, não pornográfica e que eu assino, quase desde o princípio. Tem assuntos de muito interesse e está muitíssimo bem apresentada.
    Tem um problema: não é barata...

    Quanto ao teu conto...queria mais, eheheh.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. O texto é de facto muito idealista... faz lembrar a célebre frase do Padre Américo - não há rapazes maus...
    Infelizmente a realidade é bem diferente. É, sem sombra de dúvida, uma questão de mentalidades ao nível da tolerância para o que "se apresenta" diferente do estabelecido. Só que o "estabelecido", segundo me parece, já "não é o que era"...

    ResponderEliminar
  22. Tong
    que apropriado esse velho slogan do Padre Américo...
    Tudo está, quanto a mim na questão da intolerância; a palavra homofobia tem em si própria uma enorme carga intolerante e logo é inaceitável...
    Voltando ao slogan e "mexendo-o" um pouco, eu diria: não há intolerâncias toleráveis...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. são pessoas com um subdesenvolvimento importante, na sua capacidade de amar

    Achei o texto interessante embora redutor, como dizes, mas é talvez um dos aspectos importantes nas avaliações que fazemos. E essa incapacidade não se revela apenas em relação aos homossexuais mas também a outros amores menos padronizados, como as diferenças de idade (então se a mulher for mais velha cai o Carmo e a Trindade), o estatuto profissional, etc.

    Eu penso que as mulheres são menos preconceituosas do que os homens porque têm tendência a maternalizar as questões afectivas e transportar para as suas análises aquilo que sentiriam se fossem os próprios filhos a sofrer por qualquer tipo de discriminação, fosse por que razão fosse. Tendem a ver com os olhos da alma aquilo que possam não entender pelo raciocínio.

    O peso dos séculos e dos milénios, educações diferentes, a divisão dos papéis sociais, fez com que homens e mulheres se manifestem de modo diferente ainda que possam sentir com a mesma intensidade.

    Enfim, muito havia a dizer para além da mera 'educação sentimental'.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Mar_maria muito interessante e lógica essa tua opinião de uma maior abertura do sexo feminino à compreensão das questões GLBT; também não é por acaso que numa família a reacção da mãe é sempre muito mais positiva do que a do pai, ao ponto de se dizer, e eu apoio, que "as mães sabem sempre"...
    E também concordo contigo quando alargas a intolerância sexual a outras "minorias de relacionamentos afectivos".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Qualquer tipo de preconceito social, e também é disso que trata a homofobia( ou o comportamento homofóbico, como queira), assim como o racismo, e outras atitudes de preconceito religioso, etc...revelam sempre o "grau" evolutivo(deficiente) de quem a manifesta...concordo com esta perspectiva. E para nos conseguirmos colocar no seu lugar,e compreender que são fruto da sua educação, meio envolvente, ou eventos vividos, exige também um certo grau de evolução humana. Porque o preconceito...é sempre preconceito...mesmo dirigido aos preconceituosos, :) Talvez por deformação profissional, esta perspectiva de "aceitação" de falhas humanas está sempre presente, mas isso não quer dizer que devamos "desculpar" comportamentos homofóbicos ou outros... mas o que devemos sempre, é procurar a nossa própria evolução...espelhando-a como exemplo aos demais...

    ResponderEliminar
  26. Olá Eva
    obrigado pela visita, em primeiro lugar.
    Este texto, como refiro e amplamente justifico nos comentários que já aqui deixei, não é meu; tenho uma visão muito menos complacente em relação aos homofóbicos do que o idealista que é seu autor.
    Apenas o publiquei para mostrar as diversas interpretações possíveis para lidar com tais pessoas.
    Já dei uma espreitadela no teu blog (peço perdão pelo tratamento , mas "normalizei" o tratamento por "tu" aqui no blog, mas poderá haver excepções caso queiram...), e gostei do que li; por isso linkei-o e vou estar atento aos teus escritos.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  27. Combater preconceitos enraizados na sociedade não é fácil mas desistir é pactuar com mentes bolorentas e mesquinhas que apenas devem cuidar da sua vida. A homofobia existe e é preciso irradicá-la de uma vez por todas.

    Beijinhos

    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  28. Olá Isamar
    claro que existe!!!! E vai existir enquanto a "terapia" for a advogada no texto.
    Não é com "falinhas mansas" que se erradicam conceitos preconceitosos e perfeitamente retrógrados.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Tenho de te agradecer a correcção do erro ortográfico. Dei por ele mas já nada podia fazer.Erradicar é a grafia correcta.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Isamar
    acredita que nem dei por isso. O que é isso comparado com alguns textos que por aí se lêem...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  31. "A homofobia não existe, o que existe são pessoas com actuações homofóbicas;" - a meu ver o Homem pode ser caracterizado e definido pela sua forma de actuação e interacção social, antropologicamente nós somos o que fazemos e o que sentimos. Logo e a priori a homofobia existe.
    Migo, tu eras capaz de escrever beeemmmm melhor do que o autor deste texto...

    ResponderEliminar
  32. Ima
    pelo menos, mais coerentemente...
    Mas já afirmei, aí atrás, as razões que me levaram a transcrevê-lo (note-se que o autor é contra as pessoas homofóbicas; caso contrário, nunca o publicaria).
    Abração.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!