quarta-feira, 8 de julho de 2009

A Beira Litoral e não só...

Tínhamos um programa bastante agradável para o fim de semana e conseguimos cumpri-lo razoavelmente; fazendo base em Leiria, apenas por haver alojamento acessível e estar central em relação onde queríamos ir, partimos na manhã de sexta feira com o tempo bom para viajar, sem grande calor, mas sem chuva e com céu azul ou pouco nublado; a primeira paragem foi Alcobaça para visitar o famoso Mosteiro, tendo o Déjan apreciado sobretudo os túmulos de Pedro e Inês, cuja história lhe contei.

Daí seguimos para a Nazaré, tendo ido primeiro ao “Sítio” para as fotos da praxe,
e depois almoçámos maravilhosamente numa transversal da marginal.

Após um passeio para digerir a feijoada de marisco, rumámos à Batalha e por lá vimos o esplendor do gótico manuelino;

depois de alguns enganos devidos à já habitual má sinalização das estradas portuguesas, lá chegámos ao nosso hotel, e descansámos um pouco antes de partir para Pombal, onde nos esperava o amigo Leman, que nos levou por uma curiosa estrada pela montanha até à sua encantadora casa familiar (o Déjan gostou de ver o Portugal rural, menos turístico)…

O jantar, muito cuidadosamente preparado pelo nosso anfitrião foi no jardim, pois o tempo estava agradável; muita conversa e mais um bom amigo que conheci; aliás o Leman é senhor de uma vasta cultura e tem histórias muito interessantes; deixou-nos em Pombal, de onde rumámos a Leiria para um merecido descanso, não antes de darmos uma volta pela noite leiriense, deveras animada.

Na manhã de sábado rumámos à minha saudosa praia da meninice e juventude, a Figueira da Foz e devo confessar que me entristeceu ver tão pouca gente num sábado de Julho; a Figueira está um pouco decadente e apenas a zona de Buarcos parece ter verdadeira animação; subimos à serra da Boa Viagem e almoçámos no centro; depois rumámos à cidade dos doutores, onde eu não ia há para aí uns 15 anos; e que bonita está Coimbra! Era o feriado municipal, a 4 de Julho e a animação cultural nas ruas era grande.

Visitámos detalhadamente a Universidade (a Biblioteca Joanina é um espanto!)
e depois baixámos à Sé Velha, subimos à Sé Nova e passeámos no Jardim da Sereia; descemos depois até à baixa, onde nos encontrámos com o amigo Félix e com ele passeámos por toda aquela zona; depois foi esperar na esplanada junto à Igreja de Santa Cruz que aparecesse o amigo que faltava, o Miguel (Innersmile), que vinha cansado depois de um dia difícil para ele, mas depressa recuperou e tivemos os 4 um animado jantar nas margens do Mondego. Depois foram as despedidas de ambos e o regresso a Leiria para dormir.

Domingo de manhã, saímos cedo pois teríamos que vir a buscar o Duarte a casa para rumarmos à terra onde “o mar é mais azul”, e aí tivemos juntamente com outros amigos o prazer de ser recebidos lindamente pelo Tong e pelo Cara metade, que nos proporcionaram um magnífico churrasco no agradável terraço

com uma vista maravilhosa; ainda parámos no regresso, em Mafra para tirar fotos lindas ao Convento, num inesquecível pôr do Sol.

1. Ora viva meu bom Pinguim!

Acho que este post devia ter outra música: "Pelos caminhos de Portugal", desse grande artista de variedades Mário Gil. eheh
    Pelos caminhos de Portugal/Eu vi tanta coisa linda/Vi um mundo sem igual
    (just kidding!)

Bem...dá gosto só de ler o vosso "tour".
    Bonitos sítios sem dúvida. E quando se junta a isso (para além de quem mais se gosta), uma mão cheia de amigos....é perfeito.
    Boa continuação de "sopas e descanso".
    Forte abraço(s)!

P.S.- se não me engano, amanhã à noite vai ser a p*ta da loucura para o Déjan.

2. Oi garotos!
    O que gosto daqui e a felicidade irradiada. Roubo um pouquinho para mim, hihihi.
    Aproveitem bem.
    Grande abraco
    paulo

3. Olá Mike
    é verdade amanhã vai ser a noite dos Metallica para o Déjan, mas eu fico de fora, encontramos-nos após o concerto, para beber um copo...
    De resto tudo na boa, como é uso dizer-se.

4. Olá Viva Voz
    obrigado pela tua visita e pelas tuas amáveis palavras; fui tentar ver o teu blog, mas não consegui aceder, pois é só para convidados.
    Abraço.

5. Um passeio por este cantinho cujo património natural, cultural e histórico é lindíssimo. Pena é que haja quem não lhe dê o devido valor.

Bem-hajas!

Diverte-te muito com o Déjan.

Beijinhos

6. Isabel
    eu vou procurando mostrar um pouco deste nosso país, ao Déjan, nas suas visitas.
    A próxima será ao Minho, espero...
    Beijinho.

7. Outro para vocês, caros amigos Luís e Gonçalo.

8. A foto tirada no meu terraço não devia ser essa... ficava bem melhor a tirada na tua sesta!!!
    eh eh eh

Dois abraços, pois claro!!!

9. Pois, amigo Tong
    isso era o que tu querias para toda a gente "sorrir" com o repouso do guerreiro, eheheheh...
    Abraços agradecidos.

10. não posso crer! estiveram em Coimbra no mesmo dia que eu! olha que coisa! diabos me partam - espero que se tenham divertido na minha Coimbra... abraço

11. Caro amigo Pinguim, sabe tão bem mostrar o nosso país e o que tem de bonito às caras metades, não é? Fico tão contente que esteja tudo a correr bem, aproveitem ao máximo, e já agora deixa-me dizer que tens um cara metade mesmo giro... Abraços para os dois.

12. Este blog irradia felicidade, hehe! É bom ver-te assim :D

beijinho

13. Caro André
    teria sido um enorme prazer ter-mo-nos encontrado na tua Coimbra que me encantou mesmo...
    Boa continuação de férias, suponho...

14. Amigo Carlos
    não é para trocar elogios, mas também eu gostei muito de vos ver, a ti e ao Nuno, tão apaixonados: o amor é lindo, não é?
    Têm que vir um dia destes aqui a casa, ok?
    Abraços amigos e duplos.

15. Sandrinha
    apesar de ver os dias a correr depressa demais, é lógico que estou encantado.
    Sábado é que será pior, apesar de já estar aprazado o próximo encontro, no início de Novembro, em Belgrado.
    Beijinhos.

16. E que gracioso que foi o nosso final de dia todos juntos!
    Que grande correria que foram os teus dias estou a ver, na intenção de mostrar tudo em pouco tempo! Também me vou ver a braços com essa tarefa mas o GPS vai ajudar!
    Abraço grande para ti e para o Dejan que adorei conhecer, é de uma simplicidade que adoro e simpatico até mais não, aliás, não esperava outra coisa sendo o teu rapaz!
    ;)

17. è muito bom ver essa felicidade toda! !!!!
    Pelo que vejo, além de boa pessoa, és um excelente guia turístico! :)

hehheh

Divirtam-se muito e aproveitem ainda mais!
    Um grande beojinho aos dois

LUa(

18. Félix
    fiquei todo babado com o elogio ao Déjan, mas ele é mesmo assim...
    Mas houve reciprocidade, pois ele simpatizou muito contigo.
    Agora começas tu a ficar ansioso e eu a esmorecer...é o eterno tormento dos amores à distância.
    Abraço grande e muito amigo.

19. Olá Lua
    é sempre um prazer mostrar as coisas belas às pessoas que nos visitam, e quando essas pessoas são importantes para nós, tanto maior é o prazer.

20. Uau...
    Mas que viagem turística eheh
    Em poucos dias visitaram bonitos monumentos e cidades com História.
    Tenho gosto principalmente pelo Convento de Mafra, provavelmente memórias do Memorial xD
    Não sei se conhecem ou se já se aventuraram mas aconselho-vos a vir dar umas voltas pelo Minho :)
    Abraços

21. Que fotos luminosas e que boas passeatas!
    Não penses em esmorecer que ainda tens muito pela frente: o que interessa é o HOJE!!!!!

22. Eu é que tenho a agradecer a vossa visita, que muito bem me soube.
    É sempre um prazer receber quem se quer bem.
    Espero que numa próxima oportunidade me possam dar mais tempo para partilhar convosco alguma coisa dos "meus" montes.
    Conheci-vos e em boa hora o fiz, pois melhores seres humanos é difícil encontrar.
    Abraço para vós
    Manel

23. Caro Amigo

Fico feliz por ver que férias tão bonitas estão a passar e sobretudo por a tua bela prosa transpirar, ou melhor, transbordar felicidade.
    Votos de muitos e muitos dias felizes para ambos.
    Um abraço amigo

24. Que bonito! Grande passeio. Acho fantástico tu estares a partilhar as belezas do nosso país com o teu mais que tudo. Vejo dias muito felizes, não é rapazes? Boa continuação... Abraço amigo aos dois

25. Estiveste bem perto da zona onde vivo :-p

É bom saber que está tudo a correr bem, que só há motivos para sorrisos e que continue assim.

Abraço,
    Carlos

26. Adoro o Mosteiro da Batalha, é lindíssimo. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ir a Mafra ver o convento, talvez um dia!
    Mas o mais importante foi a companhia! Ainda bem que está tudo a correr bem! =)
    Um abraço

27. tenho a sorte de conhecer Portugal muito bem, muito porque desde pequeno me ensinaram a conhecer bem o que temos para podermos avaliar o que os outros têm. Portugal, quando bem conhecido é motivo de orgulho, pela história, riqueza cultural, artistica...enfim... apesar do mau estado e desvalorização de alguns elementos, a verdade é que ainda assim não ficamos atrás de nenhum país. Estás de parabéns meu amigo pela excelente selecção de locais a mostrar ao Dejan, são sem dúvida os melhores.Um dia mais tarde aconselhava Guimarães, (não sei se já visitaram), Évora, e as Portas do Sol de Santarém...
    Que continuem os belos passeios, os beijos e a felicidade...(Metallica está aí a chegar!!!! UUHHUUUUUUUUUUUUU Gimme Fuel, Gimme Fire, Gimme that which I desire,
    Ooh!)

28. Que bonito programa de viagem!
    Uma boa continuação e um abraço aos dois!

29. a foto do palácio nacional de mafra está espectacular, uma luz fantástico, parece uma projecção.

mas claro o mais espectacular foi mesmo a vossa companhia.

abração

30. Caro Ruy A.
    Obrigado pela tua amável visita.
    Está programado que na próxima visita do Déjan, o local a mostrar seja o Minho.

31. Olá Engine
    as fotos e as passeatas têm sido boas, mas amanhã é "quarta feira de cinzas" outra vez, até princípio de Novembro.

32. Manel
    o facto de te ter conhecido e a forma muito especial como nos recebeste em tua casa e nos ofereceste um magnifico jantar foi das coisas mais agradáveis dos últimos tempos.
    Correspondes exactamente ao "formato" que tinha sobre ti, e que é óptimo.
    Agora só falta conheceres a minha casa e o meu arroz de polvo.
    Abraço grande e outro do Déjan.

33. Muito bem! Vi que visitaram as minhas 2 cidades (Coimbra e Figueira)! Pena não terem passado pela grande vila a meio caminho! ;) ainda por cima conseguiram ver Coimbra em festa que não a dos estudantes, senão iam detestar lol. Espero não, vi que se divertiram, nos passeios e na companhia dos amigos, o que é bastante importante. Um grande abraço.

34. Isso sim, são dias bem passados. E que saudades tenho de Leiria (onde morei 7 anos) e Coimbra e da Figueira que visitava com regularidade. Vamos a ver se nestas férias lá dou um saltinho. Abraço

35. Acabei de voltar de Belgrado. Passei uma semana na cidade. Conheci muita coisa. Adorei a viagem, apesar de ser forte a impressão que se tem dos prédios destruídos e da falta de conservação da cidade.Guerras deixam marcas profundas. Dá uma lida na matéria sobre a Sérvia e me diz o que achou.
    Abraço,
    Claudia

36. Amigo Com senso
    foram dias maravilhosos mas acabaram hoje; apesar da tristeza da nova separação, a certeza de um próximo reencontro e o contacto diário dão-me um pequeníssimo conforto.

37. Olá S.M.
    sempre assim foi, e o Dèjan hoje conhece bastante do nosso país; só espero que venha mais vezes para poder conhecer o resto.
    Beijinhos.

38. Caro Carlos
    foi pena não saber onde, pois poderia ter.te apresentado o Déjan e conhecer-te também, claro.

39. E para quando uma visita à Madeira?! :P
    Ainda bem que está tudo a correr bem

Beijinhos para os dois

40. Obrigada por terem sido atenciosos comigo. Fiquei feliz com os comentários.
    Bj
    Claudia

41. Caro A...
    O mosteiro da Batalha é lindo e tem um claustro que é quase tão magnífico como o dos Jerónimos; mas devo confessar-te algo que me envergonha: nunca visitei por dentre o Palácio de Mafra, a não ser a horrorosa álea transformada em quartel, e onde passei meses de castigo...talvez seja essa a razão.

42. Popelina
    também para vocês, beijinhos agradecidos.

43. Caro Ima
    dos sítios que referiste, apenas já visitámos a linda cidade de Évora; estará programada uma visita algo detalhada ao Minho na próxima visita do Déjan.
    E tens razão, Portugal é um manancial de coisas belas para compartilhar com quem se ama.

44. Caro Sócrates
    e dessa região algo ficou por ver: S.Pedro de Muel, Montemor-o-velho, Tomar, sei lá que mais...

45. Olá Miguel
    o seu a seu dono: a foto do Convento de Mafra é da autoria do Duarte, embora eu tivesse escolhido passar pelo centro de Mafra, para tirar fotos ao Palácio, com aquela cor magnífica do pôr do Sol.
    Foi também para nós um grande prazer partilhar contigo e com o Félix aquele belíssimo fim de tarde coimbrã, com jantar junto ao "Bazófias"...
    Abraços duplos e amigos.

46. Olá Violeta
    é preciso vir cá o Déjan, para eu sair de casa e ver e visitar coisas que valem a pena.

47. Olá Nuno
    tens toda a razão, podia e devia ter parado em Montemor-o Velho...
    O Félix também se queixou do mesmo...
    E também te devia ter dito para apareceres, mas há muito pouco tempo que contactamos e não me senti à vontade; ficará para outra altura, mas acontecerá, decerto...

48. Olá Cláudia
    que bom ter ido ler a maravilhosa descrição que fazes de Belgrado; está lá tudo, descrito minuciosamente e com excelente fotos a complementarem o texto.
    Adorei; aliás o teu blog é um precioso auxiliar para quem quiser visitar um local: excelente.
    Beijito.

49. Meu caro X
    podes não acreditar mas recordei-me de ti, quando estive em Leiria, pois quando te conheci, era ali que moravas.
    A Figueira traz-me imensas recordações de criança e de adolescente, embora tivesse ficado algo decepcionado com a falta de vida na cidade - afinal era um fim de semana de Julho...
    E aquele palacete por cima dos restaurantes na marginal - que dó vê-lo em ruínas, é uma vergonha!

50. Martinha
    uma visita à Madeira já mete algum investimento, embora valha bem a pena; e eu apenas aí fui uma vez e gostei tanto...hei-de voltar, estou certo.

51. Cláudia
    nada tens a agradecer; só tenho é que fazer propaganda do teu blog, pois é maravilhoso, só isso...
    Beijito.

52. Satisfeito por saber que a "minha" cidade (Lusa Atenas) lhe causou boa impressão...

53. Anacleto
    obrigado pela visita.
    Já não visitava Coimbra há muitos anos e nunca tinha visitado a Universidade por dentro; nunca é tarde para reparar um "erro"...
    Abraço.

54. Só para deixar um abraço.
    Sinto-me bem aqui.
    *****

55. Do You believe
    e isso é tão reconfortante, sabes?
    Abraço grande e agradecido.

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!