domingo, 14 de junho de 2009

Tunísia 2 - Kairouan






A cidade de Kairouan, está no limite do sahel tunisino; isto é, considera-se o sahel a zona costeira, mas não apenas a zona junto à costa; também inclui as regiões que distam até cerca de 70/80 quilómetros da costa.

Kairouan fica no interior norte da Tunísia, a cerca de 70 quilómetros a ocidente de Sousse, que fica no litoral leste. Kairouan é a cidade sagrada da Tunísia e a quarta do Islão, a seguir a Meca, Medina e Jerusalém.

Neste ano de 2009, esta cidade é a capital mundial do Islão, sucedendo a Alexandria.

Apesar da transferência da capital política para Tunes no século XII, Kairouan continuou a desempenhar o papel de capital espiritual do Magrebe, com os seus treze séculos de cultura islâmica. A cidade foi inscrita pela UNESCO em 1988 na lista dos locais que são Património da Humanidade.

A sua grande atracão turística é Grande Mesquita, onde está o túmulo de um dos grandes santos do islamismo; claro que apenas se pode espreitar essa sala e a uma distância considerável; caso curioso, há uns indivíduos à porta da sala que levam as câmaras dos turistas e tiram as fotos para os mesmos.

Também muito famosos são os tapetes aqui executados; tive oportunidade de visitar uma loja de venda de tapetes, em que nos mostraram tapetes maravilhosos e a preços muito acessíveis (aqui não há regateio); a Medina é bastante interessante e foi aqui que comprei o prato que referi anteriormente

Foi nesta cidade que foram rodadas várias cenas do filme de Spielberg “Os Salteadores da Arca Perdida”.

34 comentários:

  1. gostei das impressões, da memória do local, mas o universo muçulmano continua a não me atrair. paciência. particularmente interessante é o episódio do túmulo!...

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Paulo
    não é que me seduza também, mas é bom conhecer povos com culturas e religiões diferenciadas; e sem cair no extremismo religioso, nota-se em toda a parte a grande religiosidade do povo; até nas áreas de serviço das auto-estradas há pequenos locais de culto...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  3. por acaso logo quando estava a 'folhear' as fotos chamou-me a atenção a dos tapetes: lindíssimos, desses que aparecem queria-os todos ;)
    abraço

    ResponderEliminar
  4. Pinguim,
    Gostei muito.
    E do que eu gostava mesmo?
    de um tapete voador para dar algumas voltas ao mundo e já agora de uma lampada mágica..para...etc.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pinguim
    Obrigada pela partilha que nos fazes da tua viagem. Fiquei encantada com os tapetes ;-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Caro Pinguim,
    Obrigado pela partilha!

    Um abraço:)

    ResponderEliminar
  7. Miguel
    alguns eram um regalo para os olhos; eu é que não estava para compras; e eles enviam directamente para qualquer parte do mundo.
    Vimos algumas tecedeiras e é totalmente artesanal a forma como os fazem...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Popelina
    não pedias muito...ora essa, eheheheh.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  9. Olá Smile
    parece que os tapetes estão a "monopolizar" Kairouan e olha que a cidade tem muito mais que tapetes...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Caro Kapitão
    estas partilhas são-me sempre muito agradáveis, também a mim.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito das fotos, é sempre bom conhecer um pouco mais de outras culturas. Não queria os tapetes nem os pratos, mas se são bonitos são.
    Abraço
    PS: ficarei à espera de mais fotos, se as houverem :)

    ResponderEliminar
  12. Hum, J. estou a ver que temos algo em comum, quanto mais não seja por alguns gestos que partilhamos.
    Sou um comprador compulsivo de cerâmica e, quando posso, de tapetes. Pena não ter mais chão ...
    Estes dias feriados souberam mesmo bem!
    Abraço e ainda não sei bem se estarei cá por altura do Arraial, mas se estiver terei muito prazer em te/vos ver. Enviar-te-ei mail para auscultar esta hipótese!
    Faço força para que chegue rápido o dia, e não tem nada a haver com o Arraial ... hehehe

    ResponderEliminar
  13. Caro A...
    ainda vai haver mais dos posts sobre a Tunísia, mas não todos seguidos, para não enjoar...
    E com fotos, claro.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Caro Manel
    se nos pudermos encontrar no Arraial será um prazer acrescido; mas mesmo na negativa, se pode sempre marcar um encontro.
    O raio do dia nunca mais chega...
    Abração.

    ResponderEliminar
  15. as fotos estão o máximo migo, e os tapetes...lindos. Acho que vou começar a fazer compras na Tunísia em vez de ir ali ao Gaiashopping ;-)

    aquele abraço :-)

    (falta poucooooooooooooo)

    ResponderEliminar
  16. Caro Ima
    no Gaiashopping até poderás encontrar tapetes de Kairouan, mas ao dobro do preço de lá, estou certo.
    Abração.


    Falta "muito"...

    ResponderEliminar
  17. A tua reportagem está a dar-me vontade de voltar lá!
    Boa semana:))

    ResponderEliminar
  18. Todos os mulçumanos são obrigados a ir a Meca(Arábia Saudita)pelo menos uma vez na vida, mas como a Viagem para Meca é cara, podem optar por ir sete vezes a Kairouan.

    Creio que tiveste oportunidade para veres o relógio solar na Grande Mesquita.

    Forte Abraço
    MiguelBA

    ResponderEliminar
  19. Olá Justine
    eu penso voltar um dia para ir a Tezouan, à entrada do deserto e visitar o primeiro oásis; mas para isso e para ir onde fui e apanhar banhos de mar e sol, uma semana é curta...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Olá Miguel
    esqueci-me de referir esse pormenor no texto, mas foi focado pelo guia; o santo que "mostro" na foto que o tal homem tirou com a minha câmara (até nem está mal a foto) é a seguir a Maomé uma das maiores personagens do Islamismo.
    Sim, vi o relógio solar, mas a minha câmara "deu o berro" depois da foto do santo e não pude fotografar (se calhar foi uma "mézinha" do homem...)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. E os arredores? Muita miséria?
    É a ideia que tenho "desses mundos"!!!

    ResponderEliminar
  22. Olá Tong
    nestes países, não é muito aconselhável, segundo os guias turísticos, "entrarmos" no mundo não turístico.
    Mas pelo que me foi dado observar, quer nas terras que atravessávamos, quer em pequenos pormenores (esgotos a céu aberto, mesmo à saída da capital, por exemplo), confirmam uma pobreza grande, mas de qualquer forma menos acentuada do que noutros países do Magreb.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Também não são locais que me atraiam, mas não digo que "desta água não beberei" e quando não me restarem locais para visitar, daqueles que eu quero mesmo conhecer, então talvez me "vire" para aí. Gosto dos tapetes e dos pratos, mas não se enquadram na minha decoração ... ficava-me pelo famoso íman de frigorífico - é que faço colecção mesmo (risos)

    Beijinhos e obrigada por nos dares a conhecer novos povos, novas culturas!!

    ResponderEliminar
  24. Natacha
    podias ter dito que te tinha trazido um; tenho o frigorífico quase cheio disso e doutras coisas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. Apesar do que mostras aparentar ser interessante, Tunísia não me chama... pelo menos por agora.
    bjs

    ResponderEliminar
  26. Violeta
    para mim não seria também uma opção de férias, mas nas condições em que aconteceu, seria idiota não aproveitar; e gostei mais do que estaria à espera...
    Beijito.

    ResponderEliminar
  27. Pena não serem tapetes mágicos...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  28. Lampejo
    para que querias tu um tapete mágico, rapaz? posso adivinhar?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Claro que podes adivinhar...
    No essencial viajar e...(o resto deixo a tua imaginação...)

    :)

    ResponderEliminar
  30. Era a esse resto que eu me queria referir, eheheheh!
    Abração.

    ResponderEliminar
  31. Sandrinha
    olha que até nem é caro...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  32. Apesar de estar com o Paulo nesta...de que o universo Muculmano nao me puxa para ferias...acho as fotos cheias de cor...e o que lhes e proprio na arte bonito...! Venham mais fotos, ou so tiraste estas e as do hotel?

    Abraco grande:)

    ResponderEliminar
  33. Caro Hydra
    claro que tenho mais fotos, mas vou espaçando as postagens sobre a Tunísia; ainda haverá mais duas...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!