domingo, 21 de junho de 2009

Passado e presente 14: "Belgrado - uma cidade, um país, um povo"

Agora que o Déjan está a chegar, e porque nos últimos tempos recebi um comentário de uma amiga que escreve um blog só de viagens, aliás belíssimo, e porque estive a falar com outra amiga que tem ido variadas vezes a Belgrado e conhece bem a cidade e as suas gentes, apeteceu-me “desenterrar” estas duas entradas publicadas no meu anterior blog e “perdidas”, entretanto…Haverá uma outra parte que apenas aqui não ponho para não tornar esta postagem demasiado extensa.
Estas entradas foram originalmente publicadas em 11 e 15 de Novembro de 2006.



"Fui recentemente, pela segunda vez na minha vida a Belgrado, curiosamente uma cidade capital de dois diferentes países, nessas visitas. Há anos, capital da ex-Jugoslávia, no seu imediato pós-Tito, e agora da Sérvia.
Foi uma visita atribulada, essa primeira vez, pois tinha sido infantilmente roubado, durante a noite, na travessia ferroviária desde Atenas, ficando privado de qualquer documentação, do bilhete e de dinheiro, como é óbvio. Assim sendo, foi quase só o tempo ocupado com a ida à embaixada portuguesa, para resolver o problema, e pouco tempo restou para ver a cidade, da qual relembro essencialmente um bonito parque, com uma óptima panorâmica da confluência do rio Sava, que atravessa a cidade, com o Danúbio, que também banha as suas margens.
Recordo, nesses tempos já longínquos, que era a primeira vez que visitava um país da área comunista, pese embora um comunismo pouco ortodoxo e algo terceiro-mundista, à imagem do seu líder até então, o Marechal Tito.
Não foi fácil a comunicação com as pessoas, pois não encontrei muita gente a falar inglês, o francês era praticamente desconhecido e eu, de alemão e russo era e sou completamente ignorante. Ainda por cima, existia um segundo alfabeto, o cirílico, o que para mim era igual a hieróglifos...
Mas, lá me fui "desenrascando", e pude ficar com uma ideia de um país de contrastes, se é que se pode ter a imagem de um país apenas com uma fugaz visita a uma cidade, mesmo que seja a sua capital.
Um povo afável, mas algo fechado e é curioso que fiquei com uma impressão, talvez pouco definida, mas que o tempo, infelizmente se encarregou de me explicar, de que era um povo com alguns problemas...

Voltei a Belgrado em Setembro último, e desta vez aí permaneci quase duas semanas, o que foi suficiente para ficar com uma ampla visão da mesma, visitando os locais mais turísticos, mas também alguns outros menos conhecidos, devido à companhia sempre agradável e conhecedora de alguém que nela habita há vários anos.
É uma cidade de contrastes, confirmei. Alguns prédios degradados convivem, nas principais avenidas, com belíssimos exemplos de uma arquitectura rica e muito bem conservada.
Vasta, na sua área, bastante populosa (perto de dois milhões de habitantes), visitei pela primeira vez, na margem esquerda do Sava, a "nova Belgrado", com as suas amplas avenidas, modernos prédios de habitação, hotéis e zonas comerciais.
Passeei-me pela extensa e sempre muito concorrida, dia e noite, zona pietonal, com uma quantidade e diversidade enorme de cafés, restaurantes e esplanadas aprazíveis.
Recordei locais da minha anterior visita, como a já "gasta" estação ferroviária central, e o alindado parque da cidade, junto aos rios, que continua a ser o local de passeio e visita mais popular.
Fui conhecer o majestoso e previamente auto imaginado mausoléu de Tito...
Vi a enorme catedral de S.Sava, a maior igreja ortodoxa que existe, e que apenas recentemente, teve a sua atribulada construção, finalizada. Mas preferi a simplicidade da igreja de S.Marcos, onde me foi dado observar pela 1ª vez, com alguma minúcia uma religião afinal tão próxima do catolicismo, que por aqui se pratica.
Vivi a cidade , no seu dia a dia e habitei uma das suas principais avenidas, aquela que "ostenta" ainda hoje os sinais de uma acção punitiva, que visou não só Belgrado, mas vastas áreas da Sérvia, essencialmente pontes e importantes unidades económicas do país.Estes bombardeamentos cirúrgicos foram efectuados pela NATO, com o objectivo, atingido, de certa forma, de forçar, em 1999 o então presidente Milosevic a aceitar a permanência das Nações Unidas no Kosovo, situação que ainda hoje se mantém num impasse difícil de resolver.

Mas a contestação interna a Milosevic foi também enorme, e forçou mesmo a sua demissão, após as esmagadoras manifestações populares, que terminaram com o seu abandono do poder em Outubro de 2000.

É lamentável, ver, ainda hoje, numa mesma avenida, prédios esventrados pelos "rockets" americanos, lado a lado com magníficos edifícios governamentais; sinais de uma violência que tanto marcou a Sérvia no final do século passado, consequências de uma guerra fratricida, que a ninguém beneficiou e a todos penalizou.
Emergiram nos Balcãs novos países, alguns de fracas capacidades económicas, outros ajudados pela conivência de grandes potências europeias, com a Alemanha à cabeça, que sempre se opôs à formação de uma "grande Sérvia", e assim nasceu um novo mapa europeu, a juntar ao desmembramento da antiga URSS, no final da década de 90.
O povo, esse, foi quem mais sofreu, como sempre sucede. Mas já tanto tinha sofrido nessa cruel e mortífera guerra, que teve, a meu ver, como primeiro e máximo culpado, mesmo após ter desaparecido, o Marechal Tito, o qual para seu poder pessoal, formou e manteve uma fictícia união de etnias, religiões e viveres, que se chamou um dia Jugoslávia.
Dessa guerra, desses acontecimentos, espero vir a escrever algo, um dia destes.”

©Todos os direitos reservados
A utlilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor.

12 comentários:

  1. Olá meu amigo Pinguim! Ainda não tenho o prazer de conhecer Belgrado mas quem sabe um dia :).
    Não tinha lido estes posts nem conhecia o blog antigo portanto ainda bem que os reeditaste. Não sabia que trabalhavas no ciclo de leitores, o meu pai é sócio! Hmm recomendo então que encomendes para ti o livro da Joanne Harris Xeque ao Rei. Estou certo que vais adorar. Um abraço :)

    ResponderEliminar
  2. Caro Psi
    isto não é um blog antigo, mas sim a primeira parte deste blog, que inadvertidamente, apaguei, mas que alguém amigo conseguiu recuperar quase na totalidade; desses posts recuperados, perderam-se fotos e vídeos, claro, mas há coisas que facilmente posso reproduzir, e algumas delas tenho-as posto aqui nesta rubrica "Passado e presente" que já vai na 14ª. postagem; todavia sempre ficará muito aquém das 256 entradas perdidas...
    Sobre a Joanne Harris, como te disse, é bastante solicitada no C.L., mas eu ainda nada li dela, nem mesmo o famoso "Chocolate"; fica a tua recomendação.
    Quando apareces finalmente por aqui?
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  3. Olá Pinguim !!
    Voltei para ficar , tenho passado por aqui nocturnamente (como convém) leio tudo o escreves, mas sem deixar rasto.
    Gostei muito da tua descrição de Belgrado e apesar de todos os problemas que apontas, e que são inerentes a uma cidade que passou tantas e tão contraditórias situações, fica a vontade de a conhecer.
    Faltam 4 dias !! eu sei que os últimos dias, últimas horas... custam muito a passar. Mas agora é só um saltinho.
    Um grande e afectuoso abraço

    ResponderEliminar
  4. Querida Nocturna
    Muito mais haveria a dizer sobre este país e sobre este povo.
    Algumas, poucas, coisas foram entretanto alteradas, como por exemplo a independência unilateral do Kosovo...
    Algo mais direi um dia destes.
    Entretanto, já não conto os dias, mas sim as horas...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Hmmm eu já estou a planear ir ai há muito tempo. Era para ir com o Theo agora que ele esta quase a ir embora mas ele acabou por preferir conhecer Madrid e portanto é para esses lados que vamos rumar. Da próxima vez que ele vier a Portugal estou certo que Lisboa vai ser dos primeiro sítios que ele vai querer ir. De minha parte eu adoro a cidade e prometo que no final do verão tudo farei para ir ai um fim de semana. Já tenho saudades da vossa cidade!

    ResponderEliminar
  6. Caro Psi
    é claro que conto conhecer-te nessa altura.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Não conheço J., mas espero fazê-lo algum dia, se tal se proporcionar.
    Mediterrânico de coração, africano de nascimento, e português por hábito, ainda não senti a vontade de viajar por estes lados, mas não perderá pela demora, pois até nem está muito longe dos meus pólos de interesse ...
    Já estou feliz por ti, um bem hajas e, passads estas últimas horas, espero e desejo que as coisas voem de vento em popa.
    Abraço e ... é só um pulito!

    ResponderEliminar
  8. Manel
    vão de vento em popa, sim, embora haja um vento a soprar não tão intenso como eu desejaria.
    Belgrado tem algo que aqui não disse: tem vida! Vês pessoas a toda a hora na rua, esplanadas a perder de vista e uma zona piedonal bastante extensa e super animada.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  9. Um País fabuloso de muitos contraste de Norte a sul e um povo de uma grande simpatia. Reservados mas simpáticos. Já estive por diversas vezes nesse país, agora países. Confesso que gosto muito de Ljubljanade capital da Slóvénia e adoro Dubrovnic. Belgrado é uma cidade sem dúvida a visitar e a conhecer.

    Abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
  10. Olá Miguel
    Eu, por o Déjan viver em Belgrado tem sido a esta cidade que mais tenho ido; ainda na Sérvia, gostei muito de Novi Sad.
    Também já estive na sua cidade natal, Zadar que é na Croácia, tendo visitado Split, mas não Dubrovnic; Zagreb, Serajevo e Ljubjiana, conheci dessa primeira vez que aqui falo, quando ainda era a Jugoslávia.
    Enfim um mapa novo nuns Balcãs que foram há bem pouco tempo palco de lutas terríveis e fratricidas
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Já tive o prazer de te ouvir contar todas estas histórias eassim conhecer um bocadinho da história de Belgrado que ignorava totalmente!
    É uma pena que tais acontecimentos tenham ocorrido mas felizmente souberam como renascer do caos!
    Vi fotos da cidade logo depois de te visitar, é um país interessante e bonito. Talvez um dia passe por laá, quem sabe?
    Abraço grande!

    ResponderEliminar
  12. Olá Félix
    estive a ler este comentário acompanhado de um habitante, "muito especial" desta cidade de Belgrado; e claro que ele gostou de ler o que disseste da sua cidade.
    Abraço de ambos.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!