quinta-feira, 18 de junho de 2009

Isto diz-me respeito


Eu aderi. Porque não tu???
Visita o blog...

(nesta versão do vídeo, já apareço eu, eheheh...)

40 comentários:

  1. ficou lindão na foto. mas além da foto, vai ajudar a aprovar alguma lei? e vc vai na parada daí? será menos perigosa que a daqui (acaba de morrer um que foi agredido por skinheads, sem falar da bomba...)

    ResponderEliminar
  2. Olá Edu
    eu por acaso até nem vou ao desfile, pois sou um bocado contrário a um certo folclore que aqui, em Lisboa lhe está associado; irei ver, claro, e esta é uma forma de me associar a esta causa e mostrar que não é o medo de que me reconheçam que motiva a minha não presença.
    O desfile de Lisboa, embora vá crescendo de ano para ano, é muito pequeno, comparado com os desfiles das grandes cidades: S.Paulo, Londres, Madrid, Paris, S.Francisco, Sidney ou outras; mas tem sempre que se começar "por baixo", não é verdade?
    Irei sim ao Arraial, no próximo dia 27, e irei muito bem acompanhado, pois levo o meu Déjan, que chega nesse dia a Lisboa.
    Abração.

    ResponderEliminar
  3. Amei a foto. :) Infelizmente ainda me falta um bocadinho a coragem para fazer o mesmo, mas talvez me passe da cabeça e o faça...
    Agora não percebi, que folclore é que está associado ao desfile?
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Meu caro A...
    puseste-me a rir...
    Chama-se "folclore" àqueles travestis que geralmente monopolizam a atenção dos fotógrafos e das televisões, nestes acomtecimentos; eu aceito perfeitamente que as pessoas se apresentem como queiram; cada um tem o direito de ser como é. Mas, para mim, a homossexualidade não é obrigatoriamente ser efeminado e lamento que haja uma predisposição exagerada nestas marchas para mostrar esta faceta. Sempre lutei para que a homossexualidade não fosse um gueto, mas apenas uma forma mais de estar na sociedade.
    Eu sei que devia dar o exemplo e devia estar presente para mostrar que nem toda a gente é efeminada, mas ainda me sinto "descofortável" ali no meio.
    Gosto de acompanhar a marcha, e faço-o geralmente; oiço o que se diz e também lá fora há muita gente gay, nos passeios a ver o desfile; é uma forma de participar...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que isso é uma coisa que diz respeito a toda a gente. Porque é assim, infelizmente vivemos numa sociedade em que ninguém se respeita. E eu acho isso muito mal. Porque pode causar alguma "impressão", falo por mim.. Mas também há coisas que fazem impressão entre pessoas de sexo oposto..
    Daí que eu seja da opinião que desde que todos estejam felizes e bem... Independentemente de ser com quem for!

    Contudo, essas manifestações que fazem.. Sim, revelam que não têm medo nem vergonha, e isso é muito bom.. Mas por outro lado, há outras pessoas (aquelas que descriminam e rebaixam) que se aproveitam desses eventos para piorar ainda mais as coisas..

    Ai não percebo.. Se cada um se preocupasse consigo e não com os outros era fenomenal. É que às vezes vejo cada cena na rua que apetece ir lá e dizer: olhe importa-se? a sua vida não lhe chega?

    My God.
    Be happy :D

    Ps. Oh, tás tão querido na fotografiaa amigoo, hehe :D* beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Sandrinha
    se toda as pessoas heterossexuais pensassem como tu, seria muito bom e é isso que se pretende, embora seja, hoje em dia, uma utopia. Mas j´assisti, há um par de anos a uma marcha em Madrid e foi das coisas mais lindas que já vi; com a população da cidade a apoiar na rua o desfile, a aplaudir, a colaborar...Claro que havia e ainda bem o tal folclore e dava colorido à marcha, mas era apenas "mais um" dos componentes de um todo. De resto, além das organizações dos direitos LGBT, havia de tudo, desde figuras públicas, aos líderes das duas grandes centrais sindicais, importantes políticos e acima de tudo a grande massa das pessoas normais que são os homossexuais; não vi homofobia ali e nas janelas, bandeiras do arco íris, mostrando adesão, fora da marcha, como milhares de gays nos passeios misturados com a população, quase 2 milhões de pessoas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Já falámos sobre isto antes: não vou deixar de ir a uma marcha por causa do folclore. Se vou é porque quero dar o meu contributo e a variedade de posturas entre os que fazem a marcha não me preocupa. Aliás quantos mais como nós lá estiverem menos preponderante se torna a presença dos folcloristas (que as TVs muito gostam de mostrar). É bom quando somos muitos e de muitos géneros. Livres e esclarecidos. Mau é o contrário e a sensação final de que poderíamos ter sido mais, muitos mais, e poderíamos ter feito melhor. Alguém me disse que em Portugal, nas marchas deste ano, teremos que ser mais firmes e presentes para que os políticos saibam que somos muitos e que estamos seguros do que exigimos deles, das suas promessas... A marcha é um instrumento simples e forte para reivindicarmos todos juntos os direitos de todos nós, a que - afinal - ainda só alguns têm acesso. Abc,

    PS - Parabéns pelo testemunho!

    ResponderEliminar
  8. Luís
    tens razão, já falámos sobre o assunto e eu não deixo de te dar razão; talvez seja uma posição comodista ou egoísta, a minha; admito!
    Mas não vou contrariado a um acontecimento só para fazer número; tenho que sentir que "estou" mesmo lá, e isso não acontece...e tenho pena.
    Abraço amigo e foram vocês que motivaram o meu testemunho.

    ResponderEliminar
  9. Estás muito bem na foto; já tinha visto no Google Reader. E a paisagem de trás, de deixar qualquer um com vontade de férias. Abraço

    ResponderEliminar
  10. André
    esta foto foi tirada em casa do pai do Déjan, em Zadar, na Croácia; é uma cidade linda e foi ali que o Déjan nasceu.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Só tenho pena que Portugal não consiga ser assim como Espanha. A sério, custa-me a ver tanta "heterogeneidade" numa sociedade em que nada diferem uns dos outros. É penaa amigo..

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  12. Sandrinha
    as coisas aqui evoluem mais devagar, infelizmente.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. E não é que aderiste muito bem? Bela foto, charmoso... :)
    Não vou defender aqui o meu porquê de ir à Marcha, já expus no meu blog e o Luis disse melhor do que eu diria. Não me incomoda o "folclore" , adoro as "bichas das plumas" porque fazem parte da alegria que deve marcar a Marcha. Por isso se chama "Pride", orgulho e não vigília nem manifestação. Básicamente é uma festa, a festa da diversidade onde todos deveriam ser benvindos. Já o que a imprensa faz com a Marcha é uma coisa bem diferente...
    Beijinh@s

    ResponderEliminar
  14. Olá S.M.
    compreendo e acho muito bem a vossa presença na marcha; eu também já expliquei, na minha maneira de ser, o porquê de não ir; mas ando por lá...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Também já aderi.
    Este ano talvez la dê uma saltada.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  16. Isto diz respeito a todos os que se interessam pelas questões da cidadania.
    Ontem os negros, hoje os homossexuais, desde sempre as mulheres, se não fossem movimentos sociais fortes o mundo seria um sítio muito mais desagradável e feio. É pena que ainda haja gente que se empenha tanto em impedir que outros sejam felizes.
    Que diferença lhes faz?
    Não consigo mesmo entender.

    ResponderEliminar
  17. Olá M.
    talvez nos encontremos por lá; de qualquer maneira, no Arraial vemos-nos com certeza e já cá está o Déjan.
    Abraços por aí e um grande para ti.

    ResponderEliminar
  18. Mar_maria
    o problema é que a cidadania interessa muito pouco a quase toda a gente...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito do vídeo. A mim também me diz muito...e com muito respeito.

    ResponderEliminar
  20. Amigo Carametade
    eles vão refazendo o vídeo, esta já é a quarta versão. E não vai ficar por aqui.
    Abraço anigo.

    ResponderEliminar
  21. Também a mim me diz respeito, porque é uma questão de direitos humanos, porque sou apologista de uma sociedade onde prevalece a igualdade, a tolerância e o direito à diferença.


    Um beijo grande querido amigo

    ResponderEliminar
  22. Querida blue
    fico imensamente satisfeito ao encontrar pessoas como tu; compensam, e muito as taras homofóbicas que por aí reinam...
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  23. Pingú, este blog é um pouco à semelhança daquele que foi criado quando a GISBERTA foi morta no Porto.
    Caso tenhas curiosidade deixo-te aqui link:

    http://naotemosvergonha.blogspot.com/2007/05/eu-humberto-no-tenho-vergonha.html

    Abraço forte... tá quase quase , certo???
    eh eh eh ****

    ResponderEliminar
  24. Amigo X
    é semelhante, mas mais abrangente...
    Está quase, está; mais uma semanita e PUMMMMMMMMMMM, foguetes!!!!
    Abração.

    ResponderEliminar
  25. O que a sociedade portuguesa precisa, é de mais gente como tu!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Claro que a mim também me diz respeito!!
    Acho que é muito importante para o sucesso desta causa, o esforço de não a transformar num qualquer "Carnaval".

    Boa Marcha!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Martinha
    é apenas uma questão de coerência. Compreendo muito bem que há pessoas que, por motivos vários, não possam dar a cara, numa causa como esta; mas outros há, que criticam que as pessoas não se exponham, que estão sempre a apelar para as pessoas mostrarem a cara, e agora estão escondidinhos na sua toca; ao menos calem-se, por favor!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Olá Natacha
    eu estou muito sensibilizado com o apoio, curiosamente feminino, na maioria, de pessoas heterossexuais a esta causa, quando dizem que também a elas "isto" diz respeito; compreendo o gesto, que contraria a homofobia que é muito mais comum.
    Mas, num ainda pequeno número de aderentes a este "mostrar a cara", apraz-me referir algumas pessoas que conheço e sinto, por elas que estou muito bem acompanhado: O Luís e Gonçalo, o Marcos, o Humberto, a todos eles aqui saúdo também, pois além de Amigos, sabem assumir-se como cidadãos iguais a todos outros.
    Há muita maneira de "estar presente" na Marcha; esta é uma delas!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Interessante e boa a sua postura.
    Não esperava algo diferente, hehehe
    Abraço, amigo!

    ResponderEliminar
  30. Caro Autor
    devemos ser coerentes, acima de tudo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. De facto estas iniciativas são importantes. Estas e outras que incrementem a visibilidade. E a ela sucede-se a aceitação. Sempre foi assim e há-de continuar a ser. é o caso dos negros. Antes eles eram discriminados, e agora já são mais reconhecidos e respeitados. Porquê? Porque saíram à rua, deram a cara. Claro que é uma analogia um pouco estranha e nalguns casos não se aplica, mas relaciona-se, de certo modo, com este caso.

    ResponderEliminar
  32. Caro Vagueador
    embora com algumas diferenças, acredito que o processo possa ser algo semelhante; mas vai demorar o seu tempo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. Parabéns J.
    Eis uma forma assertiva, elegante, e ainda por cima numa paisagem que me diz que vou querer, rápido, estar numa semelhante, de mostrar uma posição na vida.
    A diferença entre as pessoas que têm escolhas de vida, que não a heterossexual, é importante, e aquilo que chamas folclore (entendo o termo) igualmente me parece saudável, ainda que crie na sociedade imagens menos positivas daquilo que queremos fazer passar como formas válidas de estar na vida.
    As pessoas terão de se acomodar, e, eventualmente, aceitar as diferentes formas de expressão. Sei que custa e é difícil que consigamos ser melhor aceites quando somos todos metidos no mesmo saco, mas quanto a isso ... nada a fazer.
    No entanto continuo a pensar que até as plumas e as lantejoulas fazem parte do nosso mundo.
    Enfim, sou pela aceitação, apesar da relutância que é comum a muita gente dentro do meio não heterossexual (tinha muito mais para escrever, mas devo lembrar-me que isto deveria ser só um comentário, que, mau grado, transformo numa epopeia! ... desculpa se me excedo).
    Abraço forte e, mais uma vez, considero-te uma pessoa de fibra!
    Bem hajas ... e já falta pouco ;)

    ResponderEliminar
  34. Meu caro Manel
    um comentário teu nunca é demasiado longo, antes pelo contrário...
    Concordo que não é fácil sermos aceites nas nossas diferentes formas de viver a "não heterossexualidade" pelo mundo heterossexual, que como bem dizes prefere meter "tudo" no mesmo saco...mas é nas diferenças, e em todas as diferenças, sublinho, que está a razão dos nossos viveres de acordo com a forma que achamos melhor adequada a nós próprios.
    Abraço grande e amigo, e "excede-te" à vontade nos comentários, pois é com muita sensibilidade e inteligência que o fazes.

    ResponderEliminar
  35. Eu também gostava de ir até aí e assistir, embora dispense como dizes Pinguim, o tom folclorico que insitem em colocar neste tipos de iniciativas.
    Mas a minha grande Amig(d)a Lite não me deixa sair de casa. :-(
    Abraço!

    P.S.- se fosse até Lx também ficava na dúvida: marcha ou pic-nic do Tony Carreira??!! LOL:-)

    ResponderEliminar
  36. Caro Miguel
    fui ver a Marcha e fiquei agradávelmente surpreendido, pelo bastante elevado número de pessoas (penso ter sido a maior até aqui feita em Portugal) e principalmente pela pouca participação do tal "folclore", havendo uma enorme normalidade na quase totalidade dos participantes; claro que continuam a não ver-se figuras públicas (gays ou não) e falta-lhe alegria, música e vivacidade; mas claro que Roma e Pavia não se fizeram num dia...
    Estou certo que o Arraial vai ser muito bom.
    Abraço grande e as tuas melhoras.
    O Tony Carreira ficou tristíssimo com a tua ausência.

    ResponderEliminar
  37. Isto diz-me respeito!!!
    Mas não pude ir, o final de tarde foi dedicado a família...

    Abraço-te...não só pela divulgação


    Abraço-te

    ResponderEliminar
  38. Abraço-te
    eu estive a ver e como disse acima, gostei.
    Para o ano, acho que me vou incorporar.
    No próximo sábado vou ao arraial; se fores e me vires por lá, fala-me, pois eu não te conheço e tu já sabes quem eu sou, e além disso estou com o homem mais giro do arraial, eheheh...
    abraço amigo.

    ResponderEliminar
  39. Como te disse fiquei contente por ter descoberto nesse blog tantas caras conhecidas! Um dia destes envio a minha! ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  40. Félix
    Nunca seremos demais...
    Abração.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!