segunda-feira, 8 de junho de 2009

É bom ser pinguim...



Dois pinguins machos "gays" chocaram um ovo abandonado e agora estão criando o filhote como se fossem pais adoptivos, informou o zoológico de Bremerhaven, no norte da Alemanha.

O zoológico entregou aos machos Z e Vielpunkt o ovo, que havia sido rejeitado pelos pais biológicos, depois que o casal foi observado tentando chocar uma pedra.




Segundo o zoológico, o casal parece feliz criando o filhote, nascido há quatro semanas.

O zoológico de Bremerhaven ficou conhecido em 2005 por conta de seus planos de "testar" a orientação sexual de pinguins com características homossexuais.

Na época, três casais de pinguins machos foram vistos tentando cruzar um com o outro, e tentando chocar pedras, entre eles Z e Vielpunkt.

O zoológico chegou a providenciar quatro fêmeas em uma tentativa de levar a espécie ameaçada a se reproduzir, mas o plano foi logo abandonado depois de causar revolta entre defensores dos direitos gays, que acusaram o zoo de interferir no comportamento dos animais.

Presente de Páscoa

Os seis pinguins "gays" permanecem no zoológico, e segundo a instituição, "Z e Vielpunkt aceitaram o ‘presente de Páscoa' e começaram a chocá-lo imediatamente".

"Desde o nascimento do filhote, eles vêm se comportando do modo que você esperaria de um casal heterossexual. Os dois pais felizes passam os dias protegendo, cuidando e alimentando seu filhote adoptado."

Os pinguins de Humboldt são normalmente encontrados na costa do Peru e do Chile, mas segundo a agência de notícias AFP, sua população vem decrescendo por causa da pesca intensiva na região.

O comportamento "gay" entre pinguins machos já havia sido observado, inclusive alguns teriam criado filhotes adoptivos.

O comportamento homossexual é bastante documentado entre várias espécies animais, mas não é compreendido em detalhes, afirma o professor Stuart West, um biólogo especializado em evolução da Universidade de Oxford.

Segundo West, algumas teorias indicam que a actividade homossexual pode servir objectivos diferentes - no caso dos macacos bonobos, por exemplo, poderia estar relacionada à ligação social e ao estabelecimento da dominância. Em algumas espécies de pássaros, fêmeas se juntam para criar os filhotes.

Outros animais podem simplesmente exibir uma "tendência a acasalar", enquanto outros podem, como seres humanos, gostar de sexo sem fins para procriação.

"A homossexualidade não é incomum entre os animais", declarou o zoológico de Bremerhaven.

"Sexo e acasalamento no nosso mundo não necessariamente têm algo a ver com reprodução."

48 comentários:

  1. Parece-me perfeitamente natural e muito querido.

    beijinhos (já viste as horas? como é que trabalhamos amanhã?)

    ResponderEliminar
  2. Popelina
    a mim também me parece...
    Eu sou um animal nocturno...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. o maravilhoso estado natural...aquele que sem convenções ou dogmas funciona perfeitamente...sem falsos racionalismos as coisas fluem...era bom pegarmos nestes exemplos...mas o Homem é demasiado arrogante para poder ser equiparável a um simples pinguim...

    ResponderEliminar
  4. Caro Ima
    nunca tinha pensado nessa característica tão humana, a arrogância como explicação de certas maneiras de pensar dos chamados "racionais"...
    Muito boa a tua complementaridade neste texto.
    Abraço grande.

    Obrigado pelo mail; estou à espera de um tempinho para te ligar...

    ResponderEliminar
  5. O problema é que nós tivemos Jerusalem e o Vaticano...

    ResponderEliminar
  6. Quero agradecer as palavras bonitas que tu e a Popelina me dirigiram!
    Inicialmente ainda estive tentado a criar um blog, mas, posteriormente, decidi que não o faria ... restou o Leman!
    Quanto aos pinguins, fico ainda admirado como necessitam os cientistas de ir buscar exemplos ao mundo animal para justificar um comportamento perfeitamente normal, ligado às opções sexuais de qualquer ser vivente.
    Isto significa, infelizmente, que continuamos às voltas com a aceitação de algo tão natural como a homossexualidade.
    Depois de ter saído de casa de meus pais, era eu ainda um adolescente (onde o ambiente era, efectivamente, algo homofóbico, como era habitual nas tradicionais famílias portuguesas), deixei de me preocupar com a aceitação de que poderia ser ou não alvo ... mas também é verdade que passei a conviver com gente fora do vulgar, diga-se em abono da verdade, onde nunca me foi feito sentir que era diferente!
    Abraço e fico encantado por dar conta que em breve estarás em companhia da tua outra metade ... um bem haja aos dois!
    Mas devo informá-los que as pedras não chocam! :)

    ResponderEliminar
  7. E temos, Manuel, continuamos a ter...
    Abração.

    ResponderEliminar
  8. Já sabia que os pinguins ( como mais algumas espécies,,por exemplo golfinhos, macacos e, salvo erro, baleias) têm comportamentos homossexuais. Só não sabia que já "podiam" adoptar. Grandes bichinhos! A ver se lhes seguimos o exemplo!
    Beijinh@s p ti

    ResponderEliminar
  9. Claro Pinguim,
    É MUITO bom ser pinguim.
    Que excelente exemplo de carinho, e de como o mundo pode funcionar tão bem quando não existem preconceitos a dividir os seres vivos(nem Jerusalém, nem Vaticano,tens razão).
    Apenas uma nota para o Ima , o homem é arrogante mas um pinguim, não é ... um simples pinguim . Provou que era um ser vivo capaz de dar um grande exemplo de humanidade aos seres "ditos" humanos.
    Alguma luz e esperança nos chega dos lugares mais inesperados.
    Um grande abraço
    Nocturna

    ResponderEliminar
  10. Acredito que tudo tem a ver com a pequenez das mentalidades, para além da arrogancia virá também a inveja de que alguém(seja humanos ou animal)possa ser feliz a 100%.

    Acredito que o que acontece com a maioria dos animais, acontece também com muitos gays. O Sonho de terem um filho, não por causa da descendencia(já existem muitos humanos), mas sim porque querem partilhar a sua vida, a educação, o amor entre tantas outras coisas.

    Espanha é um país super católico e mais praticante do que Portugal e já aceitam o casamento entre gays, bem melhor do que os alemães e franceses.

    Quando á vontade e AMOR pelo outro...

    os actos são muito mais importantes do que as palavras. Que eu saiba os pinguins não falam a lingua do homem e ainda bem...

    Abraço
    Miguel

    P.S- Gostaste da Tunisia? Voltarias lá?

    ResponderEliminar
  11. Caro Manel
    eu hei-de ter sempre comentadores sem blog, que me emocionam com o que escrevem.
    Houve um especialíssimo, o único que tive até agora o prazer de conhecer pessoalmente, o Catatau e que mais que comentador se tornou um grande amigo; infelizmente já não está entre nós...
    Outros houve, poucos, que ao fim de um certo "treino" lá arranjaram um blog; existe um, o Mike (alentejano) que já prometeu entrar na blogosfera e há mais dois ou três que me dão muito prazer ler.
    As minhas palavras, e as da Popelina são mais que merecidas e só espero ter oportunidade de te conhecer pessoalmente para cimentar mais uma amizade que já existe.
    Sobre os pinguins e as considerações que teces sobre o texto, não é que precisemos de ir ao mundo animal buscar exemplos da nossa normalidade; o que sucede é que caem pela base argumentações há muito consideradas pertinentes por homófobos pseudo conhecedores que afirmavam como uma das principais razões da não aceitação da homossexualidade, a vida reinante na Natueza, no mundo animal...
    Já há muito tempo afirmei que um dos sonhos irrealizados da minha vida é não ter um filho; agora, mesmo que a adopção fosse possível, era tarde; e biológicamente, como dizes, as pedras não chocam, mas prometo que quando o Déjan por aqui estiver, vamos "tentar" fazê-lo, e espero que muitas vezes...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  12. S.M.
    eu estou certo que qualquer que seja o resultado das eleições legislativas, o assunto do casamento entre pessoas do mesmo sexo vai mesmo ser aprovado; e daí à aprovação da adopção, vai apenas um passo, que muitas vezes não é fácil, mas vamos lá chegar, vais ver...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Olá Nocturna
    mais uma vez, o complemento dos comentários é essencial para uma mais completa explanação de um texto; a "dica" do Vaticano e de Jerusalém, foi muito apropridamente referida pelo Manuel e a referência à arrogância humana que o Ima juntou no seu comentário tem também todo o cabimento...
    Claro que o título que dei a esta entrada tem um duplo significado e agora, num mês especial para os homossexuais, ao contrário de muita gente que afirma não ser necessário tê-lo, eu tenho muito orgulho em ser como sou.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá Miguel
    a minha satisfação de ter um filho nada tem a ver com a descendência, mas sim, como dizes, de ver crescer um ser humano e acompanhar com amor e carinho esse crescimento.
    A inveja claro que também tem a sua influência negativa na questão da felicidade; mas é sobretudo na pequenez e na errada mentalidade do ser humano que tudo isto entronca; e nós sabemos que mudar mentalidades demora muito tempo, caso se consiga...
    A influência do catolicismo nesse aspecto é tremenda pois as pessoas acreditam piamente no que a igreja diz sem questionarem se está certo ou errado; a Igreja não é, para mim, a "voz" de Cristo na terra!

    Sobre a Tunísia, claro que voltaria; ainda disse pouco, mas vou falar mais.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Querido Pinguim
    Vamos a uns esclarecimentos:
    1º as minhas desculpas ao Manuel B. Serrano, foi ele e não tu quem lembrou Jerusalém e o Vaticano. Espero ser perdoada-

    2º Quando eu falei no comentário do Ima foi para sublinhar, de facto a arrogância do Homem e dizer que os Pinguins Não são (... simples pinguins, até pelo exemplo que dão).

    Quanto ao resto eu sei que tens muito orgulho de seres o que és : Um ser Humano excelente que apenas quer ser feliz, sem prejudicar os outros e «mandando às urtigas» os convencionalismos e a hipocrisia.
    Sabes o quanto gosto de ti e como estou orgulhosa de ser tua amiga.
    Um grande abraço
    Nocturna

    ResponderEliminar
  16. De repente, Califórnia! Brokeback Mountain. Pinguins. Todos dizendo que tudo isso é normal - e é! Ser humano é apenas mais um bicho querendo ser amado e a arrogância é realmente o que nos define como espécie. Um dia chegamos lá (quando aparecer algum outro "alvo" pra atacarem).

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  17. Já sabia das tendências de alguns animais, nomeadamente, dos pinguins. Mas esta história é, para alem de tudo, enternecedora.

    ResponderEliminar
  18. A natueza, indiferente ao HOMEM, é espectacular e dá-nos grandes provas de amor.

    ResponderEliminar
  19. E como este há tantos e tantos outros casos. A natureza é assim nós, humanos, é que complicamos tudo. Oh raça estúpida!

    ResponderEliminar
  20. Há uns anos atrás vi um documentário sobre a homossexualidade no reino animal. Desde golfinhos, macacos, elefantes, cães, aves, etc...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  21. Querida Nocturna
    os teus "esclarecimentos" estão todos "esclarecidos, eheheheh.
    E eu estou todo babado e muito orgulhoso de ter uma Amiga como tu.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  22. Edu e Mau
    a situação aqui parece tender para um reconhecimento legal dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, a curto prazo, o que nos poria no pelotão dos países com legislação mais avançada nas causas GLBT; mas a homofobia continua, principalmente nos centros menos populosos e sempre sob a batuta da Igreja...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  23. Caro Will
    é um prazer "reencontrar-te"!!!
    Sim, são mesmo fofos; quem não simpatiza com os pinguins????
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  24. Caro Tong
    tu nem imaginas como os "pinguins" podem ser ternos...eheheheh.
    Abração.

    ResponderEliminar
  25. Pois é Violeta, e o Homem tende sistematicamente em não compreender as lições que a Natureza lhe oferece.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  26. Graduated
    há por vezes vontade de questionar onde está a irracionalidade...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Amigo Lampejo
    e ali não há intrigas, zangas ou ciúmes, é tudo tão natural....
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  28. Fossemos todos tão compreensivos na "vida real", como na animal...

    beijinhos ternurentos, como os pinguins!!

    ResponderEliminar
  29. Era bom, não era, querida Natacha???
    Beijinho ternurento também.

    ResponderEliminar
  30. Bom…
    Resta-me dizer o que ninguém disse ainda.
    A Sra. Do queijo já viu o teu blog?
    Lá diz-se:
    “"Sexo e acasalamento no nosso mundo não necessariamente têm algo a ver com reprodução."”
    Olha que ela não defende esta ideia.
    É mais uma outra.
    E só de pensar que em Outubro podemos vir a levar com ela… até morro só de pensar.
    GRITOMUDO

    ResponderEliminar
  31. Caro Gritomudo
    acho que não viu, nem estarei muito interessado em lhe dar conhecimento do blog.
    E quanto ao facto de essa dita cuja nos poder governar em Outubro, quero afastar esse pesadelo, pois tal como estas eleições, devido ao seu peso específico como europeias, e devido ao grande abstencionismo, terem funcionado como um efectivo voto de protesto ao governo socialista, principalmente de classes profissionais bem definidas, também os seus resultados farão reflectir muito a votação de Outubro; muita gente que votou Bloco de E. agora, pois mais um ou dois deputados em Estrasburgo não aquece nem arrefece, pensará duas vezes em dar o seu voto no mesmo partido em eleições legislativas, pois o Bloco, que até é um partido simpático e que tem animado a vida parlamentar, não tem, nem terá possibilidades governativas, isso é utópico.
    Por outro lado, o voto no PSD até nem foi anormalmente alto, o do PS é que foi anormalmente baixo, mas isso será rectificado em eleições a valer, as legislativas e vai funcionar o voto útil, que penalizará, ao contrário de agora os restantes partidos, à excepção do PS; e MFL é manifestamente menos popular do que Sócrates, mesmo muito contestado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. *off topic*

    Caro Pinguim
    estava a ver há pouco o site da Time Out (a revista só se vende mesmo em Lisboa) e a propósito de uma notícia a um jantar que se realizou no passado Sábado, fazem uma referência ao nosso jantar, citando o teu blog e o do Paulo & Zé. Já tinhas visto?
    A notícia está neste link: http://timeout.sapo.pt/news.asp?id_news=3658
    Abração

    ResponderEliminar
  33. Olá Miguel
    sim, já tinha visto; eu fui no sábado passado ao jantar promovido para os blogs apoiantes da causa GLBT, embora sem grande vontade, mas tenho que ser coerente, pois se me inscrevi, não era à última da hora que ia desistir, coisa que critiquei no nosso, como recordas.
    Foi um jantar diferente, realizado na ILGA, e cada um levava a comida...
    Acabou por ser interessante, e os promotores que haviam sido convidados para o nosso jantar, foram simpáticos e devem ter dado essa informação à Time Out.
    Aliás, o Paulo do FJ foi comigo ao jantar.
    Abração.

    ResponderEliminar
  34. Tenho-te seguido em silêncio, como a outros blogues, por falta de tempo. Mas esta história é deliciosa e eu não podia deixar de o dizer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Olá Paulo
    eu tenho visto pelo seguimento do teu blog que tens estado bastante ocupado, o que nos tempos que correm até nem é mau sinal...
    Esta história é uma história da vida animal, que devia servir de exemplo a muito ser humano, que continua a pautar a sua conduta pela homofobia e pior que isso baseando-a em teorias erradas como aqui se prova.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  36. Este post fez-me lembrar uma coisa: quem nos criou teria sido muito malicioso se só limitasse a homossexualidade à raça humana...

    Mas como nós fomos feitos à Sua imagem, também dá que pensar... :)

    ResponderEliminar
  37. Olha...isto bastou-me para ficar com um sorriso na cara para o resto do dia. Tão fofo!!!! :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  38. Tudo é NATURAL,quando existe amor e esta é mais uma forma de o mostrar. Isto, é bonito de se ver.Abraço

    ResponderEliminar
  39. Excelente e útil esclarecimento, pois anda praí muita gente ainda ignorante...

    ResponderEliminar
  40. Engine
    estás a dar-me que pensar, rapaz...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  41. Caro A.
    só por isso já foi bom tê-lo publicado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  42. Pois é Carametade
    o que é NATURAL tem muita força, além de ser belo, como é o caso.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  43. Justine
    ignorante e com ar de quem percebe tudo...para depois explicar a ignorância.
    Valha-me a santa paciência, que me falta tantas vezes...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  44. Muito belo meu amigo.
    O teu gesto, que não tem nada de ser "carneiro", é uma prova de grande sensibilidade, que nós todos, os teus amigos sabemos que tens. Mesmo que antes de ti , já milhares de pessoas tenham tido um gesto semelhante, não belisca em nada a beleza da ideia.
    Os anéis são lindos.
    Sei que irás fazer uma festa digna de tão emocionante momento. E... só faltam duas semanas, embora eu saiba que para quem espera é, ainda, muito tempo.
    Sejam felizes.
    Repito,uma vez mais,tenho muito orgulho em ser tua amiga.
    Um apertado abraço
    Nocturna

    ResponderEliminar
  45. Querida Nocturna
    não vai ser uma festa muito bonita; será apenas mais um momento - bonito, com certeza - de uma festa contínua que vai durar duas curtíssimas semanas.
    Beijinho terno.

    Este comentário refere-se ao post seguinte, mas fica bem aqui também...

    ResponderEliminar
  46. Não sei porquê, tenho a sensação de que aquilo que vou escrever já to disse...

    Darwin no seu livro tinha capítulos referentes à homosexualidade entre animais, e ao facto de ser mais visívil e "natural" do que se pensava....mas foi "obrigado" a editar a versão final do livro, por pressão dos académicos....enfim, outros tempos!!!!

    E os golfinhos são sobejamente conhecidos por terem relacções gay e serem fiéis...nos dois casos...!

    Quando há amor...é o que interessa:)
    Abração;)

    ResponderEliminar
  47. Caro Hydra
    por acaso não tinhas dito e desconhecia que Darwin tinha sido obrigado a tal...
    Quanto aos golfinhos, já sabia da sua naturalidade sexual.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!