terça-feira, 19 de maio de 2009

A noite do meu bem - The night of my sweetheart



Para ti, Déjan...

Hoje eu quero a rosa mais linda que houver
E a primeira estrela que vier
Para enfeitar a noite do meu bem
Hoje eu quero paz de criança dormindo
E o abandono de flores se abrindo
Para enfeitar a noite do meu bem
Quero a alegria de um barco voltando
Quero ternura de mãos se encontrando
Para enfeitar a noite do meu bem
Ah ! Eu quero amor, o amor mais profundo
Eu quero toda beleza do mundo
Para enfeitar a noite do meu bem
Quero a alegria de um barco voltando
Quero ternura de mãos se encontrando
Para enfeitar a noite do meu bem
Ah ! Como esse bem demorou a chegar
Eu já nem sei se terei no olhar
Toda a ternura que eu quero te dar

For you, Déjan

Today I want the most beautiful rose of all
and the first star that will come
To decorate the night of my sweetheart
Today I want the peace of a sleeping child
It's the abandonment of blooming flowers.
To decorate the night of my sweetheart.
I want the joy of a boat returning
I want the tenderness of hands meeting
To decorate the night of my sweetheart
ah I want love. a love more profound
I want everything beautiful of the world.
To decorate the night of my sweetheart
I want the joy of a boat returning
I want the tenderness of hands meeting
To decorate the night of my sweetheart
Ah how this good took so long to arrive.
I don't even know if I will have in that look
All the tenderness that I want to give to you.

48 comentários:

  1. Eu adoro esta música, esta letra, esta mulher...e claro, adoro o Déjan!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Já não ouvia isto desde os meus 15 anos, digo eu!!!!
    É bonita, sim senhor!!!
    Abraço aos dois!

    ResponderEliminar
  3. Lindo poema :)
    Ainda fiquei mais comovido ao ouvi-las (mas isso sou eu que sou um pinga amor).
    O Amor é tão belo...
    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  4. Caro Tong
    eu gosto tanto disto que de vez em quando ponho-me a ouvir esta canção numa das suas variadas interpretações; gosto muito desta, que é a original, da Dolores Duran (ainda tenho o vinil) e gosto também de duas outras: Agostinho dos Santos (muito difícil de encontrar) e de uma cantora tão fabulosa como louca, que morreu há anos por causa das drogas e do álcool- Maysa Matarazzo!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Lampejo
    és um pinga amor que ainda um dia hei-de ter o prazer de ver acompanhado por quem te mereça!
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  6. Gramo-te `a brava moe wonderful chako pako!

    ResponderEliminar
  7. My love
    it was the first thing you learn in portuguese language and you surprises me the first time you told me that...
    Now you keep surprising me every day with your love; I adore you, Déjan!!!!
    Kisses (everywhere...)

    ResponderEliminar
  8. Bom, não obstante a minha pouca idade (risos), conheço muito bem esta música, e embora conheça esta versão que penso seja a original, ela foi-me "apresentada" pelo Milton Nascimento.

    E é, de certa forma, uma música especial também para mim. Obrigada pela emoção de hoje!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. aahhh a beleza dos brasucas...:-) como eu gosto dela ...eheheheh

    são as palavras simples que fazem os textos mais belos, aqueles que por sua vez, se tornam os mas dignos de se encaixarem em histórias belas como a tua.

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  10. Querida Natacha
    como já disse há inúmeros artistas que interpretaram esta canção, entre eles Milton Nascimento e só para falar em mais um, também Maria Bethânia a gravou...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Caro Ima
    só para "ganhar" aquele pequeno comentário do Déjan, já valeu bem a pena ter "desenterrado" esta linda canção...
    Abração.

    ResponderEliminar
  12. Ahhhh, que declaração linda!
    Que casal lindo!
    Que lindo dia!
    Que linda vida!
    rs...

    (estou achando tudo lindo hj)

    ResponderEliminar
  13. bom passar por aqui e sentir que a ternura permanece
    beijos aos dois

    ResponderEliminar
  14. Que lindo!!!
    "I want the joy of a boat returning"
    Um beijo...

    ResponderEliminar
  15. Autor
    vocês têm músicas lindas, têm cantores lindos e é essa beleza que eu aqui aproveito para "enfeitar a noite do meu bem"...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  16. Olá Carla
    eu acho que ela vai permanecer para sempre, foi sempre tão intensa, como no princípio e o reencontro é tão desejado como o primeiro!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Free Soul
    foi uma sorte ter encontrado uma tradução razoável para inglês deste poema tão belo; e é curioso que algumas frases resultam muito bem, como o exemplo que referes.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Tentei ver o video mas ocorreu um erro qualquer! Deve ser bonito! O Amor faz destas coisas! ;)

    ResponderEliminar
  19. Amigo Félix
    enviei-te o vídeo por mail; espero que gostes...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  20. Sim, agora já vi! Muito profundo e triste! Obrigado!
    Já vi que me ligaste mas agora tou ocupado no Skype, lol! ;)

    ResponderEliminar
  21. O que o amor faz...
    Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  22. Peço desculpa pela minha ausência! Só para mandar um beijinho :)

    ResponderEliminar
  23. Que linda "prenda" de amor :)

    Adorei a música que desconhecia.

    Bjos

    ResponderEliminar
  24. Félix
    ainda bem que gostaste!
    Não era nada de especial; vinha numa consulta informática (sou um "nabo" nisso, como sabes), mas o assunto resolveu-se por si próprio.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. adoro esta música...esta letra...é daqueles temas que posso rebobinar 1000 vezes sem me fartar...

    ResponderEliminar
  26. Miguel
    o que o Amor "nos" faz - inclui-te a ti e ao C. (s.f.f).
    Abraço para ambos.

    ResponderEliminar
  27. Martinha
    nada há a desculpar; mas claro que gosto muito de te ver por aqui...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  28. Já me puseste a trautear... que voz fantástica tinha esta mulher!

    ResponderEliminar
  29. Dantins
    é sempre tão bom quando alguém diz que gosta de uma coisa que mostro, ainda por cima, sendo novidade...fico feliz!
    Sei que por aí impera o mesmo sentimento.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. Não conhecia. Que vozeirão!!!
    E que letra! Arrebatador.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Luís
    eu também adoro esta canção, e não só nesta versão da Dolores duran; acho a Maysa Matarazzo uma das grandes cantoras trágicas de sempre e é inexcedível neste tema; e depois é linda!!!! É uma das mais belas canções de amor que conheço.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  32. Justine
    tinha, é uma verdade, mas vai ao You Tube e ouve a Maysa Matarazzo, por favor...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  33. Miguel
    se não conhecias, melhor; a partilha é maior assim...
    Abração.

    ResponderEliminar
  34. Caro Amigo Pinguim
    Que belíssima declaração de amor...
    Que bom gosto na escolha.
    Esta era uma daquelas músicas que se ouviam vezes sem conta no início dos anos 6O.
    Que saudades eu vou tendo desse tempo...
    Acho este video uma preciosidade.
    Obrigado por o teres partilhado connosco!
    Um abraço amigo!

    ResponderEliminar
  35. Fazes-me regressar a um dos poucos dias, melhor dizendo, noites, em que vi os meus pais felizes; a noite estava quente, com odores fortes que invadiam a varanda protegida com rede mosquiteira, eu deitado numa rede, miúdo, franzino, olhos pretos arregalados, transpirados, a observarem os meus pais a dansarem ao som desta música, que (não tenho a certeza) talvez fosse cantada pela Maysa, pois não me recordo que conhecessem a Dolores Duran (a Maysa eles conheciam bem, a qual, diziam, tinha olhos que lhes faziam lembrar os da Signoret).
    Abraço e obrigado pela viagem no tempo
    Manel

    ResponderEliminar
  36. Com senso
    ser mais velho tem algumas compensações, a menor das quais não será decerto, ir buscar à nossa memória, factos, imagens ou músicas de que gratamente nos recordamos.
    E se vemos que as podemos usar no presente, para homenagear (de qualquer forma) alguém, tanto melhor.
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  37. Não tenho palavras... Fizeste-me surgir uma lagrima... Como se deve ter sentido feliz o Dejan. A musica é tão bonita, tão calma. Por estes lados vai-se fazendo caminho, vai-se tentando construir alguma coisa bonita.
    E estamos no rumo certo.
    Fartamo-nos de rir com o inositado encontro, e a maneira como correu. Lol.
    Um abração.

    ResponderEliminar
  38. Manel
    eu hesitei muito entre esta versão da Dolores Duran, que é belíssima e é a original, e a versão de Maysa...
    Maysa Matarazzo foi uma das personalidades musicais dos meus tempos de adolescente que mais me marcou; não só pela sua voz, mas ainda mais pela sua maneira de ser, estar e cantar; deve ter sido uma mulher infeliz, mas aquele olhar felino e penetrante enquanto cantava, não nos permitia desviar o olhar: era quase hipnotizante.
    Se eu tivesse a arte e o poder de síntese que o amigo "Com senso" tem de fazer aqueles posts muito bem enquadrados com vídeos e fotos encontrados não sei onde, eu faria uma entrada sobre esta mulher única: Maysa Matarazzo!!!

    E que bela homenagem prestas tu também aos teus Pais...

    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  39. Caslos
    sinto-me minimamente "responsável" por esse encontro, sabias?
    Espero duas coisas: uma, a curto prazo e simples, que é ires muito mais à vontade ao pic-nic, já que conheces bastante mais gente e...possivelmente não irás só, ehhhhh! A outra coisa, mais a médio prazo, mas muito mais importante que jantares e pic-nics, é que possas um dia sentir por quem agora apareceu na tua vida (e em boa hora) o que eu e o Déjan sentimos um pelo outro.
    A propósito, acabei agora mesmo de comprar, on line, o bilhete dele para cá: chega a 27 de Junho!!! Tens que o conhecer, faço questão disso...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  40. que seria se não quiséssemos? que seria se não quiséssemos tudo? por isso este hino é um grito de amor tão bonito! que se pode mais desejar? ah, a presença. mas falta pouco e o tempo voa (ou demora, depende da perspectiva) e quase daqui a um mês estarão novamente felizes. e isso é que importa, mas toda a ternura e amor que trocam diariamente.

    um grande abraço aos dois!

    ResponderEliminar
  41. Paulinho
    Sim, que seria de nós de não quiséssemos algo ou mesmo tudo, como dizes? Seria a negação do Amor...e sem Amor a vida tem menos sabor.
    E sim, falta pouco, mas falta tudo, pois falta ELE!!!!!
    Abraços muito amigos.

    ResponderEliminar
  42. Sabes aqueles filmes em que uma pessoa diz "Awwww" quando aparece um cena romântica?! Pronto foi isso que aconteceu deste lado do ecrã!
    Uma bela música para se ouvir enquanto se come esparguete com o amor...ahahaha (referência ao filme A Dama e o vagabundo, caso não tenhas percebido este meu devaneio infantil)
    Abraço

    ResponderEliminar
  43. gosto tanto desta canção, que por causa dela ainda hoje tenho uma quase veneração pela Dolores Duran (que ainda por cima tem um nome tão romântico, de heroína de filme mexicano dos anos 40).
    acho que me lembro da primeira vez que a ouvi, e de ter achado absolutamente genial este verso: "Hoje eu quero paz de criança dormindo". acho que foi ele que me comecei a apaixonar pela canção.
    abração

    ResponderEliminar
  44. Meu caro A...
    tu não tens devaneios infantis e é muito bom gostares destas canções do "século passado".
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  45. Miguel
    curiosamente eu comecei a gostar da canção por causa da Maysa (sempre fui louco por aquela mulher) e só mais tarde vim a saber que a versão original era da Dolores Duran; gostaria de saber se ela já morreu, e um pouco mais da vida dela; tenho que ir saber isso no Google...
    Abração.

    ResponderEliminar
  46. Dolores Duran. Perfeita.
    Anotei :-)

    ResponderEliminar
  47. Olá Denise
    acho perfeito teres anotado.
    Beijito.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!