segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Os Óscares

Mais uma noite de Óscares, mas uma noite diferente, sem dúvida. A Academia renovou alguns dos seus padrões habituais de apresentação desta noite de festa e sem dúvida que a cerimónia ficou melhor; o facto de associar alguns Óscares técnicos numa só apresentação resultou e houve uma tentativa de diminuir o tempo da cerimónia, o que não estou certo se terá sido conseguido ou não, tantas foram as interrupções que não sei se foram de lá, se da TVI…
Algo mudou também na apresentação dos nomeados nas categorias de melhor desempenhos. Com uma apresentação simultânea de cinco anteriores premiados da respectiva categoria, cada um a falar directamente para um dos nomeados, ficou mais realçado o desempenho de cada um, com palavras de valorização e admiração.
A apresentação deixou de estar a cargo de alguém com vocação para apresentador e recaiu num actor, mas que senhor actor… Hugh Jackman foi para mim um dos triunfadores da noite, simplesmente fabuloso, em todos os aspectos… Quanto aos premiados, devo dizer que foram na minha opinião previsíveis, à excepção do filme em língua estrangeira que eu esperava que fosse para o filme animado israelita.
Mesmo o de Penélope Cruz eu esperava e na véspera no blog “oParaKedista”, num comentário lá deixei as minhas previsões para o melhor filme, realizador e quatro intérpretes: 100% certas!!!
“Quem quer ser bilionário” foi um indiscutível vencedor: vencer 8 das 10 nomeações, é obra, e não houve prémios de interpretação, pois é um filme “colectivo” – fabuloso! Também “Milk” foi um vencedor, pois venceu dois importantes prémios: Sean Penn, magistral e que derrotou Mickey Rourke por K.O. e o do argumento original, para Dustin Lance Black, que, como Penn, e num comovido discurso defendeu o casamento de pessoas do mesmo sexo. Bem atribuído o prémio a Kate Winslow, no seu ano de ouro; depois de 15 nomeações, mais que merecidas, Meryl Streep voltará decerto, pois ela é a maior actriz em actividade.
Mais que certo o prémio para Heath Ledger (nem sei porque havia mais 4 nomeados???).
Penélope venceu devido à curta duração do papel de Viola…
Um pouco forçado o Óscar para Jerry Lewis; pergunto: sem ser um incondicional de M.Oliveira, não teria sido justo homenagear um realizador centenário ainda activo???
Sim, é português, mas a Academia já homenageou o japonês Kurosawa e o indiano S.Ray…
Enfim, critérios…e para o ano há mais!














35 comentários:

  1. Parabéns, parabéns!=P
    Aproveita a onda de sorte e joga no Euromilhões! Ehehe
    Abraxooo

    ResponderEliminar
  2. ParaKedista
    se fosse tão fácil, estaria rico...
    Há muitos anos que vejo os óscares e já conheço um pouco a mentalidade da Academia; por exemplo, o Sean Penn ganhou porque aquele papel representa a nova América pós-Bush e o Rourke continua a ser um actor maldito a quem eles disseram: Ok, é bom teres regressado...e nada mais!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Todos os prémios do Slumdog foram justos, à excepção de melhor fotografia (na minha opinião devia de ir para A Troca). Melhor actor, esperava Brad Pitt e actriz a Angelina Jolie. A Penélope não acho que tenha sido justo.. preferia que tivesse sido a Amy Adams que faz um papel fantástico no Doubt. De resto, adorei. Foi tudo muito bem atribuído e o Jackman estava demais! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Martinha
    aqui funcionam muito os gostos pessoais; eu preferia que tivesse ganho a Meryl, mas percebo que tenha sido a Kate...era até previsível.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Pinguim,

    Ia fazer um comentário a dizer o que acabaste de dizer (sean Penn), ou seja, que esta é a face de uma nova América. dá gosto ver, após anos de obscurantismo.

    ResponderEliminar
  6. Popelina
    é por isso que gosto de responder aos comentários; neles complemento o que escrevo no texto.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não vi nenhum dos filmes nomeados. Fui hoje ver o Milk e fiquei sem palavras. O Sean Penn foi magnifico. Assim só posso falar deste e acho que o Óscar foi muito bem entregue.

    Um Abraço

    ps: (Eu dantes tambem era daqueles que varava a noite a ver a cerimónia, mas com o passar do tempo... Talvez agora volte com os ventos de mudança.)

    ResponderEliminar
  8. Eu vou ver amanhã ver o Milk e sei que é bom, mesmo bom...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Se por acaso Mickey Rourke ganhasse o Oscar de melhor actor, ia ser uma injustiça tremenda... É verdade que estou a falar sem ter visto o filme, mas o pouco que vi não me chamou minimamente a atenção.. Para mim o papel de melhor actor teria sido ainda melhor atribuído se fosse o Brad Pitt a levá-lo para casa... Acho que no fim, Benjamin Button caíu no rídiculo, pois no meio de tantos oscar's traz apenas 3 para casa - LOL. No entanto todos eles foram muito bem atribuídos, realmente Slumdog Millionaire também é um grande filme!!
    Em relação ao apresentador desta gala, adorei completamente! Quem diria que às duas e tal da manhã ele ainda me fizesse rir :b LOOL.

    Beijinhosss

    ResponderEliminar
  10. Nem sempre o filme com maior número de nomeações é aquele que mais estatutas recebe; mais uma vez isso sucedeu...
    Já o Slundog Millionaire é um caso notável, pois ganhou 8 das 10 possíceis nomeações, o que é muito raro...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Aplaudo o Oscar de Sean Penn, sem dúvida que é um abrir de muitas portas na area das mentalidades para além de que o actor esteve excelente.

    Meu caro amigo, muita gente pensa que o meu último post é uma homenagem a Germana Tanger, mas acredita que é pura coincidência, para alé de que esta declamadora ainda se encontra via, felizmente. Aquele abraço...

    ResponderEliminar
  12. Eu por acaso vi a cerimónia "quase" toda (adormeci eram 2:40 +/- mas por pouco minutos). Há anos que já não via em directo a cerimónia.

    Por mais esforços que tenha feito para conseguir ver determinados filmes antes de cerimónia, não consegui, mas valeu a pena o esforço. Para o ano há mais!

    *Hugs n' smiles*
    Carlos

    ResponderEliminar
  13. Caro Luís
    acerca do teu texto, repito, que de início, pensei que te estavas a referis a Mª. Germana Tânger (eu sei que ela está viva), mas ao longo do texto fui vendo que era uma personagem de ficção, com o pretexto de homenageares o Teatro, o que fazes de uma forma absolutamente brilhante.
    Aliás a referência essencial de Mª.Germana é a poesia e a declamação...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  14. Carlos
    eu também não, mas com tanto que se tem escrito e vídeos que tenho visto, já quase tenho uma opinião formada sobre todos esses filmes.
    Mas vou ver agora mesmo o "Milk"!!!
    Abração.

    ResponderEliminar
  15. Forçado o Óscar a Jerry Lewis?! Provavelmente foi até dos mais merecidos de toda a cerimónia, dada a sua notável carreira de 60 anos no cinema.

    ResponderEliminar
  16. Talvez poucas vezes tenha estado tão de acordo com os vencedores dos óscares. E que bom foi ouvir o discurso de Penn e de Dustin, um dos momentos altos de uma belíssima noite. Tirando a surpresa Penélope - para mim foi efectivamente - tudo o resto foi previsível, mas justo.
    E porque ainda não tinha tido oportunidade antes, caro Pinguim: sejas bem regressado ao convívio dos leitores que já não dispensam uma passagem, mais ou menos regular, por aqui.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Caro Vicor Afonso
    obrigado pela sua opinião, que respeito; claro que Jerry Lewis deu muito ao cinema ao longo de 60 anos; mas este prémio que é dado todos os anos a personalidades com contributos muito válidos para o cinema, tem inúmeros candidatos, como é evidente; e é no facto de haver personalidades com maior relevância que J.Lewis que justifica a minha qualificação de "forçado"...
    Nacionalismos à parte e muito menos ainda subjectivismos (não sou de todo um incondicional do realizador), será possível comparar a carreira e o contributo para o cinema entre Lewis e Manuel de Oliveira?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Caro C
    obrigado pelas tuas palavras amigas.
    Quanto aos òscares, estamos plenamente de acordo...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  19. I'm a Saint
    eu já assinei esta petição mas é com muito prazer que partilho este link.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. pinguim não posso concordar contigo numa coisa... Penélope venceu porque foi maravilhosa! Tão simplesmente isso.
    Viola Davis tem uma actuação magnífica também, mas é isso que o filme (e a peça) lhe pede. Ser curto e intenso. Não seria justo dizer que ela só foi magnífica porque tem consigo a contracenar a Meryl... ;)

    ResponderEliminar
  21. Sim sem duvida que toda a cerimonia foi melhorada...e ainda bem!
    Para o ano é esperar que o M: Oliveira esteja vivo, de saude e no activo!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  22. Ainda não vi nenhum dos filmes premiados. Espero ir ver o Milk para a semana. Penso que é um bom filme.
    Beijitos

    ResponderEliminar
  23. I love my shoes
    aceito perfeitamente essa tua opinião, pois eu nem sequer ainda vi o filme; apenas vi a peça e realmente nela o papel da mãe da criança é mínimo, ao contrário da outra freira mais nova; mas pode ser como dizes, suficientemente intenso para justificar o prémio; mas eu tinha um "feeling" que seria a Penélope a ganhar a estatueta...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Cara Free Soul
    poderá estar vivo e a trabalhar, que decerto a Academia não se lembrará dele, podes crer.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. Smile
    "Milk" é um filme poderoso e que vem na altura própria, numa América em mudança.
    Sean Penn é assonbroso...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. (nota intíma aqui entre a gente que ninguém nos ouve: andas com umas piadinhas nos blogs muita giras ai andas andas eheheheheheheh :-D)

    pessoalmente acho que os óscars foram merecidos, especialmente para a minha querida kate Winslet, ela ligou-me logo a seguir aos óscares a contar a novidade, era madrugada, ainda lhe disse: Kátynha que bom, mas agora vai nanar amori.
    ;-)

    ResponderEliminar
  27. Ima
    eu??????????????????????????
    Deves-me estar a confundir...............eheheh.
    Quando estiveres com a Kate diz-lhe que gosto dela mas prefiro o marido: é muito bom...realizador...
    Abração.

    ResponderEliminar
  28. Gostei bastante deste novo formato. A cerimónia ficou mais "visível".
    Quanto aos prémios, fiquei um pouco triste pelo "The curious case of Benjamin Button" sair tão derrotado. Achei o filme muito bom.

    ResponderEliminar
  29. Caro Tong
    Quanto à cerimónia parece que todos estão de acordo nas melhorias implementadas; os premiados não podem agradar a todos, mas subjectivismos à parte, que são sempre de aceitar, penso não ter havido grandes injustiças: para um ganhar, outros terão que perder...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  30. O grande vencedor da noite foi sem dúvida o talentoso Hugh Jackman.
    Para além de ser um grande actor (pena mesmo ser feio como tudo) :-), demonstrou ser versátil e talentozíssimo.
    Conduziu como ninguém uma cerimónia que também foi um espectáculo, ao contrário das secas dos anos anteriores.

    ResponderEliminar
  31. Caro Mike
    realmente é mesmo feio, o homem!!!!!!!!!!!!!
    Hummmm, se eu não fosse "casado"...mas os olhos também comem...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  32. meu caro, adoro ler-te a 'falar' sobre cinema. mas discordo do oscar entregue ao Jerry Lewis, que definiu a comédia, não só no cinema americano, mas um pouco por todo o lado. por isso, na minha opinião, foi inteiramente justificado (para já não dizer merecido)
    abração

    ResponderEliminar
  33. Amigo Miguel
    a minha "discordância" é relativa...
    Já expliquei porquê no comentário que deixei ao Victor Afonso, mas admito que vocês tenham razão.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  34. Eu não vi mas já espreitei num ou outro site. Pois parece que este ano a cerimónia foi diferente, uma espécie de Tony Awards com muita Broadway à mistura. E o apresentador parece que se portou muito bem também.

    Em relação aos prémios concordo que a Meryl é uma actriz de excepção e que ainda irá ter muitas mais do que as 15 nomeações, mas confesso que este ano queria que vencesse a Kate Winslet. É a actriz mais nomeada de sempre na sua idade e tem prestações fabulosas no "Revolutionary Road" e no "Tha Reader" com que já havia ganho 2 globos de ouro. Ontém vi o "The Reader" e aconselho vivamente. Mereceu o Oscar. Confesso que me marcou ainda mais do que o papel da Meryl.
    O Sean não estava à espera. A maioria apontava como favorito o Mickey R. e eu vi o "Milk" e achei que estando muito, muito bem, já vi o Sean em papéis mais marcantes. Mas, claro, depende dos concorrentes de cada ano e este ano correu-lhe bem. É um enorme actor.
    O Heath era mais do que esperado e merecido. Ele tem uma prestação excelente no filme.
    A Penelope esteve muito bem mas não sei se seria a melhor escolha.
    Duvido que alguma vez a Academia nomeie para alguma coisa ou atribua qualquer prémio ao Manoel de Oliveira. Nem devem saber da sua existência.
    E sim, para o ano há mais e cá estaremos para ver e ter opiniões.

    ResponderEliminar
  35. Graduated
    gostei de saber as tuas opiniões; foi pena não teres visto o espectáculo no seu todo, que foi muito bom, mas Estocolmo vale uma noite de Óscares...
    Abração.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!