segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ni - Ni

Eu quero, quando morrer, ser enterrada
Ao pé do Oceano ingénuo e manso,
Que reze à meia-noite em voz magoada
As orações finais em meu descanso…

Há-de embalar-me o berço derradeiro
O mar amigo e bom para eu dormir!
Velei na vida o meu viver inteiro,
E nunca mais tive um sonho a que sorrir!

E tu hás-de lá ir…bem sei que vais…
E eu do brando sono hei-de acordar
Para os teus olhos ver uma vez mais!

E a Lua há-de dizer-me em voz mansinha:
- Ai, não te assustes…dorme…foi o Mar
Que gemeu…não foi nada…’stá quietinha…

Florbela Espanca









Finalmente partiste! Sim, eu sei, já tinhas partido, mas ainda restava o teu corpo…
Agora posso finalmente, e na ausência desse corpo, recordar-te com serenidade.
Foste a minha companhia de meninice, com quem brincava e com quem “guerreava”.
Fomos dois confidentes até o mar nos separar e também de certa forma o teu casamento…
Apesar de tudo, sempre defendeste a minha “diferença”, perante a homofobia do teu ex-marido.
Venceste lá longe, duas grandes batalhas, e sozinha: o abandono do teu marido ao fim de 40 anos de casada, e (julgava eu), derrotaste a morte ao sobreviveres a um linfoma; afinal, apenas tinhas vencido uma batalha, pois a morte acabou por vencer o combate!
Quando comemorar o próximo aniversário, não voltas a dizer-me a frase de todos os anos: “Oi mano, estás quase a apanhar-me, outra vez.” E, em Julho não mais te direi “Oi mana, voltaste a fugir”.
Agora fugiste de vez…mas não do meu coração.
Reencontraste anos depois da tua separação um novo amor e não hesitaste em regressar aqui, para seres muito feliz, neste último ano; e como o merecias…
Foste para os nossos três irmãos a Ana Maria ou a Ana; nunca o foste para mim, porque sempre te tratei, até à última vez que te vi, já no hospital, pelo nome que me ensinaram a tratar-te: Ni- Ni!!!!

55 comentários:

  1. Essa poema da Florbela Espanca é muito bonito!
    E a forma como descreves a relação que tinhas com a tua irmã é muito sincera e bonita. Muita força para ti e um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Há textos tão pessoais que fico embrulhado nas palavras que poderia escrever. Hoje fico-me só por um abraço.

    *Hugs n' smiles*
    Carlos

    ResponderEliminar
  3. Não tenho palavras...

    Apenas o abraço virtual de quem te acompanha, mesmo à distância, na dor.

    Os meus sentidos pêsames, amigo!

    ResponderEliminar
  4. Agora, ganhaste uma estrela!
    Um beijo imensamente grande e um abraço ainda maior! Estou contigo...

    ResponderEliminar
  5. Não sei o que te dizer amigo.
    Mas é bom que a recordes sempre com um sorriso na cara, e não te sintas mal por chorares, tal como as vezes eu penso: será que por chorar isso quer dizer que a presença dele não foi importante na minha vida?
    Não nada disso, aprendi que isto é quando a saudade bate mais forte e quando o coração está mais sensível.
    Ela agora está bem, está num lugar melhor.. E agora apesar de já não lhe dizeres isso em Julho nem a ouvires dizer aquilo no teu aniversário podes olhar para o céu à noite, quando te sentires mais sozinho, e vais então sentir que a "Ni - Ni " está lá, a brilhar e a sorrir para/por ti :)

    um beijo graaande amigo, e um abraço forte!

    ResponderEliminar
  6. Nao tenho quaisquer palavras, e duvido que qualquer palavra aqui ajudasse...

    Dou te o meu mais terno e apertado abraco, e toda a minha forca neste momento!

    J., malvada doenca esta.. eqnt tiveres a tua irma no pensamento e no coracao, ela esta ctg!

    ResponderEliminar
  7. J.
    As lágrimas vieram-me aos olhos quando li este teu texto. E a música, oh meu Deus...

    Um abraço muito forte para ti.

    ResponderEliminar
  8. Viverá ela enquanto tu viveres e far-te-á companhia sempre!
    Um longo abraço.

    ResponderEliminar
  9. Meu caro,

    É por certo dífìcil o que passas neste momento, incomparavelmente mais difícil que o embaraço que sinto em não poder suavizar a tua mágoa. Aqui fica apenas um abraço muito forte.

    ResponderEliminar
  10. a notícia esperada... lamento que o desfecho seja este, caro amigo. mas quando nada mais havia a esperar, só posso mandar-te um forte abraço e assegurar-te que estamos aqui, contigo, com a tua mana Ni-Ni!

    ResponderEliminar
  11. um abraço, meu caro, cheio de ternura e coragem.

    ResponderEliminar
  12. Querido Pinguim,
    Um imenso abraço.
    (...)

    ResponderEliminar
  13. Falámos muito sobre esta hora. Sei e compreendo o que sentias.
    Deixamos-te aqui dois abraços de amizade.
    Zés

    ResponderEliminar
  14. Meu querido amigo, nem sei o que te dizer.
    Força e coragem.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  15. Como sempre que aqui venho te deixo um beijo...hoje deixo-te um beijo e um abaço forte...

    ResponderEliminar
  16. Como costumam dizer: é momento de lembrar os mortos e cuidar dos vivos.
    A tua irmã merece agora o seu repouso.

    Um abraço forte para ti e um beijo para a tua mãe e restantes familiares.

    ResponderEliminar
  17. Dá cá a tua mão, amigo, que seuimos contigo. Beijo.

    ResponderEliminar
  18. Coragem Pinguim
    Um abraço forte bem juntinho ao teu coração
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Rest in peace!
    I`m sure she is with angels smiling right now!
    Be strong! I`m with you chako pako!

    ResponderEliminar
  20. Joãozinho

    Tenho andado afastada, fui apanhada de surpresa. Não sei o que dizer, nunca se sabe.
    Já passei pelo mesmo e ainda hoje choro o meu irmão, apesar da distância.
    Isto apenas para dizer que sei o que sentes e que te acompanho. O tempo ajudará, um dia.

    Um grd abraço, apertadinho

    ResponderEliminar
  21. Sinto muito... Tudo!

    A Dor, a perda, a memória. A Vida.
    Abraço Forte.

    ResponderEliminar
  22. Não sei o que dizer, provavelmente não deveria ler este tipo de posts no emprego, que os meus colegas olham para os meus olhos vermelhos a pensarem se não estou pedrado.
    O poema e as tuas palavras tocaram me bem fundo.
    Nem vou escrever mais nada ou vai ser um berreiro aqui no escritório, fica bem neste momento de grande dor.
    Como diz a musica do Léo Ferré... "Avec le temps, tout va bien..." (tenho esperança que sim..)
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  23. Pinguim, há muito que leio o seu blog mas nunca me atrevi a comentar. No entanto hoje não podia deixar de fazê-lo. Muita força e pense nos tempor felizes que passou com a sua irmã. As boas recordações são o melhor remédio para conseguir ultrapassar a tristeza. Desejo-lhe tudo de bom e que em breve se reencontre com o Dejan e dessa maneira ficar com o coração mais aconchegado, nem que seja só um bocadinho.

    ResponderEliminar
  24. Amigo,


    só para te dizer que no céu ela vai descansar.


    Um beijo,

    Duxa

    ResponderEliminar
  25. Quero te deixar um abraço e que saibas que ela só começou mais uma etapa na vida dela. Força!

    ResponderEliminar
  26. Nestas alturas as palavras são insuficientes e inúteis. Só a memória perdura e disso és um homem rico. Um abraço apertado

    ResponderEliminar
  27. Recebe um abraço apertado, envolvido em amizade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Um enorme beijo e coragem... Fica bem...

    ResponderEliminar
  29. Um enorme beijo e forte abraço... Fica bem...

    ResponderEliminar
  30. a minha irmã é a minha melhor amiga, por isso...enfim...só posso dizer, a chorar, que te desejo muita força meu amigo...muita força...este mundo é só uma passagem...
    muita força!

    ResponderEliminar
  31. deixo-te apenas um beijo neste período em que as palavras não chegam para apagar a dor.

    ResponderEliminar
  32. Como lamento o teu desgosto.E sem palavras te deixo um enorme abraço de compreensão e fraternidade.

    ResponderEliminar
  33. Uma muito bonita homenagem num momento tão triste e dorido da tua vida. Por muito que se esteja à espera... custa sempre tanto, tanto.
    Sei que não há palavras para descrever o que sentes, nem palavras que te possam ajudar grandemente.
    Resta-me mandar-te um grande, grande abraço e o desejo de muita força.

    ResponderEliminar
  34. Só consegui vir aqui hoje!
    E tenho dois beijos sentidos para deixar: um para ti, e outro para a tua querida mãe, que deve sentir uma dor bem grande dentro daquele peito.

    ResponderEliminar
  35. Não há dor maior do que a perda de um ente querido, faz-nos relembrar a nossa pequenez.
    Cria um vazio, uma saudade que jamais poderá ser preenchida.
    Imagino o que sentes amigo J.

    Um forte abraço Amigo.

    ResponderEliminar
  36. O que mais dizer...
    Um grande abraço solidário e amigo.

    ResponderEliminar
  37. Muito querido Pinguim,

    Fico com um nó na garganta a ler este comentário. Nini, que lindo nome para uma irmã..

    ResponderEliminar
  38. Os meus sentimentos.

    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  39. O teu texto fez-me ficar emocionado, apesar de ter aprendido a defender-me contra manifestações exteriores.
    Fico sempre com a sensação que me poderia ter acontecido a mim e isso, tal como para ti, seria uma dor infinita.
    Abraço
    Manel

    ResponderEliminar
  40. Deixo-te o meu silencio, em forma de abraço...

    E o meu carinho, em forma de beijo...

    ResponderEliminar
  41. Pingú:
    ...tentei mas não consigo!
    um forte abraço NOSSO para ti***

    ResponderEliminar
  42. Meu querido amigo,

    Queria tanto sentar-me contigo, dar-te um abraço. Nestas alturas não há muito que se diga, a não ser uma palavra de aconchego e se estivesse perto por certo que te apertava por um longo momento. Não imagino a tua dor. A dor da tua mãe... oh Cristo a dor da tua mãe! Chora, chora que alivia. E é importante que a mantenhas viva em pensamento, porque assim aqueles que amamos perduram no tempo.
    Força, coragem, alento é o que te desejo.

    Um grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  43. Como não encontro consolo possível para estas perdas, que infelizmente também eu já conheci na pele, deixo-te apenas um forte abraço!
    Força

    ResponderEliminar
  44. sou daqueles que nunca me conformo...um abraço solidário, meu amigo...

    ResponderEliminar
  45. É em lágrimas que te dou um forte abraço*

    ResponderEliminar
  46. nem sabia como perguntar-te...
    :(`



    um beijo cheio de carinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!