quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Quando a "Igreja" fala...

É por demais conhecida a minha pouca ou nula simpatia por Sua Santidade o Papa Bento XVI (acho que é assim que a Santa Madre Igreja determina que se deve nomear o representante eleito da hierarquia católica), mas que eu numa terminologia simplista e “intimista” rebaptizei apenas por “Bentinho”! Ora este senhor com aquele ar de inquisidor moderno e voz de falsete, a que não falta uma certa “compostura” pelo menos algo ambígua, proferiu há alguns dias mais uma das suas tiradas que o levarão a ficar conhecido como um Papa pelo menos original e “suis géneris” ao fazer uma absurda comparação do combate à homossexualidade com a defesa aos atentados que nos dias de hoje se cometem contra o ambiente. Não falei no assunto na altura, pois foi amplamente comentado na bogosfera.Refiro este assunto agora para, à laia de intróito, mostrar a minha estupefacção perante as afirmações ontem proferidas pelo mais alto dignitário da igreja católica no nosso país, D.José Policarpo (mas porque é que os cardeais são Dons?), Cardeal Patriarca de Lisboa, na Figueira da Foz (no casino, local bem escolhido…), sobre as severas advertências às jovens portuguesas no que respeita a eventuais casamentos com muçulmanos; é incompreensível numa altura em que tanto se fala em ecumenismo se profiram tais afirmações que, além do mais, podem também ser apelidadas de pouco oportunas pela eventual desconfiança com que actualmente se olham os muçulmanos, como que se eles fossem todos potenciais terroristas; claro que condeno firmemente a posição extremada dos muçulmanos radicais e as suas “guerras santas”.
Mas, a ideia de um homem ponderado nas suas afirmações, sereno nas suas análises, ficou profundamente abalada, a meu ver, por estas afirmações absurdas; a imagem que tinha de Sua Eminência não voltará a ser a mesma.

63 comentários:

  1. Caro Pinguim,
    Fiz hoje a primeira visita ao seu blogue e aqui ficam os meus parabéns, gostei muito. Voltarei !!
    Quanto à posição da igreja, vaticanos, eminências, suas santidades e outros que tais, não fico admirada. Que é que o Pinguim esperava ? Desde sempre a posição da igreja é de intransigência em relação a todas as coisas que imaginem que os possam beliscar. Casar com muçulmanos ? Horror dos horrores !
    Tudo que que seja amor, solidariedade e aceitação do outro , mesmo diferente, é contra aquilo que estes Dons defendem.
    Por isso é que há guerras , ditas santas, e que de santas não têm nada.
    Um fraterno e nocturno abraço

    ResponderEliminar
  2. Também estou estupefacta, é demasiado mau e demasiado grave. e não vai ficar por aqui, as reacções vão começar a chover.

    ResponderEliminar
  3. Nocturna
    um obrigado pela visita e pelas palavras elogiosas acerca do blog; claro que irei visitar o teu (vamos deixar para lá o você, está bem?) e estou certo que não me irá desiludir.
    Acerca do tema do post, até pode parecer que eu sou um anti-Cristo, o que não é verdade; mas sou muito crítico aos homens que hoje e sempre (Inquisiçao p.ex.) constituem a hierarquia da igreja de Cristo; deveriam dar o exemplo e isso não acontece; basta dizer que já conheci vários papas, desde Pio XII (era muito pequeno) até hoje e apenas um admirei verdadeiramente - João XXIII!
    Para não falar de outras figuras da hierarquia, a começar em sacerdotes.
    Como se pode combater a homossexualidade, quando dentro da Igreja ela campeia?
    Enfim, estes assuntos sobre religião são melindrosos e eu não quero ferir susceptibilidades.
    Beijinho e volta sempre.

    ResponderEliminar
  4. Olá Popelina
    também quero agradecer esta tua visita e de modo idêntico irei visitar o teu blog.
    Não duvido que muito comentário se irá fazer sobre estas absurdas declarações.
    Beijinho e volta sempre.

    ResponderEliminar
  5. Pois, amigo, são estas e outras afirmações que levam muitas pessoas a afastar-se da igreja católica.Tais preocupações provam a intolerância, a arrogância, a inflexibilidade daqueles que , segundo me parece, deviam ser o paradigma da tolerância, da solidariedade, da clemência...
    Também não nutro qualquer simpatia por este Papa apesar de católica.
    Fiquei pasmada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu não s-u-p-o-r-t-o ''Sua Graça''! Eu nem sei que nome lhe chamar... por isso 'adopto' o tradicional ''ratzinguer''...

    Também nunca percebi porque é que os cardeais são Dons, mas há coisas que nunca nos vão explicar!

    Mas quanto a essa ''jóia'', transcrevo apenas isto:

    «D. José Policarpo deixou um conselho às jovens portuguesas quanto a eventuais relações amorosas com muçulmanos, afirmando: ''Cautela com os amores. Pensem duas vezes em casar com um muçulmano, pensem muito seriamente, é meter-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam."» (in Expresso)

    ... tristeza! Sem papas na línga, sim senhores (irra!!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu vou mais longe e sou mais "radical".
    Não simpatizei, e não simpatizo, com nenhum papa, nem creio que o venha a fazer algum dia na minha vida.
    Tive uma educação como interno num estebelecimento de ensino religioso afecto à "Santa Madre Igreja", do qual, quero salientar, não guardo más recordações, mas a partir do momento em que me apercebi do que me rodeava, aprendi a ser crítico relativamente à igreja - o que estendi depois a todos os credos em geral (sobretudo nas suas lideranças); senti de imediato que não era este o meu caminho e muito menos que ele teria hipótese de vir a sê-lo algum dia (afirmo-o a medo por não gostar muito de arriscar o futuro com predições falíveis).
    Tenho a referir, não obstante, que encontrei gente muito válida dentro do universo dito "católico", sobretudo ligados às bases (calhou pertencerem à igreja, pois seriam igualmente válidos fosse qual fosse a fé que abraçassem).
    Abraço e o tema é sempre bem vindo, sobretudo para desenvolver o espírito crítico.

    ResponderEliminar
  8. Cata-vento
    eu fui educado católicamente e continuo a ter o "meu" catolicismo directo com Cristo; não preciso de intermediários...e são estes que contribuem, como dizes para que haha cada vez menos crentes.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. É por estas e por outras que eu sou ateu. Graças a Deus.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  10. Martinha
    fizeste muito bem em transcrever no teu comentário as declações do senhor Cardeal, pois assim as pessoas podem ler exactamente o que ele disse; obrigado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Caro Manel
    claro que eu não vou dizer que "tudo" o que tem a ver com a Igreja é mau; como em tudo e em todo o lado, há o bom e o mau...
    Mas, infelizmente nesta instituição quanto mais se sobe, menos gente boa se encontra...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Arsène
    antes eu tinha alguma reserva em compreender o ateísmo, mas infelizmente, com o decorrer do tempo essas reservas têm-se esfumado...
    Abração.

    ResponderEliminar
  13. Estes senhores que usam vestidos o dia todo não aprendem a estar calados... quando parece que a sociedade começa a ficar mais inteligente, vem um destes badamecos e pimba, atiram com umas frases "bonitas" que nos fazem regressar a Idade Média...

    ResponderEliminar
  14. Caro Pinguim, eu até agora só tive a oportunidade de conhecer 2 papas, sendo eles João Paulo II e Bento XVI. Sendo o primeiro, o meu preferido. Achava-o simpático, sincero e sobretudo a importância que ele dava para cativar as pessoas.

    Hoje em dia, quando se vai à Missa, vemos que a maioria dos sacerdotes se queixa que as camadas jovens aderem pouco à Eucaristia, ora.. Com representantes de Deus como esse senhor na Terra, não sei de que é que se queixam.

    O exemplo que Jesus nos deu foi de amar os outros como a nós mesmos, sem nunca criticá-los ou apontar defeitos, e sobretudo mesmo que estes não nos amassem assim. Eu sou Católica, e não tenho problemas nenhuns em admiti-lo. Mas por vezes existem atitudes por parte da Igreja que me põem a pensar se seria assim mesmo que Jesus actuaria se fosse naquela altura (por certo que não!). Opiniões são opiniões.. E temos que respeitá-las, não é mesmo :) ?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. I love my shoes
    para já não vejo que a sociedade pareça a estar mais inteligente...
    Mas "esta gente" não tem emenda, parece que têm mesmo interesse em deitar achas para fogueira.
    Abração.

    ResponderEliminar
  16. Sandrinha
    eu respeito muito todas as opiniões de toda a gente; mas há pessoas que têm responsabilidades naquilo que dizem; se fosse eu a dizer esta "baboseira", não passaria disso mesmo, de uma "baboseira"; mas se quem profere estas palavras é o Patriarca de um país essencialmente católico, então isso é muito grave, como gravíssimas têm sido as tomadas de posição do Vaticano acerca da homossexualidade, do aborto e de outros assuntos importantes; mas, enfim, só "come quem quer"...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Pinguim,
    Vou ter muito que ler, há por aqui um imenso mundo. Obrigada pelo de-grau nos favoritos, fico muito honrada. abraço!

    ResponderEliminar
  18. Um disparate total!

    Só me apetece dizer: no comments.

    ResponderEliminar
  19. Pois eu acho é que a Igreja anda a arranjar matéria sobre a qual, daqui a 500 anos, um qualquer Papa pedir desculpas à Humanidade (outra vez!). Será que não aprendem nada? Bom, do mal o menos, já admitem que a Terra é redonda...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Sim.. E não só esses exemplos que deste Pinguim (que são já chocantes) como também o estarem contra o uso do preservativo, etc etc. Mas olha..


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Eu raramente perco tempo a ouvir o que a igreja tem para dizer. Não é uma questão de falta de fé, é mesmo porque não ter paciência para uma boa dose de hipocrisia. Falar em nome de Deus é fácil, mas falar em vão não deveria ser também pecado?

    É melhor puxar a palavra "adiante" para este meu comentário porque senão ainda cometo uma heresia e não é preciso muito, porque religião é um daqueles assuntos que têm mais mangas que vários casacos juntos e todos uns sobre os outros, pois claro.

    *Hugs n' smiles*
    carlos

    ResponderEliminar
  22. Popelina
    a blogosfera é para isso que serve, para partilhar...
    Se o teu blog está na minha lista é porque merece lá estar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Caro Capitão
    agora já há quem esteja a tentar dar a volta ao assunto, como acabei de ver nas notícias; mas o que está dito está dito e foi dito com convicção e até Alá foi convocado...
    Valha-nos Buda!!!!
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  24. Sabes o que acho? é qu estes "dons" quanto amsi falam mais se enterram.
    Tb fiquei incrédula...
    bjs

    ResponderEliminar

  25. tens toda a razão; como se pode ser tão hipócrita...
    Será que daqui a 500 anos haverá papas????
    Abração.

    ResponderEliminar
  26. Sandrinha
    esqueci-me desse e é fundamental,claro. Obrigado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  27. Como concordo contigo, Carlos.
    Este é um dos aspectos melindrosos de falar, pois há pessoas para quem a fé tudo explica e as regras religiosas não podem sequer ser elásticas; portanto, adiante mesmo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Violeta
    incrédulo por vários motivos: vir de quem vem, vir quando vem e saber poque vem...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Não me sinto nada admirado com o que eles disseram. O que é que sabem da vida real, da evolução da humanidade, dos problemas que as pessoas vivem? Será o que ouvem na confissão?
    bahhhhhhhhhhhh!!!

    ResponderEliminar
  30. Tong
    chegaste a um ponto fulcral para o meu corte com a ortodoxia religiosa: a confissão!
    Então eu vou contar os meus "pecados" a um homem potencialmente mais pecador que eu???
    Nunca, jamais, em tempo algum...
    Abração.

    ResponderEliminar
  31. Santa ignorância, os "altos" representantes da igreja católica, deveriam reler os seus discursos e fazer uma reciclagem aos seus pensamentos e ideias...

    Abração!

    ResponderEliminar
  32. Gosto muito de ler este blogue, que acompanho há muito tempo, nem sempre concordo com tudo, mas compreendo e aceito posições diferentes das minhas. Porém, dá sempre jeito saber do que se fala quando se fala e, neste caso, João, isso não acontece.
    Vamos ao essencial. O cardeal patriarca de Lisboa falou de algo que está a ser um problema sério por toda a Europa, sobretudo com jovens mulheres casadas com rapazes muçulmanos do médio-oriente e de outros países mais ortodoxos na sua vivência religiosa. De facto, enquanto se encontram na Europa, estes jovens comportam-se como os jovens europeus e tudo funciona naturalmente. As raparigas que pretendem casar com eles fazem-no e , enquanto vivem na Europa, tudo decorre normalmente. O problema coloca-se quando, depois de terem amealhado o dinheiro que pretendiam, regressam aos seus países de origem. Aí a mulher europeia é mal vista. Fica sujeita à lei árabe, subordinada à sogra que até a pode agredir fisicamente. Este homem que agora tem dinheiro, pode casar uma e outra vez, porque a sua religião permite a poligamia entre os homens. Se a mulher, como tem acontecido a centenas, quer regressar ao seu país, vê-se numa série de outros problemas. Quando os maridos as autorizam a sair, saem de mãos e colos vazios. Sim, os filhos são propriedade dos pais. Muitas só conseguiram sair porque se refugiaram nas suas embaixadas e pediram o repatriamento. Sobretudo na Alemanha este problema tornou-se tão preocupante que, desde há mais de dez anos não é dada dispensa de paridade de culto a mulheres católicas para se casarem com muçulmanos, a fim de criar um entrave a estes casamentos que têm sido fonte de muitos problemas. É importante que se digam as verdades, que se alerte para a realidade muito conhecida, sabendo que há excepções e que nem todos são fanáticos. Mas o facto de "um homem ponderado nas suas afirmações, sereno nas suas análises" ter falado desta forma, significa que o problema também já cá chegou, mesmo que não seja do domínio público.
    Atentamente,

    ResponderEliminar
  33. Caro Lampejo
    os "altos" representantes da igreja católica continuam e continuarão agarrados a dogmas e não têm evoluído com o tempo; existe mesmo um exemplo de um homem bondoso, socialmente equilibrado, mas que até ao fim da sua vida se manteve inalterável em posições, hoje em dia muito cont~estáveis e já aqui referidas: o último papa João Paulo II!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  34. Pinguim,
    há uns dias trocámos impressões sobre Bento XVI; agora voltamos ao tema "igreja", mais propriamente ao topo de gama dos seus representantes. Será que D. José Policarpo já pensou na quantidade de mulheres agredidas e assassinadas pelos maridos católicos portugueses e espanhóis?

    ResponderEliminar
  35. Enfim... a criatura ja tinha feito uns comentarios muito " jeitosos" numa entrevista quando da discussão ou falta dela sobre os casamentos homosexuais.. fascista é carinho para esta pessoa...
    o pior é que infelizmente há muita gente que o ouve....

    ResponderEliminar
  36. Caro Zé (Anónimo)
    li atentamente o teu comentário, o qual muito agradeço, por vários motivos: sendo um comentário Anónimo (de alguém que não tem blog) vem assinado; está escrito de uma forma muito correcta e expõe um ponto de vista que não se deve excluir. Posto isto, passo a expicar duas ou três coisas: este post não refere um caso apenas, mas dois, o das afirmações papais há dias e o das afirmações do Patriarca ontem; há da minha parte, como é evidente, até pelo teu sublinhado, um conceito bastante diferenciado sobre as duas pessoas em questão e talvez daí a maior surpresa das afirmações proferidas pelo Cardeal; independentemente do razoável da argumentação que expuseste e que também vi defendida por um jornalista da SIC, pareceu-me a forma como as palavras foram proferidas bastante infelizes e sem a cautela de explicar melhor o contexto em que eventualmente as quereria enquadrar: foi demasiado impetuoso e infeliz a sua alusão a Alá; não estando em causa exemplos como os que referes, não se pode tomar o todo pela parte e deve acreditar-se que o amor tenha uma palavra a dizer. Não sou um defensor da causa dos muçulmanos, há aliás razões várias para condenar bastantes vertentes da sua religião, mas parece-me que as pessoas pacíficas e de bem que professam o Islão e que por razões mais que conhecidas são olhadas com descofiança, e estou até no nosso país, se sentirão afectadas por estas declarações.
    Já o disse atrás, estes textos que respeitam a religião, como os políticos, são sempre melindrosos, mas isso não é razão para não os focarmos e podemos até divergir, se soubermos fazê-lo co educação e tolerância.
    Aceita um abraço agradecido pelo teu comentário.

    ResponderEliminar
  37. Quarentão
    vamos por partes; quando recebo um comentário de alguém que possui um blog, antes de responder ao seu comentário (respondo a todos) vou ver o blog.
    E no teu caso fiquei deveras surpreso de ver um blog absolutamente original, apenas com uma postagem, que está aqui trancrita no teu comentário, e que pela leitura dos abundantes comentários, penso teres enviado a vários blogs; a aceitação não terá sido muito amistosa...
    Coube-me agora a vez a mim, talvez porque o apêndice final tem algo a ver com o texto que escrevi.
    Não vou tecer grandes considerações acerca da tua tese que me parece algo complicada e bastante particulaizada.
    Apenas contesto a parte final, a razão histórica pela qual todas as mulheres europeias andariam de burkas se não tivesse acontecido a derrota islâmica em Poitiers, em 732 D.C.
    A História tem as costas muito largas e houve ao longo da História milhões de factos que se não tivessem acontecido ou se tivessem acontecido doutra forma determinariam situações históricas muito diferentes das que vivemos actualmente. Imagina que não tivesse havido um louco chamado Hitler ou um génio chamado Einstein...
    E posso não ser um barra em História, mas ´terá sido essa batalha de Poitiers tão determinante??? Que eu saiba só com a queda do reino de Granada, os mouros foram confinados aos seus territórios de origem, no final do século XV...
    Bem fiquemos por aqui.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  38. Caro Paulo
    vai animado o diálogo por aqui...
    Sobre o Bentinho, estamos conversados e nem que ele agora modificasse a sua "política" eu deixaria de ter a ideia negativa que dele tenho...
    Quanto ao nosso mais alto dignatário eclesiástico, confessei-me surpreendido e ainda o estou, não só pelo conteúdo, como pela forma das suas declarações; e a achega que dás no que respeita aos comportamentos machistas e perfeitamente descricionários com que muitos homens ditos católicos tratam a mulher, seja ela de que região for, não teve, nem nunca terá uma referência de Sua Eminência.
    O que se fez ao longo da História, em nome de Cristo a tanta gente: Cruzadas, Inquisição, extermínio de povos inteiros, nomeadamente na América dos descobridores, enfim autênticos crimes que não há penitências que os redimam.
    Abraço grande e amigo.

    ResponderEliminar
  39. Caro João
    obrigado por esta tua visita e por este comentário; dos blogs que sigo, e são bastantes, o teu foi o único que referiu este assunto; aliás deixei lá um comentário...
    Quanto ao que dizes a tua opinião respeito-a, embora não vá aos teus extremos, mas eu sou anti-extremos por natureza.
    Se te referisses assim ao Bentinho, aí já concordaria totalmente contigo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  40. a pores aqui fotografias tão comprometedoras de suas santidades(?), vais mesmo ser excomungado! LOL mas valha-nos o bom humor! de certa maneira, as afirmações da Eminência até nem me chocam de todo. mas eu sou mesmo xenófobo e racista :)), só acho que ele foi mais além do ponderado, do habitual para alguém que costuma ser tão equilibrado. como comentava hoje alguém, há contextos e contextos, muitos deles nem vêm directamente do Islão, como a burca ou a excisão, mas, sim, de culturas à margem do razoável e do respeito pelo outro (sobretudo da mulher, dos homossexuais, etc., etc., etc., etc., etc., etc.... - lista extensa!). a Eminência esqueceu-se de referir que nem só do Islão vem o horror! mas voltando ao busilis, faz-me um bocado de impressão que para casar com um muçulmano (maometano deve ser a mesma coisa, certo?) se tenha de ser muçulmano (ou converter-se), que a mulher deverá obediência ao marido (que até pode ser poligâmico), que não se pode converter a nenhuma outra religião, isto é, que sendo muçulmano nunca poderá deixar do ser (sim, sim), etc., etc., etc. eu se fosse chefe de uma igreja e visse um espectro destes também avisaria os meus crentes, mas num casino? já agora, o conceito de guerra santa de onde é que vem mesmo? cruzadas e jihad querem dizer alguma coisa? Abel e Caim? ora, ora, quem não tiver pecado que atire a primeira pedra!

    adorei o bentinho! todinho, sorridente, mas tão matratado!


    abraço

    ResponderEliminar
  41. Paulinho
    de todos os comentários que recebi até agora, o teu é o que mais se aproxima da minha apreciação do que aconteceu (excluo o racismo e a xenofobia). Aflora contextos vários e foca com especial relevo os factos colaterais a estas afirmações, nomeadamente às "comparações" entre o catolicismo e o islamismo.
    Abração.

    ResponderEliminar
  42. Alô Pinguim! Sobre o assunto da postagem nem quero comentar! Até pode existir repressão na religião mas violência doméstica não está inerente... O choque das culturas só se faz nas cabeças (e corpos) de quem não souber aceitar e compreender a diferença (prefiro a definição de Deus do meu pai, que foi padre ; Amor!)

    Gostaria ainda, se me permites, estranhar a tese d'Um Quarentão que tem um blog há um ano com apenas um post, uma teoria (teimosa) que roça o absurdo: se já ouviu falar de machos_alfa,porque vem com "famílias tradicionalmente monogâmicas". E os séculos de traições familiares católicas, e a percentagem de pais que cuida de filhos que não são biologicamente seus (genes, claro!) Meu querido, uma formação em etologia, far-lhe-ia muito bem!

    A ti, Imperador, agradecemos a estupefação que gerou este debate interessante e aberto a todos, na sua diversidade de opiniões!

    Abraço Grande

    ResponderEliminar
  43. Ah! (esqueci;me de o escrever): Adorei as imagens! A segunda imita-se na perfeição - toda a situação!

    ResponderEliminar
  44. Caro Ophiu
    mais um comentário equilibrado e com cabeça tronco e membros, como é teu timbre.
    Sobre o comentário do Quarentão, logo referi a sua peculiar origem; enfim, ele que fique com as suas estranhas ideias; não me senti ofendido nem usado, senão teria recusado o comentário.
    Abração.

    ResponderEliminar
  45. Ophiu
    a primeira foto foi super deliberada; a segunda foi filha de um acaso, acredita!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  46. Foi, no mínimo, infeliz e inoportuno mas suas declarações.
    Uma figura pública, e num cargo como o dele, tem de ponderar muito bem tudo o que diz

    ResponderEliminar
  47. Justine
    estive há pouco a ver o video mais completo e houve ainda uns comentários pouco edificantes acerca de uma carta de jovens homossexuais nessa dita tertúlia, tudo num ar "muito descontraído" que não fica muito bem a uma pessoa como ele e a assuntos bastante importantes, mas enfim...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  48. Sem comentários mesmo não é? Menos uns pontos para o inimigo!

    ResponderEliminar
  49. Ibearico
    a Igreja para mim não é o inimigo; é antes a comunidade católica que nos considera a nós, homossexuais, como inimigos, ao revés da palavra de Cristo; lamentável...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  50. Querido amigo, eu pergunto-me... será que as 40 mulheres que morreram vítimas de violência doméstica em Portugal em 2008 foram assassinadas por mulçumanos?

    ResponderEliminar
  51. Blue
    Por católicos não foram de certeza...é pecado!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  52. Eu já nem comento. Já repararam como a ICAR se torna cada vez menos cristã? Para mim, fechou a loja. Certas pessoas ligadas à Igreja têm desenvolvido excelentes trabalhos mas os líderes só têm discursos de intolerância e arrogância. É desolador: tão fácil criticar a vida dos vizinhos e não nos olharnos ao espelho, não é?
    Olha, se quiseres variar e esquecer estas palermices todas passa pelo meu cantinho, tenho um desafio absolutamente inoquo para ti.
    Beijinh@s e abraço apertado

    ResponderEliminar
  53. Querida S.M.
    já passei, já li e já respondi...
    Como irás ver, isso já passou por mim, razão porque vou declinar o teu amável desafio.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  54. Eu também vi o vídeo (no sitio onde viste) e só assim é que posso tecer os seguintes comentários (bem educados):

    - A realidade que ele alertou existe; a forma como fez o alerta foi totalmente despropositada;

    - Quanto à homo... homossexualidade católica... era fazer uma caça às bruxas... não conduzida por eles, mas de fora, por homossexuais que TAMBÉM quem são os "outros" católicos.

    Que se faça uma Inquisição Invertida... decerto que passados séculos, também teremos o nosso perdão.

    Amén.

    ResponderEliminar
  55. Engine
    completamente de acordo com o primeiro item; quanto aos "homossexuais católicos" acho isso uma parvalheira e ele até pareceu estar a gozar com toda essa situação...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  56. Amigo,

    Vê o meu post de dia 16 Janeiro

    Abraço*

    ResponderEliminar
  57. Do you believe
    já deixei toda a minha gratidão no comentário que fiz no teu blog.
    Resta-me aqui repetir o meu imenso OBRIGADO!
    A minha próxima postagem será sobre este prémio.
    Abraço forte e amigo.

    ResponderEliminar
  58. O "Bentinho", o Policarpo (Dom coisa nenhuma), e o Alberto João Jardim entre alguns outros, são para mim figuras patéticas que jamais em tempo algum devem ser levadas a sério...levo-os tão a sério como levo um Dom José Castelo Branco...enfim...sinceramente não os suporto, especialmente o Alberto João, mas pronto...cada vez mais pessoas não levam a sério estas ex proeminentes figuras, para bem estar da evolução humana.
    Amen

    ResponderEliminar
  59. Ima
    o Alberto João Jardim não é comparável ao Patriarca, que de vez em quando, diz o que não deve; esse de vez em quando não diz asneiras, que é muito mais grave; quanto ao Castelo Branco, como pessoa, para mim, não existe: é um objecto de decoração e piroso, ainda por cima.
    Abração.

    ResponderEliminar
  60. olá meu caro Pingú:
    seu herege...vais para o Inferno...nada disso, concordo ctgo, mesmo sendo eu católico e tu sabes que sou, é tambem contra as minhas ideias esse tipo de comparações/afirmações...
    Deus não castiga os homossexuais..
    um forte abraço***

    ResponderEliminar
  61. Amigo Xis
    eu só não afirmo que sou católico, porque embora tenha tido uma educação católica, a partir de uma certa idade, e ainda antes de me "descobrir" homossexual, deixei de seguir os preceitos a que o Catolicismo veincula os seus membros; mas como não me afastei de Cristo e continuo a ter fé, prefiro considerar-me apenas cristão.
    Abreijos.

    ResponderEliminar
  62. ._________querido Pinguim







    sou agnóstica







    .e "D. e mais Dons" para aqui e para ali________provocam-me uma certa "alergia"



    ___________///









    beijO______ternO
    bFsemana

    ResponderEliminar
  63. Betty
    parece que não é só a ti...
    Bom fim de semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!