segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Passado e presente: 11 - O Mar


Eu sou a onda branca, perdida no âmago do mar azul, que te acaricia e chama.
Eu sou o cheiro profundo, que brota da areia molhada, e se mistura às algas e detritos.
Eu sou um barco à deriva, de velas desfraldadas, pedindo-te, em socorro, um beijo.
Eu sou a Lua, no horizonte, e seus reflexos de prata, na quietude do lago adormecido.
Eu sou a tempestade súbita, grossas bátegas jorrando impetuosamente, de uns olhos que te querem ver.
Eu sou o mar!
Revoltado, sereno, liberto e...só!
Eu sou o mar!
Que te abraça e envolve.
Vem banhar-te em mim, bebe o Sol dourado das minhas cristas, ajuda-me a acalmar as fúrias, mergulha nas minhas águas, violando-me!
Eu sou o mar!
Peixe, sereia, Neptuno;
viagem de hoje, repetida sempre, sem cessar, sonho no Sol que me abrasa.
Navega-me, sente o meu murmúrio, que é grito, lamento e apelo,
sem medo, meu amor...
Mais um post da parte desaparecida do meu blog, publicado em 29 de Novembro de 2006, com um dos poemas escritos por mim, quando ainda os conseguia transmitir ao papel; agora continuo "a fazer" poesia, mas fica retida num canto de mim mesmo, e de lá não sai...

(foto: Agosto 1993-Grécia)
(poema: Setembro 1979-Serpa)



©Todos os direitos reservados
A utlilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor.

48 comentários:

  1. É lindo este teu poema, amei.
    É pena que não partilhes mais a poesia que fazes. Mas eu compreendo, se fores como eu és um pouco "hermético" escreves, escreves... e guardas tudo escondido num canto escuro para mais tarde destruir.
    Mais uma vez, amei este poema.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. que pena que a poesia fique escondida nesse rcanto e não a partilhes...este teu grito (mais de apelo que de lamento, me parece) deixou-me plena da força que o mar tem
    beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. este texto é belíssimo, Pinguim. ainda bem que o recuperas aqui. a imagem do mar é fortíssima. sempre. e só lamento que a poesia fique retida num canto de ti! fazia bem sair.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Arsène
    eu últimamente não escrevo nada; "penso" determinadas coisas que se resolvesse pô-las no papel, estou certo que dariam poemas, mas como disse guardo esses "pensamentos" quer na memória, quer no coração.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Carla
    o mar é realmente uma enorme fonte de inspiração e de formas variadas, daí este poema.
    Sophia foi quem mais e melhor se inspirou no mar: sublime!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Paulinho
    é realmente avassaladora a força que o mar nos transmite, quer na sua acalmia, quer na sua fúria.
    Sobre a minha poesia, a que tenho escrita, ela é pouca e de alguma forma algo ingénua; há excepções e este poema é uma delas.
    Abração.

    ResponderEliminar
  7. Está lindo! Grande poema! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Martinha
    ainda bem que gostaste; saíu-me da alma!!!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Passei por aqui para saber da tua mana!
    Hoje soube notícias do Porto, e tá tudo na mesma!
    A minha vida anda a 1000, mas não me consigo esquecer de vós.
    Vai dando notícias, please.
    Se precisares de alguma coisa, já sabes: GRITAS!

    Jokas

    ResponderEliminar
  10. O mar é para mim essencial. Sem ele por perto sinto-me vazio.
    O poema é lindo, parabéns!
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Olá Keratina
    sei que a tua vida está a dar uma volta grande...e positiva e folgo muito com isso.
    As notícias sobre a minha irmã mantêm-se sob grandes reservas, mas a vida tem que continuar; sobre o Porto, pareceu-me haver uma melhoria, pelo menos psicológica no final da semana passada, mas continuo pessimista, infelizmente.
    Obrigado pelo teu interesse e as maiores felicidades na tua nova vida profissional: mereces isso!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Tong
    estás completamente certo; não consigo estar sem ver o mar durante muito tempo; imagino tu, que vives á sua beira.
    Abraço forte.

    ResponderEliminar
  13. Um bom ano também para ti, Tiago, e obrigado por teres gostado do poema.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. O mar é tão inspirador...

    Lindo poema, meu amigo!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Acho que poucas coisas despertam tanta paixão como o mar, né?
    Eu adoro o mar e o poder q ele exerce sobre mim.
    Bjo, amigo

    ResponderEliminar
  16. Sócrates
    quantas vezes o mar é refúgio para os meus males...
    Como não poderia ser inspirador?
    Fico bem por saber que gostaste do poema, embora os poemas sejam sempre muito pessoais...
    Abração.

    ResponderEliminar
  17. Autor
    acho que ninguém irá negar esse efeito do mar nas pessoas; e como ele é poderoso!!!!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  18. Adorei! Fiquei extasiada a ler-te. Repeti. Tu és o mar, tu tens dentro de ti a força que irrompe de oceano e transforma-la em poesia.Este grito lancinante, este apelo, esta entrega deixaram-me comovida.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Amiga Cata-vento
    quem ficou comovido fui eu com a leitura do teu comentário; acho que exageraste um pouco pois é um simples poema sobre o mar e a influência que sobre mim exerce...
    Obrigado.
    Beilinhos.

    ResponderEliminar
  20. Eu sou o mar!
    Que te abraça e envolve.
    Mas que lindo o teu momento. Naõ deixes de escrever poesia.
    Um bj

    ResponderEliminar
  21. ADORO este poema, mesmo! Dos mais sinceros e bonitos que já li!

    beijinhos *

    ResponderEliminar
  22. Masvaisaindo, até na recuperação dos papiros perdidos... E de grécia 93 a serpa 79 é só um mês!

    Obrigado por partilhares (e com copyright, bem lembrado!)

    Abraço imperial, imperioso.

    ResponderEliminar
  23. Violeta
    escrever poesia "acontece" e tem acontecido cada vez menos...
    Se calhar preciso de ir mais vezes perto do mar...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Sandrinha
    é muito bom quando encontramos alguém que gosta do que nós fazemos; não digo isto por vaidadde, acredita.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. Ophiu
    eu tenhp todos os "papiros" recuperados, menos os do mês de maio de 2007; simplesmente não os repito todos, pois alguns perderam actualidade ou outras razões; publico os mais significativos, apenas...
    A questão do copyright, foi-me lembrada por um amigo e só o uso em determinadas postagens.
    Os abraços de ti e para ti, são sempre imperiosos, e imperiais, claro!!!

    ResponderEliminar
  26. Oi
    adoraria que voce me indicasse mais sites onde encontro filmes com a temática.
    grande abraço

    ResponderEliminar
  27. Olá Vincenzo
    eu vou mandar-te por mail uma lista com os endereços desses sites.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. :)...

    Que pena ficarem retidas num canto de ti... Mas sei do que falas porque me acontece o mesmo... ;)

    beijinhos...

    ResponderEliminar
  29. Existem alguns que devem ficar mesmo dentro de nós outros como este devem sair e dar asas aos sentimentos de cada um que o leu! Belas palavras! ;)

    ResponderEliminar
  30. Carpe
    com a idade há coisas que queremos guardar só para nós, não sei bem porquê?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  31. Ibearicos
    e há ainda outros tão pessoais e direccionados que só os damos a ler ao destinatário!
    Abração.

    ResponderEliminar
  32. belo poema, Pinguim. pena haver esses que não 'transbordam' cá para fora.
    um abração

    ResponderEliminar
  33. Miguel
    estas coisas de poesia são um pouco indefinidas; nada imkpede que um dia surjam...
    Abração.

    ResponderEliminar
  34. Um mar, sereno e revolto!
    Forte e directa, a tua poesia - como o mar!
    Arranca-a aí de dentro:))

    ResponderEliminar
  35. ahh o meu querido amigo além de ser especial também é poeta, ou é poeta porque é especial?;-)

    lindissimo o poema...

    ResponderEliminar
  36. Gostei!
    Eu gosto do muito do mar... sou caranguejo :)

    E muito bem: direitos de autor! ;)

    ResponderEliminar
  37. Justine
    se reparares bem, não sou só eu, somos todos nós que temos as múltiplas características do mar; dias há em que estamos tão calmos como aquele mar chão e outros vêm em que feitos loucos investimos contra tudo e contra todos como o mar a destruir arribas...
    E no meio destes extremos há todas as outras vivências como o mar se vai apresentando aos nossos olhos!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  38. Ima, querido amigo
    nem sou especial, nem muito menos poeta; sou um tipo normal, com alguma sensibilidade e essa é a condição fundamental para de vez em quando escrever um poema.

    ResponderEliminar
  39. Engine
    eu de signos nada sei, além das características do carneiro, de que sou um bom exemplo. Mas claro que o caranguejo é um animal maeinho e é mais que natural que as pessoas desse signo tenham o mar como referência especial...
    Sobre os direitos de autor, sabes melhor que ninguém que nisto de informática percebo pouco, mas sou muito atento, para aprender; e outro dia um amigo aconselhou-me a pôr nalguns posts mais específicos esta anotação e eu acho que ele tem razão...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  40. Mas não devia ficar retida num canto de ti mesmo, devia de sair cá para fora...
    Gostei de reler, muito bonito, cheio de sentimento...

    Abração!

    ResponderEliminar
  41. Amigo Lampejo
    há tanta coisa que devia ser, mas não é...esta, apesar de tudo é supérflua.
    Abração.

    ResponderEliminar
  42. Caro pinguim, este lindo pedaço de ti , não é em absoluto supérfulo, é essencial. Falo por experiência própria, tantas vezes escrevi para não enlouquecer, para encontrar nalgumas linhas um pedaço de mim, algo que me dissesse que ainda sou eu. Que o teu eu mais profundo não venha para o blogue, é compreesível e digno de respeito. Mas creio que te faria bem tirar a poesia do canto de ti e gritá-la nas linhas que depois podem ser fechadas num caderno...mas estão lá; nós estamos lá. Acredit que sei o que é escrever poemas com lágrimas e sangue, mas a poesia é tão essencial como o oxigénio. Morre-se sem ambos.
    Não leves a mal esta minha divagação com a qual até podes não concordar.
    Um abraço , homem-mar!

    ResponderEliminar
  43. S.M.
    como poderei levar a mal um tão belo comentário...
    É quase um poema; obrigado pelo que dizes e pela forma como o expressas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  44. Uma poesia sobre o mar...!

    Adorei!!!!

    Por que razão não partilhas connosco esse teu lado de poeta!?

    Abraço sincero de amizade.

    ResponderEliminar
  45. Paula
    este elogio, vindo de ti, poetisa por excelência, tem ainda maior significado.
    Obrigado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  46. Muito bonito, ó Pinguin. ;)

    Tens veia de poeta.


    *

    ResponderEliminar
  47. Ginger
    Obrigado pela tua visita.
    Todos somos poetas de alguma forma; para tal só é preciso ter sensibilidade.
    Visitei os teus dois blogs, que vou começar a seguir.
    A Fábrica das Letras já me fez descobrir alguém interessante: esse é o objectivo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!