quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

"A dupla vida de Véronique"

Weronika é uma jovem polaca que vive em Cracóvia, onde é cantora solista, mas que tem um grave problema cardíaco. Um dia, ao observar um grupo de turistas franceses, Weronika fica desconcertada ao vislumbrar uma mulher que é a sua dupla perfeita. Esta mulher, Véronique, é uma jovem cantora de talento e também tem um problema no coração.
Dirigido em 19991, por Krzysztof Kieslowsky, trata-se de uma espantosa meditação sobre os laços invisíveis que ligam os indivíduos. O filme, embora menos conhecido que a trilogia tricolor que lhe sucedeu (Azul, Vermelho e Branco), é uma pequena jóia, uma delícia para os olhos e os ouvidos, que importa descobrir.
A interpretação de Irene Jacob é superlativa e a música original da autoria de Zbibniew Preisner, absolutamente fabulosa, como se pode aquilatar por esta amostra, de grande beleza.

45 comentários:

  1. Muito bom, sim. Excelente para ver nestes dias frios.

    ResponderEliminar
  2. Paulo
    já vi há muito tempo e gostava de rever. Mas a banda original oiço muitas vezes, pois é linda!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. que vergonha, nunca vi. mas gostei muito da trilogia tricolor (que saudades do tempo em que passava bom cinema nas salas de coimbra, e em que me apetecia ir ao cinema!) e tb gosto muito da música do ZP.
    abração, eu caro, e continua a dar-nos sempre coisas bonitas :)

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia, mas fiquei com uma vontade enorme de "ouver".
    A trilogia "Trois Couleurs: Bleu, Blanc, Rouge" acompanhou-me nos 2 últimos anos de faculdade e traz-me sempre à memoria os melhores dias da minha juventude.
    O "Rouge" é ainda hoje um dos meus filmes preferidos, talvez mais pela banda sonora que pelo filme, embora a Juliette...

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. A manipulação dos bonecos, de movimentos tão naturais ... A figura sombria que espera e carrega as asas...

    É bom acordar nesta fantasia quase real, obrigado pinguim!

    Abraçãozão!

    ResponderEliminar
  6. Que coisa singela!
    Eu conheço o Kieslowsky da trilogia, sobretudo do "Azul", pelo qual fiquei tomado de sentimento na altura (tenho desculpa, ainda era relativamente jovem!).
    O que me foi dado ouvir da música deste excerto despertou-me a curiosidade, apetece que a câmara se esqueça dos humanos, que não largue a magia que aqueles fantoches extravasam!
    Abraço e obrigado pela sugestão

    ResponderEliminar
  7. Miguel
    falar de Kieslowsky é quase sinónimo da trilogia, mas é um realizador com uma obra muito boa.
    A música de ZP é muito boa (toda...)!
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  8. Arsène
    é curiosa a associação à trilogia, para quem conhece Kieslowsky; o "Branco" é sem dúvida o mais fraco, e eu gostei tanto do "Azul" como do "Vermelho". As bandas sonoras dos seus filmes são sempre marcantes, bem como as fortes e belas personagens femininas; Juliette Binoche é fantástica, mas Irene Jacobi, não lhe fica atrás.
    Abração.

    ResponderEliminar
  9. Dizes bem, Ophiu
    é uma fantasia quase real, e daí este ser um post não escolhido ao acaso.
    Abração.

    ResponderEliminar
  10. Manel
    é fundamental veres este filme; vais ficar "agarrado" a ele, à música e a Irene Jacobi, estou certo.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  11. Adorei! É linda!!

    Não tens que pedir desculpa por nada, ora essa!
    Espero que estejas bem e que já esboces muitos mais sorrisos que nestes dias que têm passado..

    beijo grande!

    ResponderEliminar
  12. Martinha
    sorrir, não posso, mas estou mais calmo...
    E claro que sabia que irias adorar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Adoro sempre vir aqui e me deparar com boas dicas!
    ;-)

    ResponderEliminar
  14. "Kieslowsky é quase sinónimo da trilogia"
    Era exactamente isto que eu pensava...
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Mais uma coisinha interessante que encontro sempre aqui neste blog do amigo Pinguim... Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  16. Uau, digno de se ver amigo :D

    Ps. Acredita que é só mesmo ficção. Coisas da minha cabeça :p.


    beijinhos, e anima-te! :D

    ResponderEliminar
  17. Caro Autor
    a partilha é uma das melhores coisas que a blogosfera nos proporciona.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Tong
    e pansas certo, porque é a verdade; se não fosse a trilogia, Kieslowsky seria um desconhecido para muita gente.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  19. Miguel
    vamos trocando ideias e aproveitando as que se nos afiguram válidas; tanto que eu tenho aprendido aqui na blogosfera...
    Abração.

    ResponderEliminar
  20. Sandrinha
    se um dia fires o filme ou ouvires a banda toda dele é que ficas mesmo entusiasmada.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Amigo,
    Retomei a actividade (já era tempo) e passo por cá para te deixar votos de um 2009 em grande! Passa pelo pérolas, porque te devo uma explicação.

    Um beijo grande meu querido pinguim

    ResponderEliminar
  22. A música e o trecho do filme está espectacular...

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  23. Blue
    já lá deixei um palavrão (espero que não leves a mal).
    Não deves explicação alguma a não ser porque razão o Benjfica não ganha (só às vezes...)
    E um bom 2009, claro.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Lampejo
    Vê, não percas; ouve, não esqueças!
    Abração grande e obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  25. como é que eu perdi isto???? onde encontrar?
    bjs

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  27. Violeta
    o filme é já de 1991; estive a ver na FNAC e não senão, mas como indisponível, o Cd da música original.
    Mas há o DVD do filme no Amazon e a um preço de saldo, vale a pena informares-te no site deles.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Sou grande fã de Kieslowsky, e este filme é um belíssimo e importante filme.
    Excelente gosto, o teu! Coincidente com o meu:))

    ResponderEliminar
  29. Assim é, com efeito, Justine.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. lembro-me que gostei muito do filme, mas não me lembro da história... lembro-me da música e de como gostei da banda sonora, de Preisner que já conhecia.
    observando o vídeo, percebo a tua escolha. viste a metamorfose? como a borboleta ou a alada psique - alma/ espírito. lembra-nos que evoluímos.
    belíssimo sem dúvida.


    abraço

    ResponderEliminar
  31. Claro, Paulo
    tinha este post em "stand by" e achei a altura própria de o publicar; independentemente das razões, é bellíssimo, sem dúvida.
    Abraços grandes por aí.

    ResponderEliminar
  32. Hoje quem está do contra sou eu.. :P não costumo pensar nisto, muito menos desta maneira, neste ponto de vista tão negativo! Tem dias...

    está tudo bem por esses lados?

    beijo grande

    ResponderEliminar
  33. Ainda bem, Martinha
    nem considero que seja um ponto de vista negativo, nada disso; apenas algo irreal.

    Quanto ao resto, vai estando mais calmo...e resignado.

    Beijo para ti também.

    ResponderEliminar
  34. ._______querido Pinguim




    aida não vi______mas vou ver com toda a certeza


    depois comentarei:=)




    UM EXCELENTE 2009




    beijO_____ternO

    ResponderEliminar
  35. Tens toda a razão Pinguim.. (em relação ao comentário que deixaste no meu blog :p)

    beijos

    ResponderEliminar
  36. Betty
    espero que gostes, melhor: estou certo, pois uma pessoa com a tua sensibilidade só poderá adorar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  37. Ainda bem que concordas comigo, Sandrinha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  38. Bom Ano, amigo pin!

    Gostaria de ver esse filme, mas parece que será difícil encontrar, não é?

    Um beijo grande e amigo! Saudades.

    ResponderEliminar
  39. Olá Isa
    bom ano para ti também; quanto ao filme, vê o comentário que deixei aqui à Violeta.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  40. O tema deste filme repetiu-se em certa medida com o conto colocado no blog do Manuel, onde me reconheci; dei conta, em primeira mão, das ligações subterrâneas que ligam as pessoas, ainda que elas se movimentem em esferas distintas.
    Senti-me retratado de forma quase assustadora, e não me assusto facilmente!
    Foi uma coincidência estranha, a publicação deste teu tema sobre o filme do Kieslowsky e, quase em simultâneo, o aparecimento do conto do Manuel.
    Há alturas que parece que as coisas batem à nossa porta sem que as procuremos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  41. Manel
    essas coisas realmente assustam...
    Li o teu comentário no blog do Manuel e achei realmente surpreendente a coincidência; mas agora aqui, é uma dupla coincidência: Incrível!
    Sabes que a escolha deste post não foi um mero acaso, como já referi, pois o vídeo tem muito a ver com situações actuais perante as quaissou confrontado.
    Abraço grande e amigo.

    ResponderEliminar
  42. Tiago
    aconselho-te vivamente a fazê-lo, pois é uma obra prima
    Abraço.

    ResponderEliminar
  43. :) é um dos meus filmes preferidos! Filme esse que curiosamente nunca encontrei em dvd...

    ResponderEliminar
  44. I love my shoes
    lê atrás, parece que a Amazon tem e a um preço de saldo.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!