segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Dor do pensamento


Este soneto de António Nobre retrata, de uma certa forma, o meu estado de espírito actual



E a Vida foi, e é assim, e não melhora.
Esforço inútil. Tudo é ilusão.
Quantos não cismam nisso mesmo a esta hora
Com uma taça, ou um punhal na mão!

Mas a Arte, o Lar, um filho, António? Embora!
Quimeras, sonhos, bolas de sabão.
E a tortura do Além e quem lá mora!
Isso é, talvez, a minha única aflição.

Toda a dor pode suportar-se, toda!
Mesmo a da noiva morta em plena boda,
Que por mortalha leva…essa que traz.

Mas uma não: é a dor do pensamento!
Ai quem me dera entrar nesse convento
Que há além da Morte e que se chama A Paz!

54 comentários:

  1. Mais optimismo pinguim! E vamos pensar menos.. ou melhor... pensar com mais optimismo!

    Um forte abraço

    PS: Chopin.. oh Chopin :')

    ResponderEliminar
  2. Astor
    quando se vive dia a dia com receio do dia que vem a seguir, não pode haver optimismo.
    Mas há Chopin, como dizes.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Força Pinguim
    VAis ver que tudo vai melhorar. Acredita!
    Um bj e muita força para ti.

    ResponderEliminar
  4. Bem preciso, Violeta, mas não é fácil, acredita.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Pinguim tens que ser forte tal como disse a Violeta e tens que ser mais optimista como disse o Astor. Tens que tentar ver a vida do outro lado. De certeza que não é só esse lado que existe, o lado mais triste, o lado menos bons. Somos sempre capazes de dar a volta, basta termos apoios para tal. Apoia-te nos que te rodeiam e que tanto gostam de ti, tu consegues. E mais tarde ou mais cedo toda essa onda "menos boa" vai passar... A vida é mesmo assim, eu também já aprendi isso. Para atingirmos a felicidade plena, temos que passar pelo fundo, bem fundo...
    Força Amigo !

    Beijinhis grandes

    ResponderEliminar
  6. Sandrinha
    o meu problema é quando????
    Ser forte sempre fui, mas sou humano, e como tal limitado...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Quantas vezes a vida nos troca as voltas? Acredita que por mais negativismo que se possa ter, o reverso é primoroso de se sentir. Sei que o processo pode ser longo, doloroso e que parece que não tem fim.

    Fecha os olhos, esquece que existe uma realidade, mesmo que a sintas ao pé de ti, ignora-a…vais ver que um arco-íris irá colorir o teu estado de espírito. Mesmo que a espera seja longa, cá estamos para te alegrar. Nem sempre é isso que se quer, mas cabo a quem gosta de nós fazer-nos ver que nem tudo tem que se cinzento!

    *Hugs n’ smiles*
    Carlos

    ResponderEliminar
  8. * Só por hoje sou tolerante.
    * Só por hoje eu acredito.
    * Só por hoje sou grato(a).
    * Só por hoje trabalho arduamente (na cura da alma).
    * Só por hoje sou bondoso(a) com todos os Seres.

    (Os cinco princípios do Reiki in wikipedia)
    Há outra versões, pois a tradução é livre...

    Não penses no perdes(te) mas naquilo que ganhas(te)... ;)

    ResponderEliminar
  9. Quem está no convento...
    Estamos aqui para o que precisares.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Carlos
    sinto que é muito bom ler o que escreves e por vezes vislumbro o arco-íris...
    Mas nada há pior que a inquietude da dúvida, no tempo, principalmente quando já se perdeu toda a esperança. É hoje, amanhã, vai durar quanto tempo esta dolorosa ansiedade?
    Obrigado pelo teu apoio.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  11. Engine
    conheces-me não há muito, mas acho que o suficiente para poderes saber que sou um homem positivo; mas mesmo assim, há momentos em que não se conseguem contabilizar senão as perdas.
    Um abraço enorme e agradecido.

    ResponderEliminar
  12. Tong
    eu sei, conheço-te e tu que sabes toda a amplitude daquilo por que padeço, e que me disseste já ter passado por situação idêntica, sabes o bem que faz ouvir essas palavras, essas e todas as que me têm sido dirigidas.
    Obrigado, Amigo.
    Abração.

    ResponderEliminar
  13. Espero bem que não seja o que estou a pensar...
    A ver se dá para te ligar mañana!

    bessitos!

    ResponderEliminar
  14. Pinguim:)
    Um abraço solidário e reconfortante:)

    ResponderEliminar
  15. Keratina
    é um gravíssimo problema de saúde de um familiar próximo, uma irmã minha; não tenho que escondê-lo, pois é real...
    Apenas acontece que nem os médicos conseguem transmitir mais que um implacável "situação indefinida"...
    E cá continuo à espera do "amanhã".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Kapitão
    é claro que é reconfortante, Amigo.
    Abraço agradecido.

    ResponderEliminar
  17. hoje só te consigo mandar um beijo enorme, imensamente grande e um abraço muitíssimo apertado. Queria tos dar pessoalmente, especialmente hoje. É sentido!!

    Gosto muito de ti

    :)*

    ResponderEliminar
  18. Martinha
    és uma "menina" de quem eu também gosto muito... e mais não digo...
    Um imenso Obrigado.

    ResponderEliminar
  19. Ao ver sofrer aqueles a quem amamos, sofremos mais do que se as dores fossem no nosso corpo.

    Um abraço, meu amigo!

    ResponderEliminar
  20. Caro Sócrates
    uma das poucas coisas que me alivia é que não está a sofrer, pois está num estado semi-vegetativo...
    Deixa-nos é a todos, sofredores...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Um abraço apertado,doce amigo. Dá-me a tua mão. Vamos conversar. Também tenho estado muito doente. Há meses ou talvez mais de um ano. Deixei de ver qualquer luz por onde sair. Depois, de repente, uma luzinha, lá longe, brilhou. E hoje estou melhor. Os amigos foram tão importantes. Acredita, acredita, acredita que a tua irmã vai melhorar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. A paz virá, amigo. Mais um tico de paciência.

    ResponderEliminar
  23. Pinguim, a morte é sempre o princípio de uma outra vida, o princípio de uma ausência, só presente na memória desta. No final, estamos todos juntos e aqui continuaremos com os pensamentos que nos fazem sentir felizes - ao menos, também há uma ausência de sofrimento, não tenhamos pena de nós, dos que ficam - a nossa dôr em profundidade torna-se vã assim como a existência. (desculpa a desgarrada ; há muito que não escrevo...)

    Um grande abraço e memórias felizes - o amor, sim, fica!

    ResponderEliminar
  24. Joao

    Vai a uma igreja e em silêncio fica.
    Chora. Chora. Não tenhas medo.
    Acredita. Quando te voltares eu vou estar lá chorando também.
    Mas quando sairmos nossos corações estarão mais fortes.

    GRITOMUDO

    ResponderEliminar
  25. Que te posso dizer nesta noite fria de Janeiro? Que sabes como me contactar se precisares de alguma coisa. E o "alguma coisa" é tudo. Tudo mesmo. Sabes o que quero dizer com isto. Já que este país vive disto, entaõ proque não aproveitarmos quando os amigos precisam.

    Qualquer coisa...
    apita!

    Muita FORÇA!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  26. Força, sei que é difícil, embora não sabia o quão difícil é, felizmente.

    Abraço. :)
    André.

    ResponderEliminar
  27. Cata-Vento
    o teu testemunho emocionou-me, Amigo; não sei a que espécie de doença te referes, mas seja o que for, que essa luzinha que agora vês te ilumine completamente; e quanto aos Amigos, nunca poderia supor a força que me estão a dar.
    Sim, dou-te a mão e abraço-te apertadanente.

    ResponderEliminar
  28. Meus amigos brasileiros Edu e Mau;
    a minha irmã veio há pouco daí, da vossa terra para viver um sonho de amor; quis o destino que no meio do sonho, acontecesse também um pesadelo. A paciência existe, mas tem limites...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Ophiu
    não é a questão da morte que me afecta, neste momento; sei que ela vem, já veio noutras ocasiões, dolorosas também, mas não assim, como que a brincar às escondidas com a vida; é esse jogo que é insuportável. E porque, enquanto há vida há SEMPRE uma réstea de esperança, é tão difícil encarar a morte, assim disfarçada...
    Tu andas perdido por aí nas tuas deambulações pela vida, mas quando és necessário apareces; é isso que é ser Amigo.
    Um enorme abraço.

    ResponderEliminar
  30. Grito
    há muito que a minha relação com Deus cortou as amarras normais que a Igreja impõe aos crentes e se transformou num encontro directo, sem normas, com Ele; e é como dizes, que de tempos a tempos me recolho numa igreja, em silêncio, e busco o seu conforto, mesmo quando não estão em jogo, súplicas ou intenções. Devo confessar que desde que começou este pesadelo ainda não falei com Ele e talvez o deva fazer, para, pelo menos egoísticamente, amainar o meu espírito, pois em milagres há muito deixei de acreditar.
    Chorar já chorei, talvez menos do que imaginava, já que sou por natureza, lamechas; mas sei que irei chorar e isso não me envergonha ou diminui, porque sei quanto alivia; masm, de momento e infelizmente não tenho lágrimas...
    Sobre o teu apoio, sei que é incondicional e estou-te agradecido.
    Abraço forte e Amigo.

    ResponderEliminar
  31. Caro Kokas
    os Amigos é para isso que servem e tu és um deles; por isso sei que posso contar contigo.
    De momento, as tuas palavras chegam e são reconfortantes; obrigado!
    Aquele abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Meu querido André
    por estares há mais tempo ligado comigo, conheces-me melhor e decerto não me regatearás força; e sabes o apoio que tenho aqui em casa, melhor que ninguém; mas mesmo os fortes vacilam...
    Grande abraço deste teu "tio"...

    ResponderEliminar
  33. espero que o estado de saúde da tua irmã melhore consideravelmente, para que este estado de espírito se torne mais doce
    entretanto deixo-te beijos e votos de um bom ano

    ResponderEliminar
  34. Não posso escrever mais do que já foi escrito, mas sei que este caminho custa muito a ser trilhado, sobretudo por quem está em redor, pois os próprios não se dão conta (felizmente).
    O amor que reservamos a quem gostamos dá-nos uma visão muito própria da dor, e, por vezes, há alturas da vida em que, parece, o destino se compraz em nos subjugar com tudo o que tem de negativo (ilusão nossa, pois o destino nada tem de objectivo ou persecutório; cada um de nós terá de seguir o caminho a que está destinado).
    Também tudo isto passará, mas enquanto o não faz, induz-nos em caminhos tortuosos de onde, desamparados, não vemos nem saída nem solução.
    Nesta altura basta que nos deixemos levar, se nada podemos fazer.
    Abraço solidário

    ResponderEliminar
  35. Carla
    obrigado pelas tuas palavras amigas; infelizmente haverá pouco a esperar, mas...
    Um beijinho agradecido.

    ResponderEliminar
  36. Manel
    como sempre as tuas palavras são lúcidas e fazem todo o sentido; mas apenas confortam e isso não é pouco, já que esta ansiedade, seja ou não o nosso destino, se mantém, sabe-se lá até quando...
    Que remédio senão aguardar já que mais nada posso fazer; mas isso afecta-me no resto da minha vida e condiciona-me muito até no que respeita a outros seres muito queridos, familiares e não só.
    Abraço muito grande e agradecido.

    ResponderEliminar
  37. A paz, amigo, é o que este mundo mais precisa: nos pensamentos, nos corações, nas ruas!

    ResponderEliminar
  38. Um poema que facilmente se enquadraria na corrente romantca...a minha predilecta.

    Me mio, "Toda a dor pode surportar-se" - o que nao nos mata torna-nos mais fortes, e depois de tanto o que viveste acredto que a tua Paz ainda está aqui na "terra terrena".

    Vai correr tudo bem, porque no final do dia, tudo passa...tudo passa.

    Pensar dói, cansa, faz mal...não penses, vai vivendo um dia vais acordar e o hoje é passado, nessa manhã estarás um Pinguim mais forte para viver a vida com maior entusiasmo.

    Tudo passa meu amigo, tudo passa. Só espero que esteja tudo bem ctgo e com o Dejan. Alo que eu possa ajudar estou aqui.

    ResponderEliminar
  39. Justine
    até ter lido este poema, nunca tinho pensado a sério nesta Paz do pensamento e ela afinal é tão importante...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  40. Ima
    o teu comentário insere-se um pouco na linha de um mail muito belo de um namorado de um bloguista que conheci apenas numa vez num pic-nic que fizemos; teve a amabilidade de me enviar um mail com uma teoria muito tranquilizadora, tal como tu neste comentário. Ontem mesmo, dois irmãos meus tiveram uma longa conversa com um dos médicos e que lhes aconselhou o mesmo: a estar menos ansiosos, porque a morte é apenas um dos cenários, entre outros; sles vieram mais serenos e procuraram transmitir-me também essa forma de ver as coisas...
    Quanto ao Déjan, acabei agora mesmo de falar com ele no MSN e só tinha vontade de partir o visor do PC e abraçá-lo ternamente; se ele estivesse aqui tudo seria mais fácil para mim, não duvido.
    Abraço muito apertado e amigo.

    ResponderEliminar
  41. Ser realista é também ter fé...
    Que a esperançosa lucidez com que aguardas o amanhã te faça, a cada momento, mais forte!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  42. Meu querido amigo,
    sei o que te aflige a alma, poderá eu aliviar-te um pouco essa "carga"...
    Sabes que podes contar com os amigos.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  43. Com senso
    ai de quem não é realista num caso destes; não quero nem devo esquecer os problemas que tu tens neste campo com familiares teus; e o teu comportamento sereno mas consciente, que tenho seguido nos últimos tempos, tem-me servido de exemplo. Assim consiga permanecer até esse amanhã chegar...
    Abrço forte de muita Amizade.

    ResponderEliminar
  44. Querido Lampejo
    os teus telefonemas tê-me ajudado; aliás, não só teus, de tanta gente e mails; posso queixar-me de tudo, menos de falta de apoio de amig@s.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  45. Paz meu caro! Um abraço grande! Belo poema!

    ResponderEliminar
  46. Caro Ibearico
    é isso que procuro, meu amigo.
    Obrigado pelo teu apoio.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  47. caríssimo, conheço-te o pulso... Nobre fica aqui bem. era perferível que não. mas nem tudo corre bem quando queremos e precisamos; e não corre bem sobretudo para quem sofre. era tão bom que terminasse bem mesmo sabendo que o desfecho não será esse. e só posso dizer-te que lamento! muito.

    abraço

    e estamos por aqui para o que for preciso!

    ResponderEliminar
  48. Paulo
    Nobre fica aqui bem, como ficaria talvez Florbela...
    Sei que me conheces bem e sabes por isso como estou; apesar de tudo, um pouco mais "calmo" do que quando escrevi o post, pois houve conversas sérias com um médico amigo que nos aconselhou uma menor ansiedade, pois o contrário, além de nada resolver poderia trazer-nos problemas vários e a mim especialmente que sou doente cardíaco. A ansiedade não findou nem há sinais de grandes melhoras, apenas a compreensão de que o destino fará o melhor e na altura que achar conveniente...
    Sei quão sincero é o teu lamento e também sei os Amigos que aí tenho!!!
    Um abraço enorme para vocês.

    ResponderEliminar
  49. não, Pinguim, eu até gosto de algumas coisas de Florbela, mas não estão ao mesmo nível. Nobre antes de tudo. e fico um pouco mais descansado em saber-te mais calmo! neste caso, é mesmo preciso ir com muita calma, i-la buscar a um sítio qualquer desconhecido, mas tem de ser!

    outro abraço

    ResponderEliminar
  50. Sabes Paulo, vieram-me à ideia Nobre e Florbela, mas fui primeiro ao "Só", talvez intuitivamente; e quando li este soneto, desisti de folhear Florbela...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  51. You must be strong.
    You're strong!!!

    Sabes onde me encontrar.

    Força.

    ResponderEliminar
  52. Paulo
    estou com mais força agora...
    Sim, sei onde estão os Amigos, obrigado.
    Abraço forte.

    ResponderEliminar
  53. é tambem horrivel sentir-te sofrer...apenas posso lembrar qe sempre que quiseres há um tlm à tua disposição...

    um abraço do tamanho da boa pessoa que és...

    ResponderEliminar
  54. Amigo Luís
    recordei ao escrever este post e um outro anterior, que há tempos tinhas deixado um post no teu blog, a denotar preocupação sobre algo, e depois por telefone, me informaste tratar-se da saúde de um irmão teu, e que felizmente evoluíu satisfatóriamente. Gostaria que o mesmo acontecesse aqui, mas parece-me improvável, embora haja alguma, pouca, evolução.
    Mas, pelo menos eu, aprendi a controlar a minha ansiedade, pois isso poderia levar a outras consequências, ainda piores. A última palavra pertencerá a Deus ou ao Destino, conforme a religiosidade ou não de cada um.
    Abrço muito grande para ti e um imenso obrigado pela tua disponibilidade.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!