sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Justiça portuguesa

Boa! Por uma destas é que eu não esperava. Por este andar... dentro em pouco nenhum malfeitor escapa à justiça. Assim mesmo é que é, pois então! A justiça portuguesa está de parabéns!
Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados.
Desde a morte de Francisco Sá Carneiro e do eterno mistério que a rodeia,
Ao desaparecimento de Madeleine McCann,
Ao caso Casa Pia
Do caso Portucale Operação Furacão
Da compra dos submarinos
Às escutas ao primeiro-ministro
Do caso da Universidade Independente
Ao caso da Universidade Moderna
Do Futebol Clube do Porto
O Apito Dourado
Ao Sport Lisboa Benfica
Da corrupção dos árbitros
À corrupção dos autarcas
De Fátima Felgueiras
A Isaltino Morais
Da Braga parques
Ao grande empresário Bibi
Das queixas tardias de Catalina Pestana
Às de João Cravinho
As operações imobiliárias da Obriverca
As alterações dos PDM’s para beneficiar construtores.
As acusações feitas por Marinho Pinto bastonário da Ordem dos Advogados e que o MP prometeu investigar.
Dos doentes infectados por acidente e negligência com o vírus da sida?
Do miúdo electrocutado no semáforo
Do outro afogado num parque aquático?
Das crianças assassinadas na Madeira
Do mistério dos crimes imputados ao padre Frederico?
Do autarca alentejano queimado no seu carro e cuja cabeça foi roubada do Instituto de Medicina Legal?
A miúda desaparecida em Figueira?
Todas as crianças desaparecida antes delas, quem as procurou?
As famosas fotografias de Teresa Costa Macedo?
Aquelas em que ela reconheceu imensa gente 'importante', jogadores de futebol, milionários, políticos, onde estão?
Os crimes de evasão fiscal de Artur Albarran
Os negócios escuros do grupo Carlyle do senhor Carlucci em Portugal, onde é que isso pára?
O mesmo grupo Carlyle onde labora o ex-ministro Martins da Cruz, apeado por causa de um pequeno crime sem importância, o da cunha para a sua filha.
A distribuição aos amigos das casas da Câmara de Lisboa.
Pois é... a justiça portuguesa está de Parabéns!
Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados. Prenderam um jovem que fez um download de música ...YEAAAAAAAAH!... VIVA!!!!
Primeiro português condenado à prisão por pirataria musical na Internet!... O Indivíduo poderá passar entre 60 a 90 dias atrás das grades por ter feito o download e partilhado música ilegalmente com outros utilizadores!...
Confirmam-se as declarações do Bastonário dos Advogados: “O Ministério Público é muito forte com os fracos e muito fraco com os fortes”, afirmou.
“Existe em Portugal uma criminalidade muito importante, do mais nocivo para o Estado e para a sociedade, e andam por aí alguns impunemente a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade, sem haver mecanismos para lhes tocar. Alguns até ocupam cargos relevantes no aparelho de Estado português, ostensivamente”, afirmou Marinho Pinto, citado pelos jornais portugueses. Segundo afirmou, “o fenómeno da corrupção é um dos cenários que mais ameaça a saúde do Estado de direito em Portugal'.

(lido aqui)

40 comentários:

  1. Para este post a música está bem escolhida...

    Que pais de contrastes!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. que música tão apropriada, Pinguim! de facto, a justiça é um mistério... mas não é só a justiça lusa. caso para achar que o país caminha mesmo no bom caminho, no caminho do afundanço! esta lista dá bem conta do descalabro de décadas.

    abraço


    p.s. estás a ver e o Natal já lá vai! e venha o ano novo!

    ResponderEliminar
  3. Sócrates
    tive sorte de encontrar uma letra de uma canção que se apropriasse bem ao tema; às vezes acontece...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. "O Ministério Público é muito forte com os fracos e muito fraco com os fortes"

    Mas não será isto uma verdade universal? O que me deixa a pensar não é tudo o que está escrito para chegar ao final com a prisão do jovem. Porque até é uma situação previsível. A questão aqui é o que se poderá fazer para contrariar isto tudo, para ir contra os lobbies, contra quem realmente é o poder... Já não existem políticos, existem marionetas.

    Um abraço grande, espero que o Natal tenha sido bom.

    Pedro Eleutério

    ResponderEliminar
  5. Caro Paulo
    como sabes eu teria muito a dizer, pessoalmente, sobre a justiça lusa e decerto que o farei, a seu tempo, com factos concretos; por ora limitei-me a copiar um texto bem exemplificativo do que por aí vai...
    É uma forma de reagir, que mais tarde muita gente compreenderá.
    Pois, o Natal já foi e eu só espero que neste próximo ano, que não antevejo bom (nem eu nem ninguém), ao menos neste campo (pessoal) a justiça funcione...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  6. Pedro
    chegaste a um ponto crucial, pelo menos para mim: a relação entre a Justiça, que sempre me ensinaram ser independente, séria e cega e o poder, sendo utilizada como instrumento baixo para determinados fins, mas simultâneamente silenciada, em nome de "importantes factos e nomes a salvaguardar"...
    Enfim, uma corja!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Assusta-me a ideia de que os arguidos no caso Casa Pia, se condenados, corram o "risco" de não voltarem à prisão!

    É o país que merecemos!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  8. Poderia dizer ser inacreditável mas não digo. É incrível e muito previsível, infelizmente.

    ResponderEliminar
  9. Das crianças assassinadas na Madeira ? Não conhecia essa..
    Mas sim realmente estão todos de parabéns :D! Daqui a uns dias também somos presos por publicarmos coisas em blogs :o LOOOOL.
    Impressionante. E a tendência é sempre para melhorar (ou não)..

    Beijinhos amigooo

    ResponderEliminar
  10. Caro Kokas
    conheço pessoalmente o procurador do MP no caso da Casa Pia, pois é meu amigo de infância (somos da mesma terra) e não me desiludiu absolutamente nada na sua actuação neste caso; resta saber as decisões do tribunal e todo o processo que se lhe vai seguir; e é aí que começa o "jogo viciado"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Graduated
    se estivesses na minha situação, decerto verias este assunto como muito mais crível, pois é um exemplo, caricato claro, mas bem exemplar da justiça portuguesa.
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Sandrinha
    não vás mais longe, pois já há exemplos de ajustes com a justiça por causa de textos publicados em blogs; em questões autárquicas, então, são mais frequentes do que pensas, mas como têm uma esfera de divulgação reduzida, geralmente não são conhecidos à escala nacional.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Caro Tong
    anedota parece o país em que vivemos...podes crer.
    Abração.

    ResponderEliminar
  14. Opá... então e o Mundial 2018?

    Caga-te na justiça pá. Desde que não te bata à porta, não te preocupes!

    O que é preciso é festa!

    PS: não é preciso dizer-te que estou a ser... bem, tu sabes.

    ResponderEliminar
  15. Astor
    não er preciso o PS; mas infelizmente tenho que me preocupar, e muito...
    Por isso este post é para mim algo mais do que um facto quase anedótico, para ser mais um clamor de revolta!!!
    Quando puder explicarei melhor...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Se há coisas que não tenho o hábito de falar é sobre politica. Tenho as minhas razões mas talvez seja para não ter que abrir as asas das palavras e ver à minha frente o desenrolar de uma série que coisas que vejo que não estão bem, que sinto que poderiam estar melhor... o que sei é que a justiça portuguesa é um caracol dos mais teimosos. Já que a teimosia não levam ninguém a nenhum lado, o que fará um caracol...

    *Hugs n' smiles*
    Carlos

    ResponderEliminar
  17. Carlos
    obrigado pela tua visita e pela tua opinião; já visitei o teu "oceano" e como gosto muito do mar, vou lá voltando...
    Aqui também estarás sempre como em tua casa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Ha sempre a hipotese da Imigração.... para Belgrado por exemplo. Hehehehe
    Podes ir visitando o meu blog... sempre bem vindo.

    ResponderEliminar
  19. Alessandro
    eu vivo muito bem no meu país e não preciso de emigrar para nenhum sítio; isso não quer dizer que tenha que concordar com tudo o que aqui se faz.
    Há algo que me faz confusão em ti; já tinha reparado nos teus comentários homofóbicos noutro blog, é a questão de visitares e estares tão bem inteirado sobre os homossexuais e os seus blogs; porque será? Não seria mais normal andar com a tua "gaja" como dizes e não te preocupares connosco? Ou terás tu algum aspecto da tua vida "mal resolvido" e que queres tapar com essa bazófia de macho latino anti-paneleiragem?
    Eu ir visitar o teu blog? Fui espreitar, está no início e fugi; não me quero misturar com gente da tua laia.
    Respondi a este comentário, mas não publicarei mais nenhum comentário teu; portanto escusas de gastar o teu latim por estas bandas...
    Passa bem.

    ResponderEliminar
  20. Primeiro, deixo um elogio para os Deolinda que conheço muito bem, um beijinho grande, grande para a Ana, sua vocalista.
    Depois, gostei muito do post. A montanha continua a parir ratos. Num país onde parece reinar a impunidade, "caça-se" um pequenino, de vez em quando, para pôr na cadeia. A caça grossa desapareceu?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Isabel
    a "caça grossa" não desapareceu, antes pelo contrário, mas está muito bem escondida em especiais "coutadas"...
    Folgo em saber que conheces bem os Deolinda; gosto muito deles e fiquei a saber o nome da vocalista; quando estiveres com ela podes dizer-lhe que tem aqui um grande admirador.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Só um aparte e sei que não foi acidental, mas amooo Deolinda!! parabéns pela música.

    Quanto ao Post...amigo, estamos em Portugal, existem mais paises assim é um facto, mas devemos começar por cuidar do que é nosso. Infelizmente e embora não simpatize com o Marinho ele tem razão...é a Justiça que temos...

    Uma idéia que me passou pela cabeça: tu davas um bom advogado...

    ResponderEliminar
  23. O atropelamento mortal do meu pai, há uns anos atrás, também andou na Justiça. Todos nos davam razão, mas ao fim de um par de recursos desistimos de andar a estourar dinheiro, tempo (que punha em causa a estabilidade profissional) e saúde (o desgaste psicológico) numa espécie de justiça que sempre protegeu quem atropelou, apesar de evidente excesso de velocidade, da incontestável incapacidade legal do condutor para conduzir o veículo que conduzia e do resultado fatal do acidente. Estarei errado? Eu acho que não e o direito a uma opinião (é o que me resta) não me pode ser retirado, acho eu!

    ResponderEliminar
  24. Ima
    é curioso que eu também não nutro grandes simpatias pelo Marinho, mas tenho que lhe reconhecer a forma frontal como enfrenta as questões e nestas suas afirmações estou totalmente de acordo.

    Quanto aos Deolinda, além de serem uma lufada de ar fresco, na musicalidade portuguesa, "deram-me" esta música que se adequa muito bem ao teor do post.
    Abração.

    ResponderEliminar
  25. Caro L
    estás tudo menos errado e tens como toda a tua família o direito à indignação. Infelizmente, só quando nos toca pessoalmente o assunto, temos a noção real de como funciona mal a justiça no nosso país; e o Estado, tem nisso grande responsabilidade, umas vezes, atrasando-a, não lhe dando meios para ser mais rápida; noutros, ainda pior, porque se serve dela para atingir certos objectivos...
    Um abraço solidário, que só vale por isso, é pena...

    ResponderEliminar
  26. Merecendo o meu direito de resposta, tenho tudo resolvido. Apenas procuro conhcer para combater. A vossa estragia é essa... que nao saibamos nada sobre voces, e so digamos asneiras.
    O futuro do mundo está em causa. Ha que conhecer e lutar. Alias como voces fazem.
    Continua.
    Nao sei porque nao publicas, se eu nao sou mal criado, nem insultuoso.

    ResponderEliminar
  27. Alessandro
    publico, por não me conhecer a não dar direito de resposta a alguém, que devo reconhecer não foi mal criado nem unsultuoso, pelo menos pessoalmente.
    Mas este assunto está encerrado e definitivamente; fica lá com as tuas convicções e não há razão para mais direitos de resposta.
    Fica bem.

    ResponderEliminar
  28. Querido Amigo, belo blogue e extraordinário texto... Os meus sinceros parabéns!
    Sem dúvida este espaço, tem uma qualidade superior...!
    Um grande abraço de carinho e continuação de boas festas,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  29. Fernandinha
    obrigado pela tua visita e pelas tuas palavras.
    Esta casa está sempre aberta...
    Um beijinho e o desejo de um bom ano de 2009.

    ResponderEliminar
  30. Só tenho uma coisa a dizer amigo Pinguim: LooL... é assim em Portugal, mas também temos de ver o outro lado, senão fosse assim este país não tinha piada, assim sempre rimos um pouco, no meio de tanta crise...
    Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  31. Miguel
    mas olha que há situações, de gente anónima, que está a sofrer e bem por esta justiça, e acredita que não dá mesmo para rir...
    Abração.

    ResponderEliminar
  32. Pinguim vamos lá pôr os pontinhos todos bem assentes não vás tu pensar que eu ando na borga e faço figuras tristes... então é assim:
    O comentário do Miguel desdobra-se numa simples conversa que tive com ele em que lhe disse que estava cheia de sono porque não tenho dormido muito bem, ou seja decentemente. E porquê? Porque são noitadas (em que NUNCA fico bêbeda. repito NUNCA. conheço muito bem os meus limites e não gosto de lhes pisar muito menos de ultrapassá-los), festas, jantares de natal, conversas até às tantas e as (minhas) famosas insónias. Devido a tudo isso ando com umas olheiras do tamanho do mundo e a não compreender certas coisas que me acontecem durante a noite - talvez devido ao cansaço -(exemplo do que me aconteceu hoje que escrevi com o nome ''amnésia?''). Por isso meu amigo, nada de pensar que aqui a Martinha anda na pinga porque a aqui a je é muito bem comportada :P não fiques com uma má impressão da minha pessoa, ok? hahahahahahah :D

    beijão

    ResponderEliminar
  33. Martinha
    a impressão que tenho de ti é aquela que tenho desde o princípio; já não se pode brincar????
    E afinal só eu é que apanho um raspanete e o Miguel não?
    Acho que foste um pouco injusta para comigo, mas isso pouco importa...
    Está tudo bem, ok?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  34. Pinguim, eu sei que estavas a brincar como o meu comentário também não foi um ''raspanete''. A sério que não. Também quis entrar na onda da brincadeira, mas desculpa se te pareceu a sério. Acredita que não levei o teu para o lado literal. Nem queria que levasses o meu... Desculpa se achaste que fui injusta por parecer que tava ''zangada''. Não, não estava nem fico. Nunca! Sabes disso

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Música e post a combinar... faltam os resultados :); :)
    bjs
    Espero que estejas bem ...

    ResponderEliminar
  36. Martinha
    está tudo nos "conformes"...
    Beijito.

    ResponderEliminar
  37. Pois, Violeta, isso é que é mais difícil...
    Eu vou estando, à espera de dias melhores, que hão-de voltar, estou certo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!