segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Passado e presente: 9 - Antony and the Johnsons


A primeira vez que ouvi algo deste intérprete, foi ao ver um magnífico filme, “Wild Side”, de Sébastien Lifshitz, sobre a vida de um travesti, com uma soberba interpretação de um tema fortìssimo, cantado “a cappella”, e reparei na peculiar e andrógina figura do intérprete. Aguardei os créditos finais e fixei o nome da canção, "I feel in love with a dad boy”" e também do intérprete, Antony, do grupo “Antony and the Johnsons”.
Posteriormente, procurei explorar o que havia sobre este grupo e fiquei rendido, apenas lamentando ter perdido o concerto que trouxeram há bem pouco tempo a Lisboa, e que inclusive havia visto publicitado no "Y" do "Público", até na 1ª.página. Mas ainda não sabia o que vim a perder...É óbvio que há temas que me marcam mais que outros. Além do citado, o meu preferido é "Fistfull of love”", embora cite também "Spiralling", "The lake" e "You are my sister" (com a colaboração de Boy George). Foi com alguma surpresa e muito agrado que vim a encontrar num destes dias num blog extremamente agradável e bem elaborado “Bichos de seda”, uma animação do tema "The Lake", da autoria de Adam Shekter, o qual vivamente recomendo, bem como outras animações do mesmo autor sobre temas deste grupo.

Adenda: este post foi publicado em 20 de Novembro de 2006; entretanto, o Blog "Bichos de seda", infelizmente cessou a sua publicação; e encontrei no "Dailymotion" a animação de que falava, e que com muito gosto aqui deixo.



38 comentários:

  1. No outro dia, o meu iTunes lá me mostrou onde é que eu ouvi o Antony pela primeira vez (apesar de já conhecer o nome...) no CD "Volta" da Björk...
    É uma voz inconfundível, se bem que tenha demorado a perceber onde tudo começou... :)


    PS: Amigo Pinguim, andamos desencontrados...

    ResponderEliminar
  2. Adoro-os também! São um must diariamente!

    E fiquei triste de os ter perdido em Lisboa, também!

    Mas quando voltarem, vamos juntos, combinado?

    ResponderEliminar
  3. Perdi o concerto da Aula Magna, mas o do coliseu não faltei mesmo.
    Bom... o que dizer...
    Cantei, dancei, sorri, chorei... foi tão forte que sai de lá sem fala. Levei umas duas horas para conseguir emitir uma frase.
    Há pessoas neste mundo que são únicas.
    Como tu por exemplo... :-))

    GRITOMUDO

    ResponderEliminar
  4. Ele tem dois álbuns e saiu agora mesmo um novo EP. Vê no meu blog. Abraços

    ResponderEliminar
  5. Sabes que o Lou Reed foi o "padrinho" do Anthony. A 1ª vez que o ouvi foi exactamente num disco do Lou, salvo erro o Raven. Depois disso acompanhou-o numa digressão que passou por Coimbra e onde tive oportunidade de estar.
    Se a voz do Anthony é celestial, a sua presença é de uma timidez e "acanhamento" desconcertantes.

    ResponderEliminar
  6. Bonita voz, sem dúvida...
    A animação também é muito bem conseguida.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Engine
    tu já viste o filme "Wilde Side"??
    É dos "nossos" e a interpretação do Antony nessa canção, é de cortar a respiração; andei a ver se conseguia o vídeo com essa cena, mas nada...
    Os desencontros são apenas pontuais e tu sabes o que quero: apenas mais uma liçãozita...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Keratina
    só não irei se for de todo impossível, e claro, com a tua companhia, melhor ainda.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Gritomudo
    parece que ele esteve cá também durante a Expo; assim parece ser de alguma frequência a visita deles por cá, o que aumenta a possibilidade de os ver ao vivo.
    Quanto ao "resto", fazes-me cotar e posso dizer o mesmo de ti; as tuas escolhas são fantásticas, então esta última foi mesmo "BINGO"!!!
    Abração.

    ResponderEliminar
  10. André
    vou ver, podes estar certo, e obrigado pela dica.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Ana
    descomhecia esse "começo"...
    O adjectivo que empregas para a sua voz está muito adequado: celestial!
    Quanto à timidez dele, "adivinha-se"...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Sócrates
    a voz já foi reconhecida por todos, como muito boa e especial; mas estava a ver que ninguém reparava no vídeo...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Confesso que não conhecia, mas fiquei muito curioso e vou investigar.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  14. Lá vou eu tentar ouvir algo deles, rs...
    ADoro dicas!
    Bjo

    ResponderEliminar
  15. O antony no Lux foi uma das experiências que não se explicam. Comparao-o ao 1.º concerto dos Tindesticks na aula magna ou ao dos massive atack no atlântico... qual madonna qual carapuça... esses, sim, foram concertos que estão mais próximas de uma experiência religiosa do que outra coisa qualquer. Já agora: o novo ep... oh, desgraça, todos os meus pelinhos (e já agora: são muitos) se arrepiaram!!

    ResponderEliminar
  16. Descobri “Antony and the Johnsons” à pouco mais de um ano e também me rendi à primeira nota. O vídeo (que não conhecia) está fabuloso.

    beijocas

    ResponderEliminar
  17. Conheço o Antony há algum tempo e gosto imenso de várias coisas no trabalho dele.

    Em tempos coloquei este tema no meu blog. Hoje, curiosamente, antes de aqui vir, coloquei o meu tema preferido dele "Bird Gehrl".

    ResponderEliminar
  18. Dos meus artistas favoritos.

    A sonoridade da banda parece ignorar as comuns leis do processamento de informação e chegar directamente ao coração com uma honestidade e intensidade verdadeiramente avassaladoras.

    Obrigado por partilhares,
    abraços.

    ResponderEliminar
  19. hhhhmmmmm tenho que pesquisar!!! :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Oz
    a investigação vai surpreender-te...pela positiva, aposto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Confissões
    eu também gosto muito de dicas, de as receber e de as transmitir, caso goste muito de algo, como é o caso...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Manuel
    não sabia que também tinha actuado no Lux, e deve ter sido fantástico, pois para um tipo como ele, quanto mais intimista for o concerto, melhor...
    Expo, Aula Magna, Coliseu, Lux...onde e quando será o próximo? Não irei perder.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Blueminerva
    quando postei este texto (Novembro de 2006), encontrei mais vídeos parecidos, maravilhosos...no site
    http://www.theworldofadam.com/
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Graduated
    é curiosa a unanimidade recolhida por este grupo; quer dizer algo, pois não é um tipo de música muito comum...Claro que me congratulo por isso.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Mário
    o entusiasmo das tuas palavras realçam a admiração que tens pela banda; não tens que agradecer a partilha, pois a blogosfera é isto...
    Abraço(s).

    ResponderEliminar
  26. Martinha
    tenho a certeza absoluta que vais adorar...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  27. Fui vê-lo à Casa da Música 'empurrada' pela minha filha - Antony parecia-me um nome muito pouco promissor - e desde então... nem sei que dizer.

    As minhas canções preferidas?

    Cripple and the starfish
    River of sorrow

    ... ... ...
    Quase todas.

    Não conheço mais ninguém que cante daquele modo.

    ResponderEliminar
  28. Mar_maria
    é realmente uma maneira de cantar completamente diferente; são canções que nos comovem, mas com uma melodia lindíssima.
    Não quero perder de forma alguma o próximo concerto deles cá.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. tenho de picar o ponto na admiração pelo Antony. adoro-o, tenho os cd's e vi-o na aula magna e também a fazer coros para o Lou Reed em Coimbra. até já escrevi um conto baseado numa canção dele :)
    há um lugar nas minhas emoções que descobri através das canções dele.
    abração, meu caro.

    ResponderEliminar
  30. Miguel
    que bom vai ser encontrar-mo-nos todos no próximo concerto dele por cá.
    Abração.

    ResponderEliminar
  31. Entao deixo-te ca isto. Ja postei ha alguns tempos mas acho que vais gostar do video.
    Abraco

    ResponderEliminar
  32. Caro Músico
    presumo que te terás esquecido de pôr um link...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. Entao ca vai

    http://meloes-melodia.blogspot.com/2008/05/bird-gerhl.html

    Abraco

    ResponderEliminar
  34. Músico
    ainda não te "conhecia"...
    Curiosamente, o Graduated pôs este tema no blog dele , um dia antes de eu "recuperar" este meu post já quase com dois anos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  35. eu tive oportunidade de conhecê-lo, tendo falado com ele por duas vezes...e foi algo de maravilhoso...

    ResponderEliminar
  36. Efervescente
    imagino a tua emoção; obrigado pela tua visita.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Tem piada que hj andei com uma t-shirt dele vestida.
    Salvo erro o concerto do Lux foi em conjunto com as Cocorosie, mas o Lux é muito mau para este tipo de concertos (imho).:-(
    Ele tb já colaborou com o Rufus e tantos outros.
    Bela voz e bela presença na sua timidez.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  38. Rui
    algumas opiniões por assim dizer unânimes: a beleza da sua voz e a timidez da sua pessoa; uma divergência quanto ao concerto dele no Lux (há quem tenha gostado); eu gostaria de ter opinião...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!