terça-feira, 2 de setembro de 2008

O segundo...


Um blog, tirando casos muito específicos, tem sempre uma evolução; evolução essa que depende em grande parte do seu autor, mas também da forma como o vão “moldando” os seus leitores e comentadores. E por falar em leitores e comentadores, que são muitas vezes entidades distintas, eles também têm uma evolução…
No que diz respeito à evolução de um blog, tenho notado isso no meu, como em vários outros que frequento; no meu caso, isso tem acontecido não de uma forma deliberada, mas sim de um modo que eu acho natural; sendo um blog de alguém que vive a sua sexualidade de uma forma perfeitamente assumida, desde sempre os assuntos ligados à homossexualidade aqui tiveram acolhimento e debate; mas reparo que nos últimos tempos, a quantidade de postagens ligadas a esses assuntos, directa ou indirectamente tem crescido. Também, e devido a um certo isolamento social da minha parte, há determinados acontecimentos que aqui não são referidos, por não os ter acompanhado, o que lamento (os filmes são disso um bom exemplo). O Déjan tem sido, e será decerto, cada vez mais, assunto deste blog, pois dia após dia ele está mais presente em mim. De resto, o blog continua a ser aquilo que sempre foi: um blog bastante pessoal, generalista, que procura alternar assuntos sérios com algum humor, e aberto a todos os que saibam e gostem de conjugar o verbo “tolerar” e também sejam capazes de ver algo além do seu umbigo…
E assim passo ao segundo ponto, que é sobre quem me lê e/ou me comenta; deixemo-nos de esconder o lixo debaixo do tapete, mas a verdade é que toda a gente que tem um blog, gosta de ter comentários! Mas há comentários e “comentários”; eu ao comentar prefiro não dizer nada, do que “nada” dizer; e já me cobraram por isso, quem não tinha a mínima autoridade para o fazer, mas enfim…
Já várias vezes o referi, um texto só se completa totalmente com os comentários, pois quantos deles não trazem um valor acrescentado ao que foi escrito e noutros casos ao contraporem pontos de vista diferentes, só estão a enriquecer e alargar o exposto. Já “sofri” a erosão do abandono de alguns (muito poucos) leitores/comentadores, e em todos os casos estou de consciência absolutamente tranquila e, sinceramente, não sinto a falta deles; os amigos que aqui já conquistei são bastantes e alguns deles permanecerão para além do eventual fecho deste ou de outro blog; outros há que não são ainda amigos grandes, porque ainda não houve oportunidade de haver qualquer contacto extra-blog, mas todos os autores dos blogs referidos na minha lista no blog, são amigos em formação…Amigos não eram com certeza os que saltaram do barco, mesmo aqueles a quem franqueei a minha casa para comigo jantarem.

Este post é assim uma reflexão mais genérica sobre o meu blog, na sequência do anterior e que precede um último deste trio; mas não esperem grandes surpresas, pois será um post muito mais singelo e menos palavroso do que estes dois.

50 comentários:

  1. Pinguim
    cada caso é um casao, cada pessoa um mundo...
    Os comentários variam de acordo com a disponibilidade e o interesse do tema. ás vezes não se tem muito para dizer e faz-se um comentário de cortesia que nem sempre é sinónimo de dispromor - falo por mim - o meu recém blogue também é generalista. naõ seria capaz de me cingir a um só tema. Quando o criei foi com o intuito de publicar textos, contos e outras coisas que fui escrevendo ao longo dos anos e nunca os mostrei a ninguém. No fundo temos sempre necessidade de uma certa aprovação...
    um beijo e boa noite

    ResponderEliminar
  2. Estas reflexões sobre as razões existenciais dos blogs - os inícios e continuidades (o terceiro será sobre os términos? ;))- são muito pertinentes (quando aqui cheguei, pensei ?quem seria o "janito" dono deste www?) E como o desenvolvimento de relações depende do contacto e da qualidade da comunicação que se vai mantendo, apoio, ajuda, suporte! As palavras amigas (que és um ás, um Grande Coração, em toda a abrangência por todos quantos visitas). Esta é uma porta aberta que se sente(aqui também assumes o que custam as ausências dos amigos - não só do Dejanito! - as "falsas" cobranças)e respira Liberdade: de ser, de ler, de dizer.
    Agradeço-te a coincidência de nos termos aqui encontrado e conhecido.
    Um bem-hajas, Pinguim! (quase, quase...)

    ResponderEliminar
  3. Violeta
    tens toda a razão no que dizes; são múltiplas as razões que levam a ter um blog e ainda bem que concordas comigo nessa questão da aprovação, no sentido de presença, muito mais do que de concordância.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Ophiu
    como diz a Violeta aí em cima, cada caso é um caso, o que neste caso equivale a dizer, "cada blog é um blog". E os teus, amigo, este e o anterior não são blogs fáceis, mas tornam-se fáceis depois de te conhecer; tive a sorte de naquele agradável jantar de Abril ter ficado suficientemente perto de ti, para me aperceber razoàvelmente que estava perante alguém especial; tens uma capacidade quase anormal de te desdobrares em locais, situações e convívios, e comunica-lo de tal forma que nos envolves nessa teia pessoal, que parece um carrocel...
    Agora estás lá para cima, mas és um eterno viajante e não podes deixar de visitar locais e gentes por aqui que já fazem parte de ti; por isso estou certo que nos iremos ver por aí e entretanto vamos falando por aqui, como amigos que somos e disso muito me orgulho.
    Abração.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo blogue!
    Está muito interessante!

    Convido a visitar o meu
    www.olivrodeisabela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Isabela
    obrigado pela tua visita e pelas tuas palavras.
    Já dei uma olhadela no teu blog, que me parece agradável para as pessoas que se dedicam às actividades e estudos que lá referes, isto é, é um blog muito vocacionado para um só assunto.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Vou me considerar um amigo em formação, então. Porque é como diz a Violeta. Nem sempre temos o tempo necessário para a reflexão e uma resposta mais elaborada. Quando o assunto se nos é familiar, aí pimba: fica mais fácil. Mas na medida do possível a gente procura estar presente, de uma maneira ou de outra. Beijo!

    ResponderEliminar
  8. Ó João, este texto tem a tua cara!...
    E este blog transpira o que tu és. Sem falsos pudores, sem maledicências, sem querer agradar agradar-a-gregos-e-a-troianos, sem armar-ao-cuco e vaidades vãs. Por aqui paira a tua sensibilidade, é tudo. E é muito.

    Sei que sabes que gosto muito de ti. :)

    ResponderEliminar
  9. Caro Amigo "Pinguim"

    Podem-se fazer muitas teorizações sobre o papel da blogosfera e do impacto que ela tem nas relações humanas, contudo este texto contém um dos mais profundos testemunhos sobre este novo fenómeno, que eu já li até hoje.
    Sendo uma reflexão muito pessoal, feita de experiências vividas ela contém um sentido humano muito profundo e traça um retrato repleto de tonalidades do que são as relações entre os bloguistas e afinal dos impactos que a blogosfera tem em nós e também do que nós podemos fazer pela blogosfera.
    Para ser sincero, há um certo egoísmo na minha vinda para este mundo blogistico!
    Por um lado faz-me bem falar de coisas... sinto que posso falar do que quero, sem me estar a impor a ninguém, sem estar a maçar os amigos que muitas vezes não partilham dos mesmos interesses que eu!
    Quantas vezes eu me entusiasmei a falar de coisas e a querer mostrar, algumas músicas, por exemplo, a pessoas que só por generosidade amiga me estavam a ouvir???...
    Por outro faz-me bem ir até alguns blogs, percorrê-los, lê-los e relê-los.
    Há muita qualidade nesta blogosfera, muitos talentos, alguns bem jovens, que nos trazem ideias novas e nos permitem avançar com eles para a modernidade!
    A visita diária a alguns blogs para mim já se tornou indispensável.
    E este blog do amigo "Pinguim" é claramente um desses.
    Umas vezes deixando comentários, outras ficando silêncioso, o certo é que aqui me sinto em casa e aprendo muito sobre muitas coisas, mas principalmente sobre a vida, que tem muitas formas de ser vista e ser vivida. A oportunidade de o verificar, de uma forma tão simples e tão simpática, não tem preço.
    Este é um dos textos que vou ler e reler... Percebe-se claramente que foi escrito com um olhar lúcido, com inteligência e sensibilidade, à primeira vista sobre a blogosfera, mas, de facto, sobre muito mais, sobre a vida!
    Muito bem escrito! Tocou-me profundamente!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  10. Edu
    talvez a expressão "amigos em formação" não seja a mais ajustada ao que eu queria referir, mas penso que todos aqueles amigos que me leêm, nos quais lógicamente te incluo, perceberam bem o que estava no meu pensamento; infelizmente contigo e com outros amigos desse lado do Atlântico, é mais difícil um contacto, mas não impossível; sabes que adorei as crónicas do nosso comum amigo Oz sobre a sua permanência em BH e S.Paulo e a forma como descreveu os vossos encontros...até fiquei a conhecer-vos melhor...
    Concordo contigo na questão dos comentários, pois eu leio todos os teus posts e poucos comento; não é má vontade, é apenas porque falam de assuntos e pessoas que me são desconhecidos; mas já deu para perceber bem o teu relacionamento com o "Bichinho" e aí já dá para falar algo.
    Beijo daqui, perto do Tejo...

    ResponderEliminar
  11. Concordo inteiramente com a reflexão que fazes acerca do teu blog. Estou certo que estarás a dar voz a outros tantos que percorrem um caminho semelhante.
    Apenas gostaria de acrescentar que um blog tem também que nos dar prazer ao fazê-lo. Pelo menos para mim, esse é um aspecto muito importante. Há ainda que ter em conta o factor tempo, tempo para publicar e tempo para acompanhar quem nos é próximo. É esse factor que muitas vezes me pesa um bocado. Quando tenho pouco sinto algum constrangimento em postar e não comentar os blogs que visito assiduamente.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. João Manuel
    mas isso é normal, ter a minha cara, pois fui eu que o escrevi, e sabes que quando falo a sério num assunto, ponho nisso "tudo" de mim.
    Mentiria se te dissesse que não gostei das expressões que escolheste para caracterizar este meu blog; tocaste em pontos muito importantes e que me são muito caros e que são talvez a divergência com quem acabei por não me entender: é verdade que detesto falsos pudores, que detesto as pessoas que pretendem "apanhar o céu com as duas mãos" e que estou muito ciente das minhas limitações; por outro lado a maledicência fica à porta, pois pode-se sempre ser opositor, sem se ser grosseiro...
    A outra caracteristica básica deste blog, mas que penso estar presentes em todos os que contacto por aqui, é a sensibilidade, que tantas vezes é conotada erradamente com a homossexualidade apenas; há aí, na minha lista uma razoável quantidade de blogs de heterossexuais com uma fabulosa sensibilidade...

    E eu sei que sabes que essa Amizade, que é das tais que ultrapassa a blogosfera, é reciproca? Já anseio por vos abraçar de novo, sim porque tu estás muito bem "acompanhado"...

    ResponderEliminar
  13. Com senso
    pode parecer um lugar comum, mas não quero transformar esta nossa troca de comentários, numa mútua troca de galhardetes; mas o facto é que ontem, depois de ter lido o teu comentário ao meu último post e na habitual leitura dos blogs que me interessa ler dei com o teu post sobre a Annie Girardot e fiquei ali parado a ler e reler o teu relato brilhantemente elaborado sobre essa grande Senhora e a ouvir a música selccionada. Isto para dizer que a blogosfera pode ser e é tantas vezes uma fonte não só de informação, mas também de puro deleite; por vezes leio certos posts que me apetecia guardar numa pasta muito especial, de coisas raras e belas; e tanta gente que está "aí ao lado", o sabe fazer magistralmente...
    É por isso que vale a pena gastar algum tempo aqui, a ver, ouvir, aprender e criar laços que naturalmente vão originando cumplicidades que degeneram em Amizades.
    Das coisas que mais agrado me dão é saber que as pessoas se sentem bem nos meus sítios, seja o blog, seja a casa... e sabes isso, ambas estarão sempre abertas para ti.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Tong
    estás a ver como este teu comentário vem dar razão a uma parte do meu texto? Focaste algo que me esqueci de referir e é fundamental, que é o prazer de partilhar; e também é importante esse factor tempo, para dar cobertura a todas as solicitações; mas esse eu vou tendo...é a outra face, a menos má, da PDI!
    Já imaginava que estarias de acordo com o essencial do que escrevi, pois há pouco tempo publicaste um post muito oportuno e interessante sobre o mesmo assunto.
    Abração.

    ResponderEliminar
  15. Já tive a felicidade de conhecer ambos e são duas pessoas incríveis. Eu como sou um pouco bicho do mato, admiro a tua admiro a forma como consegues ser tão sociável e e por conseguires agregar tanta gente boa à tua volta. Aliás foi a partir do teu blogue que muitos dos meus actuais leitores foram aterrar no meu cantinho.
    Um abraço e espero que nos possamos reencontrar em breve no Queer.

    ResponderEliminar
  16. Paulo
    tem sido também um prazer para mim, compartilhar contigo vários momentos e diferentes vivências e claro, uma Amizade que já ultrapassou o virtual.
    Sim, decerto que nos cuzaremos daqui a duas semanas no S.Jorge (estou ansioso por conhecer a programação).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Pois é, como já foi dito este blog é a tua cara, quem te conhece sabe que tu gostas de socializar, quantos mais melhor, por entre teimosias e discussões acessas vais criando amigos e que mais. :P

    Só tenho pena que já não organizes aquelas festas de aniversário que eram sempre agradáveis para manter o contacto e manter as histórias em dia, porque por mais que diga aqui aos deste lado para marcarem as coisas, no dia seguinte já ninguém se lembra... Acho que vou ter de ser eu a marcar de "à força". :/

    Ao menos sempre temos o blog...

    Abraço.
    André.

    ResponderEliminar
  18. André
    essas festas, com os anos, perdem um pouco o sentido; mas quem sabe?
    Acho bem que te empenhes nesse jantar, ok?
    E sempre que houver alguma iniciativa de encontro de blogs, eu aviso-te.
    Sei que vou encontrar muita gente conhecida durante o Queer Lisbon Festival no S. Jorge, este mês...
    E em Abril haverá decerto uma jantarada de encontro de bloguistas, a terceira edição; se na última estivemos 40 pessoas, mais estaremos no próximo, decerto.
    Abração.

    ResponderEliminar
  19. Os blogues são pedaços de nós e, como tal, da nossa alma.
    Continua, com essa grande e maravilhosa alma.

    1 abraço.

    ResponderEliminar
  20. meu amigo, vou repetir o que disseram os outros: este texto tem a tua cara, mas todas as entradas te têm lá dentro com um vigor incrível e sempre renovado. como tudo na vida, há evoluções, pessoas que chegam e que partem e, tanto umas como outras, umas são mais intempestivas ou mais pacíficas. mas somando tudo, acho que recebes aqui nos comentários o carinho que tanto mereces e que tu próprio distribuis tão genuína quanto copiosamente. esse feedback é realmente essencial e tu mimas tão bem os teus comentadores que os leitores com certeza não ficarão indiferentes. o facto de focares mais cada vez mais a homossexualidade não é importante, importante é seres tu próprio e nesse ponto não tenho nada para te ensinar, só a aprender!
    um grande abraço! e venha o próximo!

    ResponderEliminar
  21. Paulo (V.P.)
    É evidente que tens toda a razão e mesmo que procuremos não ser demasiado pessoais, acabamos sempre por nos refectirmos neles.
    Obrigado pelas tuas palavras.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Paulinho
    vou ser muito breve e muito sucinto: só para ter a vossa Amizade, tua e do Zé, já valeu a pena ter este blog; como vocês, outros há,de quem posso dizer o mesmo.
    Obrigado.
    Abraços bem repartidos.

    ResponderEliminar
  23. Olá Pinguim:)
    Vim aqui parar, por ligações do blogue de um Amigo que temos em comum.
    Desde que fiz o 1º comentário, que tenho sido, quando o tempo o permite, um leitor assíduo, comentando e nem sempre concordando com aquilo que expressas. É verdade que sempre me permitiste expressar o meu ponto de vista, muitas vezes apresentando outras leituras ou outras vias enriquecedoras das problemáticas tratadas. O meu agradecimento.
    E acho que temos uma Amizade em formação.
    Abraço:)

    ResponderEliminar
  24. É com muito orgulho e prazer que frequento este blog e que vou cultivando esta amizade que poderá um dia mudar-se para o real (assim espero!). Um grande blog, um grande homem atrás dele, sempre com a palavra certa. Sempre. Obrigada! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Andava em re_visões e descobri isto: http://brumadosdias.blogspot.com/2008/03/160308-2315h-2254h-cmara-clara.html

    (há quase seis meses começava assim... é uma boa celebração, e aqui - contigo/vosco!)

    ResponderEliminar
  26. Kapitão
    termos todos as mesmas opiniões acerca de tudo deve ser uma tremenda chatice...
    Como digo no texto, aqui cabem todos, menos os intolerantes, que não deviam caber em lado algum e menos os que apenas pretendem de uma forma ou outra fazer culto do seu ego, à custa alheia e isso eu não permito; de resto, recordo-me de um ou dois posts meus que deram origem a tomadas de posição opostas e que acabaram por se transformar num cordato mas disputado debate em que não houve vencedores, porque também ninguém ficou a perder; aliás há dois assuntos que podem e devem ser chamados aos blogs - a religião e a política - mas devem ser tratados com algum cuidado pois são temas em que ninguém pretenderá modificar opiniões de outros, apenas discuti-las e sempte com seriedade e elevação.
    Assim tem acontecido por aqui como assim tenho visto no teu blog, o qual acompanho dia a dia.
    Mais uma vez, as distâncias nos impediram um encontro real e que já esteve iminente por duas vezes...à terceira será de vez, mas a formação da Amizade, essa segue o rumo normal!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Martinha
    já não vou à Madeira, desde os meus tempos juvenis, mas nunca se sabe se um dia não irei mostrar essa pérola ao Déjan.
    E tu, vai lá programando uma visita a Lisboa para a segunda quinzena de Abril, pois queremos-te cá no próximo jantar.
    Obrigado pelas tuas palavras e desde que comecei a contactar o teu blog, via Kokas, que te acho uma miúda adorável.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Ophiu
    agradeço imenso a partilha deste teu post, e pela data, Março deste ano, eu estava quase a conhecer o teu blog, pois em Abril, quando do jantar o nosso contacto era muito recente; estranho não haver comentários ou então terá sido o post com que reabriste o blog...
    De qualquer forma aí patenteias as razões que achas estarem na origem de um blog e até não são muito diferentes das minhas.
    Abração.

    ResponderEliminar
  29. Agradeço a tua visita ao meu blogue. Fiquei surpreendida , pela positiva, com a qualidade do post que fala das amizades virtuais e da vida em geral.Já te tinha encontrado num blog onde já deixei alguns comentários e gostava do que escrevias. Quero ficar na tua lista.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  30. Mia
    já lá estás e há algum tempo...
    Penso que desde um comentário teu, há tempos aqui no meu blog e eu ter-te-ia respondido que tinha dado uma vista ao teu blog, tinha gostado e daí linkar-te; e quando fosse oportuno diria algo; como só agora surgiu a oportunidade e ainda por cima com um poema de alguém de que muito gosto, apareci...
    Tu, aparece quando quiseres, a porta está aberta.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  31. Refinadas as suas reflexões sobre os blogs!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  33. Tarco
    ainda bem que gostas; de vez em quando, é necessário...
    Outro abraço grande para ti.

    ResponderEliminar
  34. Quando leio um blog, o que procuro é mundo. Isto é, que ele me acrescente mundo. Que eu me sinta mais preenchido depois de o ler. Pode parecer conversa da treta. Mas é por isso que fui deixando d eler muita coisa na blogosfera e fiquei refém deste teu espaço!

    Obrigado!
    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  35. Kokas
    eu tenho um grande defeito; gosto demais de certos detalhes e por vezes ao ver um desses detalhes, entusiasmo-me pelo todo; e por vezes o todo é bastante oco, e o detalhe foi a excepção; daí já ter deixado de ler alguns blogs, mas os que continuam (e são muitos) na minha lista, todos me dão algo.
    alguns dão-me até o retrato do seu autor, e é desses que mais gosto, o retrato com os defeitos e as qualidades pois ninguém é perfeito.
    O teu está nesse grupo, pois és incapaz de deixar de te mostrar como és e isso é bom; podes ser tudo, mas hipócrita é que nunca serás...
    Abraço grande, mas daqui a semana e meia, durante 90 minutos, estaremos em campos opostos, eh eh eh

    ResponderEliminar
  36. gosto deste teu espaço...da força e da sinceridade das tuas palavras. Gosto da diversidade que aqui encontro, mas gosto acime de tudo de me sentir bem-vinda a esta tua casa...por isso continua
    beijos doces

    ResponderEliminar
  37. Carla
    e eu gosto de te visitar também; se muitas vezes não te comento, é para não ser repetitivo, perante a quase totalidade do que lá encontro: coisas muito belas; e claro és sempre aqui bem-vinda.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  38. O melhor blogue é aquele que nos faz pensar e que nos toca...nesse aspecto Pinguim...missão cumprida!
    Sou dos leitores recentes, mas tornei-me assiduo facilmente:-)

    tudo de bom!

    ResponderEliminar
  39. Emanuel
    posso dizer o mesmo de ti, e surpreende-me muito positivamente nos últimos tempos ter encontrado alguns blogs de pessoas muito jovens, mas que mostram bem o que querem e são poe vezes muito mais interessantes do que blogs repetitivos e cheios de lugares comuns.
    No teu blog nota-se a tua personalidade e isso é muito importante, acredita.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  40. Querido Pinguim,
    Só é libertador escrever, quando se o faz com a pureza dos vocábulos. E assim és tu. Apesar de ser uma presença relativamente recente, fica sabendo que me sinto em casa. Porque embora haja naturalmente temas que nos afastam, outros há (e mais fortes) que nos une. E só assim se cria a perfeita simbiose entre o blogger e o comentador.

    beijocas

    ResponderEliminar
  41. Blue
    eu conheci o teu blog através de um interessante "passatempo" da iniciativa do "Vitamina Y" em que ambos participámos e segundo me lembro foste chamada pelo Rocket à tarefa mais dificil, que foi acabar a história; seduziu-me de tal forma essa tua participação que, naturalmente fui ver o blog, e vi o que tinha andado a perder...
    Cada um tem a sua forma de comunicar, o importante é que a mensagem seja transmitida.
    Gosto muito da hábil forma como jogas as palavras numa mistura de irreverente gozo com uma sensibilidade pessoal incrível a que te expões; aí reside algum ponto de contacto entre nós...
    Beijinhos atlânticos.

    ResponderEliminar
  42. Perante o que escreves, deixo-te um silêncio tranquilo de compreensão e um enorme abraço de amizade :))

    ResponderEliminar
  43. Justine
    como sempre, as tuas palavras são concisas e correctas; admito-te muito por isso...
    A amizade é reciproca.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  44. Amigo Pinguim
    Permito-me deixar-lhe aqui um abraço especial, pela sua generosidade, a propósito de um comentário seu num blog, que ambos habitualmente visitamos.
    Como já referi anteriormente, na blogosfera há espaços onde me sinto em casa. E este é um deles... Talvez não seja apenas por talento, por inteligência e por uma visão culta e alargada do mundo, que aqui me são oferecidos, será também porque por detrás deste blog está um Ser Humano muito especial. Um Homem!
    As suas palavras naquele blog tocaram-me muito.
    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  45. Com senso
    aquele meu comentário só indirectamente, mas justamente, fez jus às qualidades do teu blog; pois o destinatário é mesmo a Violeta, que de uma forma tão bela, ela sim, fez jus a essa qualidade.
    Só temos aqui um "pequeno" problema, entre nós, é a tua insistência no tratamento por você...qualquer dia, zango-me a sério.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  46. Este é um dos problemas que os blogers têm!
    Estão sujeitos a críticas e por vezes infundadas... sem conhecimento de causa!
    Não deves apontar o caminho que o outro faz para poder justificar os desvios do nosso percurso... Não sei se por inveja por insastifação pessoal ou mesmo algum recalcamento retardado, ou mesmo até orgulho ferido por um Não!
    Por vezes um NÃO na altura certa é um sim, que nos faz crescer em todos os sentidos é uma questão universal! Por falar em universo não há nada mais perfeito que a lei do retorno!

    assim deixo o meu abraço
    VS

    ResponderEliminar
  47. Eu acho que não precisas de justificar o teu blog João. Se calhar há pessoas que não toleram a visibilidade da homossexualidade que aqui mostras de forma tão natural e nos limites da tua, como dizes e bem, flexível privacidade. Mas adiante, não te impedirão de ser Feliz!

    Em relação a quem está deste lado, por mim tenho de falar, comento sempre que posso dentro da minha disponibilidade. Quanto à vida real, um dia destes ligo-te que já tenho saudades.:-D

    ResponderEliminar
  48. Vítor
    confesso que o teu comentário me parece algo confuso; não consigo compreender o que pretendes atingir com o que dizes; de qualquer forma e curiosamente estou de acordo com a quase totalidade do que afirmas; mas geralmente costumo ser mais objectivo com as palavras que uso para que elas não sejam mal interpretadas...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  49. Rui
    e que tal encontrar-mo-nos pelo Queer Festival, daqui a dias?
    Quando tiver a programação, ligo-te.
    Quanto às tuas palavras elas ficam registadas com apreço.
    Abração.

    ResponderEliminar
  50. amigo pinguim...
    citando o comentário de alguem, eu tb fiquei refém deste teu "espaço", sei perfeitamente o pq disso ter acontecido, de alguma forma senti-me identificado ctgo, e tu sabes pq ,certo?? visitar teu blog é sempre uma maneira agradavel de começar ou acabar o dia, e não digo isto apenas por simpatia, diariamente tenho um grupo de blogs , os quais leio pois as opinioes pessoais desses autores sao sempre importantes , existe sempre algo que retemos quando nos deparamos com aquilo que as pessoas ( diferente ou não de nós) pensam...é bom ver que ainda existem pessoas neste mundinho em que vivemos que partilham e cultivam o Amor e a Amizade... um bem haja para ti.
    um forte abraço***

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!