sábado, 23 de agosto de 2008

Ouro gay em Beijing




O jovem australiano, Mathew Mitcham, de 20 anos de idade, acaba de conquistar a medalha de ouro na categoria de saltos para a água, graças a um sexto e último salto extraordinário.
Nada de grande realce, no meio de tantas medalhas de ouro, com o natural relevo para a do nosso Nélson Évora, se não fosse o facto de Mitcham, ser o único atleta masculino presente em Beijing, assumidamente homossexual (houve outras três atletas femininas que se assumiram).
Assim, Mathew Mitchum é o primeiro atleta gay a conquistar uma medadlha de ouro olimpíca.
Recordo que Gregg Louganis, o conhecido saltador americano, que conquistou várias medalhas entre as quais uma de ouro, só assumiu a sua homossexualidade mais tarde, ao anunciar que era portador do vírus da SIDA

Faltava esta foto, com o Mathew a festejar com o seu namorado.

49 comentários:

  1. Um excelente saltador. Impressionante.

    ResponderEliminar
  2. Paulo
    Foi uma surpresa, pois os chineses eram os grandes favoritos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Pinguim, o vídeo já não está disponível... azar, não faz mal.

    Olha que o rapaz está sozinho, mas tem mais companhia: 9 lésbicas e um bissexual... vê aqui.

    Acho bem que tenha ganho, dá mais visibilidade...
    Para daqui a um tempo já não ser um factor de relevância... :)

    ResponderEliminar
  4. Jasmim
    tudo de bom para ti também.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Engine
    infelizmente retiraram o video do sexto salto do You Tube; à falta de melhor, aí está o quinto salto, que ainda não lhe dava a medalha de ouro.
    Sobre ser o único gay assumido, masculino é verdade; eu próprio havia referida a presença de algumas lésbicas, mas tinha lido apenas 3 e desconhecia o caso da bissexual (acho que será uma...)
    Estou confiante que em Londres a fasquia de atletas assumidamente gays será bastante maior.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. só tenho pena de os horários não darem apara acompanhar alguns dos meus desportos favoritos. os saltos para a água são um deles. A medalha de ouro para este australiano não foi grande surpresa, sinceramente já a previa. Parabéns ao mat pela medalha e pela coragem de assumir a saída do armário.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Paulo
    olha que ele não era nada favorito; foi uma das grandes surpresas, pois os chineses ganhavam sempre esta modalidade.
    Mas o sexto salto dele foi brilhante...arrasou.
    Ele chorou muito, coitado...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Paulo V.
    embora muito novo, grande Homem, sem dúvida; acredito que lá haja mais atletas msasculinos gays, mas sem a coragem de se assumirem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. eu já tinha ouvido falar dele, de novo no Perez Hilton, estava a torcer por ele, com vinte anos e tão bem resolvido e assumido...só podia ser australiano...embora o Thorpe seja uma excepção lol mas não engana ninguém.
    Porque o Matthew concerteza vai ler este comentário, os meus parabéns ao menino, e que venha ao meu blog e me peça o mail que eu dou!:-D

    ResponderEliminar
  10. Emanuel
    se eu o vir "por aqui", podes ter a certeza que te o envio, pois tirando a admiração que tenho por ele como atleta e pelo se ter assumido, não é o meu tipo de homem:demasiado "tenrinho"...prefiro de longe o nosso Nélson, eh eh eh.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. quando ontem vi aqui a notícia, não tive tempo de comentar, mas ainda bem porque no mesmo sítio onde tu viste o vídeo (gayclic) é possível aceder a um outro que complementa este: aqui. A vitória do Matthew é daquelas vitórias que nos devem deixar orgulhosos a todos, merece mesmo o destaque!
    abraço!

    ResponderEliminar
  12. Paulo
    este post já vai no terceiro vídeo; primeiro pus o vídeo mais recente do You Tube, só com o sexto salto, que eles depois retiraram; à falta dele pus um, com o quinto salto; ainda fui espreitar ao Dailymotion, mas ontem não tinham nada. Hoje finalmente o Gayclick já tinha o vídeo excelente que aqui está.
    Anotícia vem bastante divulgada em vários blogs estangeiros, mas ainda não a vi em nenhum nacional.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. pinguim...lol...nos meus vinte e um aninhos, não estou muito longe ahahahahhahah

    ResponderEliminar
  14. hummm, ainda pensar fazer uma entrada sobre ele, mas tu já o fizeste bem aqui, mas espero que mais alguém pegue no feito.

    abraço

    ResponderEliminar
  15. Emanuel
    não me refiro só à idade, eh eh eh.
    E o puto até nem é feio; mas falta-lhe algo que para mim, é como o sal na comida: pelos ou pelinhos - cada doido com a sua mania...
    Quem me dera ter os teus 21 aninhos!!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Paulinho
    também gostava de maior divulgação.
    Sabes que isto para mim funciona de uma forma muito pessoal: fiquei a pensar que por não ter escrito um post sobre os portugueses nos J.O. e ter escrito este, me iriam chamar nomes; mas tanta gente escreveu, e bem sobre o assunto, que nada de original poderia acrescentar; e como comentei muito post sobre o assunto, a minha opinião foi bem divulgada.
    abraço.

    ResponderEliminar
  17. Os outros vídeos foram-se e ainda bem. Agora temos aqui esta compilação estupenda.

    ResponderEliminar
  18. eu por acaso não me importo muito com os nomes... e, sim, já se escreveu muito por aí sobre os portugueses nos olímpicos... eu decidi pôr umas coisas fotos e vídeo deste menino. pelo menos, além do Nelson Évora, da Vanessa e da Naide (de quem não consigo deixar de gostar), há mesmo alguém de quem me orgulhe. mais abraços

    ResponderEliminar
  19. Paulo (Valkirio)
    realmente este é o vídeo ideal.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Paulinho
    Há uma explicação para isso; não te esqueças que esta foi só a quarta medalha de ouro e as outras três foram isoladas; rsta foi acompanhada por uma de prata e vários diplomas (classificações ente quarto e oitavo) que não tem havido muitos; o que houve aqui foram duas coisas negativas: certas declarações descabidas de alguns atletas e principalmente o ter-se posto a fasquia muito alta, quer da parte dos media, quer do presidente do Comité Olímpico, o que ainda é mais grave. Tivemos dois casos de muito azar: Naíde, que será sempre fabulosa e Gustavo Lima, ao perder o bronze por uma pontuação escassìssima.
    Enfim, daqui a 4 anos, há mais, se o mundo lá chegar...
    Abração.

    ResponderEliminar
  21. Olá amigo pinguim ;)
    realmente isto é mesmo assim, não será por um atleta ser gay ou lésbica que será menos competitivo, tendo o devido valor chegará às medalhas como qualquer outro, de louvar sim toda a sua coragem ( se é que se pode falar em coragem),é gay mas também campeão olímpico, com toda a certeza não ficará por aqui o miúdo australiano.
    um abraço***

    ResponderEliminar
  22. X_bear
    só referi este assunto por ser o primeiro caso e espero que tenha outros seguidores.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Foda-se!!!! O segundo, quarto e quinto salto roçam a perfeição! O sexto é qualquer coisa do outro mundo!!! Que maravilha. A medalha está muito bem entregue. E vê-lo ser saudado por equipas técnicas de adversários é uma ternura.

    beijocas querido

    ResponderEliminar
  24. Estes momentos deixam-me feliz...
    Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  25. Blueminerva
    para já é uma categoria olímpica belìssima, depois ele é perfeito, com saltos do outro mundo, e ainda por cima é "ele próprio", corajoso e verdadeiro...
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  26. Miguel
    podes ter a certeza que não é só a ti...
    Abração.

    ResponderEliminar
  27. Aqui está a prova que muitos precisavam de ver.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Martinha
    de ver e de "ver"...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Gostei de ver o vídeo mais recente... é efectivamente um bom saltador: poucos erros e muito pouca espuma no final!!!!

    Curioso que a ver as imagens, há um fosso entre ele e "nós" na forma de lidar com a sua homossexualidade, da mesma maneira que há um fosso entre nós e os nós avós, na forma de lidar com a tecnologia: nós achamos uma TV, um objecto banal e os nossos avós, algo do outro mundo.
    Fico feliz pelo Mathew, que já ultrapassou a barreira... ;)

    ResponderEliminar
  30. Engine
    essa ultrapassagem, nota-se bem na foto que publiquei agora, de ele na hora do triunfo, ter ido beijar o seu companheiro e no vídeo da entrevista dele, que está no blog do Paulo e do Zé (Felizes juntos), em que ele está ladeado pela mãe e pelo namorado. Isto, há 20 anos era por assim dizer utópico...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Deixa-me ser mau (e vou sê-lo contra mim próprio): para ele não é uma ultrapassagem... ele vai à velocidade dele, na vida dele (ou seja, não fez nenhuma marcha, não fez um protesto...)

    "Nós" é que ficámos para trás e ficamos a ver... :(

    Mas ainda bem que PARA ELE já é assim! E venham outros!

    ResponderEliminar
  32. Engine
    perfeitamente pertinente esta tua afirmação; eu só usei a palavra "ultrapassagem" porque peguei no final do teu comentário: "ele já ultrapassou a barreira"; mas afinal eu também, e tantos de nós...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  33. A pouco e pouco as "coisas" começam a mudar!
    O vídeo está porreiro, espero que não o tirem!!!

    ResponderEliminar
  34. Que legal, né?
    E linda a imagem da comemoração dele com o namorado.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  35. Que saltos fantásticos!
    Da tecnica não percebo nada, mas esteticamente são fabulosos!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  36. Tong
    claro que sim, e por isso há que chamar a atenção para elas, porque é importante as pessoas saberem que isto um dia não vai ser objecto de um post, espero...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Confissões a esmo
    esta foto foi posta há muito pouco tempo e é pena muita gente não a ter visto, pois complementa muito bem o resto do post.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  38. Com senso
    embora o motivo dos comentários, e a própria motivação do post seja a "novidade" da situação, não podemos deixar de focar a maravilha da exibição de Mathew, pois ele não ganhou a medalha por ser gay, é claro, mas porque é mesmo muito bom!!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  39. C
    Acima de tudo irradia felicidade e aer feliz é sempre belo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  40. Kokas
    tenrinho,como tu gostas, eh eh eh...
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  41. caro João, obrigado por me teres dado a conhecer esta história e este video clip magnífico. fiquei comovido. talvez haja pessoas para quem isto não signifique grande coisa, mas acho que tu entendes porque é que eu achei estas imagens tão poderosas e comoventes. acho que vou ter de pôr qualquer coisa lá no meu caderninho sobre isto, só para guardar esta historia (e estas imagens) comigo.

    e já agora, para retribuir, até te conto uma história a propósito dos jogos e de um certo clube de futebol. um amigo meu que também alinha pelos lampiões diz que a prova de que o benfica é maior do que portugal é que portugal só ganhou 2 medalhas e o benfica ganhou 3: além do évora e da vanessa, ainda ganhou a do di maria.
    pronto, só para ti é que eu sou capaz de engrandecer o teu clube ;)
    abração.

    ResponderEliminar
  42. Miguel
    este tipo é LINDO, não é??? E não me refiro só ao físico...
    A anedota é o máximo!!!!
    Não sei se resisto a ficar com ela só para mim...
    Abração.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!