segunda-feira, 18 de agosto de 2008

"Latter Days"



Aaron e Christian são talvez duas das pessoas mais antagónicas deste mundo. Aaron é um jovem Elder (missionário mórmon) que deseja ser o orgulho da sua família e que vive intensamente a sua missão; Christian é um jovem homossexual, empregado de restaurante e que sexualmente é um “predador”(um encontro sexual todas as noites fá-lo feliz).
Quando Aaron e mais três jovens missionários chegados a Los Angeles, se instalam num apartamento vizinho do de Christian, os amigos deste fazem com ele uma aposta não acreditando que ele consiga seduzir um dos missionários; quase instintivamente, Christian elege Aaron como o seu alvo. Mas daí advêm dois problemas: Christian descobre que Aaron é um homossexual reprimido e depressa se apaixonam; mas por outro lado, para os Mormons, a homossexualidade é algo completamente inaceitável.
Quando o seu romance é descoberto, ambos terão que vencer imensas vicissitudes para manter o que afinal mais desejam: o amor entre ambos.
Dirigido por C. Jay Cox, em 2003, este belíssimo filme, tem como principais intérpretes Steve Sandvos (admirável como Aaron, e Wes Ramsey, como Christian. É um filme que ultrapassa e muito o vulgar romance gay, para pôr a nu o confronto entre a religião e a homossexualidade e os problemas que um jovem tem ao enfrentar uma feroz homofobia familiar; mas a capacidade do amor entre estes jovens tudo supera. Um filme a ver ou a rever.
No “You Tube”, podemos encontrar todo o filme, legendado em castelhano, dividido por vários vídeos; é de não perder!

Dedico com todo o prazer esta postagem ao amigo Engine.

43 comentários:

  1. Concordo em absoluto Pinguim, é de facto um filme excelente. A exemplo de Summer Storm ou até de um "amor em tempo de guerra".

    ResponderEliminar
  2. Sabes que adoro quando me "mostras" coisas bonitas. Adorei a banda sonora. A ver se descubro quem canta esta música.
    Se alguém souber e me quiser deixar aqui a dica, agradeço.
    A ver se vejo o filme aos pedaços no youtube.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Este filme passou na semana de filmes gays e lésbicas ali no Instituto da Juventude em Moscavide.

    Abraço
    A.António

    ResponderEliminar
  4. C
    é dos tais filmes que é bom ver bem acompanhado, não achas?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Keratina
    a música chama-se "Through Glass" e o intérprete é Stone Sour e podes encontrá-la facilmente no You Tube.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. A. António
    e por acaso viste o filme? É imperdível.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida Pinguim. Acompanhado e bem acompanhado :).

    ResponderEliminar
  8. C
    claro, sabes a quem me refiro...
    Abraço a ambos.

    ResponderEliminar
  9. Boa dica, vou tentar arranjar tempo e paciência para ver aos bocadinhos no YT.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Um filme a não perder segundo a sinopse.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pela dica Pinguim. Já tou no "sacanço"

    ResponderEliminar
  12. Não conheço mas fiquei interessado em ver.
    É bom quando a capacidade do amor supera tudo mas na realidade nem sempre o amor vence. Continuo a gostar e a emocionar-me como vence.

    ResponderEliminar
  13. Já conhecia o trailler deste filme. Existem casos reais mais dramáticos que este filme. Porque alguém se sentir divido entre dois mundos é terrível, do mais macabro que existe. E porque não creio que na vida real existam sempre assim, finais felizes para estas situações.
    (Perdoa meu amigo a extensão e a leve amargura. Decerto entendes...)

    Obrigado e Abraço!

    ResponderEliminar
  14. Grande Pinguim, GRANDE FILME!

    Para mim, é "O" meu filme gay!
    Adoro a cena no aeroporto...

    Muito obrigado pela lembrança! ;)

    PS: também a da "Mormon underwear"...

    ResponderEliminar
  15. Paulo
    vê que não te arrependes, e se quiseres vai à "mula"...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Mia
    obrigado pela tua visita; já fui dar uma vista de olhos ao teu blog e como gostei, já te linkei; oportunamente farei uma visita mais atenta.
    Quanto ao "Latter days" é um filme a não perder.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. X
    e fazes tu muito bem, depois diz alguma coisa sobre o filme, ok?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Graduated
    tens razão, nem sempre o amor vence, e quando vence, como neste caso, muitos obstáculos têm que ser vencidos; nada é assim tão fácil, que é só felicidade; há sempre coisas a vencer, mas é muito bom, quando duas pessoas se amam verdadeiramente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Sòcrates
    podes não acreditar, mas quando estava a pôr este post, pensei em ti e por mais que uma razão...
    Espero que me entendas agora, como eu entendi a tua leve amargura.
    Enorme abraço.

    ResponderEliminar
  20. Engine
    era esta a pequena surpresa que te havia prometido outro dia, num comentário no teu blog.
    Não é para mim, o melhor filme gay que já vi, mas está seguramente entre os melhores.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Pinguim...a musica que dizes nada tem a ver com a que acompanha o trailler...
    tás enganado, meu amigo!

    Vou tentar indagar...

    Bjo

    ResponderEliminar
  22. Keratina
    tens razão, não é a música que te indiquei; já me fartei de navegar na net a tentar saber, mas resultados nulos; já agora, se souberes qual é, diz-me, ok?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Este filme parece ser digno de ser visto e também parece que traz todas as emoções à flor da pele! Mais uma vez, obrigada por partilhares estas "curtas"!

    Beijinhos

    ps: já tinha comentado mas acho que não enviou

    ResponderEliminar
  24. Martinha
    este filme é uma longa metragem que está dividido em vários vídeos, quer no You Tube quer no Dailymotion. Podes vê-lo todo lá...
    O que mostrei foi o trailler do filme.
    Recomendo-te vivamente o filme.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. A música do trailer é "These Walls" dos Trapt e não está na lista da banda sonora no fim do filme...

    Mas esta música foi de certeza escolhida pelo utilizador que colocou (e fez) o trialer...

    ResponderEliminar
  26. Para mim, este filme é importante porque foi nunca altura em que eu queria acreditar no amor e no fatalismo do acaso...

    Foi uma altura em que dava demasiada importância a sinais/coincidências que pareciam explicar/justificar os factos da vida...

    Mas a minha história não correu "bem" como no filme.. mas continuo a acreditar que é possível...
    E mesmo que não seja, continuo a acreditar!

    Antes nisto do que em futebóis, jogos olímpicos, deuses e fadas!

    ResponderEliminar
  27. Engine
    obrigado pela tua explicação; eu cheguei a sites onde estavam todas as canções do filme e não encontrava esta; aí está aexplicação e a Keratina decerto agradece também.

    Quanto à tua ligação pessoal ao filme, já a tinha percebido anteriormente; e quando assim sucede, claro que o filme, como um livro, como uma obra de arte ganha para nós próprios, contornos especiais.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Parece ser bastante interessante sim :)... vou tentar ver bo youtube :)...

    beijinho de bom dia...

    ResponderEliminar
  29. Carpe diem
    fazes bem, pois vais gostarmuito.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. mandei vir este filme, já há uns tempos, este filme da amazon inglesa. gostei, mas acho que estes gay movies do estilo da produtora TLA são sempre pouco densos, são filmes que não mexem connosco. quer dizer, que não mexem comigo, não me emocionam. mas este é do melhor, não há dúvida.
    já agora, Pinguim, ando com muita curiosidade para ver um chamado 'Shelter', estou quase a encomendá-lo. tu que és um cinéfilo de primeira água, se souberes alguma coisa acerca do filme, informa ok?
    abração

    ResponderEliminar
  31. Miguel
    eu já tenho o "Shelter", mas ainda não vi; já sabes que eu tenho uma colecção fabulosa destes filmes, mas não tenho muito tempo, vou vendo quando posso.
    Eu depois digo-te alguma coisa...
    Se precisares de alguma outra informação, é só dizeres.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  32. isto deve ser (também) um repto para eu ver o dito... e tu já viste o que eu fiz? humm, ah, pois: o tempo :))

    abraços

    ResponderEliminar
  33. Paulinho
    o menino não seja sarcástico, está bem? Eh eh eh.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  34. Eu também já vi o Shelter; gostei mas não é um "Latter Days"... :)
    Info para o pessoal:
    IMDb
    Trailer
    Música

    ResponderEliminar
  35. Engine
    logo que o veja te direi a minha opinião.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  36. Engine, muito obrigada pela dica da música!
    Já vi o filme, e gostei bastante!
    O amor não deveria ter barreiras, e na verdade não as tem, as pessoas é que as colocam!
    Mais uma vez gracias pela dica, porque estou mesmo viciada neste som!

    Beijokas

    ResponderEliminar
  37. Keratina
    a solidariedade bloguista funciona mesmo.
    Ainda bem que gostaste do filme.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  38. Keratina: de nada, quantos mais conhecerem o filme, melhor.

    Eu gostei do filme porque retrata a história de gays que "não usam plumas"... e por isso, não se encaixam no estereótipo comum do gay.
    (Só embirro um pouco por serem giros... eu fiquei mais interessado por eles e depois é que assimilei a história...)

    Por isso é bom mostrar as diferentes facetas da homossexualidade, como uma forma da sociedade interiorizar estas formas de viver.

    Pinguim, deixo aqui outra referência:
    Nine Lives
    Trailer

    ResponderEliminar
  39. Engine
    começa a ser imperioso trocar impressões contigo sobre este tema, que parece interessar deveras a ambos; o "Nine Lives" está na mesma situação do "Shelter", ou seja já o tenho e ainda não o vi; gostava muito de te falar num estranhìssimo filme mexicano que vi ontem: "Exxxorcismos", que é ao mesmo tempo muito forte, mas algo "chato", pois mais de metade do filme é um longo monólogo; gostava realmente de ter a tua opinião...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  40. Pinguim, estive agora mesmo ver o "Exxxorcismos"... diria mais a ouvir, enquanto estava a fazer outras coisas no PC, e vi apenas as partes mais importantes.
    Efectivamente o filme é forte e não precisava de ser chato... mas é.

    A minha opinião está dividida: se é bom mostrar os (eventuais) dramas e atrofios psicológicos pelos quais muitos gays têm de passar, a solução final não é educativa... (mas em alguns casos é real...)
    Se há gays para quem a sua sexualidade é algo simples de ser assumida e vivida (e para os quais este filme deve ser um drama de faca e alguidar), para os que têm de reprimi-la, talvez revejam neste filme, o caminho que têm trilhado... mas será que ao verem o fim, reagirão de forma a não o desejarem?

    Pessoalmente sinto que estou no meio termo: não foi fácil para mim assumir, mas mesmo ainda não tendo uma vida "normal", sinto paz de espírito por saber quem sou...
    E eu costumo referir no meu blog, que a minha inner-bitch, o meu alterego animal), consegue captar esses casos de enclasurados em armários, mas que não pode fazer nada, pois eles só sairão lá de dentro quando sentirem o impulso/vontade de avançar na vida.
    Se para mim custou, eu sei que também é difícil para os outros aceitarem(-se), mesmo quando nós que já saímos, vemos a evidência perante os nosso olhos. (E o que é curioso é que o actor -giro- que desempenhou o papel de Pedro, faz lembrar-me um desses casos, dum rapaz que eu conheço de que eventualmente poderá estar fechado...)
    Daí que eu ache que este filme não contribui muito para a saída do armário...

    A lição de que tiro daqui é a de que a vida só tem sentido se o homem sentir-se bem consigo próprio, respeitando os outros.

    PS: Quanto aos outros filmes, tenho de revê-los...

    ResponderEliminar
  41. Engine
    Vou enviar-te um mail sobre esta situação dos filmes de temática LGBT.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  42. (parece que estou a desemburrar do meu torpor "literário")

    Por feliz coincidência, vi o post Armário: Sair, nunca é demasiado tarde (no andmyman.blogspot.com) (nas tuas recomendações de leitura) e aproveitei para explicar aquilo que procuro nos filmes de temática gay...
    ;)

    ResponderEliminar
  43. Amigo Engine
    o Paulo, só porque escreve mais do que o Zé, é para mim uma referência na blogosfera e essas recomendações de leitura têm precisamente esse efeito, partilhar.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!