quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Desejo-te tempo



Não te desejo um presente qualquer.
Desejo-te somente aquilo que a maioria não tem.
Tempo, para te divertires e para sorrir;
Tempo para que os obstáculos sejam sempre superados
E muitos sucessos comemorados.
Desejo-te tempo, para planear e realizar,
Não só para ti mesmo, mas também para doá-lo aos outros.
Desejo-te tempo, não para ter pressa e correr,
Mas tempo para encontrares a ti mesmo,
Desejo-te tempo, não só para passar ou para vê-lo no relógio,
Desejo-te tempo, para que fiques;
Tempo para te encantares e tempo para confiar em alguém.
Desejo-te tempo para tocar as estrelas,
E tempo para crescer, para amadurecer.
Desejo-te tempo para aprender e acertar,
Tempo para recomeçar, se fracassar.
Desejo-te tempo também para poder voltar atrás e perdoar.
Para ter novas esperanças e para amar.
Não faz mais sentido protelar.
Desejo-te tempo para ser feliz.
Para viver cada dia, cada hora como um presente.
Desejo-te tempo, tempo para a vida.
Desejo-te tempo.
Tempo.
Muito tempo!


(Autor: Giuseppe Tropi Somma)

60 comentários:

  1. Oba, posso ganhar de você esse presente do "tempo", como de casamento?

    Desejo-te e ao Déjan tanta História quando queiram e toda a felicidade, saudade, carinhos e afins que a História trouxer.

    Mesmo porque gostaria muito de conhecer Croácias, Portugálias e afins um dia e precisaremos de bons amigos pra tornar a viagem ainda mais agradável, certo? :-)

    Beijo!

    ResponderEliminar
  2. Edu
    claro que podes, meu amigo, e com todo o prazer.
    Quanto à vinda aqui à "Portugália", a tua/vossa vinda será sempre uma alegria e podes até contar com "apoio logístico"...
    Do lado do Déjan, é Sérvia e não croácia, mas hospitaleiro, ele é, eu sei do que falo.
    Abração.

    ResponderEliminar
  3. Inspiraste-me! Faço o comentário mais a fundo num post. Obrigada! Hehehe

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Martinha
    ainda bem, cá fico à espera...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. O Tempo, esse bem que nos vai ficando cada vez mais escasso, mais veloz, que parece, em cada ano que passa, ser mais e mais curto para tantos e tantos projectos de vida...
    Um magnifico poema.... Obrigado!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Com senso
    o tempo é, neste momento da minha vida, dos componentes mais importantes dela mesmo!!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Hmmm enganei-me. Não ficou como realmente eu queria. Desculpa.

    Escrever sobre o tempo não é fácil, ainda por cima depois de um poema desta qualidade, que me deixou sem fôlego...

    Para muitos, o tempo baseia-se num ''curandeiro'' de mágoas e feridas ainda por sarar. Para outras é isso mesmo: tempo. Perdido ou não. É tempo.
    Mas...

    O que faz o tempo? O que é o tempo? Quem é o tempo?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. para ler com muita atenção. é isso tudo, de facto.
    e a 'banda sonora' é linda e está tão apropriada.
    abraço, meu caro.

    ResponderEliminar
  9. Martinha
    tens razão, não é nada fáil falar sobre o tempo, e eu vivo obcecado pelo tempo...Encontras talvez a explicação no meu post de 17 de Junho...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Quero tanto esse Tempo, para isso tudo e cada vez mais parece que ele não existe!
    Obrigado pela partilha de mais uma pérola.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  11. Graphic
    a diferença está na maiúscula; precisamos de tempo para alcançar o Tempo!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Miguel
    é realmente um poema que nos faz meditar...
    A escolha da música foi instintiva, não precisei de pensar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Hehe, depois de ler os alguns outros posts, percebo o porquê de falares do Tempo...

    Identifico-me de alguma maneira também com este post porque também eu vejo o tempo a passar e começo a perceber que está na hora de mudar...

    Abraço
    André.

    ResponderEliminar
  14. O pior é que o tempo passa depressa demais.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Sem palavras... Uma apenas... Obrigada por isto!!!

    ResponderEliminar
  16. PS - parece-me que o link não está certo!!!

    ResponderEliminar
  17. André
    repara na letra do Carlos Tê; tu tens todo o tempo do mundo, mas quanto mais rápido chegares ao teu Tempo, melhor para ti.
    Abraço sempre amigo.

    ResponderEliminar
  18. Paulo
    o que dizes é tão relativo, amigo...
    De 19 de Outubro até 3 de Novembro, estou de acordo contigo; agora...nem por isso.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Carpe diem
    eu sabia que irias gostar...
    Não entendo o que dizes sobre o "link"...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. No autor colocas um link que vai dar a "Diversões Eco-Integradas" (???)... Tentei procurar o nome do autor mas não encontrei nada que me levasse até ele...

    beijinhos...

    ResponderEliminar
  21. Carpe diem
    este poema foi-me enviado por mail por um grande amigo e eu fiz o "copy e paste" sem sequer ter reparado que o nome do autor referia um site; daí a minha pergunta...
    Já está reparado o erro. Desconheço o autor, mas sempre que sei o autor, claro que o menciono.
    Beijinhos e obrigado pela informação.

    ResponderEliminar
  22. Está quase, pinguim, Só dois meses, SÒ! - É lindo o poema, altruístico mesmo!

    E tu inspiraste-me: http://www.graal.org.pt/Projectos/BancodeTempo.htm
    Vamos ver se me meto nestas coisas!

    Um grande e confortante abraço!

    ResponderEliminar
  23. Ophiu
    pois SÓ faltam dois meses, melhor ainda...58 dias...
    E o teu apelo/sugestão é imperdível!
    Vamos todos ao Banco do Tempo????
    Abração.

    ResponderEliminar
  24. O tempo, esse senhor, que tudo permite e por vezes condena.
    Que tenhas o tempo todo que desejas para realizar o que mais desejas.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  25. o poema é belíssimo: porque, afinal, há um tempo para tudo: até para apreciar a beleza que os outros criam e nos oferecem. oferecer tempo é excelente, mas demais sobre-humano. haja quem mo ofereça! preciso dele para tudo, inclusive para a vida. mas precisamos todos...

    boa escolha, gajo!

    abraço

    ResponderEliminar
  26. olá
    vim deixar um beijinho. E sim, vou precisar de tempo, tempo para tanta coisa...
    Fica bem. Setembro é já aí...
    jocas

    ResponderEliminar
  27. Belo.

    O "tempo" e o "Tempo". Porém, considero necessária alguma inteligência - ou maturidade - para conseguir atingir o Tempo. Tarefa árdua.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  28. Lampejo
    e tu tens mais do que tempo para teres a felicidade que tanto mereces.
    Abração

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  30. Paulo
    tu lembras-te de cada uma!!!
    Agora fiquei a cismar nessa tua frase "oferecer tempo é excelente, mas demais sobre-humano", e tem muito a ver com a sugestão prática do Ophiu, sabias?
    Abração.

    ResponderEliminar
  31. Jasmim
    todos precisamos de tempo, mas tu pareces-me uma pessoa com uma qualidade fabulosa e que invejo: tu "inventas" tempo!!!
    Beijinhos e em Setembro vamos pôr a conversa em dia e olha que tenho muito a contar...

    ResponderEliminar
  32. Não sei a quem desejas coisas tão bonitas...
    Mas, eu "colo-me".

    Abraço!

    ResponderEliminar
  33. não tens que cismar em nada! e não me referia ao banco de tempo, estava a ser literal, simplesmente. como o tempo não se pode oferecer...
    abraços

    ResponderEliminar
  34. Paulo
    quanto ao teu primeiro comentário, dou-te razão, pois é precisa alguma maturidade para se atingir esse objectivo.
    Quanto ao segundo, presumo que haja algum engano, pois eu não me chamo Jorge, sou João e não recebi nenhum mail pessoal teu...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  35. Sócrates
    desejo estas coisas bonitas a duas personagens ficcionadas: "Todo o mundo" e "Ninguém"; e gosto muito da tua "colagem".
    Abraço.

    ResponderEliminar
  36. Paulo
    eu percebi muito bem que não estavas a referir-te ao Banco do Tempo e era uma imagem utópica que estavas a usar; daí, me pôr a cismar!
    A ligação ao Banco do Tempo fui eu que a fiz, e somente porque achei a sugestão do Ophiu muito original.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. É lindo este poema...lindo!!!

    Ai tb eu preciso tanto de Tempo...tenho tanto para fazer, tanto para aprender...e tanto para viver....!!!!

    Pena que o Tempo não espere por ninguém:(

    On the other side, às vezes é bom que o Tempo passe depressa, que assim o seja nesta contagem decrescente ao vosso reencontro:))))

    Abraço:))))

    ResponderEliminar
  38. Mais tempo?

    As pequenas criaturas de seu nome efémeras (Ephemeroptera), de algumas horas até 2 dias...
    Se calhar temos a mais ou não sabemos geri-lo...

    Cada um tem o SEU (tempo) e tenta vivê-lo da melhor maneira possível...
    (eu tenho a consciência de que poderia aproveitar melhor o meu tempo, mas eu sigo à minha velocidade...) ;)


    PS: E quem acredita na reencarnação, sabe que vai voltar; mais vale acreditar na reencarnação do que em deuses...

    ResponderEliminar
  39. Belíssima mensagem! Quem diria que um presente tão valorizado, seria assim, abstrato...

    Beijos de luz!!!

    ResponderEliminar
  40. Hydra
    o poema é lindo, de verdade.
    Todos nós precisamos de Tempo, seja para o que fôr, mas principalmente, como também referes, para viver!
    E esse meu Tempo, eu queria-o na verdade célere, e depois pará-lo...durante muito, muito tempo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  41. Engine
    todos nós, seres vivos, temos o nosso tempo desde essas efémeras até às tartarugas (não sei se há espécies ainda mais duradoras) e o segredo é vivê-lo em pleno, mas tanto tempo desaproveitamos...
    A velocidade às vezes foge da nossa capacidade de a gerir, mas acho que devemos ser sempre nós a comandá-la, para não termos surpresas...
    Quanto à reencarnação, prefiro falar nisso, noutro tempo, pois é assunto muito delicado, mas apaixonante; e nos deuses, acredito quando me convêm, sou honesto...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  42. Zélia
    obrigado também pela tua mensagem, que faz pensar.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  43. Que mais se pode desejar a alguém que se ama? Que mais se pode desejar para nós próprios?
    Abraço

    ResponderEliminar
  44. Justine
    é bom ver as duas vertentes, como fizeste...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  45. @Pinguim:
    Pois, é um pouco isso que penso, embora eu ainda seja novo, começo a ficar "farto" de viver no "tempo" dos outros e cada vez mais quero chegar ao meu tempo para poder aproveitá-lo e desfrutar.
    Mas por vezes não depende só de mim... Essa é a parte que não podemos controlar, e pode ser frustrante por vezes.

    Abraço
    André.

    ResponderEliminar
  46. Também eu (des)espero pelas benesses do tempo. Dizem que tudo sara... eu espero pra ver.

    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  47. Ai Pinguim,
    Lá voltei a escrever mais depressa do que o pensamento...
    Eu percebo o espírito do poema, mas quantidade não faz a qualidade.

    E tu sabes melhor que muitos, o que é gerir o tempo... mas se calhar, esses "poucos" momentos têm um sabor mais intenso... e o desejo e a espera também aumentam essa intensidade da vivência.

    E todos nós temos o nosso tempo para nos aperceber-mo-nos das coisas... não adiantar tentar apressar o mundo ou parar o relógio... nós vamos avançar no NOSSO tempo... daí eu diga que se não for nesta passagem, será numa outra.

    E já termos vivido, apaixonado, amado, partilhado por uma vez na vida, já não é assim tão mau... ;)

    ResponderEliminar
  48. André
    os saltos que sentimos dever dar, não os devemos reprimir; pode depender algo de terceiros, mas depende essencialmente de ti.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  49. Blueminerva
    podes, por circunstâncias pessoais e decerto difíceis, duvidar desse poder do tempo; mas olha que ele pode mesmo sarar feridas dolorosas; mas nós devemos ajudar um pouco...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  50. Engine
    é curioso o reconfortante que estas tuas palavras me causaram; encontrar alguém que saiba exprimir tão bem situações como as que vou vivendo, não é fácil; por isso te estou muito grato.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  51. Andamos uma "pôrra" de tempo a tentar ter esse tempo. Para o darmos aos outros e o conseguirmos para nós.
    Um belo texto, não conhecia, mas é fantástico.

    thesexualfeeling.blogspot.com

    ResponderEliminar
  52. O tempo vale como Tempo para quem Ama, para quem Vive, para quem Chora, para quem Sorri, para quem Reza, para quem para além de o seu Tempo ser limitado, acorda pelas manhãs e respira e sente a briza e sente quem por perto está e quem ausente aquece os seus dias...
    Obrigado pelo presente do poema sobre o tempo... passei por aqui e gostei, voltarei, abraço

    ResponderEliminar
  53. C
    não te queixes, pois o teu tempo está muito bem entregue...
    Há quem continue a correr atrás do tempo e a pensar que nunca o encontrará...
    Já reparaste que o tempo dá para tanta interpretação?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  54. Vagamundo
    obrigado pela tua visita e pelo belo comentário que aqui deixaste.
    Já a retribuí e já te linkei.
    Volta sempre que queiras.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  55. O Tempo, ai o tempo,,,

    Gostei do poema:) Diz tudo e fez-me pensar na importância e no valor que eu dou ao Tempo, quando este se mostra acompanhado de alguém. E também naquilo que o Tempo representa quando me sinto num planeta distante fora da nossa galáxia.

    Que o vosso Tempo seja todo vosso: perene e parável quando juntos; vertiginosamente rápido quando ainda em espera pelo reencontro futuro.

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  56. Kapitão
    não imaginas quanta felicidade não nos daria se fosse possível a bela utopia real, mas sonho de todos os dias, que escreves de uma forma tão bonita e tocante, no teu segundo parágrafo.
    Um sincero obrigado.
    Abração.

    ResponderEliminar
  57. carissimo Pinguim, se soubesses como este poema me diz tanto...mas a verdade é que tenho medo do tempo, não sei o que ele pode fazer aos outros, não sei se ele me vai esquecer com o tempo...por isso tenho tanto medo dele, do tempo.
    Eu e ele temos uma relação amor-ódio...acho que até já escrevi sobre isto.

    belo poema...se não te importares posta-lo-ia no meu blog...

    ResponderEliminar
  58. Emanuel
    a blogosfera é um local de partilha; eu recebi este poema por e-mail, e não o guardei para mim; gostei tanto dele que o partilhei com quem me visita; daí ficar muito feliz, se alguém lhe der ainda mais divulgação.
    Usa e abusa...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  59. O Tempo pergunta ao Tempo, quanto tempo o Tempo tem.
    O Tempo responde ao Tempo, que o Tempo tem tanto tempo quanto tempo o Tempo tem.
    Tempo... esgostado numa correria sem fim, que nos leva à ilusão que temos tempo para tudo.
    Se pudessemos parar um pouco talvez, o Tempo nos desse o tempo que necessitamos... para amar, desejar, rir, chorar, sentir, cheirar, ouvir, viver... simplesmente viver!

    ResponderEliminar
  60. MariaT
    pertinentes considerações sobre um tema que me perturba talvez mais do que aos outros; e essa razão está bem expolicada ao longo de todo o meu blog, pois é o tempo que comanda e condiciona cada vez mais, a minha vida.
    Obrigado pela tua visita (peço perdão por este tratamento, mas é um tratamento homogéneo que uso na blogosfera e nunca uma falta de respeito).

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!