sexta-feira, 11 de julho de 2008

Olá, mana...


Após cinco anos de separação revi hoje a minha irmã mais velha; veio hoje jantar a minha casa e foi comovido o nosso reencontro. Veio do Brasil, onde residia há muitos anos e onde residem as filhas e netos; veio ao encontro da felicidade, após uns últimos tempos muito conturbados, com dois factos relevantes: um divórcio após 40 anos de casamento e uma luta feroz contra a morte, em que esteve mais para lá do que para cá e que soube vencer porque sempre quis viver…
De todos os meus irmãos, é a mais velha, mas pouco mais que eu; com ela brinquei e de todos é o irmão mais parecido comigo: determinada, teimosa e impaciente. A cumplicidade entre nós mantém-se intacta e hoje tantas coisas vieram à memória e tanto segredo prescrito foi revelado.
Fui o primeiro a ser informado das suas decisões, as quais apoiei, apesar do risco corrido, mas que parece terem sido as mais acertadas; fui também a pessoa que “fez a ponte” entre ela e o seu novo companheiro, com o resto da família e fico feliz por ter dado atempadamente as garantias que alguns duvidavam.
A minha experiência com o Déjan foi nisso um dado muito importante; é agora no seu caso que o meu coração se apoia para ter, a médio prazo. o mesmo desfecho feliz com o homem com quero compartilhar o resto da minha vida.
Que sejas muito feliz, mana!

48 comentários:

  1. eu que até tenho o prazer de acompanhar esta "história", só posso dizer que a única coisa que me poderá surpreender no meio disto tudo são as idades e a resiliência, tua e da tua mana. de resto, tomara que toda a gente fosse assim feliz, sobretudo depois de tantos contratempos como esses 40 anos de casamento e a luta contra o "escuro". parabenizando-te pela mediação, só me resta felicitar a tua irmã e desejar-lhe muita sorte neste lado do Atlântico!

    abraço orgulhoso!

    ResponderEliminar
  2. Que felicidade...
    Espero que esse encontro te encha de harmonia, força e felicidade.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Chego aqui e deparo-me com este relato. Que bonito! O mais interessante nisto tudo é, como diz bem o Paulo, saber as vossas idades e sentir a vossa energia, resistência e vontade de continuar em frente - afinal, velhos são mesmo os trapos! Eu tenho esse exemplo de luta na minha mãe, na mesma faixa etária que a vossa, e que também nunca baixou os braços e ainda hoje luta por ser feliz (e o mais interessante, não perde a esperança).
    Comove-me a vossa história e espero estar, daqui a 30 anos a escrever um post com igual intensidade de carinho fraternal sobre uma das minhas manas.
    E já me estiquei mais uma vez a comentar.
    Um abraço e bem hajam tu, a tua mana e o resto da família toda

    ResponderEliminar
  4. Certamente um reencontro bonito e sentido.

    Felicidades para a tua irmã.

    Um abracinho

    ResponderEliminar
  5. Que lindo, eu só tenho uma irmã, mas tenho de dizer que sempre esteve disponivel para mim e eu para ela, e que deve ser das pessoas mais importantes da minha vida, mesmo se não a tenho visto tanto como gostaria.
    O reencontro parece ter sido muito feliz, e ainda bem!
    Muitas felicidades para ela, e para ti também of course!
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. É lindo apreciar a convivência cúmplice entre irmãos. É notório o orgulho e o carinho que evidencias quando falas dela. Dá gosto a quem te lê. :)
    Tenho um desgosto enorme em ser filho único e sempre procurei colmatar isso com a criação de fortes laços fraternos com os amigos. Não é a mesma coisa, mas quem não tem cão, caça com o gato. ;)

    ResponderEliminar
  7. Sim, Paulinho, tu foste uma das pessoas que esteve ao corrente deste assunto; como sabes tinha tido uma boa impressão do A. quando fui almoçar com ele, reforçada agora ao vê-los juntos, e soube de coisas incríveis, que nunca me passariam pela cabeça, assim como contei factos que eram desconhecidos da minha irmã; afinal, mesmo com uma grande amizade fraternal, quando se está muito longe e muito tempo separado, há sempre muita coisa que se cala; ontem, foi assim como que um "abrir de almas", que contudo nunca estiveram fechadas...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Querida Jasmim
    num ponto, o divórcio dela e a forma então difícil como suportou a separação, fez-me recordar certos coisas que me contaste da tua vida relativamente recente; mas pode sempre dar-se a volta por cima, como vês...
    Beijinhos amigos.

    ResponderEliminar
  9. Caro Graphic, a idade trz-nos uma série infindo de pequenos problemas que se vão acumulando com os anos; daí a célebre sigla da P.D.I:....Mas também nos vai trazendo muita experiência e maturidade, que acompanhados com a tal "votade de viver", traz enormes compensações; daí o encanto de saber envelhecer, e se temos um ombro que nos ampare, tudo se facilita; sei-te pertencente a uma família(irmãos) algo numerosa - nós somos 5 - e sei que tens com eles e com a tua mãe um bom relacionamento; isso é meio caminho para se ser feliz.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Por aqui, somos actualmente 5, já fomos 6.
    Ganhei-te!
    eh eh eh

    ResponderEliminar
  11. Tanta cumplicidade :)...

    beijinho e bom dia...

    PS - a foto é vossa?

    ResponderEliminar
  12. Caro Graduated
    foi e será sempre, estou certo.
    Obrigado pelos votos endereçados e pelo abracinho, que é retribuído com muito gosto.

    ResponderEliminar
  13. Parece ser mais uma grande mãe coragem. espero que seja muito feliz nesta nova etapa da sua vida.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Um abraço pelos irmãos e as histórias de vida entrelaçadas!

    ResponderEliminar
  15. que sejam felizes os dois...e que os pontos de contacto das vossas histórias se cruzem no caminho da felicidade
    bom fim de semana
    beijos

    ResponderEliminar
  16. Caro Swear
    se o amor é muito bom e necessário, os laços de sangue são também fundamentais na felicidade humana; aliás por isso mesmo se considera o amor, em sentido lato, não exclusivo do ente amado, mas de um universo muito mais amplo.
    abraço.

    ResponderEliminar
  17. Caro João Manuel
    eu também não gostaria de ter sido filho único, mas apesar de me dar bem com todos os meus irmãos, há graves problemas entre dois deles e eu sou o "pára-raios" dessas situações (aliás já vou estando habituado a ser o "pára-raios" para muita gente).
    Mas, como digo no post, as cumplicidades com esta irmã aão enomes e portanto esta situação nova enche-me de satisfação.
    Abração.

    ResponderEliminar
  18. Caro Graphic
    é verdade, infelizmente...
    Caso contrário, estaríamos empatados.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Aniga Caepe diem
    tanta e tão boa!
    Sim a foto é nossa e foi tirada, salvo erro em 1952, na Figueira da Foz.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. É muito bonita a harmonia e cumplicidade entre irmãos e família em geral.
    Comigo também foi assim até à partida do meu pai...
    Depois, foi um desmoronar de tudo...
    Abraços

    ResponderEliminar
  21. Caro Paulo
    é preciso referir que a minha irmã teve o apoio, embora sofrido, como é natural, das filhas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Amigo Ophiu
    obrigado pelo abraço que retribuo sempre com redobrado prazer.

    ResponderEliminar
  23. Amiga Carla
    um obrigado sincero pelas bonitas palavras aqui deixadas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Tong, meu bom amigo
    no meu caso, a partida do meu pai, demasiado cedo, ainda nos uniu mais, principalmente no apoio a minha Mãe, mas esta irmã já há muito estava longe...
    Claro que não são tudo rosas, e tenho dois irmãos desavindos, exactamente os mais novos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Tanta saudadinha que já havia por aí... :P
    Infelizmente, não tenho irmãos de sangue, mas felizmente tenho irmãos do coração (como eu costumo dizer)

    :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. tanto segredo prescrito foi revelado.

    tanta história (real) que por aqui passa.

    um post de emoções, dentro de um blog de ternura.

    ResponderEliminar
  27. Olá Martinha
    muitas, muitas, muitas e ainda há muitas a saciar...
    Quanto ao que dizes dos amigos, concordo com«ntigo, minha irmãzinha...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. E alguns perfeitamente surpreendentes, amigo Luís, acredita.
    Mais uma vez um obrigado cá de dentro pelas tuas palavras.
    Abração.

    ResponderEliminar
  29. Depois da tempestade vem sempre a bonança. Faço votos que a felicidade da tua irmã continue por muito tempo.
    Deve ser muito bom terem essa cumplicidade de irmãos. Voês dois são uns felizardos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  30. Não resisti a comentar outra vez. Achei o teu comentário muito querido! hehee mano :P

    Bj

    ResponderEliminar
  31. Caro X
    aplica-se aqui bem este provérbio; as cumplicidades entre irmãos são muito especiais, pois são iniciadas num período, a infância, em que tudo é puro.
    Caro amigo, a felicidade é uma quimera e o máximo que conseguimos é viver momentos felizes...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  32. Estava a adivinhar esta "réplica"...
    Beijinhos e bom fim de semana, Martinha.

    ResponderEliminar
  33. Comovente, o teu desabafo. Tanto que ficamos a gostar da tua irmã, e a desejar-lhe toda a felicidade do mundo. Assim como para ti!

    (A fotografia, encantadora - revejo-me nela, com aquela idade...)

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  34. Cara Justine
    é muito bonito o que escreves; e quanto à foto, eu adorava os meses de Agosto na Figueira da Foz...
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  35. Ainda estava a "limar" o texto quando apareceste atento como sempre ao que cada um publica.
    Vim logo aqui para te deixar um beijinho e encontrei esta bonita homenagem à tua irmã. Não sei porquê mas sempre te imaginei como filho único e afinal tens uma série de irmãos :))
    A ver se volto para ler os teus textos anteriores.
    Felicidades para todos vós e mais uma vez obrigada pela amizade

    ResponderEliminar
  36. Amiga Ana
    eu filho único? É curioso que nunca me imaginei como tal e detestaria tê-lo sido...
    Bom fim de semana e aposto que domingo à noite estarás pelo Estoril; infelizmente não poderei estar presente.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  37. Um bj e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  38. Outro para ti, e quem sabe se não nos reencontramos no próximo fim de semana...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  39. a família é o nosso maior TESOURO.
    nós somos vários irmãos.
    amamo-nos todos de forma tão intensa que quem está de fora nem entende como é possível amarmo-nos assim.

    GRITOMUDO

    ResponderEliminar
  40. Caro Gritomudo
    um enorme abraço por este testemunho tão forte do vosso amor fraternal:
    Eu entendo, sabes?

    ResponderEliminar
  41. Meu amigo! Não penses que me esqueci de ti! nunca isso vai acontecer tenho andao com algumas controversias na vida as quais vou ultrapassar! E fico Feliz por ti e pela tua mana, achei lindo a forma magnifica como partilhas-te esta tua emoção ao ponto de me ter sensibilizado e fazer rolar umas lagrimas de Alegria e nem sei como te explicar... É muito Bom sentir que os nossos amigos estam bem! Força e digo-te com muito orgulho Estou feliz por ti e por tudo o que a vida te dá!
    PARABENS!

    Um Abraço com muito carinho!
    VS

    ResponderEliminar
  42. Caro Vitor
    um obrigado sincero pelas tuas muito amáveis palavras.
    Boa semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  43. meu caro João: tenho passado pela net muito ao de leve, e sem a disponibilidade espiritual suficiente para te dizer que me comovi muito com este teu texto. a relação entre irmãos é um dos meus pontos fracos, é uma coisa que me comove muito, provavelmente porque a tenho mal resolvida.
    como sentia que te devia este comentário, cá está ele, apesar da demora.
    grande abraço

    ResponderEliminar
  44. Caro Miguel
    tu és impecável como sempre.
    Obrigado por este comentário; eu estou de bem comtodos os meues irmãos, mas há dois deles desavindos, o que muito me entristece...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  45. Querida Isa
    melhor ainda quando se revisita o passado, tantas vezes desconhecido, a juntar às memórias das vivências conjuntas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  46. Há dias assim (de partilha, de compreensão, de reencontro e felicidade). Que bom!... ;-)

    ResponderEliminar
  47. É verdade, amigo Luís
    e dá para compensar os dias cinzentos e as separações...
    Abraços.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!