sexta-feira, 23 de maio de 2008

Quatro frases

" O homem cria roupa para a mulher com quem quer estar, e na maioria dos casos, para a mulher que quer ser."

(Rupert Everrett, actor, no filme "Pronto a vestir")


"Na América o sexo é uma obsessão, noutras partes do mundo é um facto."

(Marlene Dietrich, actriz)

"O génio é a capacidade de ver dez coisas onde o homem comum vê uma."

(Ezra Pound, poeta norte americano)

"A mulher faz, o homem é."

(Doris Lessing, vencedora do Nobel da literatura em 2007)


37 comentários:

  1. Sou só eu que acho, ou a cara de Doris Lessing parece uma versão doce de Golda Meir?! :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei das duas últimas.A primeira cheira-me a esturro.A segunda não concordo com ela.

    Ao Maurice: tens toda a razão, dá ares da Golda Meir.

    ResponderEliminar
  3. Caro Maurice
    tens toda a razão, mas a doçura da Doris Lessing é mesmo agradável; a senhora Meir, que até pode ter sido uma excelente política, com aquele ar durão (não barroso) era feia e assustava até o inimigo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui
    olha que a primeira se aplica bem, na segunda parte, a muitos dos estilistas conhecidos quer nacionais quer de nível mundial; e na segunda há que ver o contexto em que e de quem a proferiu: Marlene, uma alemã, europeia portanto que se refugia na América, no tempo do nazismo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. caro "Pinguim"
    Quatro belas frases.
    As duas primeiras carregadas de humor e algum cinismo. Ambas muito ao jeito de Wilde.
    As duas últimas com uma profundidade diferente, de dois escritores com vidas longas e muita sabedoria.
    Gostei bastante!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. A que eu mais gostei é a da Marlene Dietrich e acho que ilustra na perfeição a maneira como grande parte dos americanos vê o sexo.
    um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Adorei a última frase. Como sempre este blog é uma lufada de ar fresco.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Amigo Com senso
    o teu comentário é aquilo a que se pode chamar um comentário... com senso.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Caro Paulo
    é por causa de coisas destas, é que o mundo não cai; as opiniões tua e do Rui acerca da frase de Marlene D. são opostas; talvez no meio esteja a virtude...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. E porque é que eu a guardei para último lugar, querida Keratina? Porque gosto de guardar o melhor para o fim!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Cada frase com a sua verdade e sabedoria...
    Um abraço peludo!

    ResponderEliminar
  12. Essa da Doris Lessing é mais que verdadeira! hehe :P

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. 4 frases tão sábias com tanto para dizer, com tantas interpretações, com tanta sabedoria...
    Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  14. Caro Sp
    eu quando leio uma frase que me diz algo, tomo nota; quando tenho 3/4 diferentes no sentido, toca a partilhá-las.
    Abraço peludo.

    ResponderEliminar
  15. Querida Marta
    como já disse à Keratina, é para mim, a mais interessante.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Tens razão, Miguel, algumas põem-nos a pensar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Eu acho que todas dão que pensar!!!

    ResponderEliminar
  18. A primeira, caro Tong, apesar de ser retirada de um fime do Robert Altman, é bastante linear e até algo fácil de aceitar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. and the winner is...

    Os homens de poucas palavras são os melhores.
    William Shakespeare

    NAUMON

    ResponderEliminar
  20. Caro Naumon
    Shakespeare foi um homem de muitas e sábias palavras e algumas delas ficaram na história; mas isto não é um concurso, é apenas uma simples partilha de frases para pensar.
    Obrigado pela tua visita.

    ResponderEliminar
  21. Meu caro Pinguim: e é por pensar assim que temos um síto destes, não é?
    Partilhar é sempre receber.
    Um abraço grande para ti!

    ResponderEliminar
  22. Acho que sim, meu bom Sp
    tenho vindo a descobrir, dia a dia facetas novas e fascinantes no teu blog, muito além do atractivo fisico, que me fascinou de início; é este progressivo caminhar, também do pensamento, que faz as amizases crescer...
    Um grande e peludo abraço.

    ResponderEliminar
  23. As frases valem o que valem. Alguma stornam-se universia e intemporais, outras apenas fazem sentido aplicadas a determinada situação ou época.
    Gostei de as ler aqui, sobretudo associadas a um rosto.
    Bjocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  24. João
    esqueci-me de te dizer que adorei os teus gatos.
    Fui tomar café e encontrei a minha vizinha que me contou uma história tão triste sobre animais que fiquei arrepiada. A prima dela mora em Fernão Ferro e encontrou abandonado um cão com a boca cozida com arame, pegaram nele e levaram-no ao veterinário. Agora está bem, ams imagina o sofriemnto do bicho? a dor, a fome, a sede...
    meu deus a nossa sociedade está a caminhar para a idade média da era moderna. Alguém me ajuda a entender isto?
    estou memso triste...

    ResponderEliminar
  25. Querida Jasmim
    perdoa que esqueça as tuas agradáveis palavras sobre o texto, e me concentre sobretudo na indignação pelo que me contas sobre esse pobre cão; como pode ser tão cruel, por vezes, o ser humano. Consola-me estar neste momento a afagar um dos meuus queridos gatinhos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. apreciei sinceramente as quatro frases aqui expostas, mesmo que tenhamos que as contextualizar na realidade dos seus autores.A primeira a do Rupert Everrett tem piada e talvez seja mais profunda do qe parece; ele sabe do que fala.O mesmo acontece com Marlene Dietrich. Os americanos continuam efectivamente a balancear entre a obsessão e o preconceito....e, sexo fazem? a Marlene dizia que pouco.As duas últimas frases já têm outra dimensão, ou não fossem aqueles os seus autores.

    Um abraço....

    ResponderEliminar
  27. Quatro frases interessantes. Cada uma delas dava "pano para mangas", como se costuma dizer.

    abraços

    ResponderEliminar
  28. Caro Luís
    mais uma vez procurei equilibrar; duas frases mais sobre o normal funcionamento da vida, mas que não deixam de ter "sumo"; e duas frases de dois intelectuais para nos porem a meditar, coisa que por vezes, fazemos pouco.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Pois, amigo Brama, apetecia fazer como naqueles testes de Português, e pedir aos "alunos" para fazerem um pequeno texto, subordinado ao tema: .....
    Seria interessante analisar comparativamente as respostas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  30. Quanta verdade nestas frases.

    Obrigado pela tua magia.

    Bjs,
    Lost

    (espero que n te importes mas adicionei-te aos meus favoritos, no meu blogue)

    ResponderEliminar
  31. O post da feira do livro eliminei-o ontem, é por isso que não aparece no blog! ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Caro Paulo
    Sim, há muita verdade escondida no meio destas palavras; é necessário e porventura urgente, encontrá-las.
    Também já te adicionei.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  33. Ok, Marta, tudo explicado; obrigado pelo esclarecimento.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  34. Olá!
    Belas frases essas!
    Eu gostei muito da primeira. Não só por ter sido dita por quem o disse mas também porque concordo com aquilo que foi dito.
    Um abraço!!

    ResponderEliminar
  35. Sim, Ermelindo, na maior parte dos casos assim será, mas não é uma regra, pois há estilistas que não são gays.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  36. Gostei particularmente da última. O homem é. LOL. De facto o homem é tanta coisa em si mesmo que só fazendo se faz homem. É por isso que nada é sem uma mulher, a mãe CLARO!

    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  37. Amigo Kokas
    Já noutro comentário tinha referido que era esta a minha preferida; mas a explicação deste-a tu agora aqui.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!