domingo, 6 de abril de 2008

Charlton Heston


O actor Charlton Heston, uma das últimas lendas vivas de Hollywood, morreu sábado na sua casa de Beverly Hills, anunciou hoje a sua família em comunicado. Charlton Heston, que se notabilizou graças a papéis heróicos em super-produções como "Ben Hur" ou "Os Dez Mandamentos", faleceu aos 84 anos de idade.
Na década de 1960 utilizou o seu protagonismo para defender causas relacionadas com os direitos humanos, tendo acompanhado mesmo Martin Luther King durante a Marcha pelos Direitos Civis a Washington, em 1963, usando uma faixa onde se lia "Todos os homens nascem iguais".
Em 1998, exactamente 20 anos depois de ter participado num debate televisivo onde pediu apoio ao presidente Lyndon Johnson na sua tentativa de controlar a venda de armas nos Estados Unidos, rodeou-se de alguma polémica ao tornar-se presidente da National Rifle Association, um dos mais poderosos lobbies para a liberalização de armas no país.

33 comentários:

  1. Olha, eu que ando sempre em cima do acontecimento ainda não sabia. O lobbie "pró-armas", desiludiu-me um pouco mas não deixa de ser um dos grandes actores da história de Hollywood. Se bem que tem alguns filmes bastante maus, mas isso não é culpa dele.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Claro, foi um actor das grandes produções, com dezenas e dezenas de filmes no activo, mas há apenas dois filmes que o marcam: os históricos "Ben Hur" e "Os 10 Mandamentos", este sim um grande filme euma das maiores lições de História que o cinema já nos deu; de resto, apenas uma referência ao "Planeta dos Macacos" e a ter sido também, durante uns tempos presidente da Academia. Das grandes glórias de Hollywood do século XX, poucos nomes restam...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Eu acrescentaria "A sede do Mal". Não é uma grande produção mas ele está excelente ao lado de Orson Welles, que embora, fisicamente já longe do velhos tempos, tem uma interpretação assombrosa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Sim, poucos nomes restam, só me estou a recordar da Julie Andrews que de vez em quando ainda aparece em pequenos papeis.
    Um aparte, eu já tenho o reflexo de mal entrar num blog ir direito desligar a musica (normalmente tou a ouvir musica, por isso é uma confusão) mas desta vez já estava quase com o cursor encima do botão quando reparei que era Bach, provavelmente o meu compositor classico favorito... mesmo se sou mesmo fan é das Suites para Cello ;)

    ResponderEliminar
  5. Caro Papagueno
    em tantos filmes, alguns registos têm obrigatòriamente que ser de qualidade, atè porque C. Heston estva longe de ser um mau actor e "A sede do mal", em que ele está até fisicamente bastante diferente é um bom exemplo; o problema é que era "pau para toda a obra"...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Caro Swear bear
    eu tenho a preocupação de pôr sempre uma música que possa ser audível enquanto se lê um post, pois foi escolhida para esse post; por exemplo, num caso de um óbito será sempre música clássica; e quando tenho um vídeo no post, nunca tenho música de fundo, não sei se já reparaste?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. não tinha reparado, mas pronto fica a dica para o futuro haha

    ResponderEliminar
  8. E tens razão quanto a esta Suite, pois ela é essencialmente para guitarra, aliás excelentemente executada pelo grande Andrés Segóvia.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Está a dar um filme na SIC onde ele faz uma aparição ao lado do Van Damme.... não é lá grande forma de terminar a carreira, mas lá, como cá, às vezes os grandes nomes têm de sujeitar a alguns "incómodos" no final da carreira...
    É pena...

    ResponderEliminar
  10. Tens toda a razão, amigo Teddy
    Hollywood não é só um paraíso, por vezes é ingrata, e muito...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Olá.
    Estou visitando blogs para convidar que visite meu blog e, caso goste, vote no blogstar.
    Fico esperando sua visita.

    ResponderEliminar
  12. Catarino, caro amigo
    obrigado pela sua visita; logo que tenha um pouco de tempo visitarei o seu blog.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Não tenho tempo par aver teelvisão, ma snum intervalo vim aqui dize rolá e li a notícia da morte de Charlton Heston. A vida é assim... curta a nossa passagem por aqui!

    ResponderEliminar
  14. Pois é, e geralmente só nos apercebemos disso tarde demais, querida Jasmim.
    Uma boa semana para ti.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Pois é, mais um "grande" que se foi. Deixa saudade.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Amigo Oz
    quantos restam de um passado recente de grandes actores? Poucos...vem-me à lembrança uma grande actriz francesa que continua dignamente a passear sem traumas de mostrar a sua velhice e a grande actriz que sempre foi: Jeanne Moreau!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. deixa saudades...e vim descobrir a notícia aqui no teu blog

    ResponderEliminar
  18. Olá Carla
    obrigado pela tua visita e é pena que tenhas aqui chegado por ma notícia menos boa, mas o mistério da vida e da morte, andarão sempre associados e nunca se sabe quando uma de vai e a outra chega...
    Já dei um "pulo" ao teu blog e vi lã conteúdo para voltar com mais tempo.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  19. só para deixar o meu abraço peludo... semanal!

    ResponderEliminar
  20. Olha, foi na sua horinha... Paciência.
    Por acaso, depois de ver três quinze vezes os 10 Mandamentos quando era puto, não posso deixar de reconhecer que fisicamente era muito atrativo (para os meus gostos da época, rsrsrsrsr).

    ResponderEliminar
  21. Caro Pinguim, registei o teu comentário e introduzi a devida ressalva no post. Mas como disse antes, mesmo que fosse estritamente gay, tenho a certeza de que seria apenas um ponto de partida, pois sou dos que acreditam piamente de que as pessoas são muito mais do que apenas a sua sexualidade. :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Caro Sp
    obrigado e aproveito para saber algo da tua participação no jantar; em princípio estou a contar contigo, e parece que há mais quem esteja... eh eh eh
    Abraço peludo.

    ResponderEliminar
  23. Oh meu caro João Manuel
    do que te foste a lembrar nesta sua "horinha"; mas por acaso, para mim também era; e esta, hein?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Meu caro Oz
    correspondes totalmente à ideia formada a teu respeito, com estes pequenos apontamentos; só mesmo sabendo disso, me permiti dizer o que te disse no comentário, pois se soubesse que te aborrecerias ou não fizesses caso disso, nada teria dito; registo pois com agrado.
    E dou-te toda a razão no que dizes sobre as pessoas serem muito mais do que a sua sexualidade indica. Por isso sempre lutei pela igualdade dos homossexuais em tudo e por isso não gosto de "guetos" homossexuais; em primeiro lugar estão as pessoas e quando há "espaço" e "tempo" para explicitar a sexualidade de cada um, tudo bem, pois a sexualidade é das coisas mais importantes para o ser humano.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. tenho uma enorme, mas gigantesta admiração por este actor. Esmaga-me a forma como este homem representa(va).

    ResponderEliminar
  26. Tinha carisma, conquistado em vários filmes em que se notabilizou, é um facto, Luís; mas também, cedeu a protagonizar filmes que estavam muito aquém de si próprio, terás que concordar...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. Hollywood perdeu uma grande estrela!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  28. Depois de o ouvir falar num documentário sobre armas fiquei um bocado desiludido com o homem. O actor fez-me sonhar e por isso estou-lhe grato. (Por isso e por ser sexy)
    Hugz

    ResponderEliminar
  29. Dois lados (ou três?) de uma mesma pessoa...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  30. Amigo Denim
    obrigado pela tua visita.
    Os finais de vida são, quase sempre, infelizes...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!