terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Nunca é tarde nem cedo para quem se quer tanto!

Sempre gostei nuito desta canção com um dos poemas mais belos de Ary dos Santos; quando o poema se tornou realidade, tornou-se uma canção incontornável para mim.
Para ti, Déjan, minha "estrela da tarde"...

Era a tarde mais longa de todas as tardes que me acontecia

Eu esperava por ti, tu não vinhas, tardavas e eu entardecia

Era tarde, tão tarde, que a boca, tardando-lhe o beijo, mordia

Quando à boca da noite surgiste na tarde tal rosa tardia


Quando nós nos olhámos tardámos no beijo que a boca pedia

E na tarde ficámos unidos ardendo na luz que morria

Em nós dois nessa tarde em que tanto tardaste o sol amanhecia

Era tarde de mais para haver outra noite, para haver outro dia


Meu amor, meu amor

Minha estrela da tarde

Que o luar te amanheça e o meu corpo te guarde

Meu amor, meu amor

Eu não tenho a certeza

Se tu és a alegria ou se és a tristeza

Meu amor, meu amor

Eu não tenho a certeza


Foi a noite mais bela de todas as noites que me adormeceram

Dos nocturnos silêncios que à noite de aromas e beijos se encheram

Foi a noite em que os nossos dois corpos cansados não adormeceram

E da estrada mais linda da noite uma festa de fogo fizeram


Foram noites e noites que numa só noite nos aconteceram

Era o dia da noite de todas as noites que nos precederam

Era a noite mais clara daqueles que à noite amando se deram

E entre os braços da noite de tanto se amarem, vivendo morreram


Eu não sei, meu amor, se o que digo é ternura, se é riso, se é pranto

É por ti que adormeço e acordo e acordado recordo no canto

Essa tarde em que tarde surgiste dum triste e profundo recanto

Essa noite em que cedo nasceste despida de mágoa e de espanto


Meu amor, nunca é tarde nem cedo para quem se quer tanto!

32 comentários:

  1. Lindo, e é com a voz do Carlos do Carmo que eu mais gosto de ouvir cantar o Ary.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, Paulo
    é a simbiose perfeita.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Lindo, lindo. O Zé é que é mais Carlos do Carmo, mas o poema é lindo. E percebo tão bem que seja um dos teus hinos! E vivam as "noites e noites que numa só noite nos aconteceram".
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Assim que vi o que era, ouvi logo a voz do Carlos do Carmo... Estupenda interpretação de um grande poema de um enorme poeta, o Ary! Abraço!

    ResponderEliminar
  5. É dos mais deliciosos e maravilhosos poemas da língua portuguesa... e o sumo que ele tem? Ui! Obrigado pela recordação.

    ResponderEliminar
  6. Caro Paulo
    há anos que gosto muito desta canção, mas só soube apreciá-la na sua plenitude após conhecer o Déjan; parece que foi escrita para mim, não me canso de a ouvir...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Caro Rato
    o Ary teve duas facetas: o poeta, admirável; e o homem, que eu conheci por acaso e não gostei nada; mas não confundo os dois conceitos, é claro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Amigo Luís V.
    concordo absolutamente com o que dizes, até no "sumo"...
    Aproveito para te dizer que te linkei e mais tarde vou deixar-te um comentário, lá no teu cantinho.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Esta é, para mim, a melhor coisa que o Carlos do Carmo cantou! E, digo-te uma coisa: o poema é bem digno da vossa relação! Está à altura! :)

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito da música!!!
    Boa dedicatória!!!:)
    O Amor é LINDO!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. tambem dediquei a L. este poema maravilhoso...

    ResponderEliminar
  12. Bonito poema, digo do Amor, ele que nos aquece a alma.
    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  13. Linda canção com tanto para dizer a quem a ouve...
    Abração grande
    Miguel

    ResponderEliminar
  14. Obrigado por me recordares esta canção/poema que de não ouvir à tanto tempo não me lembrava que adorava.

    ResponderEliminar
  15. gostei especialmente da expressão: "nunca é tarde..."
    obrigado pelas tuas palavras
    abraço

    ResponderEliminar
  16. Amigo João Manuel
    nesta canção está tudo certo: uma bela melodia, uma bela voz e sobretudo um fabuloso poema, tudo se conjugando numa das mais belas melodias portuguesas dos últimos anos; quanto ao poema e ao seu "envolvimento" na nossa relação, não podia ser mais completa, principalmente da minha parte.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Pois é amigo Littlebear, e tu também o sabes, muito bem, o que é óptimo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Caro Luís
    sinto que terá sido bem apreciado por ela, pois conhece-te bem e sabe da tua sensibilidade e da intensidade do teu amor.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Meu caro Lampejo
    agora podes falar com propriedade, pois já te inscreveste na faculdade do Amor.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Caro Algiboy
    tanto, tanto tanto, nem te passa pela cabeça...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Amigo X
    é curioso notar algo, nestes comentários; embora haja excepções, a maior parte deles provém de pessoas "comprometidas", que talvez por isso mesmo sintam a canção de outra forma.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Caro Sócrates
    é bom saber que foi essa a frase em que mais te fixaste; é um bom indício de que estás no bom caminho.
    Quanto às minhas palavras, foram as palavras de um amigo, apenas isso...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. É lindo Pinguim... é paixão e serenidade no mesmo texto :)

    ResponderEliminar
  24. Amigo Will
    é isso mesmo, o que nem sempre é fácil de conseguir.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Adorei a música...a melodia e a letra...a intenção e a sensibilidade patente e transbordante deste momento:)

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  26. Pois á, meu caro Hydra, quando as coisas são belas e "encaixam" o mundo até parece perfeito...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. Querido Jorge se sobesses o que esta música representa para mim...
    Sabes que hj já a tinha ouvido para postar lá no Jasmim?
    Enfim, coincidências.
    Bjocas tenho a certeza que o teu que o Déjan vai adorar a música.
    bjocas

    ResponderEliminar
  28. Gosto muitíssimo do Ary, do modo como ele joga com o som das palavras. Até do Ary mais panfletário, quero lá saber de etiquetas.
    Já do Carlos do Carmo, enfim... Pode dizer-se que canta bem, mas não me alegra.

    Se tivesse que escolher uma canção para mim, e como já lá vão, não cem mil anos, mas muitos, talvez o "Encosta-te a mim" do Palma. E deste gosto muito. De vez em quando dá-lhe para o desatino, o que é bastante saudável.

    Bom, saí do assunto. Sorry.

    ResponderEliminar
  29. Querida Jasmim
    o "Jorge" acha que não não há nenhuma coincidência, pois aquilo que é belo é sempre susceptível de ser partilhado por várias pessoas; quanto ao Déjan, gostou da música mas mais ainda do poema, pois ele tem os meus posts todos traduzidos para inglês.
    Beijitos.

    ResponderEliminar
  30. Querida Mar-maria
    aqui não estava em questão a canção que eu mais gosto, mas apenas uma bela canção da qual muito gosto e tem algo de especial, por ser um pouco o reflexo de algo muito pessoal; claro que há muitas outras músicas das quais muito gosto e nelas está ees belíssimo "Encosta-te a mim" pelo Sempr'iterno Jorge Palma.
    Ao contrário do que dizes não fugiste ao assunto, pois estamos a falar do mesmo: belas canções!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  31. O clip também começa bem: com uma imagem do Ponte da Arrábida, no Porto. Vai mostrá-la ao Déjan, quando passaram por cá, não vais?!... Abraços,

    ResponderEliminar
  32. Claro, essa e as outras, pois as pontes D.luís e D. Maria são um "must" do Porto.
    Ele já viu várias fotos do Porto que eu lhe mandei; estou certo que vai adorar.
    Abraços.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!