sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Lisboa Antiga

Subindo da Sé para a Graça


Sapadores

Marquês de Pombal

Rocha do Conde de Óbidos


Saldanha e início da Av. da República

Rossio



Estas fotos lembram-nos uma Lisboa de outras eras, em que não haveria o cosmopolitismo de agora, mas para as quais olhamos com alguma nostalgia e que os mais velhos recordarão ainda talvez...

Um facto é que Lisboa se alindou, a ponto de se tornar uma das cidades mais belas do mundo, e por muito que critiquemos isto ou aquilo, sentimos um enorme orgulho na "nossa" cidade e ainda mais quando ouvimos dizer lá fora, como muitas vezes me acontece, que Lisboa é linda de verdade!

28 comentários:

  1. adoraria conhecer Portugal...

    ResponderEliminar
  2. não obstante tudo, não me roubem Lisboa...

    P.S fotos belissimas...

    ResponderEliminar
  3. É linda, sim senhor! (Às vezes, sinto falta) Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Caro Einstein
    obrigado pela tua visita, que já retribuí com muito agrado.
    Quanto a vires a Portugal trata de pensar que o Atlântico não é um imenso mar, mas sim um lago e que nas duas margens tens amigos; os daqui receberte-ão de braços abertos, acredita.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Luís
    comentário muito correcto, bem ao teu estilo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Caro Rato
    imagino a falta que nos faz quando estamos tanto tempo ausentes...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. thanx, bêibér, pela visita ao meu blog, pelos elogios sinceros e pelas doces palavras! Abração!

    ResponderEliminar
  8. de onde se constata que já vem de longe o hábito lisboeta de estacionar os automóveis em cima dos passeios :)
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Amigo Miguel
    aquilo não são pròpriamento passeios e ainda lá está o estacionamento, se reparares bem, na Av. da República; mas dizes bem , esses hábitozinhos malandros já vêm de longe, hoje ainda por cima há mais carros e os passeios são mais estreitos e lá tem o peão de ir pela rua, muitas vezes...
    Bom fim de semana e abraço.

    ResponderEliminar
  10. Gosto da Lisboa actual, sem dúvida, mas algo me diz que também iria gostar dela nos anos quarenta/cinquenta.
    Tu nem calculas o que eu gosto de fotos antigas de cidades ou de sítios que conheço actualmente. Adoro ver a evolução, o que desapareceu, o que foi renovado, reconstruído ou subvertido. Quando tinha tempo, um dos meus programas de Sábado à tarde no Inverno era ir para a Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal) ou para o Centro Português de Fotografia (Cadeia da Relação à Cordoaria), deliciar-me com os albuns de Benoliel ou Domingos Alvão. Já para não falar nas preciosidades dos arquivos informatizados do CPF.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Caro João Manuel
    eu recordo-me bem da Lisboa do inicio da década de 60, que aliás está muito bem documentada no belìssimo filme de Paulo Rocha "Verdes Anos", com essa música linda de Carlos Paredes; nessa altura as chamadas "avenidas novas", com destaque para a Av.Roma eram as zonas mais modernas, mas a baixa ainda tinha muita vida que agora só tem de dia, pois de noite é uma pasmaceira...
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. Lisboa dos finais anos 60, também me lembro. Mas aqui há fotos que são anteriores a isso!!!
    Não tens as datas em que foram tiradas?

    ResponderEliminar
  13. Não tenho e é pena, caro Tonghzi. Claro que a mais antiga será a da Rocha e depois a do Marquês; já o Rossio me lembro dele assim e as do saldanha e Sapadores devem ser do final dos 40, inicios dos 50, presumo.
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Delicio-me a ver estas fotografias...
    Já conhecia algumas delas mas é sempre fascinante.

    Se gostares, espreita o blog http://www.historiasesabores.blogspot.com

    O Tozé, que não conheço pessoalmente, faz posts frequentemente de Coimbra antiga que, quem conhece bem a cidade, também nõa lhe fica indiferente.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  15. Amigo João
    estas fotos fazem-nos sorrir e pensar, principalmente como o tempo voa...
    Obrigado pela dica do blog, vou espreitar...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. As minhas recordações mais antigas de Lisboa vêm do início dos anos 80 e o que a cidade mudou nestes quase 30 anos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Agora imagina o que mudou para quem aqui chegou em 1962...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Na minha primeira passagem por este espaço deliciei-me com tão belas fotos acompanhadas de tão explicito texto

    Parabéns!

    Deixo um enorme sorriso

    (*)

    ResponderEliminar
  19. Obrigado, amiga, pela tua visita e pelas tuas amáveis palavras.
    Espero que voltes mais vezes, considera-te em casa...
    Retribuo o sorriso e acrescento um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Pois, desde 1962 ainda mudou muito mais. Por falar em 1962 quero saber o uqe gostavas de ouvir por essa altura, isto se aceitares o meu desafio.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. Amigo Paulo
    é um desafio aliciante, mas não estou completamente lembrado e a musica não era então tão importante na minha vida, mas recordo que se estva no começo de bandas muito importantes como os Beatles (She loves you, p.ex) e dos Stones, embora a influência da música francesa e italiana fosse muito marcante: Adamo, Johnnie Halliday, Sylvie Vartin, Rita Pavonne, Dalida., no campo popular e no campo mais sério: Brel, Brassens, Grecco. Não esqueço que se estava no início de algumas bandas portuguesas importantes como os Sheiks (Missing you) e havia os célebres concertos de novas bandas no Monumental e também foi uma altura de forte contestação académica e Zeca Afonso, Luís Cília e Adriano eram muito ouvidos nos convivios universitários. E havia a maravilhosa guitarra de Carlos Paredes (Verdes Anos), que já referi.
    Não sei se respondi à tua pergunta?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Lisboa é linda... Tornou-se sofisticada e cosmopolita mas a sua voz ainda soa a fado :)

    ResponderEliminar
  23. Por isso mesmo, aí está alegre canção de Amáli, amigo Will.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Fiquei boquiaberto! Tinha uma beleza bem mais serena e harmoniosa do que a Lisboa de hoje.

    ResponderEliminar
  25. Caro X
    o adjectivo "serena" está muito bem alicado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  26. Blog muitissimo interessante. É com prazer que o adiciono à minha lisda de blog's a seguir.

    Jorge

    ResponderEliminar
  27. Jorge
    Obrigado pela tua visita (desculpa o tratamento, mas é a regra aqui nos blogs) e pelas tuas palavras.
    Também adicionei o teu blog que já espreitei e lá porei um comentário quando for oportuno.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!