quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Ennis del Mar


Hesitei bastante antes de escrever este post, pois rompe o estabelecido de não postar nada sobre outros temas, durante a minha ausência; mas não consigo calar a minha estupefacção e tristeza perante a notíicia da morte de Heathe Ledge.
Antes de ver o filme „Brokeback Mountain“, apenas recordava Ledge na sua actuação em „O Patriota“, muito jovem, como filho de Mel Gibson e não me impressionou por aí além; por outro lado nos seus outros filmes também não foi um actor que me levasse a admirar muito.
O seu aspecto fisico tão pouco era muito apelativo para os meus gostos, embora reconheca que o seu rosto tinha algo que comunicava simplicidade, ternura e alguma tristeza..
Mas, na sua interpretação de Ennis del Mar, Heathr Ledge transformou-se por completo e deu-me uma das melhores interpretações que vi nos últimos anos, pois se pode ser difícil interpretar um grande drama, ou uma grande comédia, mais difícil é interpretar uma personagem tão fechada em si própria, que „falava“ por silêncios e que emocionava até às lágrimas algumas das cenas do filme.
Mais que Heathe Ledge, choro hoje a perda de Ennis del Mar!
O beijo que „arranca“ ao amigo, toda a cena em casa dos pais dele, e a cena final, com a comovente visita ao armário onde estava o seu vestuário, jamais me sairão da memória.
Recordo que fiquei sózinho na sala durante a passagem dos créditos do filme, a ouvir esta canção de Willie Nelson, que é só por si qualquer coisa de muito belo; e como então, não consigo suster uma lagrima...
Porquê, Ennis del Mar, partiste tão cedo?

31 comentários:

  1. Bela, a canção do Willi Nelson, apropriada para uma despedida.
    Abraços e continuação de boas Férias
    Zagrliti

    ResponderEliminar
  2. Amigo não fiques assim...
    A vida tem destas coisas...
    Tantas são as coisas que magoam...
    Não consigo imaginar como está o teu coraçãozinho agora que a contagem é decrescente...
    Aproveita os miminhos todos :)
    Mas olha lembra-te que cá te esperamos com muito carinho e fico ansiosa da vossa visita à minha territa :))))
    Um beijinho cheio de saudades

    ResponderEliminar
  3. Ahh e a música com sempre é muito bem escolhida e só denota o teu bom gosto...
    Beijos e obrigada por continuares a ensinar-me tantas coisas...

    ResponderEliminar
  4. pois eu lamento a perda do actor e não da personagem, pois essa, felizmente, ficará para sempre imortalizada... o actor esse é de lamentar porque mesmo tendo feito alguns filmes menores, mostrou-nos que é possível encontrar uma grande interpretação no mais improvável dos actores... pergunto-me quantas interpretações brilhantes teremos perdido para sempre :(

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Como eu costumo dizer ninguém deveria morrer assim tão jovem.
    Mas o que me enoja é a falta de respeito por um ser-humano e pela dor da família. A já tristemente célebre igreja batista do Kansas tem um protesto marcado para o funeral do actor. depois dos Marines homossexuais mortos em combate é a vez de um actor que nem sequer era homossexual.
    Nunca conheci Heat Ledger mas posso dizer que o Ennis é seguramente "a friend of mine".
    Um abraço e bom resto de férias.

    ResponderEliminar
  6. Caro Tedy
    esta música tem aqui o efeito de perda que no filme ja tinha tido.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Estou com a Anita, Ennis del Mar teremos sempre, num dvd perto de nós e ainda bem... quantas boas interpretações se terão perdido, será sempre uma incógnita.
    Do que nos chegou pelas notícias (possível overdose/drogas), o seu mote na vida terá sido, provavelmente, "live fast, die young, leave a beautiful corpse"... a "vantagem" será, portanto, não sabermos como seria um Heathe Ledge velho.
    Hollywood ganhou mais um James Dean.

    ResponderEliminar
  8. Querida Sónia
    foste ao âmago da questão; talvez não tivesse ficado tão chocado se não estivesse na situação em que me encontro, ou seja na iminência de uma "perda", claro que apenas temporária, mas que é sempre muito dificil, como qualquer perda.
    Quanto ao outro assunto, lá para o dia 3 de Junho, tens-nos ai a comer umas "tripas"...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Querida Anita
    o teu comentário mostrou-me que, embora continue a gostar muito de escrever "ao correr da pena", essa forma de escrita tem os seus perigos, um dos quais será o não dar a ideia real do que se pensa, e outro é escrever por vezes coisas que mais tarde pensamos deveriam ter sido ditas doutra forma.
    Vem isto a propósito de eu ter afirmado que me teria custado mais a perda da "personagem" do que a do homem; é claro que é uma imagem, pois sei valorizar a vida humana o suficiente para saber o que custa perdê-la aos 28 anos. Tens toda a razão quando afirmas que o Ennis del Mar está imortalizado e o Heath é que desapareceu; o que eu deveria ter dito e disse, mas mal, é que se não fosse o Ennis del Mar, talvez a morte do Heath Ledger me tivesse passado muito mais desapercebida e menos sentida...
    Claro que continuo a dizer que ele se transcendeu naquele papel e até o mérito poderá não ser só seu (Ang Lee pode ter tido influência), mas poderia realmente vir a dar-nos outros grandes papéis, quem sabe?
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  10. Caro Paulo
    desconhecia os factos que descreves, e que só mostram, além da já mais que conhecida homofobia, uma imensa estupidez. pois o Heath Ledger era, ao que se sabe heterossexual, e até acabou por se apaixonar pela actriz que no filme era a sua mulher; enfim, a América no seu "melhor"...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Caro Graphic_diary
    decerto leste o que escrevi no meu comentário à Anita e que naturalmente se aplicará ao teu comentário, igualmente.
    Só um acrescento para concordar contigo quando dizes que Hollywwod terá ganho outro James Dean, ou melhor um novo mito; mas estou certo, que no futuro, quando se quiser dar uma imagem de Heath Ledger, será decerto a imagem de Ennis del Mar que aparecerá.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Subscrevo por inteiro o post. Grande actor, grande filme e uma música lindíssima.

    ResponderEliminar
  13. Amigo C
    Obrigado pelas tuas palavras e um abraço grande.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pela forma reflectida como homenageias o rapaz! Continuação de boa estada. Abraços e felicidades para ambos!

    ResponderEliminar
  15. Pois...
    E se Dean ficou o herói rebelde, Ledger ficará sempre o eterno cowboy de uma paixão atormentada.

    Um abraço ao Déjan e a ti. :)

    ResponderEliminar
  16. Fizeste bem em interromper o estabelecido que as regras são mesmo para serem quebradas o o Ledger merece.
    Os seres belos não deviam morrer, fosse com que idade fosse, mais ou menos jovens. Quando soube na terça, tentei desdramatizar, mas confesso que fico sem palavras e custa-me muito regressar ao filme. O Ennis del Mar é uma personagens e tanto, com um abismo enorme dentro dele próprio.
    Lá do outro lado, deve haver lugares bem melhores que os deste, certo?
    Um abraço forte para ti e para o Déjan

    ResponderEliminar
  17. essas pessoas de alma latente, como poucas outras que existiram e existem, não são para este mundo-latrina; essas pessoas existem unicamente para tocar a alma de outros poucos que os compreender e nada mais...

    apenas por transformar a vida de pessoas como você (ainda que alguns não percebam), é que a vida dele já valeu a pena

    e assim ele parte...

    com o semblante triste pelo choque com a realidade
    mas com a alma expandida por ter vivido sua maior verdade: a arte.


    quiçá:
    http://artepoiesis.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Caro Rato
    obrigado pelas tuas palavras; devo dizer-te que tenho passado pelo teu blog que esta cada vez melhor. Parabéns.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Caro João Manuel
    uma paixão atormentada? Com certeza, mas também uma paixão de uma vida!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Paulo, meu querido amigo, eu sou suspeito, confesso; considero o Ennis del Mar uma das personagens mais comoventes que o cinema já me deu; e olha que já me deu muitas...
    Retribuição de abraços, bem repartidos.

    ResponderEliminar
  21. Caro Rato contra a vassoura
    obrigado pela tua visita e ainda por cima com um comentário tão belo; só é pena que haja tanta gente que continue a não compreender a simplicidade do Amor.
    Volta sempre. Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Heath Ledger poderia não ser muito conhecido antes de Ennis, mas a verdade é que fez uma evolução atipica. E só isso já diz muito, quer do actor, quer da pessoa. Podia ter enveredado pelo caminho facil de uma carreira de leading man engatatão, mas não o fez. Como o próprio disse numa entrevista: "sinto que me deram a minha carreira à colher e agora quero ser eu a fazer as minhas escolhas". E assim o fez. E foi assim que chegou a Ennis. Ang Lee tem o seu merito, porque a forma de filmar um personagem influencia, claro, mas na sua interpretação contida está mais que uma panorâmica de câmara. E o mesmo disse Christopher Nolan a proposito do seu papel como Joker. Se era dificil chegar até ao que Jack Nicholson fez com o personagem, Ledger não só conseguiu como encontrou um caminho mt proprio. Apreciadores ou não de Batman, há que dar a mão à palmatória: JOker não é um personagem nada facil. E será mais um exemplo de uma carreira que estava na direcçao certa. Até porque Heath sabia escolher os filmes com alma. Basta ver os realizadores com quem trabalhou recentemente... Como actor atipico a tantos outros da sua geração, teria certamente futuras interpretações brilhantes com que nos presentear. Resta prestar homenagem a um actor capaz de emocionar...

    beijokitas

    ResponderEliminar
  23. Bem, já foi tudo dito por ti e pelos participantes na área dos comments!!!

    Ainda assim, quero-te dizer, que vi mtos posts em mtos blogs acerca do HL e da sua morte...e o teu, sobrepoe-se a tudo o que li!

    Por tal obrigado!:)...E tb eu tou chocado...!;/

    ...........

    Aproveita bem, estes últimos momentos aí com o Dejan...queima os últimos cartuchos em grande até à próxima vez:)

    Abraço grande aos dois:)

    ResponderEliminar
  24. Querida Cris
    não vi o ultimo Batman e por isso não tenho opinião formada sobre a interpretação de HL como Joker, embora concorde inteiramente contigo em que não é de todo uma personagem fácil. Mas não fiquei deslumbrado com o seu Casanova ou o seu Grimm e dai o ter dito que foi em grande parte o papel de Ennis que "vestiu" a sua carreira; estará bem aplicado o adjectivo "atípico" que usas, e até acredito que poderia vir a protagonizar outros grandes papéis. Infelizmente, como muito bem disse o Luis Galego na seu magnifico post sobre HL ("Infinito Pessoal"), este ano foi nomeado não para os Oscares, mas para a morte!
    Beijokitas.

    ResponderEliminar
  25. Hydra, meu bom amigo, não estou nada de acordo contigo no que se refere ao que foi escrito sobre a morte do HL na blogosfera, pois muito longe de ter acesso a tudo o que foi dito, li coisas muito boas, nomeadamente o post que referi no meu comentário anterior.
    Como infelizmente bem referes a minha estadia aqui está a chegar ao fim, mas ontem passámos umas horas magnificas em Novi Sad, cidade surpreendente...
    Começa a vir a tisteza da proximidade de novo afastamento real, pois "de facto" nunca nos sentimos tão juntos; mas o dia 2 de Junho é "ja aí"...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  26. É linda a música..mesmo! Também adorei o Brokeback...Achei que ele teve, de facto, a sua melhor exibição...Também estou muito triste por ele ter partido..também lhe dediquei um post..E ainda não acredito que seja MESMO verdade.. :/ bj*

    ResponderEliminar
  27. Olá Allengirll
    obrigado pela tua visita e pelas tuas palavras sobre a música e a vida de Heathe Ledge.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Ennis está morte mas, o oração fúnebre e o seu epitáfio é "Brokeback Mountain"

    ResponderEliminar
  29. Completamente de acordo, amigo Alfacinha.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  30. Hesitaste mas fizeste bem.:-)
    Acho que Heath não era de uma beleza evidente e o papel que interpretou no Brokeback ajudou a descobrir o que tinha de belo. Como dizes tão bem: uma "personagem tão fechada em si própria, que „falava“ por silêncios" e que era habitada por um abismo interior como diz o Paulo lá em cima. Intransponível, porque afinal era quem sobrevivia a um amor impossível, bem representada nessa cena final do 'armário' de que escolheste a imagem para este post e uma das mais emocionantes que tenho visto no cinema.
    Por isso não vale a pena chorar a perda de Ennis porque é através dele que Heath sobreviverá na nossa memória. E é uma pena ver assim terminar uma carreira que se tinha tornado tão promissora. :-(
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Caro Rui
    obrigado pela tua visita e pela forma muito lúcida com que encaras o que eu tinha posto no blog; e tens toda a razão em dizer que não se deve chorar o Ennis, pois ele não morreu, nem no filme, nem agora...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!