quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Boris e Teka


Depois de ter recebido umas miadelas ameaçadoras, confesso, dei a mão à palmatória, e pronto, eles têm razão…
Eles, são o Boris e a Teka, também conhecidos aqui em casa por “pequeninos” (ele pesa quase 7 quilos), e protestaram veementemente, aqui junto à porta do blog, com um cartaz – QUEREMOS DIREITOS IGUAIS – pois sentem-se diminuídos ao verem o afecto e carinho que alguns dos meus amigos demonstram pelos seus bichanos, nomeadamente a Vitória, do Paulo e do Zé, e do Yorick, do X e do F, só para falar nos que ultimamente mais se referiram aos seus bichanos, e eles nem uma palavra minha aqui.
Pois aí estão: o Boris, grandalhão, que não dispensa afectos, antes os exige, com excepção ao desprezo que me devota no primeiro dia de um regresso meu, após ausência mais prolongada, ao jeito de “já que me abandonaste, agora quero que tu te lixes”; tem dois miares completamente distintos, um imperativo, forte e austero que significa “quero comer”; outro, mais implorativo, terno e manhoso, acompanhado de marradinhas, e que mostra necessidade de festas, que devem ser em cima da mesa da cozinha. Já não tem uma grande agilidade e passa a vida a dormir e a pedir carícias; chateia-se quando a Teka o importuna demasiado com pedido de brincadeiras e despacha-a com uma patadita bastante forte, embora na generalidade se deêm muito bem.
A Tekas é muito mais nova, super mexida, mas agora, depois de uma difícil adaptação aos meus métodos, pouco ortodoxos, de carícias, muito terna também; está atenta a tudo, mete o focinhito em tudo, tem que ver e saber tudo; é muda e a sua forma de pedir comida e afecto é um constante roçar nas minhas pernas…
Curiosamente, não me “despreza” depois das ausências e mostra-se muito contente e procura receber muitas festas. Foi uma gata traquinas, quando mais nova, e teve que ser “domesticada” nalgumas touradas que mereciam vídeos no You Tube (o que eu corria atrás dela para lhe dar uma palmada depois das muitas asneiras feitas…)
Adoro os meus gatos, adoro que durmam comigo, adoro dar-lhes mimos e receber mimos deles.
Com o Boris, chego a “conversar” algumas vezes…

21 comentários:

  1. animais de estimação. que fariamos sem eles? São lindos os teus gatitos...
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de gatos. Também gosto muito de cães. Aliás, gosto muito de bicharada, "prontos"!
    Tens um companheiros com um ar muito simpático. Devem fazer bastante companhia. Nota-se o enlevo com que falas deles.

    Tive um boxer, o "Shogun", que era uma delícia. Forte, meigo, brincalhão, adorava crianças e tinha ciúmes das minhas namoradas. Corria que se fartava e, apesar de impôr respeito por onde passava, estava sempre disponível para festas e touradas. Nunca mordeu ninguém e era muito protector. Uma ocasião, viu na esplanada do Lima 5 (o café onde eu parava na adolescência) uma criançinha de 3/4 anos perdida e não descansou enquanto não a puxou, meiga e determinadamente - pela saia - para dentro do café. Para junto dos pais.
    Foi um grande camarada de brincadeiras. Hoje, vivendo num andar, já não me atreveria a ter um igual. Estes bichos precisam de um quintal ou de um jardim para fazerem continuamente exercício. E de disponibilidade - tempo para lhes dar a atenção que merecem. Ter um cão grande todo o dia fechado é um crime.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Sócrates
    eles agradecem, miaaaauuuuu...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro João Manuel
    concordo contigo, que ter animais, principalmente cães com algum "porte", fechados num apartamento, é algo de egoísta; os gatos adaptam-se melhor e no meu caso tenho um terraço grande para eles evoluírem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Voltei, depois de alguns dias de "férias"...

    Eis um post muito mi(m)ado.

    Espero que a "ressaca" das férias demore a passar.... :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Teddy
    ainda bem que tiveste uns dias de férias, e espero que as tenhas aproveitado bem.
    Quanta à minha "ressaca", sabes que eu detesto ressacas...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Tão giros os bichanitos. Gosto muito de gatos, não fosse eu sportinguista. Dou toda a razão aos bichinhos já estava na hora de saltarem para as luzes da ribalta.
    Um abraço e umas festinhas aos bichanos.

    ResponderEliminar
  8. Caro Paulo
    eles agradecem, reconhecidos e andam todos ufanos, eh eh eh.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Que gatões lindos! Com os anos tornam-se verdadeiros companheiros desta viagem que fazemos pela vida.
    O meu Mozart, consegue dar-me pistas (com gestos de orelhas e cabeça) de onde as minhas filhas se escondem de mim. He,he,he. Não têm escapatória possivel.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga Pandora
    Obrigado pela tua visita; é realmente fascinante o que contas do teu Mozart (aliás baseia-se no nome que tem, que era um génio também).
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Tive oportunidade de conhecer estes bichanos e confirmo que são uns queridos e que recebem muito bem as visitas ;) o Boris estava na sua sesta habitual, mas nem por isso foi menos simpático. A Tekas fez as honras felinas da casa e eu, como adoro gatos, não me fiz rogada a dar festinhas! :)

    Beijoquitas

    ResponderEliminar
  12. Querida Catwoman
    O Boris continua "imperial" e a Teka, está mais senhora, menos menina - está linda!
    Eles agradecem...miauuuuuu...
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  13. :)
    os bichanos devem ter reclamado da tua ausência, isso sim. Os teus bichanos são lindos, simpatiquíssimos, aventureiros... tudo.
    Nós queixamo-nos mas tb gostamos que a Victoria nos venha acompanhar o sono e os sonhos de madrugada.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Ainda um dia havemos de os apresentar; seria giro ver as reações...
    Provàvelmente seiam bufar cada um para os outros, eh eh eh
    Abraços.

    ResponderEliminar
  15. Ai eu acho que sim, seria bufos e esgadanhelas de meia-noite. A Victoria é tão anti-felina que até assusta. Mas nada como experimentar, claro!
    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Coitadinha
    tens que lhe arranjar companhia; acredita que após uns dias um bocado "estranhos", ela se sentirá mais acompanhada; e depois tem quem a lave nos sitios mais inacessìveis.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  17. Como sabes adoro gatos, por isso adorei conhecer os teus bichanos: o meu pesa 9800Kg. verdadiro garfiled...
    Fica bem; a esperança é para se sentir.

    ResponderEliminar
  18. E eu julgando que o meu Boris era grande, eh eh eh
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Os teus meninos são lindos! Ainda bem que lhes deste "tempo de antena". Continua a fazê-lo que eles merecem!
    Abraços

    ResponderEliminar
  20. Pois, parte das reinvindicações emanam do vosso blog, eh eh eh.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!