domingo, 9 de dezembro de 2007

"Quem pode impedir a Primavera..."


“Quem pode impedir a Primavera

Se as árvores se vão cobrir de flores

E o homem se sentiu sorrir à Vida?

Quem pode impedir a surda guerra

Que vai nos campos deslocando as pedras

-Mudas comparsas no ritmo das estações-

E da terra inerte ergueu milhares de lanças

Que a tremer avançam, cintilantes, para o limite

Em que a luz aquosa se derrama

Como um mar infinito onde o arado

Abre caminhos misteriosos à seiva inquieta!

Quem pode impedir a Primavera

Se estamos em Maio e uma ternura

Nos faz abrir a porta aos viandantes

E o amor se abriga em cada um dos nossos gestos!

Quem?...

Se os sonhos maus do Inverno dão lugar à Primavera!”


(Ruy Cinatti)




14 comentários:

  1. O texto é lindo Pinguim: obrigado pela partilha!

    Eu também acho que nada pode impedir a primavera :)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, caro Will, ainda há pessoas que não acreditam nisso, e por isso vivem um permanente Inverno.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Será que nada pode impedir a Primavera? Se continuarmos a destruir o planeta sim.
    Foi bom lembrares um poeta um pouco esquecido.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  4. Amigo P.
    tens toda a razão, mas esse impedimento é, digamos assim, tão anti-natural, como seria a impossibilidade da ressureição da Primavera em cada ciclo anual; cabe um pouco a todos nós acabar com ele.
    Quanto a Ruy Cinatti, tento, como o fiz em relação a Armando silva Carvalho, dar voz a grandes poetas portugueses um pouco ofuscados pela contínua lembrança dos mais badalados.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro Lampejo
    pressupunha, sendo tu um amante, e activo, da poesia, que irias gostar deste poema; e não esqueças a sua mensagem, querido amigo, pois vem a calhar para ti, não achas?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Cara amiga
    eu sou uma espécie de "revivalista" no que concerne às músicas que acompanham os meus posts, quase sempre...
    Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  7. Embora "eu seja mais prosa", não posso deixar de apostar nesta sensibilizante primavera. Aliás, eu aposto sempre nas Primaveras. Dão força aos Verões. ;)

    Ai o Cat, rsrsrsrs...

    ResponderEliminar
  8. Eu sei, eu sei, João Manuel
    mas a poesia, por vezes relaxa-me tanto, e quando, como neste caso se traz ao de cima um bom poeta esquecido e um poema lindo sobre a "esperança" que é a Primavera, não há Cat que resista, ou não será assim?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. As coisas que tu me ensinas... :) Obrigado por dividires! Aquele abraço!

    PS- Há por aí muita gente a impedir a Primavera. Eu, talvez eu ande a impedir a minha Primavera!

    ResponderEliminar
  10. Amigo Kokas
    eu, mesmo antes de ter o blog, sempre pensei que é muito bom não ser egoísta em relação ao belo.
    Quantas vezes, ao visitar algo de que muito gosto, fico a pensar na impossibilidade de não compartilhar essas imagens; e até as coisas menos boas devem ser compartilhadas, pois aliviam a alma.
    No que diz respeito a tu pensares, por hipótese, que podes impedir a tua Primavera, o toque de "magia" que necessitas é infimo, hás-de reparar...
    "Aquele" abraço.

    ResponderEliminar
  11. O poema é lindo! A Primavera é quando um homem quiser, não? Pelo menos devia ser que está cá um frio!

    ResponderEliminar
  12. Tens razão, o poema é lindo e o poeta é brilhante; quanto à Primavera, ela é, como dizes sempre que um homem quiser...renascer!
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!