quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Este fim de semana...


Este fim de semana alargado, saio de Lisboa e vou até às minhas raízes; vou respirar o ar puro da Estrela, reencontrar a minha terra, hoje tão diferente (para melhor), da Covilhã onde nasci e cresci.

Vou lá e levo comigo flores, muitas flores, milhares de flores, simbolizadas numa só flor, a tua flor preferida: a rosa! E essa flor é para simbolizar todo o carinho, todo o Amor, toda a ternura e toda a gratidão pela magnífica lição de vida que me tens dado ao longo destes anos, Mãe!

É com uma emoção enorme que amanhã, ao beijar-te, te direi obrigado pelo exemplo de Mulher e Mãe que tens sido, para mim e para todos nós, teus filhos.

No encanto dos teus 84 anos, tão lúcidos e serenos, mas ainda assim já um pouco cansados, olhas para trás e vês nos teus filhos, no carinho com que te envolvem, a recordação de uma vida, de uma vida cheia e que nem sempre foi fácil; os teus exemplos sempre me nortearam e é a ti que devo toda uma maneira de ser de que muito me orgulho. Sempre houve entre nós dois uma imensa cumplicidade, para entendermos tudo, muitas vezes com um olhar, um sorriso, algumas vezes, uma lágrima...

Foste, há 19 anos atrás, sujeita a dura prova, pelo destino, quando viste partir, de repente, o único Homem que sempre amaste e que sempre te amou só a ti; e mais que viúva, ficaste orfã, pois pouco conhecias da vida prática, fora do lar; desconhecias muitas coisas, pois o meu Pai de tudo tratava; e então foi necessário reaprender a viver, e só; mas com que espirito o fizeste, com que tenacidade o conseguiste.

Mãe, tudo o que possa dizer de ti é pouco e só me penaliza a ideia da naturalidade do ciclo da vida; mas enquanto aqui estiveres, quero para ti a maior felicidade do mundo, que te sintas rodeada do Amor, da ternura e da alegria que sempre nos soubeste dar.

Obrigado, minha querida Mãe!

(Escolhi para tema musical uma música que sempre gostaste muito: “La Cumparsita”, na voz de um cantor muito do teu agrado, Carlos Gardel; recordas-te como ao som desta música, era eu menino, me ensinavas a dançar?)

22 comentários:

  1. As mães são sempre o que de melhor temos, pelo menos falo por mim.
    Um bom fim-de-semana e um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Vai lá, vai! E aproveita para a cobrir de beijos! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bonita prova de amor, até a mim me toca no intimo...
    Beijinhos para tua mãe.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Lindo texto para a mais linda das pessoas. Nada se compara ao amor das nossas mães! Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. testemunho tocante acerca daquela que é decerto a pessoa mais importante da tua vida. E que música...

    ResponderEliminar
  6. Que palavras mais ternurentas. Tenho a certeza que a tua mãe tem muito orgulho em ti.
    Boa viagm.

    ResponderEliminar
  7. Só para te dizer que espero que tenhas feito boa viagem, que as flores tenham ficado com as lembranças. Há coisas que nunca se agradecem, mas é inevitável não o fazer. O amor não se agradece, eu sei que não, mas às vezes preciso de agradecer e apetece-me ficar o tempo todo até a pessoa perceber que é absolutamente insubstituível. Que seríamos de nós sem elas?
    Um grande, grande abraço

    ResponderEliminar
  8. Amigo Special K
    tu falas por ti e não só, falas por todos nós...
    Abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  9. Fui, fiz o que disseste e senti-me muito, muito feliz.
    Abraço amigo, meu caro Maurice.

    ResponderEliminar
  10. Lampejo, meu querido amigo
    Imagino, podes crer quanto te toca.
    Obrigado e um foerte abraço.

    Não te esqueças do que te pedi, ok?

    ResponderEliminar
  11. Amigo X
    tu tens toda a razão; podemos amar muito outra pessoa e sei que ambos temos essa felicidade, mas são amores diferentes; o amor de Mãe é o mais puro de todos os amores.
    Abração.

    ResponderEliminar
  12. Amigo Luís, e é mesmo!!!!
    Quanto à música, que bom ouvir uma "vintage", com ruídos e tudo (das 78 r.p.m.).
    Abraço e boa semana.


    Gostei muito do teu sms; obrigado.

    ResponderEliminar
  13. Tem sim senhora, minha cara Jasmim, mas não tanto como eu tenho dela.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Que palavras tão belas neste teu comentário, amigo Paulo.
    Só tenho que te agradecer, do coração.
    Abraço forte.

    ResponderEliminar
  15. Um bonito post, meu amigo Pinguim...
    Espero que tenha corrido tudo bem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Sim, correu amigo João
    agora, nestas idades, já não se diz senão "que para o ano aqui estejamos, tão bem, como agora"...
    Obrigado e um abraço de boa semana.

    ResponderEliminar
  17. Não me fales do ciclo da vida e da Mãe. Assusta-me pensar na ideia que ela me pode perder. Sei que não aguentaria. E vivo com essa ansiedade, de saber que... o mais certo é que no meu caso, o ciclo se inverta!

    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  18. Amigo Kokas
    essa ansiedade agudiza-se com os anos e eu sinto-a cada vez mais; quanto à tua inversão do ciclo, desculpa-me lá, mas ...tem juízo!
    Um abraço amigo e vamos pensar em coisas porreiras apesar de ser 2ª. feira. (olha, o teu Sporting, com quem simpatizo, embora seja do Benfica, ambos lá se aproximaram dos "dragõezitos").

    ResponderEliminar
  19. Que bonito, o que escreves sobre ti e sobre a tua mãe.
    (Porque naquilo que escreves sobre ela, desvendas-te ainda mais bonito!) :)

    ResponderEliminar
  20. Obrigado João Manuel, pelas tuas palavras. Nada do que fizermos, digamos ou demos às nossas Mães chega para pagar tudo o que elas fizeram por nós.
    Um forte abraço e uma boa semana.
    Amanhã há mais aniversários, ehehehe...

    ResponderEliminar
  21. Este comentário bem a propósito do que o Kokas aqui deixou e tu respondeste, Pinguim.
    Qualquer um de nós pode perder e ser perdido. Não há ciclos a inverter, que, já se sabe, a morte nada tem de natural. Nunca. As perdas são insubstituíveis e muito dolorosas. Portanto, Kokas, tem mesmo juízo e nada de sofrer por antecipação, ok!
    Abraços aos dois (Kokas e Pinguim)

    ResponderEliminar
  22. Obrigado Paulo, pelo reforço do que expus ao amigo Kokas.
    Afinal, o qe importa, acima de tudo, é a vida.
    Abração.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!