terça-feira, 23 de outubro de 2007

Zoollywood


Está patente na Galeria Arqué, situada na Av. Miguel Bombarda, 120A, em Lisboa, uma exposição de trabalhos muito originais de Pedro Zamith, subordinados à sua muito peculiar forma de ver o cinema e alguns dos filmes que o marcaram; por exemplo ali se poderá ver uma Marilyn Monroe , na célebre cena de "O pecado mora ao lado", em que a actriz nos é apresentada com uns belos pelos nas pernas; há cenas bem conhecidads de filmes como "Voando sobre um ninho de cucos", "Laranja mecânica", "Pulp Fiction", "Eduardo mãos de tesoura", "Shinning", ou este que a foto mostra do "Amadeus", sempre numa visão pessoalìssima e algo surreal.

Pedro Zamith nasceu em Lisboa em 1971. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 1999 depois de terminar o Bacharelato em Cenografia e Figurinos pela Escola Superior de Teatro e Cinema em 1993. Em 1999 frequentou o curso de Desenho Animado na Fundação Calouste Gulbenkian.

Conta já com três livros de banda desenhada publicados, dois pela editora Francesa Nocturne e um pela Bedeteca de Lisboa.

Fez ilustrações para o jornal Público, revista Sábado, revista Bíblia, Volta ao Mundo, OP Magazine, entre outros.

Participou em vários concursos tendo recebido uma Menção Honrosa e um prémio da editora Francesa Nocturne.

No que toca a exposições, Zamith tem integrado desde os anos 90 várias colectivas de artes plásticas: FBAUL, Galeria Zé dos Bois, Museu de Serralves, Hospital Júlio de Matos, e recentemente o projecto artístico “Comboio Fantasma” com o apoio da agência de arte Vera Cortês. Conta ainda com exposições individuais nas galerias Quadrum, Monumental e Pedro Serrenho.

Desde 1993 é professor de Oficinas de Arte e Teoria do Design no Colégio Planalto de Lisboa.




15 comentários:

  1. Gosto dos trabalhos do Zamith. Acho que parodia inteligentemente os ícones, os lugares-comuns e as imagens e as atitudes do imaginário colectivo urbano e cosmopolita. Acaba por dar-nos uma outra visão: uma alternativa ao que temos formatado num tamanho único recorrente.
    Sabes que a nossa (portuense) Miguel Bombarda é um lugar de fé na arte? Tens de ver as galerias e espaços de fruição artística (e consumista) que temos por cá. Do melhor que se faz a nível europeu - olarila! ;)

    ResponderEliminar
  2. Amigo João Manuel
    a tua observação acerca do trabalho do Zemith, é perfeita.
    Sabes que quando eu frequentava a Invicta a Miguel Bombarda ainda não era um centro de artes como parece ser agora.
    Tenho mesmo que ir ao Porto! Já eatá prometido que levo aí o Déjan na sua próxima visita a Portugal.
    Depois iremos beber um copo.
    Abração.

    ResponderEliminar
  3. Pinguim, está agendado! Planalto? Cruzes credo canhoto

    ResponderEliminar
  4. a próxima paragem será nessa exposição, ali tão perto de mim...um abraço!!!

    ResponderEliminar
  5. Amigo Paulo
    não entendi essa do Planalto...peço explicação.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Caro Luís
    primeiro devo dizer-te que gostei muito do almoço de hoje...
    Sobre a exposição, não vás à espera de uma coisa assombrosa, é sobretudo, muito curiosa e acima de tudo, muito original; merece uma visita, sem dúvida.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Então o Pedro Zamith é professor no Colégio Planalto... não te diz nada?

    ResponderEliminar
  8. Paulo, podes acreditar que até hoje, nunca tinha ouvido falar no dito colégio; perante este teu segundo comentário, claro que fui procurar informação e começo a perceber: Opus Dei, um professor que é presidente do PRN...
    Pois olha que o teor das peças em exibição é todo menos conservador...
    E esta, hein?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Uma coisa é uma coisa - outra coisa é outra coisa. Ai esses preconceitos, menin@s!... ;)

    Já parecem aqueles "intelectuais" que dizem cobras e lagartos dos EUA, esquecendo-se que há muitos EUA's. :)

    ResponderEliminar
  10. Claro, João Manuel, que eu também não misturo "alhos com bogalhos", como digo no comentário anterior, até porque a obra em causa é de uma artista que a fez e de uma forma até pouco convencional.
    Mas, também não levei a observação do Paulo, para esse campo; apenas referiu o Colégio Planalto, num contexto isolado; mas como eu nunca tinha ouvido falar, fiquei sem perceber; afinal, sempre fiquei a saber algo, o que é sempre positivo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. meus caros, em primeiro lugar o meu muito obrigado pela vossa visita à minha expo.quanto ao planalto, como é evidente, não se pode misturar alhos com bugalhos...
    De facto é um colégio orientado pelo opus dei, algo conservador, mas bem organizado, e com espirito suficiente aberto para eu não só dar aulas como ter o meu atelier lá(aqui).Nunca fui condicionado por ninguém, inclusivé já me compraram um quadro!( e era puxadote).E devo dizer que não tenho qualquer afinidade com os opus! alias até me estou a cagar!quanto ao gajo do pnr, é um optimo professor e não é xenofobo como se quer fazer passar.Claro que tem ideias um bocado idiotas em muitas coisas e pessoas associadas a ele que não interessam a ninguém.parabéns pelo blog(já o teu nos favoritos)e gracias pelas palavras relativas à expo...abraços!

    ResponderEliminar
  12. Amigo Pedro
    um obrigado pela tua visita e principalmente pelos esclarecedores termos do teu comentário; devo dizer-te que o quadro que mais gostei foi o da "Laranja mecânica", mas como já tinha merecido reprodução na "Time Out", achei por bem mostrar outro.
    Tentei em vão descobrir o teu blog, pelo que agradecia, que por um comentário aqui ou por um mail(está no perfil), me deixes o seu endereço; e claro um agradecimento pelas tuas amáveis palavras sobre o meu blog; não sei pintar, mas o nosso gosto pelo cinema, pelo menos, é comum.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Uma boa dica, n�o conhe�o os trabalhos do Zamith, ser� ent�o uma boa altura.
    Um abra�o.

    ResponderEliminar
  14. Amigos Paulo e Will
    ainda bem que aceitam a sugestão.
    Abraço a ambos.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!