quarta-feira, 18 de julho de 2007

Correntes

Depois de ter feito parte de várias correntes que circulam na blogosfera, nomeadamente: O blog com Tomates, Momentus de Excelência, Thinking Bloger Award, e ainda um outro, a que diplomàticamente me escusei, espero que sem melindres para quem me nomeou sobre diversas coisas, à base do "7", eis que chegou mais uma corrente, daquelas, "inofensivas" e mais interessantes, que me foi proposta pela Anita ( O meu círculo vicioso), e que consta em referir os últimos 5 livros lidos e nomear 5 blogs, para darem continuidade à corrente.

Mas, embora aceda ao seu pedido, resolvi alterar a minha resposta um pouco, e em vez dos últimos títulos, refiro sim os 5 livros mais importantes que li (ou pelo menos 5 dos mais importantes), e que são:

"O Principezinho", de Antoine Saint-Exupérie

"Memórias de Adriano", de Marguerite Yourcenar

"As canções", de António Botto

"De profundis", de Oscar Wilde

"Alvorecer", de Kenneth Martin

Quanto aos nomeados, também há alguma originalidade, pois além de três autores de blogs, nomearei dois habituais comentadores e amigos, que "ainda" o não são. Sendo assim, serão:

Ric (De viris pulchris et aliis), Luís Rodrigues (O murmúrio das ondas), Lampejo (À volta da fogueira), a Carla (Shadow) e o João Manuel (Catatau).

Espero as vossas opções.

21 comentários:

  1. Meu Caro Pinguim, Bom Dia!!

    Finalmente, depois de percorrer grande parte do Pólo, aqui estou para dizer (por agora) PRESENTE! :D

    Abraço (sem picos)!

    ResponderEliminar
  2. As canções de António Botto também estão entre os meus eleitos, assim como o Principezinho. Não conheço Kenneth Martin, mas pelo bom gosto das outras escolhas deve valer a pena.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá, amigo Ez
    realmente o Pólo é grande e o pinguim estava "escondido" num endereço antigo.
    Mas já me achaste e obrigado pela visita. esta casa é tua.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Paulo
    é bom poder falar um pouco desse livro; o "Alvorecer", é um pequeno livro, publicado pela Portugália Editora, na sua colecção "O livro de bolso"...em 1964, que foi quando o comprei, por acaso.
    Pelo seu tema, a descoberta de uma homossexualidade latente, que correspondia ao meu sentir de então, marcou-me profundamente. É um livro, de poucas páginas que já reli inúmeras vezes, sempre com enorme prazer, embora não seja uma obra prima.
    Há tempos, fiz uma pesquisa na net e nada encontrei sobre o autor; posso adiantar que o título original do livro é "Aubade". Resta acrescentar que o autor tinha 16 anos quando escreveu o livro.
    Se acaso te agucei o apetite e como sei que é difícil ou impossível obter o livro, se estiveres poderei emprestar-te o mesmo; basta que me digas algo para o mail do blog.
    abraço.

    ResponderEliminar
  5. Paulo
    faltou algo, claro:
    "se estiveres interessado"...
    eheheheh

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado, caro João, pela escolha para mais esta corrente, mas o mesmo desafio já me tinha sido lançado pelo André Benjamim. Como tenho andado a navegar em mares poéticos de que me tinha afastado sei lá eu bem porquê, estou em dívida para com o André e para com os subsequentes «acorrentáveis»... Estou preparado para dar a minha resposta amanhã.
    Pela atenção merecida, o meu muito obrigado!
    Um abraço amigo! :-)

    ResponderEliminar
  7. Olha vê tu, como as coisas são, caro Ric
    Recordo-me de te ouvir dizer algo sobre um prémio para o qual tu me nomeaste e eu disse que já tinha sido nomeado para o mesmo, por alguém, penso até que pelo André, também; mas tu tinhas uma desculpa fortìssima, pois tinhas estado "ausente" durante um largo período e é claro, houve coisas que te escaparam.
    Já eu, não tenho essa desculpa, mas resta-me a consolação de que não é muito o mal, pois pos
    derás dar resposta aos dois.
    Isto só corrabora o que expressei Há dias quando o André, deste estou certo que foi ele, me nomeeou para o "Momentus de Excelência", num longo comentário, que decerto leste, referi esta recorrência.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Uma ideia muito interessante essa das correntes. :D Reparo que apenas tenho um livro em comum contigo (o Principezinho).
    Venho também dizer que actualizamos o nosso blog e que agora já tenho um link lá do teu blog, ah e... Parabéns pelo blog, gosto muito dele, mesmo que eu não costume comentá-lo pois às vezes fico na duvida se o que irei comentar ficará com sentido ou não. Devo ganhar maior autoconfiança.;)
    Intés

    ResponderEliminar
  9. Olá Filipe
    é bom ver-te por aqui. O João já por 2/3 vezes disse aqui qualquer coisa e tu não te deves acanhar, pois uma observação, mesmo simples é sempre agradável , e é através destes contactos (comentários), que muitas vezes se vão construindo amizades.
    O vosso blog tem-me mostrado, acima de tudo, uma bela atitude vossa, perante o amor, que já se "não usa muito", mas que é tão linda...; nunca se arrependam de mostrar aos outros quanto se amam, eu faço o mesmo.
    Mas, além disso, está estéticamente muito bonito e têm tido vários posts em que mostram uma atitude muito parecida com a minha no que respeita à homossexualidade. Por isso, há já muito que está na minha lista.
    Abraço para os dois e volta sempre.

    ResponderEliminar
  10. Fiquei obnobilado com o repto, rsrsrsrss...

    Como calculas, João, gosto de tanta coisa escrita por outros, que é mesmo difícil escolher os cinco dedos de duas mãos cheias de livros que marcaram a minha vida. Mesmo assim - e como nunca na vida quereria defraudar as expectativas - cá vão:

    A balada da praia dos cães, de José Cardoso Pires (mas tb podia ser a República dos Corvos).

    A cidade e as serras, de Eça de Queiroz (mas podia ser qualquer outro, excepto a Relíquia).

    A criação do mundo, de Miguel Torga (tb sou doido pelo Contos da Montanha e pelo Novos Contos da Montanha, além do tocante Bichos - os Diários têm verdadeiras pérolas, mas como só pedias um livro...)

    É Proibido Apontar - Reflexões de Um Burguês, de José Rodrigues Miguéis (estive quase a colocar aqui o Léah e outras histórias...)

    Fado Alexandrino, de
    António Lobo Antunes (podia ser qualquer outro dos seus livros, mas deste homem, olha João, até um simples recado à padeira é bonito!)

    Sim, eu sei que fiz batota, não nomeei só um livro e do Lobo Antunes até me excedi. Mas olha, rapaz, foi por uma boa causa, ejejejejeje...
    Obrigado por me teres desafiado, amigo. :)

    ResponderEliminar
  11. Por esta não espera eu, João!
    Obrigada pela atenção! :-)
    Embora não seja muito dada às correntes que proliferam pela blogosfera, também não sou de virar a cara a desafios.
    Portanto, cá vai os nomes dos últimos livros lidos e não dos eleitos (seria tarefa árdua eleger só 5...)

    -" Elogio da Velhice", Hermann Hesse.
    -" Meu amor, Era de noite", Vasco Graça Moura.
    -"Os nós e os laços", António Alçada Baptista.
    -" A Sombra do Vento", Carlos Ruiz Zafón.
    Obviamente que a poesia está sempre presente. Por agora, Nuno Júdice,« Enumeração de Sombras».
    Fernando Pessoa atravessa-se em todos os momentos da leitura.

    Beijinhos! :-)

    (Nem imaginas a «ginástica» que fiz, para conseguir deixar o comentário...)

    ResponderEliminar
  12. Bem, lá vou eu te ter que ir a minha estante, rever o nome dos livros...
    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Olá amigo João até que me aguçaste o apetite para o livro, o problema é que tenho aqui 3 livros emprestados e tão pouco tempo para ler. Obrigado pela oferta quando ficar mais livre peço-to emprestado.
    um abraço

    ResponderEliminar
  14. Amigo João Manuel
    obrigado por teres aceite o repto.
    Notei, que talvez, sem querer, seguiste o meu desvio e foste para os livros da tua vida e não para os cinco últimos livros lidos...
    Depois, registei com apreço a unanimidade da escolha nos autores portugueses, e a pluralidade de títulos, justifica-se perfeitamente.
    Até na "Relíquia" concordo contigo; óptima a inclusão de Torga e Miguéis.
    A tua imensidão de Lobo Antunes, enfim...
    Uma óptima "colheita", bravo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Amiga Carla
    obrigado pela tua resposta positiva e pelo bom gosto das tuas últimas leituras.
    Quanto à ginástica, não sei se houve, mas o resultado é perfeito.
    Beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  16. E fazes tu muito bem, amigo Lampejo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Estás à vontade, Paulo, mas também te digo, começa-lo e não o largas até acabar, e é um instantinho...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. dear friend pinguim

    na minha lista de all time favourites incluo:

    O anjo mudo, Al berto
    Confissoes de uma máscara, Mishima
    O retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
    A voz Humana, Jean Cocteau
    As cronicas americanas, Sam Shepard

    é sempre injusto deixar alguns de fora, mas ultimamente as palavras de cada um deles têm-me acompanhado. talvez favoritos por isso, não estou em fase de grandes explicações...

    obrigada por tudo João

    beijo mt grande

    ResponderEliminar
  19. Amiga Cris
    desta tua lista, só o Shepard me escapa, mas ninguém é perfeito, não é verdade?
    Quanto ao resto, eu estou cá sempre...
    Beijão.

    ResponderEliminar
  20. Meu caro Pinguim:

    Encontrarás a resposta a este desfio no meu post de 17 de Junho de 2007 =)

    ResponderEliminar
  21. Luís, meu bom amigo
    estava consciente de que não seria fácl dares satisfação ao desafio, pelas características muito especiais do teu blog, mas é precisamente por gostar tanto dele, que o nomeei e não usei outra alternativa,
    Espero que me compreendas...
    E cá estou, á espera do que tenhas para dizer, eu e muito mais gente, é claro.
    Bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!