sábado, 14 de julho de 2007

Brandos costumes


A equipa nacional de futebol, na categoria de sub-19 anos disputou na passada 5ª.feira, no Canadá, um jogo, com a congénere selecção chilena, para o campeonato mundial da modalidade.
Portugal, que nas camadas jovens de futebol, já deu provas magníficas do seu talento, tendo até vencido dois campeonatos do mundo, na categoria de júniores, um deles disputado em Lisboa, com uma equipa, de onde emergiu toda uma geração de ouro do futebol português (Figo, Rui Costa, João Pinto e tantos outros), apresentou-se no Canadá com uma equipa medíocre, pouco voluntariosa e ainda pior orientada por um homem que, desconheço a razão, está à frente das selecções jovens, neste momento, José Couceiro.
Assim, não foi surpresa o péssimo rendimento desta selecção e os consequentes maus resultados, os quais, apesar de tudo permitiram a ultrapassagem da fase de grupos, só porque foi uma das quatro melhores das terceiras classificadas (!), dos diferentes grupos.
Nesta partida com o Chile, a eliminar, o jogo praticado foi paupérrimo e só perdemos por 0-1, graças à exibição do nosso guarda redes, a única excepção positiva, dentro do onze português, e aconteceu algo incrível: Portugal fez, ao longo dos 90 minutos um único remate à baliza adversária; de pasmar.
Mas, tudo isto seria de lamentar, é claro, mas não passaria de uma má campanha, como acontece tantas vezes em desporto, onde para uns ganharem , outros terão que perder, ainda que com más prestações, como é o caso. De certo, seria fàcilmente esquecido este facto com uma futura, e acredito que sim, boa prestação, noutras realizações semelhantes.
Infelizmente, não irá acontecer assim, pois aconteceram na parte final do encontro, casos muito graves de indisciplina, que fazem com que, nos meandros do futebol mundial, sejamos visto tantas vezes como arruaceiros, fiteiros e outros adjectivos. Ainda estará na lembrança de todos, o célebre murro no estômago de João V.Pinto a um árbitro argentino durante o mundial do Japão.
Pois, agora, no Canadá, tendo sido um jogador português alvo de uma carga dura, mas desportiva, de um adversário, vem correndo, um “solícito” companheiro da “equipa de todos nós” e agredi-o deliberada e injustificadamente; clara e justa a amostragem do cartão vermelho a esse jogador por atitude tão feia, quando o mais caricato aconteceu: vem um outro jogador português e “rouba” o dito cartão vermelho das mãos do árbitro, no melhor estilo sul americano. Claro que viu, de imediato o mesmo, para a sua mais que merecida expulsão.
Isto é, um exemplo, entre muitos, no desporto e não só de uma certa “nacional esperteza saloia”, e mostra o nível de formação que os nossos atletas exibem ao mundo (recordo mais uma vez que era uma partida de um campeonato mundial e assim estaria a ser vista por muitos milhares de pessoas).
Depois, queixamo-nos que somos descriminados, que os árbitros nos perseguem, enfim, nós até somos um país de “brandos costumes”...
Isto vai muito além do futebol e do desporto, pois revela algo da mentalidade do nosso povo, revela a nossa falta de civismo, na sua plenitude.
Vergonhoso!!!

14 comentários:

  1. Nem mais. Mais uma prova da falte de civismo, cultura, etc dos jogadores de futebol...
    Abraço e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. E não só dos jogadores de futebol, amigo Lampejo.
    Nota-se mais neles por serem muito vistos nos media, mas o que vai por esse país fora?
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo!
    Gosto do teu texto ( ainda que tenha um orgulho imenso em ser português ) tenho de admitir que me envergonham estes gestos. É de lamentar este tipo de atitudes. Concordo contigo quando dizes que "depois queixamo-nos de ser perseguidos". Em bom rigor os nossos "jogadores da bola" que, indiscutivelmente, são talentosos mas respondem com os "nervos à flor da pele".
    Aprendi com o meu pai que "tudo se pode dizer e em qualquer altura desde que saibamos como e sejamos intelegentes para o fazer de forma clara"... Aqui, mais uma vez, deixamos uma péssima imagem deste nosso país que, não sendo perfeito, muito tem do que nos possamos orgulhar.
    Um grande abraço para ti, amigo Pinguim, há que ter a coragem para apontar o dedo aos nossos exemplos. Não se trata de criticar por criticar mas sim avaliar com coerencia. Estiveste bem!

    ResponderEliminar
  4. Amigo João N.
    ninguém mais que eu tem orgulho no seu país e nos feitos, desportivos ou outros que vamos fazendo.
    Mas, infelizmente, será muito difícil perdermos esse grande defeito, que é, não sabermos reagir, como tu dizes de uma forma inteligente,e é tanta vez que temos exemplos "rasca" dos nossos comportamentos. Se o foco, é precisamente porque me sinto ferido, na minha imagem de português,claro está.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Vi os últimos minutos do jogo e consequetemente essa «cena» do cartão vermelho «roubado» ao árbirto. É de lamentar - qualquer que seja a nacionalidade dos jogadores - atitudes como esta. Bota vergonhoso nisso!
    Por falares no José Couceiro e por mera curiosidade (pois sou uma leiga em matéria futebolística), não foi esse mesmo Senhor, que baixou o Alverca para a divisão de honra assim como o Beleneses?...

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Amiga Carla
    Vergonhoso foi a última palavra do texto, não te esqueças.
    Quanto ao Sr. Couceiro foi a única pessoa que nomeei directamente; porque terá sido? Porque é um incompetente...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. ... Parece que as «escolinhas de futebol» também não sabem que, em primeiro lugar, são escolas. Para dar formação, instrução e educação!
    Mas, pelos vistos, é mais simples e mais fácil pôr os rapazinhos a correr atrás de bolas e de outras coisas redondinhas...
    O resultado só pode ser óbvio!
    Admiram-se?! Eu não!
    Abraço, meu caro! :-)

    ResponderEliminar
  8. Amigo Ric
    eu não gostaria de restringir este acontecimento ao futebol, pois é um "fenómeno" que o ultrapassa; simplesmente no futebol vem mais ao de cima, pois é mais mediático.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Meu caro João, poderás não querer fazê-lo e é até compreensível. Todo o teu texto, porém, é sobre um caso muito concreto do futebol (nem sequer é o desporto em geral). Limitei-me a comentar o que li, sem extrapolações nem generalizações.
    Que acho que o mundo do futebol está cheio de péssimos exemplos para todos sem excepção, cá e no estrangeiro, ah isso acho sem sombra de dúvidas!
    Que o desrespeito por tudo e por todos está generalizado entre nós é uma evidência. Ou não?

    ResponderEliminar
  10. Meu caro Ric
    é um facto que o assunto do texto é um "acontecimento" do futebol, e até refiro no meio, outro, semelhante, alguns anos atràs.
    É verdade que estes factos são "useiros e vezeiros" no nosso luso futebol.
    Mas o que eu quiz, foi fazer um aproveitamento desse facto concreto, para dele partir para uma quase generalização da maneira de ser portuguesa.
    E o teu último parágrafo deste segundo comentário só me vem a dar razão.
    Bom domingo e um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Já pressentia o desastre por isso nem vi o jogo. Na manhã seguinte já estava no You Tube um vídeo com essas lamentáveis cenas.
    Realmente lamentável.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Ainda estou para ver quando é que alguém deita a culpa destes comportamentos execráveis à falta de formação cívica e educação que grassa no sistema de ensino português!... Só cá faltava.
    Arruaceiros e deslumbrados com um "status" (?) glorificado pelo povinho, sempre os ouve, sem dúvida, mas este episódio roça o vómito.

    Boa semana. :)

    ResponderEliminar
  13. Lamentável e evitàvel, caro Paulo.
    Bastaria que em anteriores actos de indisciplina deste teor, houvesse uma proibição total de representar a camisola das quinas aos infractores.
    Por esse motivo, mas por imposição de um senhor chamado Scolari, e não por deliberação federativa, João V.Pinto, nunca mais jogou, nem jogará, a representar Portugal.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. E haverá mais, João Manuel.
    Tenho a certeza que terá havido reações de aplauso, da parte de muita gente, tipo: "É assim mesmo, pá, aqui com a gente,ninguém se mete, olha que porra; havias de lhe ter dado mais..."
    Como diz o outro,«não são defeitos, são feitios...»
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!